Por assessoria
Membros do Ministério Público de Rondônia que compõem o Grupo de Trabalho de Integridade da instituição se reuniram com integrantes da Controladoria Regional da União em Rondônia (CGU/RO), na última segunda-feira (20/3) em Porto Velho.
O encontro teve como objetivo a apresentação do Programa de Integridade da CGU, projeto que consiste em um conjunto estruturado de medidas institucionais para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades e de outros desvios éticos e de conduta.
Imagem Assessoria
Esta é a segunda reunião realizada pelo Grupo de Trabalho do MPRO, que compreende nesta etapa a interação com outras instituições, a fim de identificar as melhores práticas para elaboração e implantação do seu programa de integridade.
A reunião contou com a presença do Secretário-Geral do MPRO, Dandy de Jesus Leite Borges, da Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção, Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl, do Superintendente Adjunto da CGU/RO, João Mourão Mendes, bem como servidores do MP Rondoniense e da CGU/RO.
Na ocasião, o Superintendente Adjunto da CGU/RO apresentou o projeto da instituição, como se deu sua implementação e a gestão de riscos e monitoramento contínuo dos atributos do Programa de Integridade. João Mourão detalhou ainda, as etapas, ganhos e dificuldades da implementação do Programa, ressaltando a importância de ser realizado primeiro o levantamento e mapeamento dos processos, a identificação dos riscos internos para posteriormente dar início a política de integridade.
Programas de Integridade fazem parte de boas práticas de gestão institucional, direcionado ao fortalecimento dos valores institucionais, da ética, dos controles internos, da governança corporativa e ao combate à fraude e à corrupção.