QUINTA-FEIRA, 12/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Moraes e Toffoli votam por tornar réus 100 acusados por atos golpistas

Julgamento deve terminar no dia 24 próximo.

Publicado em 

Moraes e Toffoli votam por tornar réus 100 acusados por atos golpistas - News Rondônia

Por Felipe Pontes

Os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram hoje (18), em Brasília, por abrir ação penal e tornar réus 100 denunciados pelos atos golpistas de 8 de janeiro deste ano, quando os prédios do Congresso Nacional, do Supremo e do Palácio do Planalto foram invadidos e depredados por vândalos.

Moraes e Toffoli votam por tornar réus 100 acusados por atos golpistas - News Rondônia
Imagem 
Marcello Casal JrAgência Brasil

Os primeiros 100 julgamentos relativos aos atos antidemocráticos tiveram início exatos 100 dias depois da quebradeira na Praça dos Três Poderes. As análises começaram à 0h desta terça-feira (18) e estão previstas para durar até as 23h59 da próxima segunda-feira (24), no plenário virtual, modalidade em que os ministros depositam seus votos eletronicamente, sem deliberação presencial. 

Os inquéritos – de número 4921 e 4922 – são públicos e podem ser acompanhados por qualquer pessoa, no portal do Supremo, sem necessidade de nenhum tipo de cadastro.

Uma outra sessão virtual já foi marcada pela ministra Rosa Weber, presidente do STF, para começar em 25 de abril, com mais uma leva de denunciados. A previsão é que todas as denúncias sejam apreciadas dentro de três meses.

Ao todo, a PGR apresentou 1.390 denúncias até o momento, todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar os atos. Segundo o STF, está sendo dada prioridade de julgamento a pessoas que continuam presas em decorrência dos atos golpistas. No momento, 86 mulheres e 208 homens seguem encarcerados no sistema penitenciário do Distrito Federal.

Voto

Até o momento, o ministro Dias Toffoli foi o primeiro a acompanhar integralmente o relator, sem apresentar voto escrito em todos os casos. Os demais ministros ainda não votaram. A expectativa no Supremo é que as denúncias sejam todas aceitas, diante do caráter flagrantemente ilegal das condutas.

Em geral, Moraes apresentou dois tipos de voto, um contra 50 pessoas no inquérito contra os executores dos atos violentos e outro contra mais 50 pessoas na investigação contra quem incitou a violência. Em ambos os textos, contudo, o ministro relator usou das mesmas palavras para frisar o caráter criminoso de quem atenta contra a democracia.

Para o ministro, “são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo , juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos, como se verifica pelas manifestações criminosas ora imputadas ao denunciado”.

Moraes descreveu como “gravíssima” a conduta de todos os denunciados, uma vez que tinham como objetivo final abolir os Poderes de Estado. Tais condutas estão bem tipificadas no Código Penal brasileiro, ressaltou.

“Não existirá um Estado Democrático de Direito sem que haja Poderes de Estado, independentes e harmônicos entre si, bem como previsão de direitos fundamentais e instrumentos que possibilitem a fiscalização e a perpetuidade desses requisitos; consequentemente, a conduta por parte do denunciado revela-se gravíssima e, ao menos nesta análise preliminar, corresponde aos preceitos primários estabelecidos nos indigitados artigos do nosso Código Penal”, escreveu o ministro.

Acusação

Em um dos processos, que trata de pessoas presas no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, no 9 de janeiro, os denunciados foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) dos crimes de incitação às Forças Armadas contra os poderes constitucionais e associação criminosa (art. 286. parágrafo único) e associação criminosa (art. 288), ambos do Código Penal.

Em outro processo, relativo aos executores dos atos golpistas, boa parte presa em flagrante no próprio 8 de janeiro, a PGR imputou os crimes de associação criminosa armada (art. 288, parágrafo único), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L), golpe de Estado (art. 359-M), dano qualificado por violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima (art. 163, parágrafo único, I, II, III e IV), todos do Código Penal.

A estes últimos ainda foram imputados os crimes de deterioração do patrimônio tombado (Lei 9.605/1998, art. 62, I), com concurso material (art. 69, caput, do Código Penal) e concurso de pessoas (art. 29, caput, do Código Penal).

Há ainda outros dois inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal a respeito dos atos golpistas do 8 de janeiro: um que apura a responsabilidade dos financiadores de tais atos e outro sobre a suposta omissão de autoridades públicas no episódio. Nestes, ainda não houve nenhuma denúncia apresentada pela PGR.

Defesas

As defesas dos denunciados tiveram até as 23h59 de ontem (17) para enviar sustentação oral contra as acusações. Em geral, os advogados levantaram diversas questões preliminares na tentativa de anular os processos.

