Por Italo Luiz Fernandes
O Governo de Rondônia, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado participou do Dia Nacional do Ouvidor. O evento foi celebrado em 16 de março e teve como objetivo reconhecer a importância da figura do ouvidor, no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento da democracia.
Imagem Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia
O Dia Nacional do Ouvidor foi uma oportunidade para reconhecer a importância deste profissional e incentivar a sua atuação em diversas áreas, promovendo uma cultura de diálogo, participação e transparência.
A programação do evento abordou assuntos voltados aos ouvidores, que puderam prestigiar palestras como: Como vencer o preconceito; A importância dos canais de participação social e Os desafios emocionais nas atividades de ouvidoria.
O evento foi realizado pela Rede Estadual de Ouvidorias, Ouvidoria-Geral do Governo do Estado, com o apoio de outros órgãos como o Instituto Rui Barbosa, Tribunal de Contas – TCE, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Tribunal de Justiça – TJ, Ministério Público – MP, Tribunal Regional Eleitoral – TRE e Defensoria Pública do Estado – DPE.
De acordo com a ouvidora-geral e vice-presidente da Rede Estadual de Ouvidorias, Etelvina Rocha, o Dia Nacional do Ouvidor é um dia dedicado à valorização do profissional, que é responsável por colher as demandas da sociedade, dar resolutividade e assim melhorar a prestação do serviço público.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha fortaleceu a atuação dos ouvidores e reforçou o compromisso do governo em promover a transparência, a participação e o diálogo com os cidadãos, “Os ouvidores são importantes elos com a sociedade e são os responsáveis por dar voz aos cidadãos, além de promoverem a transparência nos atos do Estado,” ressaltou.
SOLIDARIEDADE
Evento solidário, além de prestigiar os profissionais de ouvidoria, contou com a doação de alimentos não perecíveis. Os participantes doaram cerca de 40kg de alimentos e todas as doações serão convertidas para instituições de caridade.
COMO ENTRAR EM CONTATO COM AS OUVIDORIAS?
O principal canal de comunicação com as ouvidorias é o sistema Fala.BR, que pode ser acessado pelo link: O sistema Fala.BR aceita diversos tipos de manifestações, entre elas: denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões. Outro ponto importante do sistema, é que ele garante ao usuário o anonimato, portanto, o mesmo pode realizar demandas sem se identificar.
O contato com a Ouvidoria Geral pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, pelos números 0800-647-7071, (69) 3216-1015 e (69) 3212-8050; e ainda pelos canais que funcionam 24 horas: o e-mail ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br e o portal Fala.BR – Rondônia.