Por Wanglézio Braga
A enxurrada que assola o Acre, há mais de uma semana, fez mais uma vítima fatal. Desta vez, um idoso de 74 anos, taxista aposentado Osvaldo Ribeiro Maia que foi encontrado por vizinhos nesta quinta-feira (30) na cidade de Brasileia, interior do Acre, na fronteira com a Bolívia.
Foto: Alexandre Lima
Maia teria se recusado a sair da sua residência onde morava sozinho. Segundo informações da Polícia Militar do Acre (PMAC), os próprios vizinhos pediram para que ele saísse antes mesmo que a água do rio invadisse a sua residência. O corpo dele foi encontrado coberto por lama, por vizinhos que estranharam a falta de movimentação na casa.
Foto: Alexandre Lima
Os vizinhos não tem precisão de quantos dias ele estava desaparecido. A polícia Civil foi chamada para fazer perícia. A casa de Osvaldo foi isolada. As autoridades tentam agora localizar parentes do homem. De acordo com o Jornal O Alto Acre, a polícia trabalha com duas hipóteses: um mal súbito durante a cheia ou, pelo fato de o ancião ter ingerido bebida e dormido, para em seguida ter se afogado.
Foto: Alexandre Lima
Segundo a Defesa Civil do Acre, 464 pessoas estão desabrigadas em Brasileia, 8.482 estão desalojadas. Elas são de oito bairros atingidos. A prefeitura montou nove abrigo. Mais de 885 militares do Corpo de Bombeiros do Acre estão fazendo os trabalhos de socorro e resgate na cidade.
Sobre o nível do Rio Acre na cidade de Brasiléia, a Defesa Civil registrou vazão de quase 50 CM, nas últimas 24 horas. Na medição publicada às 16 horas (Horário de Rondônia), a régua marcou 12m82cm. Lembrando que a cota de alerta é de 9m80cm e a cota de transbordo é de 11m40cm.
A prefeitura já começou o serviço de distribuição de kits de limpeza. Pessoas que estão no alojamento vão continuar recebendo os cuidados do poder público. Orientações são dadas para os que querem retornar para suas respectivas casas.