SÁBADO, 26/07/2025

Ata do Copom reforça possibilidade de subir taxa de juros

BC avalia se manter Selic pode assegurar convergência da inflação.

Publicado em 

Ata do Copom reforça possibilidade de subir taxa de juros - News Rondônia

Por Andreia Verdélio

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reforçou a possibilidade de subir a taxa Selic, juros básicos da economia, caso o processo de desinflação não transcorra como esperado. A instituição diz que “segue vigilante”, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação.

Ata do Copom reforça possibilidade de subir taxa de juros - News Rondônia
Imagem Marcello Casal Jr

“O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação, como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que mostrou deterioração adicional, especialmente em prazos mais longos”, diz a ata da última reunião do Copom, divulgada nesta terça-feira (28).

O encontro ocorreu na semana passada e, na ocasião, o colegiado manteve a Selic em 13,75% pela quinta vez consecutiva. A taxa está em 13,75% desde agosto do ano passado, mais alto nível desde janeiro de 2017, quando também estava neste patamar.

Anteriormente, o Copom tinha elevado a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, energia e combustíveis. A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle e, mais uma vez, o comitê disse que não hesitará em retomar o ciclo de aperto monetário.

Por outro lado, a Selic em alta leva à desaceleração da economia e redução dos investimentos e, por isso, a decisão do BC vem sendo criticada pelo governo federal.

Política fiscal

A ata do Copom menciona incertezas em relação ao futuro arcabouço fiscal em elaboração pelo Ministério da Fazenda, mas elogia a recente reoneração parcial da gasolina e do etanol. “O comitê avalia que o compromisso com a execução do pacote fiscal demonstrado pelo Ministério da Fazenda, e já identificado nas estatísticas fiscais e na reoneração dos combustíveis, atenua os estímulos fiscais sobre a demanda, reduzindo o risco de alta sobre a inflação no curto prazo”, diz o documento.

O BC ressalta que não há relação mecânica entre a convergência de inflação e a apresentação do arcabouço fiscal, pois a primeira reage às expectativas de inflação, às projeções da dívida pública e aos preços de ativos. Ainda assim, segundo o Copom, a harmonia entre política monetária e fiscal reduz distorções do mercado, diminui a incerteza, facilita o processo de desinflação e fomenta o pleno emprego ao longo do tempo.

“O comitê destaca que a materialização de um cenário com um arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos”, diz o documento. “Nesse aspecto, o comitê reforça a importância de que a concessão de crédito, público e privado, se mantenha com taxas competitivas e sensíveis à taxa básica de juros”, completa.

Para o órgão, o cenário básico para a inflação envolve fatores de risco em ambas as direções. Entre os riscos de alta, além da elevada incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e seus impactos sobre a dívida pública, está uma maior persistência das pressões inflacionárias globais e uma desancoragem maior, ou mais duradoura, das expectativas de inflação para prazos mais longos.

Entre os riscos de baixa, o Copom destaca uma queda adicional dos preços das commodities (produtos primários) internacionais em moeda local, uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada e uma desaceleração na concessão doméstica de crédito maior do que seria compatível com o atual estágio do ciclo de política monetária.

Cenário econômico

O Copom informou que o ambiente internacional se deteriorou desde a última reunião do órgão, em fevereiro, com bancos nos Estados Unidos e na Europa em problemas e com a inflação persistente na maioria dos países. “A política monetária nas economias centrais segue avançando em trajetória contracionista. O ambiente externo segue marcado pela perspectiva de crescimento global abaixo do potencial”, diz a ata.

Na economia doméstica, a desaceleração econômica continua, como esperado, e a expectativa de inflação se mantém acima do teto da meta. Também se observa um aperto adicional nas condições para concessão de crédito em algumas modalidades.

“Após um período de forte recuperação nos dois últimos anos, iniciou-se um processo de desaceleração do crescimento no setor de bens duráveis, que havia sido particularmente impulsionado na pandemia, e que é mais sensível à política de juros. A desaceleração se espalhou para o setor de bens não duráveis e, posteriormente, para o setor de serviços, ainda que de forma mais branda. O Copom segue avaliando que a desaceleração econômica em curso é necessária para garantir a convergência da inflação para suas metas, particularmente após período prolongado de inflação acima das metas”, diz a ata.

Projeções

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

As projeções de inflação do Copom são de 5,8% para 2023 e 3,6% para 2024. As projeções para a inflação de preços administrados são de 10,2% para 2023 e 5,3% para 2024. No horizonte de seis trimestres à frente, referente ao terceiro trimestre de 2024, a projeção de inflação acumulada em 12 meses situa-se em 3,8%.

