Por Carlos Calderia
Os vereadores Alexandre Melo, Alexandro dos Santos, Wem Cacamim, Romerito Silva, Augustinho Figueiredo, Adanildson Sicsu, Carlos Alberto Dias, Roberto Braga Barroso, Kerlig Brito e o presidente João Vanderlei de Melo, além da assessora do vereador Augustinho, Sra. Camila de Oliveira e o motorista Bruno Carneiro, embarcam para Brasília na próxima segunda feira, 24/04, para participarem de um evento denominado XXII MARCHA DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS E GESTÃO PUBLICA que acontece entre os dias 24 e 27.
Foto: Rede Amazônica/Reprodução
DIÁRIAS
Cada vereador está recebendo o valor de R$4.650,00 (quatro mil, seiscentos e cinquenta reais) em diárias, e os dois assessores R$3.400,00 (três mil e quatrocentos reais) cada um, perfazendo um total SOMENTE EM DIÁRIAS, de R$53.300,00 (cinquenta e três mil e trezentos reais).
INSCRIÇÃO
A câmara de vereadores ainda tem que arcar com os custos da inscrição de cada participante, que fica na ordem de R$600,00 (seiscentos reais), perfazendo um total de R$7.200,00 (sete mil e duzentos reais).
PASSAGENS AÉREAS
Considerando a data de compra das passagens, como se tivessem sido adquiridas à um mês atrás, cada uma ficaria na ordem de R$4.434,00 (quatro mil, quatrocentos e trinta e quatro reais), sendo que o custo final para o contribuinte/eleitor/munícipe de Guajará pagar fica a bagatela de R$53.208,00 (cinquenta e três mil, duzentos e oito reais).
HOSPEDAGEM
Considerando que os vereadores podem escolher um Hotel de 3 estrelas para sua hospedagem, os valores ficam em média R$337,00 (trezentos e trinta e sete reais) a diária, e logico, somados os 12 felizes viajantes, a conta para os Guajaramirenses, fica na faixa de R$20.220,00 (vinte mil, duzentos e vinte reais).
ALIMENTAÇÃO
Nenhum vereador e assessor de Guajará vão para a capital federal para passar fome, de maneira nenhuma, mas supomos que os nobres edis escolham um restaurante modesto para fazer suas refeições, pensando assim em fazer economia, claro, e se gasta em média, com almoço e jantar, sem considerar um lanche, mais ou menos R$150,00 reais por pessoa e no final do evento, somamos mais R$7.200,00 (sete mil e duzentos reais) para a conta do contribuinte da Perola do Mamoré.
DESPESAS COM DESLOCAMENTO
O atual “diretor de comunicação”, BRUNO CARNEIRO LOPES, está indo na comitiva para “Fins de conduzir os parlamentares em veiculo oficial na capital federal”. Ressalta-se porém, que Bruno Carneiro, até o dia 05 deste mês era CHEFE DE TRANSPORTE da câmara, mas como casa não tem uma frota de veículos que precise de um chefe de transporte, Bruno então fazia o papel de Motorista oficial da presidência, e pelo que podemos entender, a câmara deve ter um carro de sua propriedade para servir aos parlamentares quando em suas estadias em Brasília, ou então fica a pergunta: Para que levar um motorista particular para transportar os parlamentares no DF, como mostra Print do site transparência antes das informações terem sumidos misteriosamente. Até as 23:59 minutos do dia 20.04, todas as informações sobre as despesas estavam lá.
A VIAGEM, sem os valores de deslocamento “em carro oficial dirigido pelo assessor de comunicação” já custou aos cofres públicos, mais de 150 mil reais.
Enquanto os vereadores fazem essa verdadeira farra com o dinheiro publico, os munícipes clamam nas redes sociais para a prefeitura disponibilizar o básico do básico no Hospital Regional, já que segundo a denuncia do morador Klaus Maia, em suas redes sociais, seu filho de dois anos, precisou de um atendimento que necessitava de um Jelco (é um cateter intravenoso, utilizado para realização de punções venosas periféricas) que custa mais ou menos R1,00 ( hum real) e não tinha, e ele também precisou de um coletor de urina para um exame de seu neném, e também não tinha. Em suas redes sociais, o morador indignado, pede socorro, e também que os internautas compartilhem para que chegue até a prefeita Raissa e aos vereadores.