DOMINGO, 27/07/2025

Rebelo, ex-ministro do PC do B, diz que a Amazônia está mas mãos do crime organizado e das ONGS internacionais

PERGUNTINHA: Sua vida melhorou ou piorou, nestes primeiros 100 dias do novo governo brasileiro, encabeçado pelo presidente Lula?

Publicado em 

Rebelo, ex-ministro do PC do B, diz que a Amazônia está mas mãos do crime organizado e das ONGS internacionais - News Rondônia

POR SÉRGIO PIRES 

Quem vive nesta região amazônica, tem obrigação de ouvir o que diz o ex-ministro e criador do atual Código Florestal, que, não fosse ele, teria piorado muito mais a situação de vida da população desta gigantesca floresta e as áreas que as cercam. O nome dele é Aldo Rebelo, um dos brasileiros que mais conhecem e podem falar sobre o tema. No link https://www.youtube.com/watch?v=XJ-halNpSWk&ab_channel=SergioPires está o vídeo, na íntegra. Numa das suas famosas entrevistas, Rebelo diz que a Amazônia está dividida em três "donos". Um deles é o Estado formal, ou seja, o governo federal e os governos estaduais. Mas há outros dois, segundo ele: "além dessa estrutura de governo, a Amazônia convive com outros dois estados paralelos. E todo o mundo sabe disso! Um deles é o crime organizado, que vai tomando conta da nossa região". O outro "dono", a quem o ex-ministro culpa por muito do que está ocorrendo na região, "são as organizações não governamentais, ONGs estrangeiras, associados a setores do Estado brasileiro e bloqueando as ações de desenvolvimento da Amazônia". Sobre o crime organizado, Aldo Rebelo afirma, com todas as letras, que "o tráfico de drogas vai tomando conta da nossa região, exatamente pela falta de perspectiva". Prova disso, argumenta, "em alguns municípios das nossas fronteiras" (a região fronteiriça com o Peru, Colômbia e outros países foi citada como exemplo) "o tráfico já é o maior empregador. Como não há emprego, os jovens são cooptados pelo tráfico". É nossa juventude, sem esperança, segundo ele, recrutada por este governo paralelo. Ele lembrou que na Amazônia, "existem 600 mil meninos e meninas fazendo cursos universitários, pra fazer o que depois? Abraçar uma seringueira?" ironiza.

Rebelo, ex-ministro do PC do B, diz que a Amazônia está mas mãos do crime organizado e das ONGS internacionais - News Rondônia

Mais adiante, Aldo Rebelo continua seu protesto, inclusive contra o MP. "As senhoras e os senhores do Ministério Público ganham cada um 50, 60 mil reais por mês. Estão com seus empregos garantidos, mas vão impedindo, em aliança com essas ONGs, a esperança dessa juventude". Rebelo diz que este tipo de coisa precisa ser combatida, porque "não se pode bloquear tudo nessa região", que, segundo ele, "representa o futuro do Brasil". Destacou ainda, na sua entrevista, que falando com geólogo, "todos os elementos que compõem a Tabela Periódica" de minerais, existem na nossa região. Mas, afirma, "tudo isso está bloqueado, por causa dos interesses internacionais". Para Rebelo, são esses interesses que se impõe para que o Brasil não incorpore ao seu patrimônio, toda a riqueza que vem da Amazônia. A BR 319 também é citada na reportagem. Tem mais! Vale a pena assistir a todo o vídeo, para se ver uma versão diferente, vindo não de um bolsonarista ou de alguém que representa a tão criticada "extrema direita", mas de um político reconhecidamente socialista, que fez toda a sua carreira nos partidos de esquerda. Aldo Rebelo é, antes de tudo, um Amazônida!

