QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

Expressão da força feminina no MPRO, Procuradora de Justiça Rita Maria Lima Moncks se aposenta do cargo

Rita Moncks foi homenageada durante a 617ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, órgão que integrou, mediante eleição, nos últimos oito anos.

Publicado em 

Por MPRO

Após 35 anos de serviços prestados à sociedade, a Procuradora de Justiça do Ministério Público de Rondônia Rita Maria Lima Moncks se despediu do cargo nesta segunda-feira (27/2). Detentora de uma carreira pontuada pelo senso de justiça e humanidade, Rita Moncks deixa como legado o protagonismo em decisões colegiadas do MPRO, assegurando um olhar e perspectiva do gênero feminino em entendimentos afetos não apenas ao universo interno, mas de extrema importância e repercussão social.

Rita Moncks foi homenageada durante a 617ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, órgão que integrou, mediante eleição, nos últimos oito anos. Ao todo, a integrante esteve na composição do conselho por cinco biênios (2010-2011; 2012-2013; 2016-2017; 2018-2019; 2022-2023), exercendo com competência seu papel no colegiado, que tem por finalidade deliberar sobre matérias relativas à atuação dos membros da Instituição, o exercício de suas funções, bem como velar pelos seus princípios institucionais.

A cerimônia que marcou a despedida da Procuradora do cargo foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e teve a presença de componentes do órgão e do Colégio de Procuradores; da Associação do MPRO (Ampro) e de um grupo de membras da Instituição, que prestou um reconhecimento a Rita Moncks, por sua trajetória como precursora na realização de Justiça para importantes demandas da sociedade, incluindo pautas relacionadas às mulheres.

O chefe do MP rondoniense destacou o empenho e dedicação empregados pela homenageada no exercício de suas funções na Instituição, uma missão que, conforme ressaltou, executou imbuída do mais elevado espírito público. Em referência à regularidade com que teve assento no Conselho Superior, Ivanildo de Oliveira destacou que a integrante foi uma assídua e fundamental participante na Administração Superior. "Dra. Rita ajudou o Ministério Público de Rondônia até o último minuto. Muito obrigado", disse.

Em seu discurso, a Procuradora que agora se aposenta fez um retrospecto de sua atuação no MP, lembrando que sua chegada à Instituição remonta à vigência da Constituição Federal de 1988, a Carta Cidadã, que conferiu protagonismo ao Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade, motivo pelo qual, assinalou, o sentimento, à época, era de grande responsabilidade. "Sempre trabalhei por vontade de fazer Justiça. Sei que ajudei muitas crianças a ter alimentos; consegui condenar culpados; fiscalizei a aplicação da lei em todos os sentidos; atuei na defesa dos idosos e das pessoas com deficiência, enfim. Entendo que cumpri minha missão como integrante do MP", afirmou.

A Procuradora relembrou ainda o exercício de suas atribuições na antiga Casa da Cidadania, discorreu sobre sua atuação junto à Vara de Família e, como Procuradora, ressaltou o trabalho desenvolvido no combate à criminalidade e impunidade. "Chega agora o momento de me aposentar. Esta Instituição representa, para mim, a minha casa e a minha família. Eu jamais os esquecerei", disse, emocionada.

Homenagens – Presente à solenidade, a ex-Procuradora-Geral de Justiça do MPRO, Desembargadora aposentada Zelite Andrade Carneiro, destacou o trabalho desempenhado por Rita Moncks, sua marca e contribuição às próximas gerações. Citando um poema de sua autoria, desejou que a homenageada dê forma a novos projetos e realizações na jornada que se descortina.

A Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, que ombreou com Rita Moncks a missão de exercer o segundo grau no Ministério Público de Rondônia, falou da seriedade e compromisso aplicados pela colega na causa do Ministério Público, também pontuando predicados pessoais da homenageada, como a generosidade com que sempre tratou membros e servidores. "Foi uma trajetória muito feliz", afirmou, desejando sucesso na nova etapa.

Como porta-voz das Promotoras de Justiça da Casa, a Promotora de Justiça aposentada Juliana Miranda Monteiro leu uma mensagem de autoria da Promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, que expressou gratidão pelo legado e exemplo da atuação combativa, corajosa e destemida da Procuradora. "Como irmãs de jornada e ideal, queremos honrá-la pelo imenso legado que nos entrega. Seguiremos firmes na missão do Ministério Público".

