QUINTA-FEIRA, 17/07/2025

Coluna resenha política: Rondônia Rural Show

Ji-Paraná se organiza para a principal feira do agronegócio da região norte do país.

Publicado em 

Coluna resenha política: Rondônia Rural Show - News Rondônia

Por Robson Oliveira

MENTIRAS

Os extremistas de Rondônia continuam com a mesma prática utilizada de forma abusiva na campanha eleitoral de espalhar fake news contra quem defende o meio ambiente. Estado onde o agronegócio e a pecuárias estão em expansão, qualquer política voltada à preservação das nossas riquezas naturais é rechaçada com inverdades e agressividade. Os embargos das terras protegidas por lei na região de Extrema, por exemplo, determinados por decisão judicial, vêm sendo anunciados nos conteúdos dos extremistas como ação direta do Ibama e do Governo Federal que estariam confiscando os bois que estão nessas reservas. Não é verdade que o Ibama tenha lançado à força essas reses. A função do órgãos é fiscalizar as reservas e coibir invasões feitas ilegalmente.

CONFISCOS

A verdade é que aquelas áreas de proteção ambiental do município de Porto Velho não podem ser invadidas. É ilegal e, portanto, devem ser desocupadas mesmo que seja sob vara uma vez que os invasores não demonstram que vão sair de forma voluntária. É uma empulhação meramente demagógica a justificativa de que a área por estar antropizada, ilegalmente, as autoridades deveriam arrumar uma brecha jurídica para que as pessoas que lá estão exercendo as atividades pecuárias e agrícolas permaneçam. Não podem as autoridades dispor de áreas públicas reconhecidas como de preservação porque estariam abrindo um precedente criminoso que terminaria refletindo em outras ocupadas igualmente fora da lei. Os bois deveriam ser confiscados já que os proprietários insistem em mantê-los em área destinadas à conservação e proteção como se fossem deles as propriedades.

IMPORTÂNCIA

Ninguém desconhece a importância econômica do agronegócio para o estado e parte privilegiada da população estadual. É um setor que produz e merece o apoio no fomento e nas estradas para que os produtos agrícolas e a proteína animal de Rondônia sejam comercializadas nos maiores mercados nacionais e internacionais. Ninguém com o juízo em perfeito funcionamento é contra um setor tão vital para a economia do país, mas as leis devem ser cumpridas e as áreas amazônicas destinadas à preservação não podem continuar sendo invadidas sob qualquer pretexto politiqueiro. É imperioso separar o joio do trigo uma vez que o agronegócio insiste em misturar o que é público nas suas relações privadas. Ao meio ambiente o joio, uma vez que o trigo, seja qual for a origem, é privativo deles.

RONDÔNIA RURAL SHOW

Ji-Paraná se organiza para a principal feira do agronegócio da região norte do país. A Rondônia Rural Show é uma feira exitosa com a exposição de equipamentos agrícolas de última geração, além de práticas tecnológicas avançadas. A cada edição é batido o recorde de negócios, o que atrai as maiores marcas de equipamentos e máquinas do mercado.

Coluna resenha política: Rondônia Rural Show - News Rondônia

Ainda bem que, diferentemente da feira de Ribeirão Preto (SP), a de Rondônia, pelo menos por enquanto, não misturou negócios com política.

FOMENTO

O setor agrícola precisa de linhas de créditos de bancos públicos, com juros subsidiados, para que cada vez mais se desenvolva. O Banco do Brasil é a instituição responsável pelo maior número de negócios no setor do agro. Este ano, em Rondônia, não vai ser diferente. Caso os organizadores do evento rondoniense cometam o erro de politizar o evento como os paulistas, os prejudicados serão os negócios. Créditos em tempos de juros altos somente são atraentes quando os governos subsidiam. Do contrário, todos perdem.

CPI

Os governistas vão sofrer um desgaste incomensurável quando a CPI dos movimentos sem terras começar a funcionar porque o objetivo dessa apuração é criminalizar o MST e as organizações ambientais com narrativas distorcidas, e o governo não percebeu ainda a armadilha parlamentar que está se formando com esta CPI. Não duvidem que ao seu término leis ambientais que produzem políticas afirmativas no setor sejam revogadas com a edição de novas regras que abram a porteira da depredação, tanto no setor agrícola e pecuária, quanto no aurífero.

LIBERDADE

Há também um movimento bem articulado nas redes sociais contrário à legislação que põe regras civilizatórias no uso criminoso das ferramentas na internet. Os extremistas, que em sua maioria são contra a livre manifestação do pensamento de quem se manifesta de forma distinta, reverberam contra a votação do PL das Fake News que vai esta semana à votação sob a falsa justificativa de cerceamento à liberdade de expressão. Logo essa turma que recentemente demonizou as artes, currículos escolares e livros. Até na música tentaram reeditar a censura. Liberdade para esses radicais é um conceito meramente maniqueísta.

PLATAFORMAS

Os congressistas vão colocar travas nas redes que viraram um território livre para criminosos propagarem mentiras, violência, pedofilia, entre outras condutas criminosas. A internet não pode ser um espaço para o vale tudo com conteúdos criminosos. O que as plataformas tentam evitar é a corresponsabilidade jurídica desses conteúdos criminosos, razão pela qual lançam sobre o PL a falsa impressão de que a legislação é para inibir a liberdade de expressão e reeditar a censura. Lorota.

