SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

L

Mundo

Irã lança centenas de mísseis balísticos em retaliação a ataques israelenses; Israel diz que operação “Leão em Ascensão” visa eliminar ameaça iraniana

Israel disse que os ataques são por causa de programa nuclear iraniano

Por Maayan Lubell e Parisa Hafezi e Steve Holland - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Irã lança centenas de mísseis balísticos em retaliação a ataques israelenses; Israel diz que operação "Leão em Ascensão" visa eliminar ameaça iraniana
Agência de Notícias da republica Islâmica

Explosões foram ouvidas sobre Tel Aviv e Jerusalém enquanto sirenes soavam na noite desta sexta-feira (horário local) em Israel, após o que o porta-voz militar do país disse ser o disparo de mísseis do Irã.

A agência de notícias estatal do Irã, IRNA, disse que centenas de mísseis balísticos foram lançados em retaliação aos maiores ataques já realizados por Israel contra o Irã, explodindo a enorme instalação nuclear subterrânea iraniana em Natanz e eliminando seus principais comandantes militares.

Não houve relatos imediatos de mortos ou feridos.

Israel disse que os ataques foram o início da “Operação Leão em Ascensão”. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou Israel de ter iniciado os ataques e de começar uma guerra.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não era tarde demais para Teerã interromper a campanha de bombardeio e chegar a um acordo sobre seu programa nuclear.

Ao cair da noite desta sexta-feira, a mídia iraniana relatou explosões nos arredores norte e sul de Teerã e em Fordow, perto da cidade sagrada de Qom, uma segunda instalação nuclear que havia sido poupada na primeira onda de ataques.

As defesas aéreas foram ativadas em Teerã e explosões puderam ser ouvidas em Isfahan.

O Exército de Israel disse que tem como alvo locais de lançamento de mísseis e drones iranianos e que haviam atingido outra instalação nuclear em Isfahan.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a campanha israelense tem como objetivo derrotar uma ameaça existencial do Irã, invocando o fracasso em deter o Holocausto na Segunda Guerra Mundial.

A operação de Israel “continuará por quantos dias forem necessários para eliminar essa ameaça”, disse ele em um discurso na TV.

“Daqui a algumas gerações, a história registrará que nossa geração manteve sua posição, agiu a tempo e garantiu nosso futuro comum.”

Em entrevista por telefone à Reuters, Trump disse que não estava claro se o programa nuclear do Irã havia sobrevivido. Ele disse que as negociações nucleares entre Teerã e os EUA previstas para domingo ainda estavam na agenda, embora não tenha certeza se elas vão ocorrer.

“Nós sabíamos de tudo”, disse Trump sobre os planos de ataque israelense.

“Tentei salvar o Irã da humilhação e da morte. Tentei poupá-los com muito afinco, pois adoraria que um acordo tivesse sido fechado”, disse Trump. “Eles ainda podem chegar a um acordo, no entanto, não é tarde demais.”

Mais cedo, Trump postou no Truth Social: “O Irã precisa fazer um acordo, antes que não reste mais nada”.

O assessor de Segurança Nacional de Israel, Tzachi Hanegbi, disse que a ação militar por si só não destruiria o programa nuclear do Irã, mas poderia “criar as condições para um acordo de longo prazo, liderado pelos Estados Unidos”.

Atmosfera

Duas fontes regionais disseram que pelo menos 20 comandantes militares iranianos foram mortos, operação impressionante que lembra os ataques israelenses que rapidamente eliminaram a liderança da milícia Hezbollah do Líbano no ano passado. O Irã também disse que seis de seus principais cientistas nucleares foram mortos.

Entre os generais mortos estão o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Major-General Mohammad Bagheri, e o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami.

O major-general Mohammad Pakpour, rapidamente promovido para substituir Salami como comandante da Guarda, prometeu retaliação em uma carta ao Líder Supremo lida na televisão estatal: “As portas do inferno se abrirão para o regime que mata crianças”.

Os iranianos descreveram uma atmosfera de medo e raiva, com algumas pessoas correndo para trocar dinheiro e outras procurando uma maneira de deixar o país em segurança.