Representando a Ampro, a Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki falou do caráter balizador e exemplar da carreira de Rita Moncks, mencionando a chama, brilho e amor impressos em suas atividades. "Todos nós sempre confiamos muito no seu senso de Justiça. Foram muitas barreiras rompidas e regras elevadas com muita elegância e, acima de tudo, muita competência. Muito obrigada", ressaltou.

Também fizeram uso da palavra os integrantes do Conselho Superior, Procuradores de Justiça Airton Pedro Marin Filho, Ladner Martins Lopes, Ildemar Kussler e Carlos Grott e, ainda, a Ouvidora do MPRO, Promotora de Justiça André Luciana Damacena Ferreira Engel, e o Presidente da AMPRO, Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini.

Trajetória – Oriunda do IV Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Rondônia, Rita Moncks foi empossada como Promotora de Justiça em setembro de 1988. Teve como primeira lotação a comarca de Jaru, tendo sido promovida, para Ariquemes, Cacoal até chegar a Porto Velho em 1994. Na capital, foi designada para a 8ª Promotoria de Justiça, tendo, em seguida, exercido as titularidades da 7ª e da 1ª Promotorias de Justiça.

Rita Moncks assumiu o cargo de Procuradora em 12 de dezembro de 2008. Especialista em Ciências Criminais, Rita Maria Lima Moncks compôs a central de inquéritos e atuou no colégio recursal do MP. A Procuradora se aposenta oficialmente em 3 de março deste ano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dicas para montar um home office funcional e confortável

Descubra como montar um home office ergonômico, organizado e inspirador, com dicas simples de mobiliário, iluminação e rotina para trabalhar melhor em casa.
L

Giro News: Saúde do joelho em foco com Dr. Guilherme Pintan

No Giro News, o Dr. Guilherme Figueiredo Pintan alerta para os riscos do sedentarismo, ensina a prevenir lesões no joelho e reforça o papel da fisioterapia.
L
Programa "Escola Azul" chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Programa “Escola Azul” chega a Rondônia e incentiva a cultura oceânica

Com apoio da Jirau Energia, o projeto promoveu conscientização e educação ambiental sobre a importância de rios, mares e manguezais para centenas de estudantes em escolas do entorno da Usina Jirau.
L
Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Rondônia recebe VI Congresso Internacional DHJUS – Futuros Possíveis

Evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de novembro e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater direitos humanos, justiça e inovação institucional.
L
CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

CAIXA inicia pagamento do Bolsa Família de novembro nesta sexta-feira (14)

Pagamento será antecipado para beneficiários de Rio Bonito do Iguaçu (PR) em razão do tornado que atingiu a cidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: A inspiradora trajetória do Pastor Leal

No episódio, ele compartilha memórias, aprendizados e reflexões sobre como a fé mudou sua vida e impactou sua comunidade.
L

Giro News: Entrevista com César Luiz da Silva Guimarães

Instituições e a comunidade em um movimento de reflorestamento e conscientização.
L
Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

Gabarito do primeiro dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as respostas oficiais das provas objetivas do primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os candidatos possam checar os acertos.
L
MEC convoca lista de espera de vagas remanescentes do Fies 2025

MEC convoca lista de espera de vagas remanescentes do Fies 2025

Candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 têm prazo de dois dias úteis para comprovar as informações declaradas na inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
L
Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Medida afeta o Fire TV Stick e começa pela Europa. Expansão global deve ocorrer nos próximos meses.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L

POLÍTICA

STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

STF decide que recreio integra jornada de trabalho de professores de escolas privadas

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o intervalo de recreio faz parte da jornada, mas permite que o empregador prove a dedicação exclusiva do professor a atividades pessoais para não haver cômputo.
L
“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

“A principal pauta é a demarcação das terras indígenas”, afirma Sonia Guajajara

Ministra dos Povos Indígenas destaca que a redução do desmatamento está diretamente ligada às ações de proteção dos territórios e defende transformar a desintrusão em política permanente de Estado.
L
Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

Ex-ministro de Bolsonaro e deputados são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto contra fraudes no INSS

