SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

Síndrome do sono insuficiente pode levar a ansiedade e depressão

Dia Mundial alerta para prevenção e tratamento dos distúrbios.

Publicado em 

Por Daniella Almeida

O Dia Mundial do Sono, celebrado em 2023 nesta sexta-feira (17), tem como tema “O sono é essencial para saúde”. A primeira comemoração da data ocorreu em 2008 a fim de chamar a atenção para a conscientização e promoção da saúde do sono.


Imagem Marcello Casal Jr

Neste ano, o apelo global organizado pela Sociedade Mundial do Sono tem o objetivo de diminuir o peso que os problemas do sono provocam na sociedade, por meio da prevenção e do tratamento.

Neste dia, profissionais de diversas especialidades médicas de 70 países se organizaram para realizar atividades locais e nacionais que demonstrem que o sono é considerado pilar fundamental da saúde humana, tanto do corpo quanto da mente.

No Brasil, de 13 a 19 de março, profissionais de saúde estão participando de palestras, cursos e divulgação dentro de universidades. Já o público em geral tem à disposição informações online sobre a importância de dormir bem.

A Associação Brasileira do Sono (Absono), a Associação Brasileira da Medicina do Sono (ABMS) e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros) lançaram, em conjunto, a Cartilha da Semana do Sono – 2023 com explicações e dicas à sociedade.

A publicação mostra que é durante o sono que ocorrem as principais funções restauradoras, como reposição energética, hormonal, reconstituição de tecidos e sínteses de proteínas.

Distúrbios do sono

Existem mais de 100 distúrbios do sono. As três associações brasileiras associadas ao sono (Absono, ABMS e ABOS) afirmam que ter uma boa noite de sono vai contribuir para melhorar a qualidade de vida e pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares (arritmias e hipertensão arterial) e diabetes; manter o peso corporal saudável, evitando a obesidade; fortalecer o sistema imunológico; liberar hormônios; consolidar a memória, concentração e aprendizado; regular o humor, diminuir o risco de depressão e ansiedade; reduzir o estresse; diminuir o número de acidentes, como os de trabalho e de trânsito.

A fadiga causada pela privação do sono ou pelo sono de baixa qualidade pode sobrecarregar física, mental e emocionalmente, com alterações do humor. A psicóloga clínica comportamental e mestre em Medicina do Sono, Mônica Müller, explica a evolução dos quadros de má qualidade do sono, com quatro sintomas principais. “Na insônia inicial, a pessoa tem dificuldade para conciliar o sono. O segundo sintoma é a dificuldade de manutenção. O terceiro é a insônia terminal, com despertar precoce – o indivíduo acorda antes do horário desejado/programado e não consegue voltar a dormir. Por fim, o quarto sintoma é o sono não reparador, com queixas de fadiga, cansaço extremo, o que dificulta à pessoa funcionar [bem] durante o dia”.

Transtornos cognitivos

O sono de baixa qualidade pode dificultar a atenção, concentração, memória, o aprendizado, planejamento, a tomada de decisão, o raciocínio lógico, a imaginação, criatividade e capacidade de reter novas informações.

Com 23 anos de experiência no assunto, Mônica Müller tem percebido pacientes impactados pelo hábito nocivo da privação intencional do sono, provocado pelo acúmulo de tarefas. “São pessoas que trabalham até mais tarde, que utilizam a noite para fazer outras tarefas, que, muitas vezes, não conseguem se organizar durante o dia. Elas acabam se privando de sono, porque no dia seguinte precisam acordar cedo. Elas têm outros compromissos. Então, é preciso considerar que fadiga gera essa sobrecarga. E o sono de má qualidade, se é mantido durante muito tempo assim, vai repercutir negativamente no funcionamento tanto mental, quanto físico”.