DIÁRIO OFICIAL PUBLICA, FINALMENTE, A NOMEAÇÃO DE LÉO MORAES PARA COMANDAR O DETRAN

Fim da novela, com final feliz! Leonardo Barreto de Moraes finalmente foi nomeado como novo diretor geral do Detran de Rondônia. Está no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 10 de abril, edição 67, página 6. Todos esses detalhes são importantes, para se ter certeza absoluta de que, até que enfim, o ex-deputado federal Léo Moraes vai comandar um dos principais órgãos do Estado, senão em importância, certamente por sua enorme arrecadação. Não se sabe ainda detalhes do acordo, mas o certo é que Léo terá direito a alguns assessores, mas a grande maioria dos cargos de confiança ficarão mesmo sob a guarda do Palácio Rio Madeira/CPA, ou seja, sob o comando direto do governador Marcos Rocha. Uma das certezas disso se dá pela nomeação, no mesmo Diário Oficial, do atual comandante do Detran, Paulo Higo de Almeida, para diretor adjunto. Muitas conversas de bastidores diziam que Léo só aceitaria a função caso fosse de "porteira fechada" ou seja, nomeando todos os CDs. Léo desmentiu essa exigência, dizendo que jamais a fez. O novo comandante em chefe do Detran assume de imediato.

CENSO AINDA CAUSA POLÊMICA: EM 12 ANOS, SOMOS APENAS MAIS 54 MIL RONDONIENSES DO QUE ÉRAMOS EM 2010

Enquanto prefeitos e autoridades de todo o Estado, assim como os deputados estaduais e federais demonstram preocupação com os resultados do Censo do IBGE, que colocou Rondônia com o menor crescimento populacional de toda a região Norte, com apenas 3,5 por cento em 12 anos, o instituto de pesquisa avisa que está fazendo o que chama de "varredura". Nada a ver com uma espécie de novo recenseamento, como se ouviu aqui e ali. Na verdade, a "varredura" nada mais é do que o retorno em domicílios que ainda não responderam ao Censo, porque o morador estava ausente, quando da primeira visita. Também existe, segundo informa o IBGE, a chamada "Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE)", que faz parte do Censo. Nesta etapa, um recenseador retorna no domicílio, mas são em alguns setores censitários (unidade de medida usada pelo IBGE, que significa, mais ou menos, o conjunto de cerca de 300 domicílios). O objetivo da PPE é aferir o Censo. Há ainda o fato que todas as outras pesquisas do IBGE, continuaram em campo. Mas a verdade é que, mesmo com todas as explicações do instituto, ainda há muita reclamação sobre os números do censo concluído em dezembro passado. Uma delas é mais gritante: a população do Estado teria aumentado menos de 54 mil novos rondonienses entre 2010 e 2022. Na primeira década deste séculos éramos 1.563.409 e agora somos 1.616.379. Não é assustador?

NOS 100 DIAS DE LULA, OS MAIORES PROBLEMAS SE RELACIONARAM COM A FALTA DE RUMOS DA ECONOMIA

Antes, tudo era negativo. Os 100 primeiros dias de Bolsonaro no governo mereceram, da mídia aparelhada, apenas duras críticas. Já no caso do mesmo tempo de Lula no governo, tudo mudou. Agora tem pontos positivos e pontos negativos. A verdade é que, para quem não está atrelado à ideologia que assumiu o poder no Brasil, há muitas preocupações reais. Queda no emprego, economia sem um rumo definido, confrontos com o Banco Central e, pior de tudo, cada vez que o Presidente abriu a boca, caiu a Bolsa; a economia ficou fragilizada; grande parte do empresariado está sem saber como será o futuro das suas empresas; os investimentos despencaram. As pisadas na bolsa das falas de Bolsonaro, algumas muito desnecessárias, afetava muito mais o que se considera politicamente correto do que qualquer outra coisa. Já as falas estrambólicas de Lula sobre temas que deveriam ser abordados por especialistas, deu um susto no País, cada vez que ele abriu a boca. São cem dias em que as ações mais importantes, no lado negativo. Certamente há coisas positivas, mas, obviamente, elas ainda estão por vir. Porque até agora…

PRIORIDADES DE THIAGO FLORES SÃO LEIS QUE ACABEM COM A IMPUNIDADE E DEFENDAM A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA 