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, José Carlos Oliveira (atual Ahmed Mohamad Oliveira), o deputado federal Euclydes Pettersen Neto e o deputado estadual Edson Cunha de Araújo são investigados por suposto envolvimento em esquema de cobranças ilegais de mensalidades de aposentados do INSS.
L
STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

STJ proíbe Forças Armadas de afastar militares devido à transição de gênero

Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) uniformizou o entendimento de que a condição de pessoa transgênero não configura incapacidade ou doença para o serviço militar, garantindo a permanência dos profissionais e o direito ao uso do nome social em todos os registros internos.
L
Substitutivo do PL Antifacção de Derrite pode limitar atuação do Ministério Público, dizem especialistas

Substitutivo do PL Antifacção de Derrite pode limitar atuação do Ministério Público, dizem especialistas

O artigo 5º do texto, ao mencionar apenas inquéritos policiais para a investigação de crimes de facção, levanta preocupações de que o poder investigatório autônomo do MP, já consolidado pelo STF, seja reduzido, gerando “confusão interpretativa” e possíveis disputas de competência, o que favoreceria o crime organizado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

Cinco homens são presos por tráfico e furto de energia em Porto Velho

A equipe do sargento Machado prendeu cinco suspeitos em uma boca de fumo na Avenida Alexandre Guimarães, bairro Socialista, após a descoberta de um desvio de energia no local, conhecido como “gato”.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente cumpriu nesta quinta-feira (13) o mandado de prisão preventiva contra A. I. F. S., reafirmando o compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes.
10
Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Ex-prefeito de Lajeado se afasta do governo do Rio Grande do Sul após ser alvo da Operação Lamaçal

Marcelo Caumo, que ocupava a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, pediu desligamento do cargo após operação da PF apurar irregularidades em licitações realizadas pela prefeitura de Lajeado (RS) para a contratação de serviços durante as enchentes de maio de 2024.
L
Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

Idoso fica ferido em colisão entre moto e carro de aplicativo na região central de Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Farquar; segundo informações preliminares, o motorista do carro de aplicativo teria avançado a preferencial, atingindo a motocicleta conduzida pelo idoso.
14
Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Deputada Gislaine Lebrinha solicita reforma e ampliação da EMIF Monteiro Lobato

Parlamentar encaminhou indicação à SEDUC para melhorar a estrutura e atender à demanda crescente de alunos.
L
Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Red Dead Redemption chega grátis aos celulares via Netflix

Clássico faroeste da Rockstar estará disponível para assinantes, incluindo expansão Undead Nightmare, a partir de 2 de dezembro.
L
Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Honda reforça posição do HR-V 2026 entre os SUVs mais vendidos do Brasil

Modelo comemora dez anos de produção nacional com design renovado e mais tecnologia.
L

Edital de Convocação AGE: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS, PESCADORES E EXTRATIVISTAS UNIÃO E FORÇA

Dia 22/11 – Rua Madeira Mamoré, 1392 – Baixa União – Porto Velho/RO
L
Papai Noel chega ao Porto Velho Shopping com festa e programação especial neste sábado

Papai Noel chega ao Porto Velho Shopping com festa e programação especial neste sábado

Celebração marca o início da campanha de Natal do Porto Velho Shopping.
L
Sebrae RO leva inovação e bioeconomia amazônica ao Web Summit Lisboa

Sebrae RO leva inovação e bioeconomia amazônica ao Web Summit Lisboa

Delegação rondoniense apresenta soluções sustentáveis e conecta startups amazônicas ao ecossistema global de tecnologia e investimento.
L
Atacante Bruno Henrique do Flamengo é multado e está liberado para jogar

Atacante Bruno Henrique do Flamengo é multado e está liberado para jogar

O jogador foi julgado novamente por forçar um cartão amarelo em 2023, mas a maioria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) votou pela aplicação de multa, afastando a suspensão de 12 jogos, pelo caso de manipulação de apostas.
L
Death Stranding ganhará série no Disney+ com história inédita no universo da franquia

Death Stranding ganhará série no Disney+ com história inédita no universo da franquia

Produção intitulada Isolations promete expandir o mundo criado por Hideo Kojima e estreia prevista para 2027.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.