Por Renata Camurça
No Brasil, o Dia do Artesão é comemorado no dia 19 de março. A data é uma justa homenagem a todos os profissionais que se dedicam com zelo e prazer ao artesanato, que possuem o dom de transformar com as mãos, matéria-prima em objetos decorativos, móveis, entre outros.
A escolha da data é uma consagração a São José, padroeiro da categoria. Segundo a igreja, Jesus Cristo aprendeu com o pai (José) o ofício de marceneiro, que naquela época exigia somente trabalhos manuais, considerado uma forma de artesanato.
Em 2015, foi sancionada a Lei 13.180 que regulamentou a profissão de artesão com as seguintes palavras: “A profissão de artesão presume o exercício de atividade predominantemente manual, que pode contar com o auxílio de ferramentas e outros equipamentos, desde que visem a assegurar qualidade, segurança e, quando couber, observância às normas oficiais aplicáveis ao produto.”
O artesanato é uma das atividades mais antiga realizada pelo homem, desde a pré-história e continua forte até hoje, sendo responsável por movimentar cerca de R$ 100 bilhões por ano no Brasil (cerca de 3% do Produto Interno Bruto – PIB), gerados por aproximadamente 8,5 milhões de artesões espalhados por todos os estados.
A palavra artesão significa indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais. Profissional que utiliza o poder da criação para trabalhar com qualquer produto elaborado com o labor das de suas mãos.
Extremamente original, o artesanato é considerado uma arte única, produzido sem qualquer processo industrial. É impossível fazer duas peças idênticas, seja ela em desenho, costura ou carpintaria.
O News Rondônia parabeniza todos os artesões que nos brindam com a sua arte!