SÁBADO, 17/05/2025

Ministras e prefeitas defendem mais participação feminina na política

Encontro em Brasília debate formas de enfrentar violência de gênero.

Publicado em 

Ministras e prefeitas defendem mais participação feminina na política - News Rondônia

Por Daniella Almeida

Na tarde desta terça-feira (28), ministras de Estado, 21 prefeitas e parlamentares integrantes da Bancada da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no Congresso Nacional reuniram-se em Brasília para falar sobre a participação das mulheres em espaços de poder e de decisão política. O encontro foi organizado pela FNP e pelo Instituto Alziras, uma organização sem fins lucrativos. No evento, mulheres ligadas à política e à gestão pública defenderam políticas de superação da pobreza e de enfrentamento a todas as formas de violência de gênero nas cidades brasileiras.

Ministras e prefeitas defendem mais participação feminina na política - News Rondônia
Imagem Antonio Cruz

O encontro foi aberto pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, que lembrou conquistas desde a Assembleia Nacional Constituinte de 1987 a 1988, com a criação da chamada Bancada do Batom, compostas por mulheres parlamentares. Além de defender o respeito ao percentual de 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas, Lídice da Mata disse que, para vencer a pobreza no Brasil, é necessária a participação das mulheres na política. “Não se vence a pobreza no Brasil sem ter como centro uma política de inclusão das mulheres, que são a base da pobreza no Brasil: as mulheres pobres e negras do nosso país.”

A deputada falou também sobre representatividade no Congresso Nacional. “Precisamos estar representadas igualmente no Parlamento, porque não há representação da democracia sem as mulheres ocupando os espaços de poder. Para, cada vez mais, ter uma legislação com garantia maior de direitos da mulher, como na reforma tributária.”

Em sua fala, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, antecipou que vai fazer uma marcha contra a misoginia, que começa quinta-feira (30) em Campo Grande, e vai percorrer outras cidades brasileiras, até abril.

A ministra pediu que as prefeitas se juntem ao movimento para combater a discriminação da mulher por preconceito contra o sexo feminino e disse que não é possível haver tanta misoginia em um país com o tamanho do Brasil, que tem mulheres ministras, prefeitas, vereadoras e deputadas. “Ter tanto ódio contra as mulheres e que, muitas vezes, nos calem. Basta que comecemos a ter voz que nos calam, nos fazem ficar quietas.”

Cida Gonçalves ainda destacou as 40 ações lançadas pelo governo federal no Dia Internacional da Mulher, no Palácio do Planalto, como a igualdade salarial. “O governo federal precisa da adesão das prefeituras para diretamente garantir os direitos das mulheres. Venham a Brasília para a gente negociar”, estimulou a ministra.

Já a ministra Povos Indígenas, Sonia Guajajara, apresentou números sobre a presença feminina no meio político. Uma das três deputadas indígenas eleitas para a Câmara Federal, Sonia reforçou a necessidade de aproximação entre as prefeituras e os povos originários, que devem ser encarados como munícipes. “Nós não somos inimigos das prefeituras. É importante esse diálogo. Porque, equivocadamente, muitos prefeitos entendem os povos indígenas como à parte. Somos contados no censo municipal. Então, é preciso pensar em políticas públicas municipais, estaduais conjuntamente.”

Durante o encontro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reconheceu que as mulheres estão sub-representadas nas instâncias de poder em todas as esferas, nas instituições de pesquisa e no setor privado. Para a ministra, a luta é pela representatividade de 50%. Nísia defendeu também a agenda de pautas contra a discriminação e a violência, como um todo, em especial a violência obstétrica. Nísia citou ainda pautas que considera centrais, como a da saúde integral em todas as etapas da vida da mulher, dos direitos reprodutivos e sexuais e sobre relações com o corpo de mulheres e meninas. “Juntas, podemos mais, juntas, somos fortes”.

Maioria da população

“Somos a maior parte da população, mas estamos completamente ‘menorizadas’”, disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, lembrando que as mulheres são mais gregárias, com tecnologia social que tem mais facilidade para compartilhar a autoria do que fazem. “É preciso compartilhar a autoria. Na lógica patriarcal, tudo converge para eles”, afirmou.

Marina Silva afirmou que tem como prioridade trabalhar com o racismo ambiental. “Temos que abarcar novos conceitos para enfrentar várias agendas e queremos ser corriqueiras nas empresas, no governo nos espaços.”

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou o fato de mulheres negras serem apenas 4% das prefeitas do país e pediu adesão delas à reformulação e restruturação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) para melhorar as condições de vida da população negra. Anielle convocou as mulheres para combater a violência de gênero na política e lutar pela paridade de gênero e racial. “Que tenhamos cada vez mais mulheres prefeitas, vice-prefeitas, governadoras, ministras. E, por que não pensarmos, mais uma vez, em uma presidente, uma-vice-presidente?: Para isso, a gente precisa se fortalecer, e se fortalecer significa cuidar uma da outra.”

