Por Renata Camurça
Dia 10 de março, Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo. A data chama atenção da população para a importância da rotina de atividades físicas, incentivar práticas que elevam a qualidade de vida e previne doenças crônicas.
O sedentarismo é a ausência da prática de atividade física que pode levar a um metabolismo mais lento e no comprometimento das funções corpóreas.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% da população mundial é sedentária e até 2030, o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas podem desenvolver doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças.
No Brasil, a situação é bastante grave. Segundo o estudo, 47% da população adulta não se exercita o suficiente para garantir uma boa saúde. Recomenda-se que pessoas adultas façam 5 horas de atividades físicas moderas por semana.
A prática regular de exercícios físicos é fundamental para manter o bem-estar físico, psíquico e social. Auxilia no controle de peso corporal, no alívio da ansiedade e na melhora do humor.
Existem diversas maneiras para sair do sedentarismo, adotar um estilo de vida saudável e melhorar a qualidade de vida. Praticar atividades como: caminhar, correr, pedalar, nadar, fazer pilates, ginástica, musculação, jogar bola, subir escada e outros.
Mexa-se Cuide-se! Cuide da sua saúde!