SEXTA-FEIRA, 15/08/2025
Publicidade
SICRED

Inclusão no ensino superior é desafio para pessoas autistas

No domingo foi o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Publicado em 

Inclusão no ensino superior é desafio para pessoas autistas - News Rondônia

Por Ludmilla Souza

O universitário Silvano Furtado da Costa e Silva, de 23 anos, estava no 8º período da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), quando teve seu diagnóstico de autismo, em 2020. Neste domingo (2), é lembrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Inclusão no ensino superior é desafio para pessoas autistas - News Rondônia
Imagem Arquivo Pessoal

“No primeiro ano da pandemia, eu tive várias questões psicológicas, passei por alguns tratamento e tive meu diagnóstico de autismo. Fiquei um pouco vulnerável. Em uma reunião aberta entre os alunos e a representação discente da faculdade, eu disse à época que eu não pisaria nesse prédio novamente depois de pegar meu diploma, caso a faculdade não mudasse a forma como lida com seus alunos neurodivergentes.”

A manifestação de Silvano fez com que ele fosse convidado a integrar a representação dos estudantes. “Assim, começamos a desenhar uma política de avaliações alternativas de acessibilidades pedagógicas dentro do Largo de São Francisco [local da faculdade]”, contou.

O universitário colaborou na construção da Política de Acessibilidade Pedagógica (PAP) da Faculdade de Direito da USP, uma das mais antigas e tradicionais do Brasil. A PAP, implantada em agosto de 2022, é direcionada aos alunos diagnosticados com transtornos globais do desenvolvimento, como o transtorno do espectro autista (TEA).

“A São Francisco é a única faculdade pública do Brasil a ter uma política assim, o que por si só é genial, pois tais normas, se cumpridas, dão conta de realizar a inclusão. Mas, ao meu ver, o grande mérito dessa política foi ter atuado contra a invisibilização de pessoas autistas no mundo acadêmico e colocado o debate na mesa acerca da neurodiversidade”, aponta Guilherme de Almeida, presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Ania/BR).

Para o pesquisador, a Política de Acessibilidade Pedagógica é um potente regulamento em prol da garantia de direitos das pessoas neurodivergentes. Guilherme lembra que a PAP representa o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão, da Constituição Federal de 1988, e dos tratados internacionais de que o Brasil é signatário, em especial a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de Nova York.

Segundo dados mais recentes do Censo da Educação Superior, de 2021, no Brasil, estão matriculados em cursos de graduação presenciais e a distância 4.018 pessoas com transtorno global do desenvolvimento (TGD). O transtorno do espectro autista (TEA) é um dos cinco tipos do TGD. Sendo assim, todos aqueles que têm algum grau de TEA possuem um TGD.

O censo é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição vinculada ao Ministério da Educação.

Política

“A Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, como sendo a primeira faculdade do Brasil, teria que, em termos de tradição, mostrar que é possível quebrar o ‘antiquadrismo’. Então começamos a trabalhar”, relembra Silvano.

A PAP estabelece que os alunos que necessitem de atendimento pedagógico diferenciado poderão solicitar previamente adaptações de provas e demais atividades avaliativas e tempo adicional, local reservado ou assistência para realização das provas. Considerando as legislações brasileiras de inclusão, a política visa “superar limitações ordinárias e promover adaptações razoáveis destinadas a garantir condições de desempenho acadêmico”.

Para Silvano, a política é um dos passos para a inclusão das pessoas com o espectro autista. “É um elemento de permanência, existem outros, como o elemento avaliativo, que é necessário para terminar o curso. Mas eu creio que existem outras iniciativas que a gente ainda precisa lidar, por exemplo, o relacionamento discente. A gente sempre fala da relação professor-aluno, que é uma relação de poder, que pode ser conflituosa, mas existem conflitos horizontais entre os alunos, como o bullying, que para pessoas autistas é algo complicado, que nos atinge”, explica.

Para ele, a maior barreira ainda são as atitudes das pessoas com os autistas. “Não são barreiras de engenharia. Dependem de mudanças de atitudes, as pessoas têm mais dificuldades de mudar atitudes do que o formato de um prédio”, acrescenta. Silvano tem esperança de que as gerações futuras possam ser, de fato, incluídas no ensino superior.