CONVERTIDA

Mariana Carvalho, ex-deputada federal, vai ser uma forte candidata a prefeita da capital depois que se converteu ao extremismo de direita após dois mandatos no Congresso Nacional se destacando como uma tucana social-democrata. Ao que parece a conversão também alcançou a fé que professa uma vez que assumiu a direção do Republicanos, partido sob influência dos bispos da Universal. "Em política até boi voa", como disse o conde Maurício de Nassau. Mariana está tão convertida ao manequim no "Republicanos" que até as vestes mudaram para um corte mais conservador. 

Coluna resenha política: Rondônia Rural Show - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Semana no Grego Original tem happy hour, feijoada e tributos a clássicos nacionais e internacionais

Happy Friday, Feijuka com Rock e Rock in City agitam Porto Velho com shows de bandas como Vibe, Boulevard, O’Greggory e Apocalypse Now.
L
Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Ação faz parte do projeto Rondônia Recicla e garante mais segurança, dignidade e valorização aos catadores de materiais recicláveis no estado.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Trecho de 500 metros recebe nova tubulação para evitar alagamentos; obra na Raimundo Cantuária integra ações do programa Tchau Poeira.
L
Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Usuários do transporte coletivo têm até 25 de julho para transferir crédito do ComCard para o Bipay; após essa data, repasse será mais complexo.
L
Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Com a reversão de Alexandre de Moraes, câmbio, crédito empresarial e previdência privada VGBL para ricos voltam a ser mais tributados.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, às 18h, o Falaê Podcast recebe Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião.
L

Quando empreender tem cheiro de bolo quente: Michela Barros é a entrevistada do Agenda News

Nesta quinta-feira, 17 de julho, às 17h, o Agenda News recebe Michela Barros, franqueada da Fábrica de Bolo Vó Alzira, para um bate-papo especial sobre empreendedorismo, sabor e afeto. Michela comanda duas unidades da franquia em Porto Velho — uma no bairro Olaria e outra na Zona Sul — levando aos clientes mais de 50 sabores que conquistam pelo aroma e pela qualidade.
L

Giro News | Entrevista José Rafael Lopes

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o Giro News recebe José Rafael Lopes, gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, para falar sobre a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, que será realizado no dia 30 de julho, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
L
Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Presidente defende soberania brasileira e sinaliza Lei de Reciprocidade Econômica diante da imposição de taxas de 50% sobre produtos do Brasil.
L

Marronzinho leva mensagem pela Amazônia preservada ao Flor do Maracujá 2025

Com tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, Boi-Bumbá Marronzinho destaca consciência ambiental no tradicional Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Deputada reforça compromisso com o setor produtivo, garantindo realocação de recursos para impulsionar a agricultura e a pecuária na região rural de Nova Mamoré.
L
Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Quinze moradores foram capacitados em Libras por meio do projeto “Assembleia Legislativa Vai à Escola”, promovendo acessibilidade e comunicação inclusiva.
L
Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Veículo garantirá mais segurança e estrutura para alunos em atividades pedagógicas, esportivas e culturais dentro e fora do município.
L
Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Verba assegura compra de ração, consultas, vacinas e castrações; novas leis sancionadas ampliam proteção aos animais no estado.
L
Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Deputado de Rondônia pressiona a Câmara dos Deputados pela instalação da comissão especial que vai analisar a PEC sobre servidores dos ex-territórios.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 18 anos é presa furtando sandália na Studio Z do Porto Velho Shopping

Jovem de 18 anos é presa furtando sandália na Studio Z do Porto Velho Shopping

Suspeita foi flagrada saindo da loja com o produto no pé; seguranças acionaram a PM, que efetuou a prisão em flagrante.
10
Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV's em Porto Velho

Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV’s em Porto Velho

Na gravação é possível ver pelo menos seis criminosos arrombando a grade de proteção na frente do estabelecimento comercial e invadindo a loja, depois o bando foge com duas TVs após o alarme disparar.
12
Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixa vítimas na Avenida Mamoré, bairro Esperança da Comunidade.
16
Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Ação do DENARC em Porto Velho contou com a presença do Ministério Público, reforçando o combate ao tráfico de drogas no estado.
10
Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

A prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia reforça a segurança pública e assegura futuras convocações até 2028.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CHECKUP MEDICA LTDA

Licença Ambiental SIMPLIFICADA.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): Larissa M. dos S. de Souza

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO E CONVENIÊNCIA OLARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO.
L
Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao "PL da Devastação"

Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao “PL da Devastação”

Após aprovação na Câmara, organizações e cientistas alertam para “maior retrocesso ambiental em décadas” e risco de colapso de biomas brasileiros.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LI): TRR ESTRELA LTDA

Licença Ambiental de Instalação – LAI.
L
Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Ministra do Meio Ambiente critica projeto que simplifica licenciamento, alertando para prejuízos climáticos e comerciais ao Brasil.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LAO): COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO ZONA SUL LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L

Centro Educacional de Bom Jesus, em Jaru, entra na fase final de obras de ampliação

Com investimento de R$ 1 milhão em recursos próprios, a nova estrutura vai beneficiar estudantes do distrito de Bom Jesus com melhorias em salas, banheiros e área de lazer
L

UNIR abre inscrições para especialização em Gestão em Saúde com 150 vagas em Rondônia

Universidade oferta vagas para alunos, tutores e professores em curso de pós-graduação a distância em polos da UAB/UNIR em cinco municípios
L
Ivaneide Cardozo da Kanindé critica a aprovação do PL da devastação

Ivaneide Cardozo da Kanindé critica a aprovação do PL da devastação

“O projeto desmonta o licenciamento ambiental, o principal instrumento de controle dos impactos de grandes empreendimentos, e representa o maior retrocesso ambiental das últimas décadas no país”.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.