 Ex-prefeito de Ariquemes e em seu primeiro mandato como deputado federal, Thiago Flores têm muitas batalhas na Câmara Federal. Há questões nacionais e locais, na sua pauta, sempre rechegada de muitas ideias novas em termos de projetos, mas também na busca de alternativas que possam trazer benefícios ao Estado. Nas questões nacionais, o parlamentar tem dois objetivos principais, nos embates que tem tido no Congresso. O primeiro deles relaciona-se com a segurança pública. Mudanças no sistema processual penal e leis mais enérgicas e eficazes, são vitais para o Brasil e para que a população deixe de sentir a impunidade que hoje existe. A tragédia de Blumenau é usada como exemplo por Thiago. Ele, aliás, sofreu bastante com o ocorrido, como a imensa maioria dos brasileiros, mas também por outra questão. O deputado tem um filho de três anos e obviamente sentiu profundamente a dor dos pais. Também por isso, ele quer se envolver em debates que visem a melhoria do sistema penal, criando-se leis mais enérgicas e eficazes. Temos que deixar claro que o crime não compensa, defende. Outras prioridades são as questões que envolvem a produção agrícola e o agronegócio. A regularização fundiária é vital não só em Rondônia, alega, mas também em várias regiões do país, assegura. Só com a regularização haverá paz no campo e segurança para o produtor e para todo o complexo do agronegócio.  

ÁREA RURAL DO ESTADO PREOCUPADA COM AMEAÇAS DO MST DE ATACAR E INVADIR PROPRIEDADES DURANTE ESTE MÊS

Sinal vermelho. Literalmente. Produtores rurais e donos de propriedades no campo, tanto na área da pecuária quanto da agricultura, em Rondônia (mas também em várias outras regiões do país), estão se preparando para uma série de mobilizações e invasões do MST e outros movimentos semelhantes, convocados pelo seu principal líder, João Pedro Stédile, que durante o governo Bolsonaro simplesmente sumiu do noticiário. Voltou agora, sob Lula e com apoio do atual governo, avisando que o chamado "Abril Vermelho" vai promover uma série de atos. Stédile deixou claro que o movimento irá realizar invasões de terra em todos os Estados brasileiros, em nome da "Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária – Abril de Lutas". Apenas em 90 dias do governo Lula, o número de invasões pelo Brasil, já tinha sido maior do que todo o último ano de Bolsonaro no poder. Em Rondônia, os fazendeiros e proprietários estão muito preocupados com as ameaças públicas de Stédile. Tanto na Câmara Federal como em Assembleias Legislativas (como as de São Paulo,. Mato Grosso e outros Estados) já estão sendo criadas as CPIs do MST, para investigar as invasões e os ataques violentos que ocorrem país afora. Em Rondônia, já há assinaturas suficientes para instalar a CPI, mas ainda não há data definida para isso.

VIOLÊNCIA CADA VEZ PIOR, MAS CADA VEZ MAIS, O QUE IMPORTA É A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DOS BANDIDOS QUE DOMINAM NOSSO PAÍS

A violência e a brutalidade tomam conta do Brasil e muitas ações neste pacote de sustos na população também está ocorrendo aqui, perto de nós, em Porto Velho e em Rondônia. O fim de semana deixou isso bem claro. No Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro lamentou que seu Estado seja procurado por bandidos perigosos de todo o país. Para provar, relatou que em 90 dias foram presos por lá criminosos de onze Estados diferentes (nenhum de Rondônia, ao menos até agora). É no Rio que se concentra o maior volume de tráfico, de armas ilegais e de bandidões por quilômetro quadrado, que dominam suas favelas (mantendo sob seu jugo, a maioria de famílias pobres e decentes) . São essas áreas que abrigam o que há de pior no mundo do crime, incluindo gente de todas as regiões. No Mato Grosso, uma quadrilha dominou uma pequena cidade, incendiando carros, imobilizando a polícia, utilizando armamento pesado. Em Porto Velho, um grupo de bandidos invadiu o aeroclube, roubou funcionários, incendiou um carro e fugiu, sem que ninguém fosse preso. Em Ariquemes, dois jovens foram assassinados com tiros na nuca. É raro o dia em que não haja um assassinato, principalmente na região da Capital. O medo ronda nossas escolas, não só em Rondônia, mas em todo o País, principalmente depois da tragédia de Blumenau. Estamos sob o domínio do crime. E o que se ouve, no Congresso e no Governo Federal, não são medidas radicais contra os bandidos, mas sim, cada vez mais, a defesa dos direitos humanos deles. Afinal, quem defenderá as pessoas de bem? Pelo jeito, só mesmo o Chapolin Colorado, porque se dependermos das nossas autoridades e dos Poderes, que deveriam cuidar de nós, estamos ferrados!

