Por Wanglézio Braga
O Rio Acre transbordou em Rio Branco na noite desta quinta-feira (23). Na medição feita pela Defesa Civil da capital dos acreanos, às 23hs (horário local), foi confirmada que o principal manancial havia ultrapassado a cota de transbordo com 14m65cm.
A prefeitura da cidade informou que mais de 300 famílias foram retiradas dos pontos de alagamento.
Quatro abrigos foram montados para receber os atingidos. Já o governo do Acre disse que 600 famílias dos municípios do baixo Acre foram afetadas e que a Defesa Civil estadual recebeu grande volume de pedidos de ajuda ao longo do dia.
O prefeito Tião Bocalom (PP) vai cumprir hoje (24), em Manaus, uma audiência com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin para que recursos sejam liberados imediatamente.
foto: Jaime Pequeno
“Fora isso, o prefeito colocará R$ 5 milhões de reais em recursos próprios da prefeitura para o que for necessário”, informou a assessoria.
foto: Jaime Pequeno
Parte do Acre recebeu desde a noite de quarta-feira (22) um grande volume de chuva. Só na capital, em 12 horas, choveu o acumulado de 173,6mm. O volume foi considerado o mais intenso dos últimos 60 anos.
As chuvas provocaram cinco pontos de bloqueios para tráfego ao longo da BR-364 que corta parte do estado. Na noite de ontem, o mais impressionante foi o transbordamento do Igarapé Quinauá, na divisa das cidades de Senador Guiomard e Rio Branco. A estrada foi apartada. Isso provocou o uso de desvio para quem chega ou sai de Rio Branco.
Outro ponto bloqueado da estrada foi no acesso ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. Os igarapés da região, principalmente o Batista, passaram pela lâmina do asfalto. Após a zona urbana da cidade do Bujari as autoridades registraram outro ponto bloqueado.
Enquanto isso, nos bairros da zona urbana de Rio Branco, mais de 10 bairros foram atingidos com as águas do Igarapé São Francisco. Pontos mais críticos nos bairros Vila Ivonete, Raimundo Melo, Bairro da Paz, Procon, Tropical, Adalberto Sena, São Francisco, Baixa da Colina, Placas e Edson Cadaxo.
Segundo a meteorologia, as chuvas diminuem nesta sexta-feira, mas, ainda, podem ser fortes em alguns momentos. No sábado, se ocorrerem, serão passageiras e pontuais, mas voltam a ser intensas no domingo e na segunda-feira próximos, em Rio Branco e nos demais municípios do leste e do sul do Acre.