Uma das principais queixas foi a incompetência do Supremo para julgar pessoas sem prerrogativa de foro no tribunal. Os advogados e defensores públicos alegam que seus clientes devem ser julgados pela primeira instância da Justiça Federal.

Moraes rejeitou o argumento afirmando que a conduta de todos os denunciados está associada a outras pessoas investigadas pelos atos antidemocráticos, incluindo deputados federais, o que atrai a competência do STF no caso, conforme previsto no Código de Processo Penal e pela jurisprudência do próprio tribunal.

Defensores da União e advogados apontaram como principal violação dos direitos fundamentais dos denunciados o fato de a PGR ter apresentado denúncias com textos iguais, sem especificar a conduta de cada sujeito. Isso, por si só, deveria ser suficiente para se concluir pela inépcia da denúncia, argumentaram.

“Trata-se de denúncia genérica, em que é imputada a mesma conduta a mais de 1.400 investigados. Para que a denúncia fosse válida deveria existir a individualização da conduta de cada investigado”, disse a advogada Tanielli Telles de Camargo Padoan, por exemplo.

“A PGR descreve a mesma conduta, atribuindo a todos a mesma exposição dos supostos fatos criminosos, sendo mudados apenas o nome, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o endereço”, argumentou.

O relator também afastou o argumento, afirmando se tratar do que a doutrina chama de crimes multitudinários, em que muitas pessoas cometem as mesmas violações, o que em si é obstáculo para a individualização pormenorizada das condutas, ao menos no momento da apresentação da denúncia.

“Em crimes dessa natureza, a individualização detalhada das condutas encontra barreiras intransponíveis pela própria característica coletiva da conduta, não restando dúvidas, contudo, que todos contribuem para o resultado, eis que se trata de uma ação conjunta, perpetrada por inúmeros agentes, direcionada ao mesmo fim”, escreveu o ministro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO passa a integrar Câmara Técnica de Inteligência Artificial do Conselho Nacional de Controle Interno

A CGE-RO atuará em dois eixos estratégicos do plano de ação, como Análise Situacional e Boas Práticas em IA e Levantamento de Soluções Compartilháveis.
L

Governo de RO entrega 39 títulos de regularização fundiária em Rolim de Moura e garante dignidade às famílias

Governo de RO entrega 39 títulos definitivos de propriedade em Rolim de Moura, garantindo cidadania e segurança jurídica aos moradores.
L

Mais de 37 quilômetros da RO-383 recebem recuperação asfáltica entre Cacoal e o distrito de Nova Estrela

Serviços estão sendo executados pelo DER, com a aplicação de técnicas que asseguram maior durabilidade ao pavimento.
L

Aula show em Ariquemes incentiva inovação e identidade nos negócios de alimentação

Com foco em regionalidade, evento gratuito inaugura ciclo de consultorias para fortalecer pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar em Rondônia
L

Ainda dá tempo! 9 ideias de presentes criativos, afetivos e conscientes para surpreender no Dia dos Namorados

Comemorado nesta quinta-feira (12), a data movimenta o varejo e o coração: 78% dos casais brasileiros mantêm o hábito de trocar presentes e experiências marcantes estão no topo da lista para quem ama de verdade e pensa fora da caixa
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original Pub é o destino certo para um fim de semana inesquecível em Porto Velho

Agenda News: Grego Original Pub é o destino certo para um fim de semana inesquecível em Porto Velho

Música ao vivo, gastronomia irresistível e festas temáticas: confira a agenda especial do pub que é referência em diversão na cidade.
L
Senado aprova aumento de penas para crimes em escolas, tornando homicídio qualificado hediondo

Senado aprova aumento de penas para crimes em escolas, tornando homicídio qualificado hediondo

Projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
L

Um doce para celebrar o amor: Sorteio especial revela vencedor do Bolo Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

Com muito entusiasmo, anunciamos que o ganhador do delicioso bolo da Linha Festa Premium é JURANILSON FERREIRA DO NASCIMENTO, final do telefone 9132!
L

Só dez brasileiros terão o Audi RS 6 Avant GT de R$ 2 milhões

Série especial chega ao Brasil com motor 4.0 V8 biturbo de 630 cavalos de potência
L

Fonte de Vida | Entrevista Paulo Renato Haddad, presidente da FAPERO

Nesta quarta-feira, dia 11, às 17h, o Fonte de Vida recebe Paulo Renato Haddad, presidente da FAPERO.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil destaca noite de louvor com David Quinlan em Porto Velho

Evento será realizado no dia 21 de junho, na IMW Nova Floresta, e promete momentos de adoração e transformação espiritual.
L