PERGUNTINHA

Sua vida melhorou ou piorou, nestes primeiros 100 dias do novo governo brasileiro, encabeçado pelo presidente Lula?

Rebelo, ex-ministro do PC do B, diz que a Amazônia está mas mãos do crime organizado e das ONGS internacionais - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Cultivo de melancia em Porto Velho: Gustavo Gonçalves aposta em inovação e sustentabilidade

Produtor rural Gustavo Gonçalves destaca desafios e oportunidades no cultivo de melancia em Porto Velho, apostando em tecnologia e práticas sustentáveis para fortalecer o agronegócio local
L
Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Governo de RO e Baía das Onças firmam plano inédito de inclusão e sustentabilidade em Costa Marques

Plano de Trabalho construído entre governo e comunidade indígena Baía das Onças fortalece agricultura, geração de renda e respeito cultural em Costa Marques.
L
Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Hélio Lopes desfaz acampamento na Praça dos Três Poderes após ordem de Moraes

Deputado federal, aliado de Bolsonaro, retirou barraca montada em frente ao STF após decisão que proíbe ocupação e obstrução do local.
L

Priscila Franco fala sobre educação, empreendedorismo e superação à frente do CCAA Porto Velho

Franqueada do CCAA, Priscila Franco compartilha sua trajetória como professora, nutricionista e empreendedora, destacando desafios durante a pandemia e sua paixão pela educação bilíngue
L

Esquizofrenia: anticorpos de lhamas podem ajudar no tratamento do transtorno, diz estudo francês

Pesquisadores franceses testam nanocorpos derivados de lhamas que atravessam a barreira do cérebro e corrigem déficits cognitivos associados à esquizofrenia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista Gustavo Gonçalves, produtor de melancia em Porto Velho

Neste sábado, às 11h, no Momento Agro: Gustavo Gonçalves, produtor de melancia em Porto Velho, conta tudo sobre o cultivo e os desafios do campo!
L

Rozethe Matos falece aos 71 anos em Porto Velho deixando legado de fé e amor à família

Velório ocorre neste sábado (26) na Funerária Dom Bosco; sepultamento será no domingo (27) no Cemitério Jardim da Saudade
L
Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS

Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS

A distribuição de quase R$ 13 bilhões do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 2024 será proporcional ao saldo das contas em 31 de dezembro, com pagamentos até 31 de agosto de 2025.
L
Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil

Decreto garante direito ao cuidado como trabalho essencial no Brasil

Documento regulamenta a Política Nacional de Cuidados, visando compartilhar responsabilidades e valorizar o trabalho de cuidado.
L
Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Nova lei permite acesso a crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada, incluindo entregadores e motoristas de aplicativos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

Recursos de Jaime Bagattoli fortalecem saúde de Cacoal, com custeio, obras no Hospital Municipal e aquisição de equipamentos, beneficiando toda a região.
L
Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Em data simbólica, Dr. Fernando Máximo reforça apoio ao setor e destaca recursos para equipamentos modernos, regularização fundiária e transporte de insumos em Rondônia.
L
Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Programa beneficiará 49 territórios em 32 municípios de 12 estados, com foco em habitação, infraestrutura e trabalho social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhonete atropela moto aplicativo com passageiro na 7 de Setembro

