SEGUNDA-FEIRA, 21/07/2025

Violência policial é expressão do racismo em diversas partes do mundo

Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial.

Publicado em 

Violência policial é expressão do racismo em diversas partes do mundo - News Rondônia

Por Daniel Mello

A polícia abriu fogo e matou 69 pessoas em Sharpeville, na África do Sul. Foi no dia 21 de abril de 1969, em uma passeata contra as leis que limitavam os direitos de ir e vir das pessoas negras durante o regime segregacionista do apartheid.

Violência policial é expressão do racismo em diversas partes do mundo - News Rondônia
Imagem Fernando Frazão

Dez anos mais tarde, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data como Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial. Mas, em 2023, as mortes causadas pela polícia ainda são uma das formas mais violentas do racismo em diversas partes do mundo.

No estado de São Paulo, as polícias mataram mais de uma pessoa por dia ao longo de 2022, totalizando 414 casos, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública. Dessas, 62,5% foram identificadas como pessoas negras. Em janeiro deste ano, foram 37 mortes classificadas como “intervenção policial”.

“Historicamente, há uma consolidação de uma certa permissividade do abuso das polícias pelo Poder Público”, explica o pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Dennis Pacheco. Para ele, um dos elementos que não desautoriza a violência das polícias, que se reflete no alto número de mortes, é a falta de condenações, mesmo em casos com fortes evidências de ilegalidade.

“É comum que os promotores arquivem denúncia de abuso por uso da força das polícias nos casos em que policiais matam pessoas. Independente do depoimento das testemunhas, do que se tem de provas construídas ao longo do inquérito, sejam as provas de balística, da cena do crime”, acrescenta.

Uma violência que, segundo o pesquisador, a partir do racismo que contamina toda a sociedade brasileira, acaba sendo direcionada às populações negras. “Está nessa forma de entender o negro como um possível ladrão, como um possível perpetrador de uma violência, que é algo que está muito mais disseminado na sociedade do que uma perspectiva que seja da polícia”, destaca.

Para a assessora de articulação política da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Juliana Borges, existe um fenômeno mundial de criminalização de populações. “Um avanço dessa ideia que o combate ao crime vai garantir bem-estar social. Quando é o contrário, bem-estar social vai ser garantido com mais direitos”, diz.

Vidas Negras Importam

Por isso que a morte, em maio de 2020, de um homem negro sufocado por policiais nos Estados Unidos encontrou, segundo Juliana, ecos em diversas partes do mundo. “A questão do George Floyd não impactou somente a gente aqui no Brasil. Se a gente for pensar naquele mesmo período, a gente teve manifestações contra a violência policial racial na França também”, exemplifica.

O caso desencadeou a criação do movimento Black Lives Matter – Vidas Negras Importam, com diversos protestos nos Estados Unidos, que acabaram chegando também em outros países que enfrentam problemática semelhante.

Na França, as manifestações relembraram o caso Adama Traoré, um jovem negro que morreu após ter sido preso em 2016. À época, o caso também provocou indignação e diversos protestos.

“Naquele mesmo período [da morte de Floyd], a gente também teve manifestações em alguns países africanos questionando a violência policial”, acrescenta Juliana, ao lembrar dos atos na Nigéria que tinham como alvo a brutalidade do Sars (esquadrão especial antirroubo). Segundo a organização não governamental (ONG) Anistia Internacional, em 20 de outubro de 2020, a polícia e o exército nigerianos mataram 12 pessoas que participavam dos protestos.

No Peru, a Anistia Internacional também acusa o Exército e Polícia Nacional de, em dezembro de 2022, usar força desproporcional para reprimir protestos em áreas com população predominantemente indígena. De acordo com a ONG, ao menos 11 pessoas foram mortas durante a repressão aos atos.

O elo em comum em relação às populações que sofrem com a violência policial é, segundo Juliana, pertencer a grupos discriminados e criminalizados por raça, origem ou etnia.

“Mesmo o racismo sendo modulado nessas sociedades, incidindo de forma diferente, operando de maneira diversa, o que a gente tem é que indivíduos negros ou que são racializados – nos Estados Unidos a gente pode avançar para a discussão da comunidade árabe e dos imigrantes latinos – são essas as populações consideradas perigosas e que precisam ser combatidas”, detalha.

Pressão e controle social

O enfrentamento do problema da violência policial deve ser feito, na visão da especialista, mudando a forma de atuação dessas corporações, trazendo o foco para prevenção e garantia de direitos.

“O mais importante é discutir o combate ao racismo institucional, como a gente faz para construir mecanismos de controle social, controle do uso da força, e formação desses policias que garantam maior segurança para a população e também desses policiais enquanto estão exercendo essa atividade”, diz.

Essas mudanças são possíveis, na avaliação de Dennis Pacheco, a partir da pressão de grupos da sociedade civil, especialmente os impactados por essa violência. “Pressão principalmente dos movimentos sociais. Dos acadêmicos e pesquisadores, como eu. [Pressão] que sempre existiu. As mães de pessoas assassinadas pela polícia sempre se posicionaram, buscaram ocupar os espaços decisórios para prevenir violências como aquelas as quais os filhos delas foram submetidos acontecessem novamente”, enfatiza.

