TERÇA-FEIRA, 02/09/2025
Publicidade
SICRED

Coluna Resenha Política: RESTRIÇÕES, por Robson Oliveira

Há uma percepção equivocada de parte do agronegócio de que a preservação é maléfica à economia estadual.

Publicado em 

Coluna Resenha Política: RESTRIÇÕES, por Robson Oliveira - News Rondônia

Por Robson Oliveira

AGRESSIVIDADE

O deputado federal Coronel Crisóstomo (PL), em discurso no plenário da Câmara Federal, voltou a reverberar uma fala agressiva com um conteúdo carregado de ameaças físicas contra os colegas de plenário que insistem em duvidar (um devaneio ideológico) da veracidade da facada dada por Adélio na barriga do ex-presidente Bolsonaro.  

BLEFE 

A brabeza do parlamentar rondoniense para as vias de fato contrasta com seu porte físico e aparência. Como ele e os bagres amazônicos sabem que nenhum colega desafiado levou a sério a provocação, o que poderia redundar em cassação, o discurso violento serve apenas para animar a base extremista de direita que se digladia nas redes sociais com a de esquerda. No campo pessoal o parlamentar é bem diferente e trata as pessoas de forma afável, inclusive petistas. O discurso áspero não passou de um blefe retórico.  

INDICADO 

Aguarda os trâmites burocráticos de avaliação interna a indicação feita pelo senador Confúcio Moura (MDB) ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin) de Wagner Garcia para a Secretaria Nacional que trata sobre Créditos de Carbono. É uma indicação altamente qualificada uma vez que Garcia, ex-secretário de Fazenda do governo Confúcio Moura, é um estudioso da área e tem palestrado nos fóruns estaduais e nacionais sobre a matéria. 

MANEJO 

Rondônia é um dos estados amazônicos que pode se beneficiar economicamente com contratos de concessões de florestas públicas destinadas à comercialização de créditos de carbono. Razão pela qual é imprescindível o combate permanente e ativo ao desmatamento e uso inadequado das áreas degredadas. Tais áreas podem ser destinadas ao manejo da vegetação nativa com uma excelente rentabilidade no mercado internacional.  

RESTRIÇÕES 

Há uma percepção equivocada de parte do agronegócio de que a preservação é maléfica à economia estadual. Lorota, uma vez que os países consumidores estão cada vez mais criando embargos e restrições aos produtos vegetais, minerais e animais oriundos de áreas devastadas na Amazônia.

Coluna Resenha Política: RESTRIÇÕES, por Robson Oliveira - News Rondônia

As restrições vão aumentar e nossos produtores serão compelidos pelo mercado a se adequarem à nova ordem comercial.  

BERROS 

Os políticos ligados ao setor do agro, como sempre oportunistas e imediatistas, também ainda não perceberam que aos berros não vão conseguir mudar a nova ordem mundial e o arcabouço jurídico ambiental, para que a porteira seja aberta com a liberação geral da boiada passando por cima das nossas reservas. Os berros serão contidos pelas cortes judiciais e pelos cortes nos créditos que, destinados ao setor, são sempre generosos quando são liberados pelos cofres públicos. As restrições ao desmatamento são irreversíveis, apesar da gritaria histérica.   

ADESÃO 

Na última coluna, publicada terça-feira passada, registramos a excelente iniciativa do Tribunal de Contas em coordenar um projeto estadual que melhorará consideravelmente os indicativos educacionais da primeira infância. O prefeito que perder esta oportunidade de aderir ao projeto, ou é um gestor obtuso em gestão pública ou tem objetivos administrativos inconfessáveis. Isto porque o projeto tem como finalidade a boa governança e combater investimentos perdulários na área da educação. A adesão obriga a administração a cumprir metas fixadas com resultados e indicadores igualmente preestabelecidos visando a melhoria da educação.  

