Por Renata Camurça
O Dia Mundial da água é comemorado anualmente no dia 22 de março. A data foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro; na ocasião, o evento ficou conhecido como Rio-92.
Neste mesmo dia, visando gerar discussão do assunto e reflexão sobre a escassez de água em vários lugares do Planeta, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da água, que apresenta entre as principais normas:
A água faz parte do patrimônio do planeta;
A água é a seiva do nosso planeta;
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
A utilização da água implica respeito à lei;
A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
A data foi criada com objetivo de conscientizar a população sobre o uso racional da água. O Dia Mundial da Água chama atenção para a importância desse recurso para a sobrevivência do ecossistema e da vida (humana, animais e plantas).
A água faz parte do nosso dia-a-dia e segundo a ONU, a cada 20 anos, o consumo mundial de água duplica, fator que pode gerar uma enorme crise de abastecimento que atingirá cerca de 2,8 bilhões de pessoas, a partir de 2025.
É essencial conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e pequenas medidas podem gerar grande impacto positivo a longo prazo. Confira algumas dicas para você adotar na sua rotina:
1. Reduza o tempo de banho;
2. Mantenha torneiras fechadas quando estiver escovando os dentes ou cozinhando;
3. Reaproveite a água da máquina de lavar na limpeza de casa;
4. Não lave calçadas com mangueira;
5. Não atirar lixos em rios, mares e oceanos.