“As pessoas da minha rua saíram correndo de suas casas em pânico, estávamos todos aterrorizados”, disse Marziyeh, de 39 anos, que foi acordada por uma explosão em Natanz.

Enquanto alguns iranianos esperavam discretamente que o ataque levasse a mudanças na liderança clerical linha-dura do Irã, outros prometeram apoiar as autoridades.

“Lutarei e morrerei por nosso direito a um programa nuclear. Israel e seus aliados norte-americanos não podem tirá-lo de nós com esses ataques”, disse Ali, membro da milícia Basij, pró-governo, em Qom.

A mídia iraniana mostrou imagens de blocos de apartamentos destruídos e disse que cerca de 80 civis foram mortos nos ataques que tiveram como alvo cientistas nucleares em suas camas e feriram mais de 300 pessoas.

A capacidade do Irã de retaliar com armas disparadas por seus representantes regionais foi bastante reduzida no último ano, com a queda de seu aliado Bashar al-Assad na Síria e a dizimação do Hezbollah, no Líbano, e do Hamas, em Gaza.

Israel disse que um míssil disparado do Iêmen — cuja milícia Houthi é um dos últimos grupos alinhados ao Irã ainda capazes de disparar contra Israel — havia caído em Hebron, na Cisjordânia ocupada. O Crescente Vermelho Palestino disse que três crianças palestinas foram feridas por estilhaços no local.

O preço do petróleo bruto saltou devido a temores de ataques retaliatórios mais amplos em uma importante região produtora de petróleo, embora não tenha havido relatos de que a produção ou o armazenamento de petróleo tenham sido danificados. A OPEP disse que a escalada não justifica nenhuma mudança imediata no fornecimento de petróleo.

Autoridades israelenses afirmaram que pode levar algum tempo até que fique clara a extensão dos danos à instalação nuclear subterrânea de Natanz, onde o Irã refinou o urânio a níveis que países ocidentais dizem ser adequados para a confecção de uma bomba e não para uso civil.

O Irã tem insistido que seu programa nuclear é apenas para fins civis.

O órgão de vigilância nuclear da ONU concluiu nesta semana que o Irã estava violando suas obrigações segundo o tratado global de não proliferação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Putin declara BRICS como força global em expansão e defende mundo multipolar e desdolarização em Cúpula do Rio

Putin declara BRICS como força global em expansão e defende mundo multipolar e desdolarização em Cúpula do Rio

Presidente russo enviou vídeo para a reunião do bloco, no Rio
L
Trump recebe Netanyahu na Casa Branca em meio a negociações críticas por Cessar-Fogo em Gaza

Trump recebe Netanyahu na Casa Branca em meio a negociações críticas por Cessar-Fogo em Gaza

Em Doha, nova rodada de negociações terminou sem avanços
L
Enchentes no Texas deixam 68 Mortos e autoridades intensificam buscas por crianças desaparecidas

Enchentes no Texas deixam 68 Mortos e autoridades intensificam buscas por crianças desaparecidas

Equipes de resgate intensificam buscas por crianças desaparecidas
L
Presidente Trump ameaça taxar produtos de Países alinhados ao BRICS durante cúpula no Rio de Janeiro

Presidente Trump ameaça taxar produtos de Países alinhados ao BRICS durante cúpula no Rio de Janeiro

“Não haverá exceções a essa política”, disse o presidente
L
Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Bombardeio visa diminuir capacidade militar da Rússia
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Procedimento personalizado une técnica, sensibilidade e orientação para uma pele saudável, viçosa e livre de impurezas.
L
Previsões do Horóscopo

Previsões do Horóscopo desta segunda-feira (7/7) para seu signo

Confira as previsões desta segunda-feira (7/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Reparos na Rua Santa Efigênia garantem mais dignidade e segurança para moradores do bairro Industrial

A via, que há tempos apresentava problemas estruturais, recebeu serviços de tapa-buracos, nivelamento com encascalhamento e melhorias no sistema de drenagem
L

Deputado Cássio Gois promove sessão solene de homenagens durante a Cafecau 2025

A sessão, realizada no último sábado (5), reconheceu personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e progresso de Cacoal em várias frentes
L