EXEMPLOS 

Nos Tribunais de Contas o projeto rondoniense é piloto, mas os exemplos exitosos similares em práticas nos municípios país afora são conhecidos, especialmente no interior do Ceará e Piauí. Em Rondônia, uma escola em fase experimental de Monte Negro já começa a dar resultados também exitosos. São exemplos dessa natureza que revelam uma nova faceta pública e mais arejada que o TCE passa a desempenhar na relação com os entes públicos que a ele são obrigados a prestar contas das ações governamentais destinadas ao bem comum da coletividade.  

TORRES

Quem acha que as investigações sobre os atos terroristas ocorridos em Rondônia como a derrubada das torres de transmissão de energia elétrica não vão alcançar os mandantes, pode ser surpreendido a qualquer momento. A coluna ouviu na condição  de "off' (respeito constitucional da fonte) um relato sobre estes fatos que tende a abalar setores políticos locais. Ontem, no STF, os primeiros rondonienses acusados dos atos supostamente terroristas passaram a ser oficialmente réus. Quem conhece a lei penal sabe que as penas vão ser duras.  

SURPRESA 

O Solidariedade, partido até então comandado pelo ex-governador Daniel Pereira, passou a ser comandado pelo grupo político do deputado estadual Marcelo Cruz, atual presidente da Assembleia legislativa. Cruz, nos três primeiros meses na condução administrativa do Poder Legislativo estadual tem sido uma boa surpresa por imprimir uma gestão pragmática, eficiente e austera. Algo que nem os amigos mais próximos imaginavam. Ainda é cedo para cravar que é um grande gestor, mas os sinais vindos das suas ações administrativas, não descambando para anormalidades, indicam que é uma liderança em ascensão e que pode surpreender todos aqueles que o viam como alguém temerário. Esta coluna aí inclusa. 

LUZ 

O Programa Mais Luz para a Amazônia, em execução pela Energisa, tem mudado para melhor a vida de muitas pessoas uma vez que leva a energia elétrica para as comunidades ribeirinhas e quilombolas de Rondônia. São comunidades carentes de ações sociais que minimizem os problemas cotidianos das distâncias amazônicas. A universalização da energia ofertada pela empresa melhora a qualidade de vida dessas comunidades historicamente isoladas. É um programa em parceria com o Governo Federal e o Ministério das Minas e Energia. 

INVESTIMENTOS 

Desde 2019, quando a Energisa começou com o programa, investiu na região 34 milhões de reais apenas na primeira etapa do projeto, beneficiando diretamente 3.500 pessoas em Rondônia. Um contingente que passou a consumir energia elétrica fornecida por novecentos sistemas fotovoltaicos instalados nestas comunidades.  

MUDANÇA  

Com a utilização da energia solar para alimentação destas localidades, além dos compromissos empresariais com as boas práticas ambientais, com a substituição das usinas a diesel por placas fotovoltaicas, a Energisa também vai fornecer o suporte técnico, preventivo e corretivo, bem como a gestão e monitoramento dos resultados já que é um programa que visa o desenvolvimento social e econômico dos ribeirinhos e quilombolas.  

ECONOMIA 

A energia elétrica para essas comunidades também proporcionará aumento da renda familiar, além de fornecer as condições objetivas para ações governamentais nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e de pequenas indústrias, gerando emprego e renda. A segunda etapa do programa começou este mês (abril) com a implementação de microssistemas (MIGDI) e sistemas isolados com fontes intermitentes (SIGFIs), tecnologia que consiste na instalação de uma usina solar nas regiões remotas de maior densidade populacional.  

FORNECIMENTO 

Além da energia elétrica, a concessionária de Rondônia fornecerá ainda o kit básico para toda instalação, priorizando as famílias de baixa renda. Para ter acesso ao programa é obrigatório residir na comunidade rural ou ribeirinha, não estar cadastrado no Programa Luz para Todos, ter a posse da área e não possuir débitos com a fornecedora. A empresa fará as vistorias periódicas para garantir a qualidade dos serviços prestados e a instalação dos medidores.  

