SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

Mulheres são maioria das vítimas de islamofobia no Brasil

Nesta segunda-feira, é celebrado o Dia Mundial da Mulher Muçulmana.

Publicado em 

Por Letycia Bond

Hoje (27) é celebrado o Dia Mundial da Mulher Muçulmana. Neste ano, a data coincide com o Ramadã, mês que obedece ao calendário lunar. No período, a comunidade islâmica faz jejum diariamente. A prática é considerada um dos cinco pilares do islã. Os demais são a Shahada, uma afirmação que se repete a cada oração; as orações, feitas cinco vezes por dia; o Zakat, que consiste em uma doação; e o Hajj, peregrinação a Meca, que deve ser feita pelo menos uma vez na vida, por quem tem condições financeiras.


Imagem Reuters/Willy Kurniawan 

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país, apenas 35 mil pessoas declararam ser muçulmanas, quantidade bastante inferior ao número de católicos apostólicos romanos (123 milhões), evangélicos (42 milhões), outras religiões cristãs (1,4 milhão) e testemunhas de Jeová (1,3 milhão). Em todo o mundo, há, pelo menos, em torno de 2 bilhões de muçulmanos.

Independentemente de os muçulmanos estarem em um país no qual, em relação à quantidade, são minoria ou maioria, a islamofobia os acompanha. Por esse motivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou evento para marcar, no início deste mês, pela primeira vez, o Dia Internacional contra a Islamofobia. Quando se trata de mulheres que seguem o Alcorão, as reações contra muçulmanos são ainda piores.

Uma das tradições básicas e que mais causam estranhamento é o uso do lenço, que pode reforçar, entre quem não busca entender a religião, o estereótipo de que toda mulher muçulmana sofre forte repressão. A professora e antropóloga Francirosy Campos Barbosa comenta que há uma contradição em certas perspectivas em torno das muçulmanas, como o fato de que outras mulheres se consideram completamente livres de opressão, na comparação com elas, o que não é verdade. Ela completa 25 anos de pesquisa sobre o tema, também este mês.

Francirosy foi a responsável por coordenar os estudos que resultaram no Primeiro Relatório de Islamofobia no Brasil e foram desenvolvidos ao longo de uma década, aproximadamente. A obra foi disponibilizada no formato de e-book gratuito, pela editora Ambigrama.

"O que acontece com os ocidentais? Só conseguem olhar pra quem não é da sua cultura. Então, quando você vê uma muçulmana vestida, liga uma chavinha na cabeça das pessoa, que diz, bom, se você está vestida desse jeito, só pode ser oprimida, só pode apanhar do marido, só pode estar em sofrimento. Então, preciso salvá-la. Essa é uma ideia imediata, porque o Ocidente construiu a ideia de liberdade a partir da ideia de você estar vestido como você quer, você estar nu, queimar sutiã", diz.

"Você tem toda uma retórica que foi construída de forma positiva, em alguns pontos, mas que acaba anulando outros grupos sociais. Não é a vestimenta, eu tenho repetido isso há muito tempo, que vai definir se a pessoa tem mais ou menos liberdade, se está mais ou menos protegida", completa a docente, que coordena o Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos (Gracias), da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

"Eu posso ter uma mulher muçulmana, toda coberta e que sofre agressões, eu posso estar de biquíni e sofrer agressões. O que perpassa aí não é a questão da religião, porque as pessoas gostam muito de atrelar a violência contra a mulher à religião islâmica", acrescenta a professora, que, em seu perfil do Twitter, explica as diferenças entre burca, niqab, hijab e xador.

Com respostas de 653 pessoas muçulmanas, o estudo do Gracias mostra que a maioria das vítimas de islamofobia é do gênero feminino (68%). Embora também sofram intolerância e discriminação, os homens relatam mais casos de resistência quanto a se reconhecerem como os agentes que promovem tal preconceito. As mulheres, por sua vez, descrevem mais situações de agressões físicas, sexualização, perda de oportunidades e sofrimento psíquico que deriva das hostilidades.