Caminhonete atropela moto aplicativo com passageiro na 7 de Setembro

Acidente ocorreu na Avenida 7 de Setembro; caminhonete invadiu preferencial e motorista, alcoolizado, foi preso em flagrante.
14
Motorista de carro foge após deixar motociclista em estado grave

Motorista de carro foge após deixar motociclista em estado grave

Colisão entre carro e moto ocorreu no cruzamento da Avenida Elias Gorayeb com Rua Tabajara; vítima teve fraturas e foi socorrida pelo Samu.
14
Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Homem é atingido por caminhonete embaixo de passarela na BR-364

Acidente aconteceu próximo à passarela no bairro São João Batista; vítima foi socorrida com suspeita de fratura no braço.
10
moradores-fecham-br-319-por-falta-de-energia-em-porto-velho

Moradores fecham BR-319 por falta de energia em Porto Velho

Comunidade São João e moradores da região bloquearam a BR-319 neste sábado (26) usando pneus e madeiras; PRF acompanha manifestação.
L

Homem é preso em Porto Velho após dopar e sequestrar namorada para extorquir família

Suspeito dopou a namorada em hotel de Porto Velho e exigiu dinheiro da família; Polícia Civil prendeu o homem e resgatou a vítima no sábado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Quadrilha Matutos do Guaporé aposta no romantismo nordestino e na tradição cultural para emocionar o público no Arraial Flor do Maracujá 2025.
L
Polícia Militar prende suspeito de roubo à mão armada em Ji-Paraná

Polícia Militar prende suspeito de roubo à mão armada em Ji-Paraná

Silvano Benedito foi detido com revólver e pertences roubados de residência na rua Manoel Franco nesta sexta-feira (25).
12
Operação mira facções rivais e tráfico de drogas em Rondônia

Operação mira facções rivais e tráfico de drogas em Rondônia

Seis pessoas são presas em ação da Polícia Civil contra homicídios e disputa por controle de entorpecentes, com ordens vindas de presídio.
10
Fisioterapeuta é assassinada com seis tiros em clínica no centro

Fisioterapeuta é assassinada com seis tiros em clínica no centro

Cátia Vagmacker Cantão foi encontrada morta em sua clínica; J. T. do A. R. está foragido e é o principal suspeito de crime passional.
18
Carro pega fogo e é completamente destruído na rua Minas Gerais

Carro pega fogo e é completamente destruído na rua Minas Gerais

Veículo Fiat Palio foi consumido pelas chamas no Setor 06; ninguém ficou ferido, e causas são investigadas.
10
Idosa sofre ataque grave de porco doméstico dentro de chiqueiro

Idosa sofre ataque grave de porco doméstico dentro de chiqueiro

Moradora da zona rural quase perdeu a perna após ser brutalmente atacada por um porco macho em seu chiqueiro.
14
Caixa com explosivos é encontrada em rodovia entre Cacoal e Nova Estrela

Caixa com explosivos é encontrada em rodovia entre Cacoal e Nova Estrela

Forças de segurança isolam RO-383 após descoberta de artefatos explosivos; esquadrão antibombas da Polícia Civil é acionado.
12
Duas mulheres ficam feridas em acidente na avenida Marechal Rondon

Duas mulheres ficam feridas em acidente na avenida Marechal Rondon

Colisão entre duas motonetas e um carro estacionado na Avenida Marechal Rondon é causada por veículo que evadiu-se do local.
10
Adolescente de 16 anos morre em acidente de moto na zona rural

Adolescente de 16 anos morre em acidente de moto na zona rural

Débora Gomes da Silva colidiu com poste em ramal rural e faleceu no local; falta de capacete agrava a tragédia.
18
Jovem de 21 anos é morto a tiros na rua Daniel Bavaresco

Jovem de 21 anos é morto a tiros na rua Daniel Bavaresco

Eduardo Macedo da Costa foi assassinado com dois tiros na cabeça na noite de sexta-feira, no setor industrial da cidade.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.