Por MPRO
O Ministério Público de Rondônia realizou na última quinta-feira (23/3), no auditório do edifício-sede em Porto Velho, a palestra "MPRO TALKS – Atuação Feminina", que tratou sobre a representatividade feminina no estado e evidenciou as formas de abuso sexual sofrido por meninas e mulheres nos mais variados meios sociais.
Foto – MPRO
A psicóloga e ativista social do coletivo Filhas do Boto Anne Cleyane e a defensora do meio ambiente e dos povos indígenas, doutoranda em geografia pela UNIR, Neidinha Bandeira abordaram o tema de forma sensível, através de suas vivências, mostrando como identificar e combater o abuso sexual, ocorrido na maioria das vezes dentro do espaço familiar.
As palestrantes ressaltaram a importância de políticas públicas no combate ao abuso sexual e o quanto toda a sociedade deve estar atenta para identificar e impedir que esses abusos aconteçam. Anne Claeyane e Neidinha Bandeira demonstraram ainda de que forma as vítimas podem ressignificar suas vivências, transformando suas dores em luta.
Mediando o debate, a Ouvidora-Geral do MPRO, Promotora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, ressaltou a importância de pessoas próximas às vítimas de abuso acolherem essas meninas e mulheres, através de uma escuta livre de preconceito. "Muitas vezes, a vítima não quer denunciar, não está buscando punir o agressor, ela só precisa naquele momento ser ouvida e todos podem oferecer apoio", disse.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio modelo de ensino integral Lydia Johnson participaram da conversa e puderam conhecer e entender mais sobre o tema, bem como tirar dúvidas referentes ao assunto.
Também participaram do evento as Promotoras de Justiça Flavia Barbosa Shimizu Mazzini, Tâmera Padoin Marques Marin e Tânia Garcia Santiago, que possuem atribuições na Curadoria de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (ESMPRO), a palestra encerrou a programação especial do mês da mulher na instituição. Neste mês de março, o MPRO exibiu a trajetória de mulheres inspiradoras por meio de exposição fotográfica e palestras, como forma de partilha e empoderamento, além do lançamento da cartilha contra assédio sexual envolvendo meninas e mulheres, já anteriormente aprovada no âmbito da administração superior do MPRO.