Algo que atinge homens e mulheres, quase indistintamente, são as agressões verbais. No total, 82% dos homens e 92% das mulheres já foram vítimas desse tipo de violência, sendo a rua o principal local onde os casos aconteceram: 54,5% quando os agredidos eram homens e 72% entre as mulheres. O fato de a rua concentrar tantos episódios pode indicar que os agressores se sentiram à vontade para cometer a violência.

Os ambientes de trabalho e estudo também são aparecem no levantamento. Quase metade dos homens (46,4%) contou ter sofrido violências no trabalho e 42,7% na escola ou universidade. Já os percentuais das mulheres são, respectivamente, de 39,9% e 31,8%.

Reação ao preconceito

A policial civil Haudrey Aparecida Ferragonio, que adotou o nome islâmico Yasmine, diz que, logo que começou a usar hijab, colegas de trabalho viram fotos suas com o acessório, postadas nas redes sociais. De cara, fizeram brincadeiras, que ela deixou de lado.

Ela é a única muçulmana de sua família, que segue a linha católica. Já foi evangélica e se interessou pelo islamismo quando pesquisou mais a fundo a relação entre as mulheres da religião e violência de gênero. "Via bastante esses enganos, a questão de terrorismo, maus-tratos com mulheres", comenta.

Para Haudrey, é preciso que as vítimas de preconceito ergam a cabeça e deixem claro que não aceitam ofensas. "As pessoas mais próximas, que trabalham comigo, sabem da minha religião, mas isso nunca foi tema de discussão. até porque eu não dou espaço para discussão. Eu não permito brincadeiras. Não digo que as vítimas são culpadas, não é isso, mas acho que, para não ser vítima, você tem que pegar força de algum lugar e se impor", declara ela, que também valoriza a imprensa como um dos principais aliados contra equívocos que existem em torno do tema.

Outro aspecto suscitado pela policial é a formalização de denúncias de islamofobia. Como exemplo, ela destaca a Associação Nacional de Juristas Islâmicos, que oferece, atualmente, um canal com essa finalidade, que pode ser acessado por meio do perfil que mantém no Instagram.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 100 mil cartas do Papai Noel dos Correios já foram adotadas no país

Mais de 100 mil cartas do Papai Noel dos Correios já foram adotadas no país

Campanha, que completa 36 anos, mobiliza voluntários e beneficia crianças em situação de vulnerabilidade.
L

Rondôncap: o sorteio deste domingo já foi realizado e premiou dezenas de rondonienses que ajudaram as APAES

A edição de hoje distribuiu 100 mil reais em prêmios e trouxe muita emoção para quem ajudou a FEAPAES e acreditou na sorte. Cada número anunciado aumentava a expectativa de quem estava na torcida por um prêmio.
L

Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro

Salários são a partir de R$ 2.676,24
L

Bolsonaro cita paranoia em audiência de custódia; prisão é mantida

Ex-presidente disse que não tinha intenção de fugir
L

Natal Porto Velho Luz é inaugurado e encanta moradores na abertura oficial da programação

Abertura do Natal Porto Velho Luz reuniu moradores e marcou o início da programação especial com luzes, atrações culturais e decoração temática na capital.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes e Dino votam para manter prisão de Bolsonaro, aguardando Cármen Lúcia e Zanin

Moraes e Dino votam para manter prisão de Bolsonaro, aguardando Cármen Lúcia e Zanin

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa a manutenção da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está detido na Polícia Federal em Brasília desde o último sábado (22). O julgamento, realizado em painel virtual na Primeira Turma, começou às 8h desta segunda-feira (24).
L

Kicks 2026 confirma a nova fase da Nissan em desempenho e conectividade

Nova geração chega com motor turbo, câmbio DCT e mais recursos de assistência à condução
L