GSI 

Embora o general Gonçalves Dias, flagrado pelas Câmaras do palácio Planalto abrindo portas para  que os vândalos deixasse o prédio, no dia 8 janeiro passado, os bolsonaristas podem ser surpreendidos com a CPI com a convocação de familiares do ex-presidente Bolsonaro no comando das invasões. A teoria conspiratória defendida pelos extremistas nas redes socais pode ser um tiro no pé quando as investigações avançarem em direção aos financiadores dos atos terroristas. O governo errou em não apoiar a CPI antes das imagens do general sido divulgada, o que corroborou com a tese fantasiosa de conspiração que os extremistas de direita disseminam. Houve de verdade um golpe frustrado um fato que ninguém tem como escamotear.

Coluna Resenha Política: RESTRIÇÕES, por Robson Oliveira - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna do Simpi – Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?
L

Explante com resultado natural é possível com a técnica da mama híbrida | Dr. Marcelo Almeida

Explante de silicone pode ter resultado natural com a mama.
L

CCOPAB inicia curso para jornalistas com treinamentos de primeiros socorros, explosivos e simulação de incêndio

Com 31 participantes, o curso no CCOPAB já contou com palestras, instruções sobre artefatos explosivos, técnicas de salvamento e simulações em ambiente de incêndio.
L
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro no STF

Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro no STF

O primeiro dia de audiência foi marcado pelas sustentações das defesas de quatro dos oito acusados; o julgamento será retomado nesta quarta-feira, 3 de setembro.
L

‘Ferrovia do Diabo’: Festival de rock homenageia livro de Manuel Rodrigues em Porto Velho

O 6º Festival ‘Ferrovia do Diabo’ acontece neste domingo (7/9), no Mercado Cultural de Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Arroz da Gente: Zona da Mata, em RO, entra na lista de áreas atendidas pelo PAA Sementes

É exigido ainda que ao menos metade dos projetos seja composta por mulheres, indígenas, quilombolas ou integrantes do programa Arroz da Gente.
L

Senado aprova mudanças na Lei da Ficha Limpa

O projeto, que segue para sanção presidencial, altera a contagem do prazo de inelegibilidade, reduzindo o tempo de punição para políticos cassados, mas sem afetar a situação de Jair Bolsonaro.
L
Lula assina decreto que privatiza hidrovia do Rio Madeira em Porto Velho

Lula assina decreto que privatiza hidrovia do Rio Madeira em Porto Velho

A medida, publicada em 29 de agosto no Diário Oficial da União (DOU), é um passo crucial para os leilões de concessão planejados desde 2023, visando melhorar o escoamento da produção do agronegócio na região conhecida como Arco Norte.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Praça Jonathas Pedrosa é revitalizada em Porto Velho para comemorar os 111 anos da capital

Praça Jonathas Pedrosa é revitalizada em Porto Velho para comemorar os 111 anos da capital

Primeira praça da cidade recebe iluminação em LED, novos bancos e equipamentos, resgatando a história e ampliando opções de lazer para a população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L

POLÍTICA

Sofia Andrade critica Câmara: “Defendeu jornalistas, mas ignorou ataques contra mim”

Sofia Andrade critica Câmara: “Defendeu jornalistas, mas ignorou ataques contra mim”

Vereadora Sofia Andrade cobrou postura da Câmara de Porto Velho e disse ter sido alvo de difamações sem receber apoio da Casa.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para aquisição de tubos em Teixeirópolis

Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para aquisição de tubos em Teixeirópolis

Deputada Cláudia de Jesus destinou R$ 100 mil para compra de tubos de PEAD em Teixeirópolis, que vão substituir pontes e bueiros danificados.
L
Dra. Taíssa comemora sucesso da 7ª Festa do Leite em Palmeiras com recorde de maior queijo da Região Norte

Dra. Taíssa comemora sucesso da 7ª Festa do Leite em Palmeiras com recorde de maior queijo da Região Norte

