SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Emater Rondônia cumpre meta e incrementa renda bruta das propriedades assistidas, no ano de 2022

Além das atividades que são desenvolvidas ao longo dos anos, a Emater/RO vem inovando com programas e projetos que levam tecnologia para o campo.

Publicado em 

Emater Rondônia cumpre meta e incrementa renda bruta das propriedades assistidas, no ano de 2022 - News Rondônia

Por Wania Ressutti

O Conselho administrativo da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RO, reuniu-se nesta terça-feira, 14, para analisar os relatórios de atividade e financeiro referentes ao exercício de 2022, da Autarquia. Aprovados por unanimidade, os relatórios demonstraram o desempenho das ações de Ater em Rondônia, e sua importância no incremento da economia local. Cem por cento das metas de atendimento pré-estabelecidas foram cumpridas, e mais de 1,2 bilhões de reais em renda bruta foram injetados no Estado, nas propriedades assistidas pelo resultado.

Emater Rondônia cumpre meta e incrementa renda bruta das propriedades assistidas, no ano de 2022 - News RondôniaImagem Irene Mendes

A reunião para avaliação dos relatórios realizou-se nas dependências da sede da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, e contou com a maioria do corpo de conselheiros, que é formado pelos titulares da pasta da Seagri, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, Secretaria de Estado de Finanças – Sefin, e representante dos empregados da Emater/RO. A primeira reunião com os novos membros do conselho foi presidida pelo secretário adjunto da pasta de Agricultura, Janderson Dalazen, que iniciou os trabalhos apresentando a Emater como parceira e executora das políticas públicas de governo, para o desenvolvimento da agricultura de Rondônia.

O relatório apresentado pela diretora técnica e de planejamento da Emater/RO, Fabiana Bezerra Neves dos Santos, discorreu primeiramente sobre a estrutura da instituição para desenvolvimento das atividades em 2022. “Para desenvolver as atividades de 2022, contamos com 864 colaboradores e uma estrutura satisfatória oferecida pelo Governo do Estado como: veículos, equipamentos de informática e reformas de algumas unidades operacionais”, disse.

Quanto ao atendimento ao público principal, que são as pequenas propriedades de mão de obra familiar, a diretora apresentou os números, os quais demonstram que a instituição atendeu um número superior à meta de 141.444 atendimentos previstos, realizando 141.765 atendimentos. “No ano passado nós chegamos a atender 98% do nosso público, que já se mostrou uma superação. Hoje, superamos a nós mesmos, ultrapassando os 100% programados”, enfatizou Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater/RO, que estava acompanhado da diretora vice-presidente, Renata Rosa.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Emater tem priorizado os principais projetos de desenvolvimento agroeconômico como de importância ao fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Dentre eles merecem destaque, algumas atividades acompanhadas nas propriedades cadastradas para resultados, a exemplo da mandiocultura, que vem crescendo na Capital, e conta com 738,84ha de área colhidas e uma renda bruta de R$ 29.475.884,97 somente em Porto Velho”, destacou.

Outro destaque está na retomada do Cacau, qual ganha projeção nas cidades de Ariquemes e Ji-Paraná. Embora Ji-Paraná tenha uma área plantada de 613, 93ha, e Ariquemes de 211,69ha, a produtividade desta última é maior, chegando a 875,93kg/ha, contra 657,64 kg/ha de Ji-Paraná. Fabiana explicou que isso se dá, devido à produção de Ji-Paraná ainda ser trabalhada com cacau seminal, enquanto que os produtores de Ariquemes já utilizam cacau clonal no seu plantio. “Este é um trabalho que estamos fazendo, trocar as plantas seminais por plantas clonais para assim, garantir maior produtividade”, ressaltou.

O café é uma das culturas que mais impulsionam o mercado. Das 20 mil unidades produtoras de café existentes em Rondônia, a Emater/RO assiste, como propriedades cadastradas para resultados, 3.225 unidades que utilizam mão de obra familiar, e somente com estas propriedades são injetados na economia do Estado uma renda bruta de R$ 248.534.790,00. “O governador Marcos Rocha, em seus pronunciamentos, tem destacado a importância da Emater/RO no Estado, principalmente para o desenvolvimento evolutivo da agricultura familiar de forma produtiva e sustentável”, enfatizou Luciano Brandão.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Além das atividades que são desenvolvidas ao longo dos anos, a Emater/RO vem inovando com programas e projetos que levam tecnologia para o campo. Um desses projetos é o Consultec, que após capacitar seus técnicos a atuarem em gestão de produção, encontra-se na fase de visitas, que abrangerá 30 municípios, demarcando o marco zero nas 2.220 propriedades familiares que serão assistidas. “O projeto tem por objetivo elevar a produtividade leiteira com manejo de pastagem e melhoramento genético nessas propriedades”, explicou o presidente da Emater/RO, destacando que, para isso, ainda conta com outro projeto, o Rufião Móvel, que dispõe de aparelho de ultrassonografia para acompanhamento da prenhez em bovinos.

Outra inovação está no projeto que foi denominado Ater de Resultados, que desde 2019 selecionou 50 produtores por técnico, para acompanhar a evolução de 12.834 famílias em todas as suas etapas. Estas propriedades juntas, com as suas atividades, injetaram na economia do Estado mais de 1,2 bilhões em renda bruta. “Evoluímos na execução do orçamento, chegando a 96% em 2022, incrementando várias ações que vêm demonstrando resultados satisfatórios, é a Emater de resultados”, explicou Brandão, enfatizando que a cada real investido na Emater/RO, ela retorna de 10 a 12 reais para a economia do Estado.

