Por Wanglézio Braga
Essa matéria é para os amantes de brasão militares ou curiosos. Consta na edição de hoje (30) do Diário Oficial do Estado (DIOF), entre as páginas 1 a 8, o decreto N° 28.000/2023 assinado pelo governador, Marcos Rocha (UB), que institui o Brasão das Armas da Casa Militar.
O dispositivo é constituído por um conjunto de elementos cuja heráldica fará a composição do distintivo de Uniformes da Polícia Militar aos agentes à disposição da Casa Militar do Estado de Rondônia.
No documento é possível conhecer a identidade visual, assim como todas as informações relevantes, código de cores, tipografia, medidas inclusive quanto ao uso incorreto dos elementos normalizados. A ideia é padronizar e deixar mais fácil a identificação do portador do símbolo heráldico. Veja algumas curiosidades sobre o novo brasão:
Peça das armas do brasão que está sobre o virol do elmo. As bucaneiras cruzadas em dourado, símbolo das Polícias Militares, enaltecem a instituição do estado de Rondônia, da qual se originam todos os membros da Casa Militar. Com uma estrela sobreposta, também na cor dourada, símbolo dos Oficiais, representa a responsabilidade pesada sobre os ombros do Policial Militar e do Oficial no posto de Coronel, única autoridade militar que pode ser indicada para a função de Secretário-Chefe da Casa Militar, ao qual se subordina todo o efetivo à disposição da Casa Militar.
Termo que designa uma peça de tecido, colocada sobre o elmo e a coroa. É feito de duas cordas entrelaçadas, com o mesmo esmalte do paquife, representando as cores principais se destacam o verde e o azul, que compõem a bandeira do estado de Rondônia, emprestadas a esta pelo símbolo máximo da nação, a bandeira do Brasil.
Figuras de mantos, capas ou correias, folhagens e plumagens desenhadas acima e ao derredor do elmo que se espalham pelo escudo. As cores verde e azul, retiradas da bandeira do estado de Rondônia, representam o orgulho do Militar em vestir a bandeira de seu Estado como manto de proteção em sua batalha cotidiana. Acrescenta-se a este um cordão dourado entrelaçado, que representa os alamares utilizados pelos Oficiais que compõem a Casa Militar, remetendo a uma das principais atividades realizadas, que é a função de Ajudante de Ordens do Governador e Vice-Governador do Estado.
Já o escudo situado acima do escudo, carrega o virol e o timbre. Representa a instituição da Polícia Militar em sua nobre missão de guardar a segurança das maiores autoridades do Poder Executivo Estadual. Suas cores, prata com adornos dourados representam o status de nobreza de todos os homens e mulheres, “cavaleiros”, valorosos guerreiros, dotados de habilidades específicas, selecionados dentre todo o efetivo ativo da PM.
Símbolo de proteção, resistência e força, com fundo em azul blau, destacando a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o Forte Real Príncipe de Beira, considerado a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa, e o Palácio Getúlio Vargas, antiga sede do governo do estado de Rondônia e berço da Casa Militar.
Por fim, Lema que expressa ideia através de uma frase que serve de guia ou de motivação para uma pessoa, grupo, seita, país ou nação. Em cor prata, com bordas em azul blau onde pousa a expressão “Casa Militar”, constando o dia, mês e ano de sua criação.