Anielle pediu, então, a reconstrução do país de uma maneira feminina, potente. “E pensar no 50-50, que era um sonho da minha irmã [Marielle Franco, vereadora assassinada em no Rio de Janeiro em março de 2018].” A prefeita de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho, emendou e disse: “quando uma sobe, puxa a outra [mulher]”.

A prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro, que apareceu na mídia por montar um berço para o filho no gabinete da prefeitura, porque não teria direito à licença-maternidade ao ocupar cargo eletivo, defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 158, de 2019, que garante a todas as trabalhadoras a ampliação dessa licença para 180 dias. “Não havia lei, essa segurança que me amparasse para tirar licença, enquanto prefeita. Até pouquinho tempo atrás, as parlamentares levavam falta no painel eletrônico, porque só tinham direito a licença por doença. E sabemos que o pós-parto não é doença.”

Parcerias

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ofereceu parcerias que podem apoiar as prefeituras. “O ministério faz muito em todas as esferas, em todos os entes da federação. E as prefeitas terão prioridade! Porque isso faz parte do nosso apoio entre nós, mulheres”. Esther Dweck esclareceu que o ministério criou a Assessoria de Cooperação Federativa para atender os prefeitos que lidam na ponta com a população E solicitou a cooperação das prefeitas com informações para a plataforma Mãos à Obra, sobre obras paradas. “Caso observem que há uma obra que não está lá, nos comuniquem”.

Esther Dweck ofereceu também às prefeitas presentes cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para capacitar gestores públicos.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a reativação e reabertura ao diálogo do setor cultural, que emprega 7 milhões de pessoas no Brasil. “Estamos recebendo a todas, são bem-vindas. E a gente pode ampliar [a presença da mulher] na política, dar um voto de confiança às mulheres do Brasil. Somos uma força de representatividade gigante, para transformar políticas mais dirigidas a nós. Precisamos combater o feminicídio, dentro da democracia, com educação para todos.”

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, enfatizou a recriação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, dizendo que é a secretaria que mais se comunica com as prefeituras, de modo que “as escolas possam ter acesso ao desenvolvimento tecnológico 4.0, que é robótica, a microeletrônica, a impressora 3D".

Luciana Santos ainda detalhou o edital de R$ 100 milhões para estimular as mulheres a ingressar nas carreiras científicas e, assim, reduzir as desigualdades no meio. “Nós, mulheres, já somos 60% da base de iniciação científica, mas não conseguimos ir ao fim da carreira, porque há dificuldade de permanecer, devido às barreiras do machismo cultural. O nosso lema é 'Pesquise como uma mulher'.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nota de Pesar: Casa Família Rosetta pelo falecimento de Guilherme Henrique Rodrigues de Souza

O velório será realizado no Auditório da Associação Casa Família Rosetta.
L
Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Os mais de 4 milhões de refeições servidas equivalem a 342 toneladas de alimentos, uma média de 45 mil famílias atendidas, aproximadamente 90 mil pessoas.
L

Cristiano Mazzini defende inovação como motor de transformação no Judiciário de Rondônia

Em entrevista ao programa Amazônia, Gente e Justiça, juiz de direito destaca iniciativas como o Fórum Digital e a parceria com a universidade na promoção do acesso à justiça e dos direitos humanos.
L

Sharingan Toys completa 10 anos como referência nerd em Porto Velho

Em entrevista ao Povoado Nerd Cast, Cristiano Sousa narra trajetória da loja inspirada em animes e destaca crescimento do mercado otaku na capital de Rondônia.
L
MPs e defensorias processam escritórios de advocacia por cláusulas abusivas contra vítimas da tragédia de Mariana

MPs e defensorias processam escritórios de advocacia por cláusulas abusivas contra vítimas da tragédia de Mariana

MP diz que práticas abusivas causam danos vítimas da lama no Rio Doce
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

Já foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS
L

Momento Agro | Entrevista Victor Paiva – APROSOJA-RO

No próximo sábado, dia 17, às 11h, o programa traz uma entrevista especial com Victor Paiva, Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (APROSOJA-RO). Em pauta, os desafios e avanços da produção agrícola no estado, o cenário do agronegócio regional e as perspectivas para a safra 2025. Não perca essa conversa esclarecedora sobre o setor que movimenta a economia de Rondônia!
L
Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu” em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu” em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Celebração ao Dia do Museu reúne visitantes para uma verdadeira imersão no passado de Porto Velho
L