Cafecau consolida Cacoal como capital do café e atrai milhares de visitantes, destaca deputado Cássio Gois

Da lavoura às homenagens: Cafecau 2025 une sucesso agrícola e reconhecimento
L

Eyder Brasil garante reforço de 20 novos peritos do INSS para Rondônia

Em reunião com o diretor da Perícia Médica Federal, em Brasília, deputado recebeu a notícia de que chamamento de aprovados vai e reduzir a fila de espera no estado
L

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

URGENTE: Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

Segundo a investigação, os criminosos possuem mandado de prisão pelo crime de roubo.
10
Mulher pede que facção criminosa castigue a própria filha após a menina ser encontrada com idoso em motel

Mulher é agredida a pauladas depois de terminar relacionamento com namorado

Inconformado o agressor teria agredido a ex-companheira com socos e pauladas, depois fugiu antes da chegada da PM e não foi localizado.
12
Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Ao chegarem à propriedade, os policiais constataram que A. C. Z. já havia sido retirada da água, mas estava inconsciente e sem sinais vitais.
18
Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

O motorista, que possui mais de 25 anos de experiência ao volante e afirma não beber, perdeu o controle de seu veículo, um Fiat Grand Siena, após se distrair com um animal na estrada, culminando na queda do carro em um rio.
14
Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Durante a análise, foram recolhidas cápsulas de pistola calibre 9mm, e o corpo apresentava aproximadamente sete perfurações.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: Seabra e Passos Ltda

Licença Ambiental
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP-LI-LO) e Outorga: L & D COMERCIO E ACESSORIOS PARA VEICULOS LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO, DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Deputada Sílvia Cristina assume compromisso com a ASSDACO e aplicará recursos no Centro de Diagnóstico do Câncer em Cacoal

Iniciativa da ASSDACO, o Centro de Diagnóstico visa ampliar a capacidade de exames como ressonância magnética, tomografia, mamografia, colonoscopia e ultrassonografia, facilitando o diagnóstico precoce dos pacientes oncológicos de toda a região e ao mesmo tempo incentivando a prevenção à doença
L

Sebrae em Rondônia: Inovação Rondoniense em Evidência no NEON 2025

Startups rondonienses participam do NEON 2025 e reforçam protagonismo no ecossistema de inovação
L
Sucuri é filmada em cima de geladeira em residência na comunidade do Cambixe

Sucuri é filmada em cima de geladeira em residência na comunidade do Cambixe

O momento foi gravado e viralizou nas redes sociais, com o morador expressando seu susto.
L
Idealizador do MDC é premiado em concurso literário Internacional por texto relacionado à sua luta contra Depressão

Idealizador do MDC é premiado em concurso literário Internacional por texto relacionado à sua luta contra Depressão

Trindade competiu com 54 escritores de diversas nacionalidades, e seu texto fará parte da Antologia Bilíngue (ítalo-brasileira) intitulada “Libertà & Liberdade”.
L
Briga em bar termina em tentativa de homicídio, incêndio e duas prisões, em Rondônia

Briga em bar termina em tentativa de homicídio, incêndio e duas prisões, em Rondônia

A Polícia Militar foi acionada inicialmente para verificar um incêndio, mas novas informações indicaram que um indivíduo estava armado com uma faca e tentando assassinar outro.
16
Motociclista morre em colisão com carro na RO-133

Motociclista morre em colisão com carro na RO-133

Apesar de tentar desviar e jogar o carro para o acostamento, L. não conseguiu evitar a colisão frontal. Com o impacto, o veículo Gol perdeu estabilidade, girou sobre a pista e saiu da estrada.
18
Motocicleta furtada leva a tentativa de extorsão com pagamento de resgate, no interior de RO

Motocicleta furtada leva a tentativa de extorsão com pagamento de resgate, no interior de RO

Horas após o furto, a vítima recebeu uma mensagem exigindo R$ 500,00 para a devolução da motocicleta.
12
Motorista cochila ao volante e capota carro na RO-464

Motorista cochila ao volante e capota carro na RO-464

Em um trecho de reta da rodovia, o carro saiu da pista e capotou diversas vezes, parando à esquerda da via.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.