“Espero que o número que a USP como um todo tem, de tão poucas pessoas com deficiência, se reverta em uma mudança real, que pessoas ocupem essas cadeiras e se sintam confortáveis em ocupar essas cadeiras, em ir à aula, em falar, em ser elas mesmas, sem o medo de serem ridicularizadas, sem o medo de serem tratadas como seres humanos de baixa qualidade, essa é uma das minhas esperanças.”

Ele ainda está indeciso em qual área do direito vai atuar quando se formar. “Tenho duas áreas em mente, a primeira é criminologia e a segunda é direito digital, para não abandonar essa minha aptidão com a computação.”

O universitário explica que o direito não foi sua primeira opção. “Estava no meio do processo seletivo do Consulado do Japão para tentar ciências da computação na Universidade Imperial de Tóquio até que eu decidi que não queria mais o curso, nem ir para Tóquio. Decidi que queria direito e como é um curso que radica muito nacionalmente, acabei optando pela USP como primeira e a melhor opção”, conta.

Inclusão com humanização

“A grande beleza de se discutir inclusão é que você não pode fazer isso de modo sectarista, identitário, afinal só se inclui envolvendo o todo”, afirma Guilherme de Almeida, presidente da Ania/BR, que também é pesquisador de educação inclusiva na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele tem 40 anos e se descobriu autista aos 37.

Guilherme explica que existem várias dificuldades que as pessoas autistas enfrentam para acessar o ensino superior.

“A começar pelo vestibular que não avalia de forma adequada e justa as habilidades e os conhecimentos dos alunos, pois se baseia em um único teste padronizado. A forma como autistas pensam e processam informação é absolutamente diversa do modo como pessoas não autistas o fazem.”

Outra barreira, segundo o presidente, “está em uma ideia contida na famosa frase ‘mas se você chegou até aqui, você não precisa de adequações’". "Para mim, isso supera a ignorância e beira o criminoso. Qualquer professor universitário, com o mínimo de sensibilidade, compreende o quão desafiadora uma faculdade pode ser para qualquer pessoa. Ansiedade e depressão, transtornos alimentares, abuso de substâncias, síndrome de Burnout são apenas alguns exemplos da realidade nas universidades. Se isso já é complicadíssimo para qualquer pessoa, para indivíduos autistas tem um potencial destrutivo muito maior, vale lembrar que o suicídio é a maior causa de morte não natural entre pessoas autistas”, alerta.

Para o representante da Ania/BR, falta humanização para que haja, de fato, a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. “A inclusão visa criar um ambiente onde todas as pessoas possam participar e se sentir bem-vindas. Para haver inclusão, falta humanização, falta comprometimento no desenvolvimento ético e social, falta partilha, falta união. Acessibilidade é ferramenta, inclusão é ‘inédito viável’, como queria Paulo Freire.”

Direito à diferença

Durante a última semana, a Faculdade de Direito da USP sediou o 2º Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior – O Direito à Diferença. Promovido pela Ania/BR, o evento reuniu especialistas de universidades de diversos países e pessoas com deficiência em mesas-redondas e palestras sobre o autismo e sua relação com a sociedade brasileira.

Presente no evento, o professor César Nunes, titular de filosofia e educação na Faculdade de Educação da Unicamp, falou sobre a pedagogia humanizadora como instrumento de inclusão das diferenças. “Os autistas não encontram no conjunto das pessoas com deficiência nenhuma política especial de acesso e de garantia da qualidade humanizada e de permanência na instituição”, afirmou o professor, em entrevista à Agência Brasil.

Ele explica que no ensino superior brasileiro há dificuldade de acesso para as pessoas autistas e, de modo geral, para as pessoas com deficiência. “O acesso é diferente às universidades públicas e universidades particulares. As universidades públicas mantêm uma tradição um pouco mais rigorosa e muitas vezes é extremamente excludente, e as universidades particulares, com suas diferenças, têm um modelo de ingresso mais voltado para a questão econômica, comercial, flexibilizando o processo seletivo, mas ao mesmo tempo, mercenalizando o processo formativo.”

Para Nunes, a sociedade brasileira precisa superar as marcas e os preconceitos históricos. “Quando a sociedade for mais democrática e acessível, as instituições educacionais e escolares também o serão. As políticas públicas de acesso ao ensino superior deverão apropriar-se das características jurídicas, filosóficas, pedagógicas e democráticas da Constituição brasileira para promover uma educação onde haja espaço e lugar para todos. E as políticas de inclusão deverão considerar a especificidade da condição do autista”, opina.

