Por Renata Camurça
O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março. A data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.
Foi nesta data, no ano de 1917, que milhares de mulheres percorreram as ruas, na Rússia reivindicando melhores condições de trabalho e de vida. Este protesto ficou conhecido como “Pão e Paz”, devido as protestantes também lutarem contra a fome, decorrentes da Primeira Guerra Mundial.
A partir deste protesto, o movimento internacional socialista adotou essa data como o Dia Internacional da Mulher e as comemorações surgiram em vários países. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, declarado o “Ano Internacional da Mulher”.
A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também chama atenção para outros problemas que persistem. Atualmente, o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta contra o machismo e violência.
A Lei Maria da Penha, de proteção à mulher contra violência doméstica, sancionada em 2006, foi uma conquista muito importante, mas infelizmente os agressores ainda existem e continuam fazendo vítimas. Só no primeiro semestre de 2022, o Brasil bateu recorde de feminicídios, registrando cerca de 700 casos no período. Em 2021, mais de 66 mil mulheres foram vítimas de estupro e mais de 230 mil brasileiras sofreram agressões físicas por violência doméstica.
No Dia Internacional da Mulher é precioso voltar as ruas, lembrar que a luta não terminou e gritar se preciso for sobre a importância da denúncia. É o momento de combater o silenciamento que obriga normalizar as violências sofridas pelas mulheres.
Mulheres querem mais que flores e chocolates. Mulheres querem ser ouvidas, querem que seu papel na sociedade seja reconhecido, que seus talentos e habilidades sejam valorizados. Querem um mundo com menos desigualdade de gênero.
O News Rondônia deseja que esse dia seja de felicidade, celebração e valorização de todas as conquistas e lutas das mulheres. Feliz Dia da Mulher!