Após a apresentação, o Conselho Administrativo da Emater/RO aprovou por unanimidade os relatórios de atividade e financeiro de 2022, demonstrando satisfação nas ações que estão sendo desenvolvidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Pagamentos começam no dia 24 de julho para quem teve descontos indevidos entre 2020 e 2025.
L
assinatura-da-concessao-da-br-364-marca-novo-capitulo-na-infraestrutura-de-rondonia

Assinatura da concessão da BR-364 marca novo capítulo na infraestrutura de Rondônia

Contrato foi celebrado nesta quinta-feira (18), em Brasília; mesmo antes da formalização, a Nova 364 já atuava com obras emergenciais em trechos críticos da rodovia.
L
AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

A Advocacia-Geral da União solicitou nesta sexta-feira (18) que o Google remova em até 24 horas anúncios falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, visando proteger candidatos de golpes e roubo de dados.
L
Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Em entrevista ao Agenda News, Michela Barros apresenta os sabores mais amados da franquia e destaca o cuidado com cada detalhe da experiência do cliente.
L
Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Parlamentares da oposição e do PL classificam as restrições impostas a Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes como “perseguição política disfarçada de ação judicial”, enquanto o presidente do Congresso descarta o fim do recesso parlamentar.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Delson Xavier – Professor, advogado e pesquisador

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (18), às 18h, recebe o professor e advogado Delson Fernando Barcellos Xavier, referência em Direito e políticas públicas na região amazônica.
L

Povoado Nerd | Entrevista Clary Dee e Robinho Dee

Nesta sexta-feira (18), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe os tatuadores Clary Dee e Robinho Dee, nomes conhecidos na cena da arte corporal em Rondônia.
L
Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Risco de fuga, obstrução de investigações e articulação internacional contra a Justiça brasileira são os principais fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar o uso da tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Investimentos em infraestrutura, regularização fundiária, saúde, turismo e preservação ambiental marcaram a agenda do governo de Rondônia nesta semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L

POLÍTICA

Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Ieda Chaves propõe regras mais rígidas para punir crimes sexuais no serviço público de Rondônia

Deputada defende exclusão de condenados e sanções administrativas para proteger crianças e adolescentes
L
Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L

Porto Velho realiza neste domingo eleição distrital histórica com participação popular em 13 localidades

Mais de 34 mil eleitores estão aptos a escolher representantes que integrarão lista tríplice para indicação dos futuros administradores distritais.
L
Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como "suprema humilhação"

Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como “suprema humilhação”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, após ter uma tornozeleira eletrônica instalada em Brasília, criticou as medidas cautelares do STF, classificando-as como uma “suprema humilhação” e negando qualquer intenção de deixar o país ou buscar asilo.
L

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

O criminoso teria informado que a motivação se deu porque no ano de 2017, foi agredido por Enoque dentro da penitenciária onde cumpriam pena, e na noite de ontem, foi ameaçado de morte pela vítima.
12
PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

A Polícia Federal realiza a terceira prisão em flagrante por queimada ilegal em uma semana, durante a Operação Sentinelas da Amazônia 2025, reforçando o combate a crimes ambientais em Itapuã d’Oeste, Rondônia.
10
Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de homem suspeito de envolvimento na execução de Enoque Correa Ribeiro, morto a tiros no bairro Lagoa nesta sexta-feira (18).
16
Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho apresenta potencial turístico no Rondônia Day Tour em Brasília

Porto Velho apresenta potencial turístico no Rondônia Day Tour em Brasília

Evento reforça parceria com Embratur e projeta pesca esportiva e turismo ribeirinho no cenário internacional
L
Nova Casa do Mel em Porto Velho avança para obter Certificado de Inspeção Municipal

Nova Casa do Mel em Porto Velho avança para obter Certificado de Inspeção Municipal

Agroindústria fortalece cadeia produtiva do mel e garante produto de qualidade para merenda escolar
L

Educação de Porto Velho lidera transparência na gestão pública e serve de referência para outros órgãos

Semed reforça compromisso com informações claras no Portal da Transparência, ampliando o controle social
L

Porto Velho sinaliza áreas de risco para evitar acidentes com desbarrancamento em regiões ribeirinhas

Defesa Civil já mapeou 15 pontos críticos na boca do Jamari e avança com sinalizações em Jaci-Paraná
L

Jovens atletas de Porto Velho se destacam no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

Medalhistas são alunas do Projeto Construindo Campeões, que já beneficiou mais de 1.500 alunos na capital em 2025
L

Operação Cidade Limpa já removeu mais de 70 mil toneladas de resíduos em Porto Velho

Mutirão de limpeza coordenado pela Prefeitura de Porto Velho intensifica ações para garantir qualidade de vida e infraestrutura urbana na capital.
L
Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Produção valoriza a tradição centenária do Vale do Guaporé e dá visibilidade à fé e cultura do povo quilombola afro-amazônico de Rondônia.
L

Prefeitura instala bebedouro gratuito no Espaço Alternativo de Porto Velho

Bebedouro gratuito no Espaço Alternativo contará com água potável, vapor refrescante e estrutura adaptada para pets
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: YEM SERVIÇOS TECNICOS E CONSTRUÇÕES LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.