Castanheiras recebe ambulância do Samu, assegurada pela deputada federal Sílvia Cristina

Novo veículo vai dar suporte aos pacientes do município.
L

Dra. Taíssa propõe audiência pública para discutir emancipação de distritos em Rondônia

Audiência será realizada no dia 16 de Junho e discutirá a transformação de distritos em municípios independentes.
L
Câmara aprova projeto que altera regras para regularização de imóveis rurais em terras públicas e faixas de fronteira

Câmara aprova projeto que altera regras para regularização de imóveis rurais em terras públicas e faixas de fronteira

Ministério dos Povos Indígenas critica proposta aprovada
L
Vereador Pedro Geovar promove nesta quinta, 12, campanha de doação de sangue e propõe benefício a servidores doadores

Vereador Pedro Geovar promove nesta quinta, 12, campanha de doação de sangue e propõe benefício a servidores doadores

A ação visa mobilizar parlamentares, servidores e a comunidade local para contribuir com os estoques de sangue do hemocentro, que frequentemente enfrentam níveis críticos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico em Valparaíso com apreensão de drogas e objetos suspeitos

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico em Valparaíso com apreensão de drogas e objetos suspeitos

A ação ocorreu após denúncias de moradores sobre a intensa movimentação de compra, venda e consumo de entorpecentes no local.
10
Homem é esfaqueado até a morte em praça pública após briga

Homem é esfaqueado até a morte em praça pública após briga

Testemunhas relataram que M.A.M. estava consumindo bebidas alcoólicas com dois indivíduos quando uma discussão evoluiu para uma briga física.
18
Homem é detido após provocar incêndio em terreno baldio em Rondônia

Homem é detido após provocar incêndio em terreno baldio em Rondônia

Ao chegarem ao local, as equipes encontraram um homem que confessou ter ateado fogo na vegetação. A guarnição policial registrou a ocorrência e adotou as medidas cabíveis.
14
Caminhonete colide na traseira de ônibus da saúde na BR-364

Caminhonete colide na traseira de ônibus da saúde na BR-364

A caminhonete colidiu violentamente na traseira do ônibus, que havia reduzido a velocidade.
12
Foragido condenado por estupro de vulnerável em RO é preso em fazenda com arma irregular

Jovem é condenado a 19 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado

O Tribunal do Júri acatou a denúncia do Ministério Público, que qualificou o crime como homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e uso de arma de fogo de uso restrito.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Autorização Ambiental Simplificada (AAS): DROGARIA CHAULET LTDA – ME

AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL SIMPLIFICADA – AAS.
L
PM desarticula ponto de tráfico após denúncia em vídeo e apreende drogas, armas e munições, em Rondônia

PM desarticula ponto de tráfico após denúncia em vídeo e apreende drogas, armas e munições, em Rondônia

A gravação mostrava um dos indivíduos, identificado como S.S.R., referindo-se a “três quilos de chá” (maconha).
14
Homem que incendiou casa da ex em RO por não aceitar separação é preso

Homem que incendiou casa da ex em RO por não aceitar separação é preso

O indivíduo é acusado de incendiar a residência de sua ex-companheira na zona rural de Theobroma, RO, no início deste mês, após não aceitar o fim do relacionamento.
12
Polícia intercepta criminoso de alta periculosidade que planejava roubo de caminhonete em Rondônia

Polícia intercepta criminoso de alta periculosidade que planejava roubo de caminhonete em Rondônia

A dupla foi flagrada trafegando em uma motocicleta pela BR-364, sentido Ouro Preto do Oeste. A tentativa de abordagem aconteceu nas proximidades da conhecida “Curva da Morte”.
10
VÍDEO: Câmera registra atropelamento que matou empresário na zona leste

VÍDEO: Câmera registra atropelamento que matou empresário na zona leste

A tragédia aconteceu no final da madrugada desta quinta-feira (12), na Avenida Rio de Janeiro com Rua Abnatal Bentes de Lima, bairro Agenor de Carvalho em Porto Velho.
18

Governo de RO incentiva cultivo sustentável de urucum com foco em tecnologias e manejo adequado

Urucum, alternativa de renda e sustentabilidade no Cone Sul.
L

Projeto “Reescrevendo Histórias” do MPRO doa mais de 500 livros a unidade prisional em Porto Velho

Os livros foram entregues na Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso
L

Microsoft e Asus anunciam novos consoles portáteis ROG Xbox Ally e Ally X com Windows 11

Segundo a Microsoft, o sistema reduz a quantidade de processos em segundo plano, aumentando a performance dos jogos.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): RONDO MOTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.