O professor explica que a pedagogia, por sua natureza, já é um instrumento de inclusão das diferenças. “A pedagogia é uma ciência múltipla que trabalha as diversas dimensões do ato educativo, ela já deveria ser inclusiva, porque a pedagogia consiste em buscar compreender a condição humana, que é diversa em cada ser humano, e a partir da diferença, da diversidade, promover a inclusão e a permanência digna e humanamente qualificada de todos”, afirma o especialista.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Em segundo dia na Colômbia, Conab compartilha experiência sobre a produção de inteligência agropecuária

Portal da Companhia foi apresentado como uma boa prática tanto para transparência, como também a fim de difundir dados e informações agrícolas brasileiras
L

Chupetas para adultos viram tendência na China, mas médicos alertam para riscos à saúde

Popularizadas nas redes sociais, chupetas para adultos prometem reduzir ansiedade e ajudar no sono, mas especialistas alertam para impactos físicos e psicológicos
L

Encenação teatral é utilizada como ferramenta educativa de trânsito no projeto Agente Mirim

Alunos são desafiados pelos professores a encenar artigos do CTB; desta forma aprendem brincando.
L

Crimeia, Zaporizhzhia e Donbas: territórios que Putin quer manter para aceitar cessar-fogo na Ucrânia

Em meio a negociações mediadas por Donald Trump, Rússia exige controle sobre áreas que somam 20% do território ucraniano; Zelensky rejeita cessões
L

Segurança na Amazônia: Rondônia participa de encontro nacional para integrar tecnologias e combater o crime

XCVI Reunião do Consesp, em Manaus, reúne líderes estaduais para discutir fronteiras, contrabando, inteligência policial e proteção ambiental.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimundo Nonato Ribeiro

Policial civil aposentado, natural de Rio Branco (AC), Raimundo Nonato Ribeiro faleceu em 15 de agosto de 2025, em Porto Velho, aos 82 anos, deixando legado de coragem e serviço à Justiça.
L
Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

Moraes solicita agendamento de julgamento de Bolsonaro por trama golpista no STF

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, pediu ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, a data para o julgamento de Bolsonaro e de mais sete réus.
L
Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Lula e Trump trocam farpas sobre relação comercial Brasil-EUA

Em um evento no Recife, o presidente Lula rebateu as críticas de Donald Trump sobre a relação comercial, destacando que os EUA têm lucro com o Brasil.
L
Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Criminoso que deixou suposta bomba no aeroporto de Porto Velho queria likes nas redes sociais

Após as medidas de segurança, constatou-se que o suposto explosivo não passava de uma montagem grotesca: um tijolo envolto em papel alumínio, dois fios soltos e uma calculadora. Mesmo assim, o impacto da ação foi real — e severo.
10
Horóscopo de 16/08/2025 – Previsões para todos os signos

Horóscopo 2025 – Previsões para hoje (15/08/2025)

Lua em Touro forma trígono com Júpiter pela manhã, promovendo união familiar, prosperidade e boas energias no lar e nos relacionamentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L
Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Feirão do Emprego e Empreendedorismo oferece vagas e cursos gratuitos para jovens em Porto Velho

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho cadastrou candidatos, encaminhou jovens para entrevistas e abriu inscrições para capacitações profissionais.
L
Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L

POLÍTICA

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos Produtores Rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos Produtores Rurais de Rondônia e do Brasil

Parlamentar cobra medidas urgentes contra embargos ambientais e entraves fundiários que ameaçam a subsistência de milhares de famílias
L

Alero relembra lei pioneira que garantiu preservação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

No Dia do Patrimônio Histórico, Assembleia Legislativa destaca a Lei 341/1991, marco na proteção de um dos símbolos da Amazônia Ocidental.
L
Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Reportagens da Folha denunciam ilegalidades que teriam sido praticadas por Alexandre de Moraes, entre 2022 e 2023

Série publicada pela Folha de S.Paulo e UOL apresenta documentos e áudios que levantam questionamentos sobre ações do ministro entre 2022 e 2023.
L
Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Lula critica bloqueio a Cuba e defende Mais Médicos após sanção dos EUA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a importância do Programa Mais Médicos e a relação respeitosa com Cuba, rebatendo a decisão dos Estados Unidos.
L
Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