Sintonia 360 | Entrevista Fleuneide Leocadio, comunicadora e influenciadora digital

Neste sábado, dia 17, às 9h, o programa Sintonia 360 recebe Fleuneide Leocadio, comunicadora e influenciadora digital que vem se destacando pelo carisma e autenticidade nas redes sociais. Na entrevista, ela vai falar sobre sua trajetória, os desafios do universo digital e como a comunicação pode transformar vidas e conectar pessoas. Não perca esse bate-papo inspirador!
L

Agenda News: Domingo com sabor especial no Território Gastrobar

Carne de Sol servida a partir das 11h garante uma experiência completa para compartilhar com família e amigos por um preço irresistível.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L

Deputado Cássio Gois destina R$ 100 mil para realização de etapa de Motocross em Theobroma

Os recursos serão geridos pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) para custear a estrutura e organização do evento.
L
Publicidade

POLÍCIA

CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil

A captura ocorreu no bairro Gerson Neco, em Ariquemes, após diligências realizadas pelos investigadores da unidade. O mandado foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude da Comarca de Porto Velho.
16
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

Homem é preso por estupro e furtos após operação conjunta das polícias

A operação teve início após a Polícia Civil receber a denúncia de estupro e identificar um possível autor. Diante da gravidade do crime, foi deflagrada uma força-tarefa conjunta, que realizou buscas ininterruptas por mais de 24 horas.
16
Homem é preso ao receber uma encomenda com drogas sintéticas em Rondônia

Homem é preso ao receber uma encomenda com drogas sintéticas em Rondônia

A ação foi realizada pela Polícia Civil de Rondônia, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc) de Porto Velho, em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Regional de Ariquemes e apoio da Receita Federal.
12
Mulher é presa por tráfico de drogas em ação da Polícia Civil no Bairro Planalto

Mulher é presa por tráfico de drogas em ação da Polícia Civil no Bairro Planalto

Segundo a polícia, T.S.S. já era alvo de investigação por suposta venda de entorpecentes, como crack e cocaína.
14
Motociclista sofre escoriações leves após colisão com caminhonete na BR-364

Motociclista sofre escoriações leves após colisão com caminhonete na BR-364

O motociclista, que se dirigia ao trabalho em um supermercado, não conseguiu evitar a batida e caiu com o impacto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado tem trabalhado para que a atividade seja exercida com segurança, garantindo a proteção do plantel avícola.
L

DJ Calcinha: irreverência, talento e superação na cena musical do Norte

Em entrevista ao programa Talk News, artista revela trajetória de vida, desafios com o nome artístico e planos para o futuro, sem perder a autenticidade.
L

Renault Design Center Latam reforça protagonismo da marca na América Latina

Ampliação da estrutura permitirá maior capacidade de desenvolvimento de novos produtos e conceitos
L

Lucília Muniz detalha desafios da assistência social e compromisso com a comunidade

Secretária de assistência social de Porto Velho compartilha trajetória e ações sociais em entrevista ao programa Falaê PodCast.
L
OMS retirou homossexualidade da lista de doenças em 1990; decisão completa 35 anos neste 17 de maio

OMS retirou homossexualidade da lista de doenças em 1990; decisão completa 35 anos neste 17 de maio

Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é comemorado neste sábado
L
Preço do diesel cai 34,9% nas refinarias desde 2023, mas redução chega apenas a 3,18% nas bombas

Preço do diesel cai 34,9% nas refinarias desde 2023, mas redução chega apenas a 3,18% nas bombas

Índice oficial de inflação captura apenas 10% da queda desde 2023
L

Turista britânico fica preso por mais de 3 horas em buraco na areia de Copacabana

Homem cavou buraco profundo por diversão, acabou soterrado e mobilizou dezenas de pessoas no resgate; vídeo do caso viralizou nas redes
L
Após visita técnica, MP alerta para a necessidade de melhorias nas instalações do prédio do IML em Porto Velho

Após visita técnica, MP alerta para a necessidade de melhorias nas instalações do prédio do IML em Porto Velho

A visita foi coordenada pelo Promotor de Justiça de Segurança Pública, Dandy de Jesus Leite Borges, que esteve no órgão acompanhado de funcionários do local.
L

Idoso é agredido e tem bens roubados durante assalto violento

Criminosos armados puxaram o homem de 65 anos de dentro do carro em plena luz do dia no bairro da Saúde; ação foi registrada em vídeo
12
Motociclista quase é esmagado por caminhão-pipa ao acessar BR-364

Motociclista quase é esmagado por caminhão-pipa ao acessar BR-364

A moto foi parcialmente atingida e ficou presa sob as rodas traseiras do caminhão.
14
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.