Mônica detalha algumas consequências negativas dessa chamada síndrome do sono insuficiente. “São alterações do humor, em especial para pessoas que apresentam pré-disposição ou já têm transtornos psiquiátricos, sendo os carros-chefe a ansiedade e a depressão. Ela cita ainda o transtorno do humor bipolar, onde a privação de sono é extremamente danosa e pode desencadear episódios de mania. A fadiga e o cansaço extremo precisam ser evitados a todo custo.”

Transtornos respiratórios – ronco e apneia

Mônica também fez uma associação direta de prejuízos cognitivos aos transtornos respiratórios, principalmente a apneia do sono, que é a interrupção da respiração por dez segundos ou mais durante a noite. O distúrbio é considerado grave e perigoso, pelo risco de óbito. “Nessa parada respiratória, a pessoa não tem uma boa oxigenação do sangue. Como consequência da dessaturação do oxigênio, acaba sendo levado gás carbônico ao cérebro. O prejuízo na circulação nessa área mata, literalmente, as células nervosas”.

Nesta semana, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) divulgou levantamento, realizado em fevereiro deste ano, que mostra que a baixa qualidade do sono representa 25% das queixas nos consultórios de otorrinolaringologia no Brasil. O mapeamento, feito com 430 médicos de todo o país, considerou os atendimentos realizados por esses especialistas entre 2020 e 2023.

Quase 94% das queixas recebidas pelos otorrinolaringologistas estão relacionadas a roncos e à apneia obstrutiva do sono. O coordenador do Departamento de Medicina do Sono da ABORL-CCF, Danilo Sguillar, considera o percentual bastante expressivo. "Mais de 930 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem da apneia obstrutiva do sono”. O médico enumera os efeitos nocivos da interrupção da respiração: “além da parada respiratória, os sinais mais comuns desse problema são o ronco alto, a sonolência diurna e as alterações cardiovasculares e metabólicas como pressão arterial elevada, arritmia e diabetes". Por isso, o ronco deve ser considerado sinal de existência de apneia.

A pesquisa da ABORL-CCF destaca que a faixa etária dos pacientes predominante está entre 40 e 65 anos de idade e há um predomínio (85,2%) do gênero masculino. As queixas em menor número aos otorrinolaringologistas são de insônia, bruxismo, sonolência excessiva e comportamentos como sonambulismo, terror noturno e pernas inquietas. Por isso, a categoria defende a boa respiração pelo nariz.

Durante a pandemia, o estudo revelou que a insônia ganhou destaque nos consultórios. Representou 47,7% das queixas, percentual maior que o das reclamações de ronco e apneia. O médico projeta um quadro de melhora. “Agora, as informações mais sólidas, a vacinação que vem ganhando cada vez mais projeção, com a quarta e quinta doses, fazem com que a gente crie mais confiança, uma relação de mais estabilidade e, obviamente, isso se reflete no nosso sono. Então, seguramente, os próximos meses, os próximos anos vão fazer com que essas queixas relacionadas a insônia, aos pesadelos vão perder destaque”.

Para quem já tem apneia, a otorrino especialista em Medicina do Sono em Brasília, Aliciane Mota, aconselha: “de forma geral, o paciente pode dormir de lado. A maioria se beneficia com o decúbito lateral, porque existe a apneia com um componente posicional. E quando você se coloca de barriga para cima, tende a ter mais apneia. Vale também levantar a cabeceira, não com travesseiro comum. Sugiro aqueles em formato triangular”.

Qualidade do sono

Os especialistas explicam que a necessidade e o limite de horas de sono podem ser diferentes de pessoa para pessoa e são variáveis em cada fase da vida, conforme as alterações hormonais. Um recém-nascido, por exemplo, passa de 14 a 18 horas por dia dormindo, consideradas essenciais ao desenvolvimento, sobretudo, neurológico. Nas crianças, o sono contribui na liberação do hormônio do crescimento. Já a adolescência é caracterizada por uma situação passageira de mudança de padrão do sono. Nessa faixa etária, os adolescentes precisam dormir mais horas (de 8 a 10), com a tendência de dormir e acordar mais tarde. Em tese, os adultos necessitam, em média, de 8 horas de sono por dia. E com o avanço da idade, podem acordar mais vezes à noite e há maior propensão para dormir e acordar mais cedo. Durante o dia, os cochilos podem ser mais frequentes neste momento da vida.