Projeto do governo Lula prevê suspensão de redes sociais sem ordem judicial

O novo projeto de lei de regulamentação de plataformas digitais prevê que a ANPD poderá suspender temporariamente redes que não removerem conteúdos ilícitos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Loja reinaugurada é invadida por ladrões poucas horas depois em Vilhena

Loja reinaugurada é invadida por ladrões poucas horas depois em Vilhena

O crime, que deixou a loja arrombada e com prejuízos ainda não calculados, ocorreu na madrugada, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.
14
Homem é preso por estupro de vulnerável contra cunhada de 11 anos em Mato Grosso

Homem é preso por estupro de vulnerável contra cunhada de 11 anos em Mato Grosso

O criminoso de 34 anos foi detido após a polícia receber denúncias sobre o crime de estupro de vulnerável contra a criança.
16
Silo desaba e atinge casa em fazenda de Vilhena, matando animais

Silo desaba e atinge casa em fazenda de Vilhena, matando animais

O desabamento da estrutura que armazenava toneladas de milho ocorreu em uma fazenda de Vilhena, mas não houve feridos humanos no acidente.
10
Mulher pede medida protetiva contra irmão que a ameaçou de morte com pit bulls em Vilhena

Mulher pede medida protetiva contra irmão que a ameaçou de morte com pit bulls em Vilhena

A mulher de 29 anos relatou ter sido atacada pelos cães do familiar e ameaçada de morte com arma de fogo, levando-a a pedir a medida protetiva.
12
Dona de bar e cliente se agridem na rua por conta de dívida em Vilhena

Dona de bar e cliente se agridem na rua por conta de dívida em Vilhena

O episódio de briga em Vilhena por suposta dívida em bar foi filmado e viralizou nas redes sociais, levando as duas mulheres à polícia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CUT/RO manifesta apoio à greve da educação em Rondônia

CUT/RO manifesta apoio à greve da educação em Rondônia

A entidade sindical declarou total apoio à greve na educação, organizada pelo SINTERO, em busca de valorização profissional e melhores condições de trabalho.
L
UNIR conclui expedição multidisciplinar no Vale do Guaporé

UNIR conclui expedição multidisciplinar no Vale do Guaporé

Equipe retorna com demandas atendidas e encaminhamentos à Defensoria Pública, fortalecendo direitos das comunidades tradicionais
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CHURRASCARIA BOI NA BRASA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Polícia e MP investigam agressão a mulher de 57 anos por dona de bar em Vilhena

Polícia e MP investigam agressão a mulher de 57 anos por dona de bar em Vilhena

Vítima da agressão em Vilhena tem 57 anos e enfrenta problemas de saúde mental, segundo a filha, que confirmou o registro do caso na polícia.
10
Operação da PM resulta em apreensão de mais de 16 kg de skunk e crack em Vilhena

Operação da PM resulta em apreensão de mais de 16 kg de skunk e crack em Vilhena

A ação da Polícia Militar de Vilhena levou à prisão de três suspeitos, após uma apreensão de drogas que começou com uma abordagem de rotina.
14
Cão da raça pit bull é abatido por PMs após ataques a animais e pessoas em Vilhena

Cão da raça pit bull é abatido por PMs após ataques a animais e pessoas em Vilhena

O pit bull foi abatido pela Polícia Militar após morder o próprio dono, ameaçar sua mãe e atacar outros animais no bairro Orleans.
12
Falso servidor aplica golpe usando WhatsApp contra comerciantes em Vilhena

Falso servidor aplica golpe usando WhatsApp contra comerciantes em Vilhena

Um golpista em Vilhena se passa por servidor público para extorquir comerciantes, segundo alerta emitido pela prefeitura.
10
Vídeo mostra acidente que deixou motociclista em estado grave na zona leste

Vídeo mostra acidente que deixou motociclista em estado grave na zona leste

Na gravação é possível ver que os veículos seguem em sentidos opostos, quando na curva o motociclista invade a pista contrária e bate de frente na caminhonete.
12

Requerimento da Licença Ambiental(LAS): AMAZON DISTRIBUIDORA DE TINTAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): TAIKSU PORTO VELHO LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.