O Copom ainda adotou uma hipótese de bandeira tarifária “amarela” em dezembro de 2023 e 2024, além de taxa de câmbio partindo de R$ 5,25 e preço do petróleo seguindo a curva de alta pelos próximos seis meses e aumentando 2% ao ano posteriormente.

A projeção do BC para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista – 3%, mas ainda dentro do intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual.

O comitê avalia que a dinâmica da desinflação segue em dois estágios distintos, o primeiro, já encerrado, com velocidade de desinflação maior e o segundo, com menor velocidade. “Tal processo demanda serenidade e paciência na condução da política monetária para garantir a convergência da inflação para suas metas”, argumentou o BC.

Segundo o Copom, adicionalmente, o comportamento das expectativas é um aspecto fundamental do processo inflacionário, pois afeta a definição de preços e salários presentes e futuros. “À medida que se projeta inflação mais alta à frente, empresas e trabalhadores passam a incorporar tal inflação futura em seus reajustes de preços e salários. Assim, há maior elevação de preços no período corrente, e o processo inflacionário é alimentado por essas expectativas.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (26/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (26/7) para seu signo

Descubra o que os astros reservam neste sábado (26/7/2025). O horóscopo do dia destaca energias propícias para o amor, carreira, finanças e bem-estar.
L
"A Melhor Mãe do Mundo": filme de Anna Muylaert aborda violência e resistência

“A Melhor Mãe do Mundo”: filme de Anna Muylaert aborda violência e resistência

Nova obra estrelada por Shirley Cruz e Seu Jorge será exibida no Festival de Bonito, retratando a jornada de uma mulher preta em fuga de um relacionamento abusivo.
L
Marcos do Val viaja aos EUA e contraria ordem de bloqueio do STF

Marcos do Val viaja aos EUA e contraria ordem de bloqueio do STF

Passaporte diplomático, que deveria ter sido apreendido, foi usado pelo senador Marcos do Val para embarcar para os Estados Unidos, apesar da determinação do Supremo.
L
Lula busca diálogo com Trump sobre taxação e defesa de Bolsonaro

Lula busca diálogo com Trump sobre taxação e defesa de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convida Donald Trump para conversar, buscando esclarecer a situação política no Brasil e negociar a taxação imposta pelos EUA, que afeta as exportações brasileiras.
L
Rondônia sobe para segundo lugar entre os estados que mais devem crescer o PIB em 2025

Rondônia sobe para segundo lugar entre os estados que mais devem crescer o PIB em 2025

Projeção aponta avanço de 5,5% no Produto Interno Bruto de Rondônia em 2025, reforçando geração de empregos, exportações e capacitação profissional.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de falecimento: Wandineide Paula do Nascimento Oliveira

Com 54 anos, Wandineide parte deixando saudades, exemplo de vida e uma trajetória marcada por amor, simplicidade e dedicação à família.
L

Cine Araújo em Porto Velho exibe Quarteto Fantástico, Superman, Smurfs e mais estreias neste fim de semana

Sessões com filmes como Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Superman (2025) e Smurfs estão em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho, com programação atualizada até 01 de agosto
L

Unidos pela fé e pelo ativismo, Txai Suruí e Thiago Guarani se casaram em São Paulo em uma cerimônia íntima, com rituais tradicionais dos povos indígenas

Casados, os noivos receberam os conselhos e votos de responsabilidade, além do compromisso de ambos em proteger o planeta.
L

Sexta com sabor: promoção rende kit de biscoitos Rancheiro para participante sorteada

Veja quem levou o presente da semana.
L

Cinema liberado: já temos vencedora da promoção da semana do Cine Araújo

Confira quem levou os ingressos desta semana!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

POLÍTICA

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Dr. Fernando Máximo celebra Dia da Agricultura Familiar com R$ 15 milhões em investimentos para Rondônia

Em data simbólica, Dr. Fernando Máximo reforça apoio ao setor e destaca recursos para equipamentos modernos, regularização fundiária e transporte de insumos em Rondônia.
L
Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Lula anuncia R$ 4,67 bilhões para urbanização de favelas pelo Novo PAC Seleções 2025

Programa beneficiará 49 territórios em 32 municípios de 12 estados, com foco em habitação, infraestrutura e trabalho social.
L
Projeto de bloqueteamento no Bumbódromo avança após indicação da deputada Dra. Taíssa Sousa em Guajará-Mirim

Projeto de bloqueteamento no Bumbódromo avança após indicação da deputada Dra. Taíssa Sousa em Guajará-Mirim