Deputada Dra. Taíssa Sousa destinou R$ 300 mil em emenda para a 7ª Festa do Leite no distrito de Palmeiras, que teve recorde histórico com queijo de 555 quilos.
L
Dra. Taíssa solicita revitalização de linhas do distrito do Iata em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita revitalização de linhas do distrito do Iata em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa pede revitalização da Primeira Linha do distrito do Iata, destacando mobilidade, segurança e desenvolvimento regional.
L
Dra. Taíssa acompanha inspeção para revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha inspeção para revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar para revitalização do Estádio João Saldanha, marco para o esporte regional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferido em colisão com carro no centro de Porto Velho

Motociclista fica ferido em colisão com carro no centro de Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Guanabara
12

DENARC fecha boca de fumo e prende homem com drogas e munições no Cidade Nova

A ação ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.
12
Homem é esfaqueado nas costas durante briga na zona leste de Porto Velho

Homem é esfaqueado nas costas durante briga na zona leste de Porto Velho

Suspeito fugiu após o crime.
12
Motociclista morre em grave acidente no centro de Porto Velho

Motociclista morre em grave acidente no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o condutor do carro modelo Montana teria invadido a preferencial, causando a forte batida da moto na lateral do veículo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dra. Taíssa participa da inauguração do novo prédio da Ciretran em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa participa da inauguração do novo prédio da Ciretran em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa destaca importância do novo prédio da Ciretran em Guajará-Mirim, que garante mais conforto e agilidade à população.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador destina trator agrícola para apoiar pequenos produtores de Candeias do Jamari

JAIME BAGATTOLI: Senador destina trator agrícola para apoiar pequenos produtores de Candeias do Jamari

Maquinário chega por meio do Projeto Força do Campo, que conta com recursos do senador
L
Lula comenta julgamento no STF e diz que Corte não deve temer EUA

Lula comenta julgamento no STF e diz que Corte não deve temer EUA

O presidente se manifestou em São Paulo, durante velório do jornalista Mino Carta, sobre o julgamento da trama golpista e as tentativas de interferência de Donald Trump.
L
Conferência em Brasília debate investimentos para erradicar a pobreza

Conferência em Brasília debate investimentos para erradicar a pobreza

O Brasil assume a presidência da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social, com o ministro Wellington Dias destacando as ações que tiraram o país, pela segunda vez, do Mapa da Fome da ONU.
L
Defesa de Anderson Torres diz que 'minuta do golpe' é 'do Google'

Defesa de Anderson Torres diz que ‘minuta do golpe’ é ‘do Google’

No julgamento do STF, o advogado Eumar Novacki argumentou que o documento encontrado na casa do ex-ministro da Justiça está disponível na internet e não tem valor jurídico.
L

Coronel Chrisóstomo afirma que “narrativa de Lula é derrubada” em CPMI do INSS

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) questionou o advogado Eli Cohen em oitiva da CPMI do INSS sobre a fala de Lula a respeito do início das fraudes
L

Requerimento da Licença Ambiental: K G SABARA LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo questiona depoente sobre fraudes e suposto envolvimento do PT

Durante oitiva na CPMI do INSS, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) questionou o advogado Eli Cohen sobre as fraudes contra aposentados
L
Deputado Cássio Gois valoriza tradição e inovação na 40ª EXPOPIB, que começa hoje

Deputado Cássio Gois valoriza tradição e inovação na 40ª EXPOPIB, que começa hoje

O deputado Cássio Gois reforça o convite à população de Pimenta Bueno e região, enaltecendo a parceria do Governo através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL)
L
Em Jaru, Desfile Cívico da Independência acontecerá no dia 7 de setembro a partir das 16h na Avenida Dom Pedro I

Em Jaru, Desfile Cívico da Independência acontecerá no dia 7 de setembro a partir das 16h na Avenida Dom Pedro I

O ponto de partida do desfile será na Avenida Dom Pedro, esquina com a rua Ricardo Cantanhede, e seu encerramento acontecerá na rua Padre Adolpho Rohl, próximo à rodoviária.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.