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber 16 visitas

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber 16 visitas

Ex-presidente pede autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para receber 16 pessoas; especialistas questionam tratamento diferenciado.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Críticas à COP 30, avanços locais e tensões políticas em RO

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à COP 30, avanços locais e tensões políticas em RO

Evento global em Belém enfrenta duras críticas enquanto Rondônia vive inaugurações, debates eleitorais e entregas de programas sociais.
L

Erika Hilton acusa Nikolas Ferreira de usar celular perto de Bolsonaro

Em prisão domiciliar, o presidente estava proibido de usar rede social
L

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido da Justiça é preso após assaltar motociclista em Porto Velho

Foragido da Justiça é preso após assaltar motociclista em Porto Velho

Jânio S. C. D., de 42 anos, foi capturado na noite de domingo (23) no bairro Jardim Santana. A Polícia Militar o localizou através do rastreamento de um iPhone 15 roubado de uma vítima que buscava abrigo da chuva.
10
Mãe é agredida por bandido na frente das filhas durante assalto em Porto Velho

Mãe é agredida por bandido na frente das filhas durante assalto em Porto Velho

Quatro criminosos invadiram uma residência no bairro Jardim Santana na madrugada de segunda-feira (24). A vítima, de 41 anos, sofreu agressão no rosto e os suspeitos fugiram levando eletrônicos e documentos.
16
VÍDEO: Assaltante em série ataca três postos de combustíveis em Porto Velho

VÍDEO: Assaltante em série ataca três postos de combustíveis em Porto Velho

O bandido armado agiu em série em três unidades na madrugada de segunda-feira (24). O assaltante, já identificado por uma vítima como “Bosco”, é procurado pela Polícia Civil.
12
Dupla é interceptada por alunos do curso de Motociclista Policial na zona Leste de Porto Velho

Dupla é interceptada por alunos do curso de Motociclista Policial na zona Leste de Porto Velho

Foragido da Justiça foi preso após abordagem na rua Esplendor.
14
PMRO esclarece ações na reintegração de posse em Machadinho D’Oeste

PMRO esclarece ações na reintegração de posse em Machadinho D’Oeste

Operação mobilizou 82 policiais e cumpriu decisões judiciais em quatro propriedades.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: JOSÉ CAEIRO LOPES

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Sicredi conquista novamente o Selo de Prevenção a Fraudes

Sicredi conquista novamente o Selo de Prevenção a Fraudes

Instituição financeira cooperativa recebe certificação pelo 2º ano seguido.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LAVON LAVANDERIAS LTDA

Licença Ambiental de Operação
L
Librelato marca presença na Expo Transporte ANPACT 2025 e avança na internacionalização

Librelato marca presença na Expo Transporte ANPACT 2025 e avança na internacionalização

Implementadora brasileira participou da principal feira de transporte da América Latina
L

Paredão formado no Rondônia Reality Show 2025: a votação já está aberta

A formação de mais um paredão agitou a casa e agora cabe ao público decidir quem será eliminado na próxima terça-feira. Três participantes estão na berlinda e dependem do seu voto para continuar no jogo.
L

PM prende criminoso que agrediu a irmã por causa de celular

O criminoso Pedro H. A. foi preso pela equipe do sargento Machado no Bairro Ulisses Guimarães, em Porto Velho, após agredir a irmã, sob efeito de drogas, por ela ter pedido o celular de volta.
16

Brasil goleia Irã na estreia da Copa do Mundo de futsal feminino

Número 1 do mundo, seleção encara Itália na quarta-feira, às 9h30
L
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

TRÁGICO: Trabalhador morre depois de passar mal em porão de balsa em Porto Velho

Ele morreu no Hospital João Paulo II, após passar mal no porão, que também afetou outros dois colegas.
18

Sobre o Cometa 3I/ATLAS: Uma Meditação Astronômica e Alquímica

Um retrato contundente da violência xenofóbica que sustenta relações de poder desiguais e destrói, com crueldade, a dignidade de povos marginalizados pelo domínio hegemônico global.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.