Parceria entre deputada Dra. Taíssa Sousa, Governo de RO e SEOSP garante início das obras no Bumbódromo, fortalecendo o Festival Duelo na Fronteira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Professor é esfaqueado pela esposa durante discussão em residência na zona Leste de Porto Velho

Professor é esfaqueado pela esposa durante discussão em residência na zona Leste de Porto Velho

m meio à discussão, a mulher se apossou de uma faca e atacou o marido, que tentou se defender, mas acabou sendo atingido com um golpe no punho esquerdo.
12
Acidente deixa motociclista fica gravemente ferido em Porto Velho

Acidente deixa motociclista fica gravemente ferido em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na rua Tancredo Neves deixa motociclista em estado grave neste sábado (26).
16
Foragido do Acre é preso depois de cortar tornozeleira em Porto Velho

Foragido do Acre é preso depois de cortar tornozeleira em Porto Velho

Na pesquisa, o suspeito ainda passou nome falso, mas depois confessou que estava foragido do Acre, e veio para Rondônia com medo de morrer, pois estava sendo ameaçado de morte e cortou a tornozeleira eletrônica.
10
Vulgo “Disciplina” é preso com drogas após perseguição

Vulgo “Disciplina” é preso com drogas após perseguição em Porto Velho

Durante o acompanhamento, a guarnição conseguiu fazer a abordagem ao suspeito próximo de uma escola. Na revista pessoal foi encontrado dinheiro, porções de maconha e cocaína.
14
jovem-gravida-e-presa-depois-de-esfaquear-o-marido-durante-briga-no-cristal-da-calama

Jovem grávida é presa depois de esfaquear o marido durante briga no Cristal da Calama

A jovem que está gestante de dois meses e tem um filho de pouco mais de um ano, contou que teve uma briga com o marido, e para não ser agredida, pegou uma faca como defesa.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inflação: prévia de julho é de 0,33% pressionada pela conta de luz

Inflação: prévia de julho é de 0,33% pressionada pela conta de luz

Apesar da queda nos preços dos alimentos, o IPCA-15 acelera devido à bandeira vermelha da energia elétrica e reajustes de tarifas.
L
EUA queimarão milhões de contraceptivos; ONG condena "desperdício"

EUA queimarão milhões de contraceptivos; ONG condena “desperdício”

A administração Trump decidiu incinerar US$ 9,7 milhões em produtos do programa Usaids, gerando críticas da Médicos Sem Fronteiras.
L
Dinheiro de brasileiros no exterior chega a US$ 654,5 bilhões em 2024

Dinheiro de brasileiros no exterior chega a US$ 654,5 bilhões em 2024

Declaração de capitais brasileiros no exterior é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que possuem mais de US$ 1 milhão.
L
Tesouro Direto tem vendas recorde para junho, impulsionado por juros altos

Tesouro Direto tem vendas recorde para junho, impulsionado por juros altos

Volume comercializado em títulos públicos atinge R$ 5,77 bilhões, com investidores buscando rentabilidade atrelada à Selic e inflação.
L
Governo de Rondônia entrega kits profissionais e certificados a 38 alunos do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de Rondônia entrega kits profissionais e certificados a 38 alunos do programa Vencer em Ji-Paraná

Além dos kits de trabalho, concluintes dos cursos de Mecânico, Mestre de Obras e Maquiador receberam certificação; inscrições para nova etapa seguem até 31 de julho.
L

Priscila Franco fala sobre independência feminina e empreendedorismo no Giro News

No Giro News, a empresária e consultora de imagem Priscila Franco compartilhou sua história de superação e incentivou mulheres a conquistarem sua independência por meio do empreendedorismo
L
Ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e PcD no Porto Velho Shopping encerra sábado

Ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e PcD no Porto Velho Shopping encerra sábado

Mais de 300 pessoas já foram atendidas na ação da Semtran, que entrega na hora a credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.
L

Odaísa Fernandes relembra trajetória política e recebe homenagens no Enfoco Podcast

A ex-vice-governadora de Rondônia emocionou o público ao compartilhar sua história de superação e carreira política, com participações especiais da família e ex-colegas de parlamento
L
O réu foi julgado pela "Chacina de Itabirito" no 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Homem é condenado a mais de 125 anos de prisão por crimes em Itabirito-MG

“Chacina de Itabirito” ocorreu em 2020 e julgamento foi desaforado para BH
10

Enem 2025: Rondônia contabiliza mais de 46 mil inscritos

Nesta edição, 83,37% dos 21.927 concluintes do ensino médio da rede pública de Rondônia confirmaram a participação. Exame registrou 4,8 milhões de inscritos no país, um aumento de mais de 38% em relação a 2022
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.