Foi esse contexto que, segundo o pesquisador, ajudou a promover mudanças institucionais nas polícias de São Paulo, o que tem reduzido a letalidade policial, como as câmeras nos uniformes que vêm sendo implantadas nos últimos anos. “A implementação das câmeras faz parte de um conjunto de medidas políticas e administrativas que é muito maior da mera ferramenta tecnológica”, ressalta.

Câmeras e condições de trabalho

Em 2019, os policiais do estado de São Paulo mataram 867 pessoas. Em 2020, o número continuou em patamar semelhante – 815. Em 2021, no entanto, quando o programa de câmeras nas fardas entrou em funcionamento, houve uma redução, com 570 pessoas mortas por policiais. Os equipamentos que registram vídeo e áudio foram implementados, inicialmente, nos batalhões da Polícia Militar que registravam maior número de mortes.

Ouvidor das polícias de São Paulo, Claudio Aparecido da Silva acredita que é preciso também melhorar as condições de vida e trabalho dos policiais para reduzir a letalidade. “A gente está preocupado com essa questão da letalidade, mas a gente está preocupado com o que gera o efeito letalidade”, diz.

Segundo ele, os policiais sofrem, atualmente, com baixos salários, que fazem com que se submetam a jornadas exaustivas de trabalho, inclusive atuando em funções esporádicas como segurança. Silva afirma que não é possível saber quantos policiais se envolvem nesse tipo de atividade, por ser proibido por lei. Entre as mortes causadas por policiais no ano passado, 143 aconteceram quando os agentes estavam de folga do trabalho oficial.

Por isso, o ouvidor defende que, além de avançar no debate sobre violência, existe um olhar para as condições de trabalho dos agentes.

“O caminho é avançar na tecnologia, na problematização das mortes, no debate sobre como o Estado pode garantir a vida dos civis. Mas a gente também precisa avançar em outras questões que são de valorização da vida policial”, argumenta.

“Uma carga horária menor, um salário mais qualificado, uma política de atendimento à saúde mais decente”, enumera.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cantor Roberto Carlos fará apresentação no Acre

O governador Gladson Cameli confirmou a presença do rei. O titular da pasta acriana, também informou que o show ocorrerá no dia 28 de março de 2026 em comemoração ao dia do servidor público.
L
Prefeitura inicia canalização de trânsito em Porto Velho para reduzir acidentes e melhorar mobilidade

Prefeitura inicia canalização de trânsito em Porto Velho para reduzir acidentes e melhorar mobilidade

Sistema de canalização de trânsito Porto Velho começa pelo viaduto da Campos Sales, área com alto índice de colisões e congestionamentos.
L

Vacina universal contra câncer mostra resultados promissores em estudo nos EUA

Testes com camundongos revelam eficácia surpreendente da vacina de mRNA, segundo o oncologista Elias Sayour, da Universidade da Flórida.
L
Alckmin se reúne com Big Techs para discutir tarifaço de Trump

Alckmin se reúne com Big Techs para discutir tarifaço de Trump

Encontro no Palácio do Planalto abordou a iminente taxação de 50% sobre produtos brasileiros, com a presença de Meta, Google, Apple e Visa.
L
TCE deflagra megaoperação em 15 municípios para fiscalizar unidades de saúde em Rondônia

TCE deflagra megaoperação em 15 municípios para fiscalizar unidades de saúde em Rondônia

Fiscalizações permanentes do TCE-RO analisam atendimento, estrutura e fornecimento de medicamentos em cidades como Ariquemes, Buritis e Machadinho.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ressarcimento de aposentados começa nesta quinta (24), com adesão ao acordo aberta até novembro

Ressarcimento de aposentados começa nesta quinta (24), com adesão ao acordo aberta até novembro

Governo Federal já destinou R$ 3,3 bilhões para agilizar o ressarcimento de aposentados e pensionistas do INSS prejudicados por descontos indevidos.
L

Mostra de Danças de Matrizes Africanas celebra ancestralidade no Complexo Madeira-Mamoré

Evento liderado por Mestre Mailson e instrutora Karen promove valorização das raízes afro-brasileiras e reúne público em Porto Velho
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Ricardo Frota

Nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, às 16h, o programa Ponto & Contraponto traz uma entrevista especial com Ricardo Frota — advogado, jornalista, apresentador, analista político e vice‑presidente estadual do partido NOVO.
L

Giro News | Eduardo Ribeiro e Denise Campelo, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia

Nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, às 15h, o Giro News irá entrevistar Eduardo Ribeiro e Denise Campelo, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e integrantes da comissão organizadora da VII Mostra Cultural do TJRO. Eles vão destacar as atrações, a importância da iniciativa para a promoção da cultura jurídica e comunitária, além de convidar o público a prestigiar a programação especial.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Coronel Chrisóstomo participa de mobilização do PL em apoio a Bolsonaro e suspende recesso em Brasília