O sono é dividido em duas fases: o sono não REM (Rapid Eyes Movement) e o sono REM. Os estágios do sono se alternam durante a noite. No sono não REM são quatro estágios:

1: Sono de transição: marcado pelo adormecimento. Nesta transição entre estar acordado e dormindo, há relaxamento dos músculos e pode ser caracterizado por cochilos;

2: Sono leve, com a diminuição dos ritmos cardíacos e respiratório e da temperatura corporal;

3: Sono intermediário: a atividade cerebral começa a diminuir e o corpo começa a entrar em um sono profundo;

4: Sono profundo: fundamental para o descanso do corpo, com a liberação de hormônios e recuperação de células e órgãos.

Após o quarto estágio, o corpo caminha para o sono REM, com atividade cerebral intensa. É a fase dos sonhos, fixação da memória e o descanso profundo, essencial para a recuperação e o acordar disposto.

Recomendações

Para dormir bem à noite, os médicos recomendam hábitos saudáveis de higiene do sono:

· ir para o quarto somente quando estiver sonolento (a), para não ‘fritar’ na cama;

· manter uma rotina regular de horários para deitar e se levantar;

· reduzir ruídos e manter o ambiente escuro à noite;

· se necessitar levantar no período noturno, usar lâmpadas adequadas nos ambientes, evitando a luz branca;

· manter a temperatura agradável no quarto;

· evitar o uso de medicamentos para o sono sempre prescrição médica;

· manter fora do quarto animais de estimação que podem atrapalhar o sono;

· cerca de duas horas antes de ir para a cama, evitar o uso de telas (TV, celular e computador);

· evitar alimentação pesada próximo ao horário de dormir;

· evitar o uso de bebidas alcóolicas e com cafeína, como café, chás preto, branco e mate, chocolate, guaraná e outros termogênicos;

· evitar alimentos com glicose

· praticar exercícios físicos regularmente, mas, evitá-los três a quatro horário de deitar;

· perder o excesso de peso corporal;

· não dormir em excesso durante o dia para acumular cansaço físico e mental para a noite

· não fumar;

Para quem já apresenta dificuldades para pegar no sono ou se manter dormindo:

·  não permanecer muito tempo na cama acordado;

·  ao acordar no meio da noite, evitar conferir o horário

·  se tiver os pés frios, usar meias para dormir;

·  não pensar em preocupações diárias ao se deitar;

· evitar discussões e polêmicas, no início da noite.

Ajuda profissional especializada

A otorrino Aliciane Mota aponta que diante dos transtornos do sono, em especial a apneia, é fundamental procurar com urgência a ajuda de um profissional com atuação em Medicina do Sono. “Procure um médico. Para o tratamento, ele vai precisar de outros colegas da área de saúde. Pode ser um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo do sono, dentista. Então, há vários braços na área da saúde colaborando.”

A psicóloga Mônica Müller defende a análise individual de cada paciente. “Não significa que todas as pessoas vão receber as mesmas orientações. Cada um tem um ritmo próprio, uma necessidade de sono própria. O profissional específico do sono vai entender, durante o tratamento, quantas horas de sono aquela pessoa de fato precisa”.

E finaliza explicando o que é um tratamento exitoso: o paciente consegue ir para a cama com bastante sonolência, bastante cansaço para que durma rapidamente e mantenha o sono durante a noite toda. Ele vai se sentir, principalmente, reparado durante o dia. Ter disposição para fazer atividades é um termômetro bastante importante”.