Deputado Coronel Chrisóstomo PL esteve com colegas no retorno às atividades na Câmara em defesa de Jair Bolsonaro e da liberdade de expressão.
L
Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Após solicitação da deputada Lebrinha, Linha 78 Sul é recuperada em São Miguel do Guaporé

Obra atendeu pedido da vereadora Celma, encaminhado por Lebrinha ao Governo do Estado, e melhora tráfego, transporte escolar e escoamento agrícola.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde e cobra reforço na segurança em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora entrega de leitos de UTI e nefrologia no hospital regional e defende mais policiamento para Guajará-Mirim.
L
Dra. Taíssa prestigia 40ª Cavalgada de Ariquemes ao lado da vereadora Rafaela do Batista

Dra. Taíssa prestigia 40ª Cavalgada de Ariquemes ao lado da vereadora Rafaela do Batista

Deputada Dra. Taíssa destaca força da cultura local durante a Cavalgada de Ariquemes, evento que abre oficialmente a Expoari 2025.
L

Conselho Municipal de Saúde de Jaru elege nova mesa diretora para o triênio 2025/2028

Conselho Municipal de Saúde de Jaru será presidido por Clovis Arraes Chaves Junior e terá representantes da sociedade civil e instituições públicas
L
Publicidade

POLÍCIA

Sargento do BPTAR e suspeito são baleados durante confronto na zona sul

Sargento do BPTAR e suspeito são baleados durante confronto na zona sul

Tiroteio aconteceu no bairro Nova Floresta quando policiais cumpriam mandado de prisão; ambos foram socorridos ao Hospital João Paulo II.
14
Motociclista corta pescoço em grave acidente com caminhonete na capital

Motociclista corta pescoço em grave acidente com caminhonete na capital

Colisão ocorreu na noite desta segunda-feira (21) na Avenida Raimundo Cantuária; vítima do acidente com motociclista Porto Velho foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de idoso é encontrado boiando nas águas do Rio Candeias

Corpo de idoso é encontrado boiando nas águas do Rio Candeias

De acordo com a perícia, a vítima não apresenta sinais de violência, e provavelmente morreu afogado neste último final de semana.
18
Colisão grave entre moto e carro é registrado no Bairro Industrial

Colisão grave entre moto e carro é registrado no Bairro Industrial

Acidente na Rua Benedito de Sousa Brito com Santa Rita deixa motociclista ferida após conversão indevida de carro.
16
PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

Uma Honda NXR 160 Bros com registro de furto/roubo foi encontrada no bairro Boa Esperança após denúncia anônima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo BMW Série 2 chega ao Brasil em versões com desempenho e tecnologia

Novo BMW Série 2 chega ao Brasil em versões com desempenho e tecnologia

Modelos esportivos desembarcam com soluções digitais e preço a partir de R$ 329.950,00.
L

RondoMotor: jornalismo automotivo com DNA rondoniense

Nosso foco está na região Norte do Brasil, mas também produzimos matérias de relevância nacional e global, sempre com um olhar voltado para quem vive a paixão por motores.
L
Lubrificantes fora do padrão causam prejuízos bilionários no Brasil

Lubrificantes fora do padrão causam prejuízos bilionários no Brasil

Escolha incorreta de óleo compromete desempenho, segurança e garantia do veículo.
L
Abipesca pede crédito emergencial para reduzir impacto de tarifa dos EUA

Abipesca pede crédito emergencial para reduzir impacto de tarifa dos EUA

Setor de pescado, que destina 70% das exportações aos EUA, estima R$ 300 milhões em produtos parados e alerta para risco de 20 mil demissões.
L
Toyota confirma produção do Yaris Cross no Brasil

Toyota confirma produção do Yaris Cross no Brasil

Modelo será lançado em outubro com produção nacional e tecnologia híbrida flex.
L
Dra. Taíssa destina R$ 500 mil para revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 500 mil para revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Emenda parlamentar de Dra. Taíssa reforça compromisso com o esporte e viabiliza retomada das obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim.
L

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento em novas linhas e ultrapassa dez estradas rurais atendidas

Patrolamento em estradas rurais contempla linhas 610 e 614; meta da prefeitura é melhorar 1.500 km da malha viária
L
Moraes abre apuração sobre Insider Trading antes de tarifaço de Trump

Moraes abre apuração sobre Insider Trading antes de tarifaço de Trump

Supremo investiga uso de informações privilegiadas em movimentações cambiais atípicas relacionadas à taxação dos EUA.
L
Alex Redano destaca importância da Agroshow 2025 e parceria com Elero para Rondônia

Alex Redano destaca importância da Agroshow 2025 e parceria com Elero para Rondônia

Presidente da Assembleia, Alex Redano reforça que a Agroshow 2025 é estratégica para o agronegócio e valoriza o papel da Elero na educação em Rondônia.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): M A SERVIÇOS NAUTICOS LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.