Hábitos

Uma pesquisa global sobre hábitos e condições de sono em mais de dez países, feita pela ResMed em janeiro de 2023, com mais de 20 mil indivíduos, mostra que 49% dos brasileiros mantêm o hábito de usar telas para tentar adormecer, seguido pela prática da leitura (34%) e do costume de passar tempo com um familiar ou animal de estimação (20%), antes de dormir.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atividade Delegada tem dado resposta na segurança da capital, combatendo especialmente o uso de entorpecentes em locais públicos

Ação da Prefeitura de Porto Velho flagra uso de drogas no Espaço Alternativo e reforça policiamento ostensivo com apoio da Polícia Militar
L

Fábio Schinayder apresenta o novo Rondônia Reality Show, ambientado em uma fazenda

O influenciador busca inscritos com personalidade forte e habilidade para entreter a internet.
L
Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Polícia Civil cumpriu três mandados em adega e sítio de Rio Claro; apreendidos R$ 72 mil, veículos e insumos usados na produção clandestina.
L
Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Policiais militares em atividade detiveram três pessoas
L
Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Prefeitura dá prazo de 5 dias úteis para limpeza de lotes irregulares e alerta sobre riscos à saúde e segurança
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L
Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Matrícula online para alunos com deficiência na rede estadual de ensino ocorre de 12 a 16 de janeiro, conforme cronograma da Seduc
L

Giro News: Wagner Martins fala sobre o pedágio na BR-364

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o pedágio na BR-364, o sistema eletrônico, investimentos já realizados e o que vem por aí para os usuários da rodovia.
L
Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Confira as vagas ofertadas na rede municipal de ensino
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, solicita ao STF participação no programa de remição de pena pela leitura, com possibilidade de reduzir até 48 dias por ano.
L
Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Deputado federal solicita transferência do ex-presidente para residência ou assistência médica integral, citando queda recente e riscos à saúde de idosos.
L
Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Ministro alegou motivos pessoais e familiares e deixa cargo após quase dois anos de gestão; secretário-executivo Manoel Almeida assume interinamente.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

Solenidade marca início do biênio 2026–2027 e reforça diálogo entre advocacia e Justiça Eleitoral para eleições seguras e transparentes.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

Ação desmonta ponto de tráfico conhecido como “boca da janela” no bairro Castanheiras
10
PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

Homem de 35 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de armamento no bairro Nova Esperança.
14
PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

Durante abordagem, polícia localizou entorpecentes, medicamentos irregulares e um consultório improvisado; menores foram resguardados pelo Conselho Tutelar.
16
NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Revista no raio-x do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso impede entrada de entorpecentes
16
Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Colisão envolvendo dois veículos resultou em atropelamento; vítima seguia para local de oração.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Linha de crédito exclusiva para caminhoneiros autônomos e cooperativas estimula sustentabilidade, segurança e indústria nacional.
L
Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Governo brasileiro mobiliza ajuda humanitária para atender cerca de 16 mil pacientes renais na Venezuela, com apoio de hospitais e coordenação da OPAS/OMS.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: INAO SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00011.005/2025-SUL
L
Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Após o final polêmico da série na Netflix, Dead by Daylight: Stranger Things – Capítulo 2 estreia em 27 de janeiro com Vecna e personagens jogáveis Eleven e Dustin.
L
OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

Cerimônia de posse do desembargador Adolfo Naujorks reforça simbolismo, pertencimento e compromisso com a Justiça, com participação da OAB Rondônia e autoridades locais.
L
Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Prefeitura de Jaru, em Rondônia, distribui materiais completos para estudantes da rede municipal, garantindo igualdade e boas condições de aprendizado.
L
Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Levantamento da Conab e do DIEESE mostra redução de preços em nove capitais, com destaque para Porto Velho, e aponta alívio pontual no custo de itens essenciais.
L
Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

IBGE aponta que a indústria operou em patamar constante nos últimos meses, com novembro registrando 0%, o melhor resultado para o mês desde 2023.
L
Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Gislaine Lebrinha destina recursos para construção de quadra em escola municipal, fortalecendo a educação e atividades esportivas em Guajará-Mirim.
L
TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

Tribunal de Contas da União decide levar ao plenário investigação sobre supervisão do Banco Central na liquidação do Master, após recurso da instituição.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.