TERÇA-FEIRA, 02/12/2025
Publicidade

Em destaque

Expressão da força feminina no MPRO, Procuradora de Justiça Rita Maria Lima Moncks se aposenta do cargo

Rita Moncks foi homenageada durante a 617ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, órgão que integrou, mediante eleição, nos últimos oito anos.

Publicado em 

Por MPRO

Após 35 anos de serviços prestados à sociedade, a Procuradora de Justiça do Ministério Público de Rondônia Rita Maria Lima Moncks se despediu do cargo nesta segunda-feira (27/2). Detentora de uma carreira pontuada pelo senso de justiça e humanidade, Rita Moncks deixa como legado o protagonismo em decisões colegiadas do MPRO, assegurando um olhar e perspectiva do gênero feminino em entendimentos afetos não apenas ao universo interno, mas de extrema importância e repercussão social.

Rita Moncks foi homenageada durante a 617ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, órgão que integrou, mediante eleição, nos últimos oito anos. Ao todo, a integrante esteve na composição do conselho por cinco biênios (2010-2011; 2012-2013; 2016-2017; 2018-2019; 2022-2023), exercendo com competência seu papel no colegiado, que tem por finalidade deliberar sobre matérias relativas à atuação dos membros da Instituição, o exercício de suas funções, bem como velar pelos seus princípios institucionais.

A cerimônia que marcou a despedida da Procuradora do cargo foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e teve a presença de componentes do órgão e do Colégio de Procuradores; da Associação do MPRO (Ampro) e de um grupo de membras da Instituição, que prestou um reconhecimento a Rita Moncks, por sua trajetória como precursora na realização de Justiça para importantes demandas da sociedade, incluindo pautas relacionadas às mulheres.

O chefe do MP rondoniense destacou o empenho e dedicação empregados pela homenageada no exercício de suas funções na Instituição, uma missão que, conforme ressaltou, executou imbuída do mais elevado espírito público. Em referência à regularidade com que teve assento no Conselho Superior, Ivanildo de Oliveira destacou que a integrante foi uma assídua e fundamental participante na Administração Superior. "Dra. Rita ajudou o Ministério Público de Rondônia até o último minuto. Muito obrigado", disse.

Em seu discurso, a Procuradora que agora se aposenta fez um retrospecto de sua atuação no MP, lembrando que sua chegada à Instituição remonta à vigência da Constituição Federal de 1988, a Carta Cidadã, que conferiu protagonismo ao Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade, motivo pelo qual, assinalou, o sentimento, à época, era de grande responsabilidade. "Sempre trabalhei por vontade de fazer Justiça. Sei que ajudei muitas crianças a ter alimentos; consegui condenar culpados; fiscalizei a aplicação da lei em todos os sentidos; atuei na defesa dos idosos e das pessoas com deficiência, enfim. Entendo que cumpri minha missão como integrante do MP", afirmou.

A Procuradora relembrou ainda o exercício de suas atribuições na antiga Casa da Cidadania, discorreu sobre sua atuação junto à Vara de Família e, como Procuradora, ressaltou o trabalho desenvolvido no combate à criminalidade e impunidade. "Chega agora o momento de me aposentar. Esta Instituição representa, para mim, a minha casa e a minha família. Eu jamais os esquecerei", disse, emocionada.

Homenagens – Presente à solenidade, a ex-Procuradora-Geral de Justiça do MPRO, Desembargadora aposentada Zelite Andrade Carneiro, destacou o trabalho desempenhado por Rita Moncks, sua marca e contribuição às próximas gerações. Citando um poema de sua autoria, desejou que a homenageada dê forma a novos projetos e realizações na jornada que se descortina.

A Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, que ombreou com Rita Moncks a missão de exercer o segundo grau no Ministério Público de Rondônia, falou da seriedade e compromisso aplicados pela colega na causa do Ministério Público, também pontuando predicados pessoais da homenageada, como a generosidade com que sempre tratou membros e servidores. "Foi uma trajetória muito feliz", afirmou, desejando sucesso na nova etapa.

Como porta-voz das Promotoras de Justiça da Casa, a Promotora de Justiça aposentada Juliana Miranda Monteiro leu uma mensagem de autoria da Promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, que expressou gratidão pelo legado e exemplo da atuação combativa, corajosa e destemida da Procuradora. "Como irmãs de jornada e ideal, queremos honrá-la pelo imenso legado que nos entrega. Seguiremos firmes na missão do Ministério Público".

Representando a Ampro, a Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki falou do caráter balizador e exemplar da carreira de Rita Moncks, mencionando a chama, brilho e amor impressos em suas atividades. "Todos nós sempre confiamos muito no seu senso de Justiça. Foram muitas barreiras rompidas e regras elevadas com muita elegância e, acima de tudo, muita competência. Muito obrigada", ressaltou.

Também fizeram uso da palavra os integrantes do Conselho Superior, Procuradores de Justiça Airton Pedro Marin Filho, Ladner Martins Lopes, Ildemar Kussler e Carlos Grott e, ainda, a Ouvidora do MPRO, Promotora de Justiça André Luciana Damacena Ferreira Engel, e o Presidente da AMPRO, Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini.

Trajetória – Oriunda do IV Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Rondônia, Rita Moncks foi empossada como Promotora de Justiça em setembro de 1988. Teve como primeira lotação a comarca de Jaru, tendo sido promovida, para Ariquemes, Cacoal até chegar a Porto Velho em 1994. Na capital, foi designada para a 8ª Promotoria de Justiça, tendo, em seguida, exercido as titularidades da 7ª e da 1ª Promotorias de Justiça.

Rita Moncks assumiu o cargo de Procuradora em 12 de dezembro de 2008. Especialista em Ciências Criminais, Rita Maria Lima Moncks compôs a central de inquéritos e atuou no colégio recursal do MP. A Procuradora se aposenta oficialmente em 3 de março deste ano.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) apresentou parecer contrário à cassação de Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão do sistema do CNJ.
L
MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

A decisão da desembargadora do TRF1 concedeu habeas corpus aos banqueiros acusados, mas o Ministério Público Federal (MPF) questiona a medida.
L
Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Reality culinário estreia com convidados, jurados especiais e receitas que valorizam os sabores da Amazônia com produtos da Amazô Sabores.
L
Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae promove workshop em Rondônia com representantes da SEPOG, SEDEC e SEFIN, destacando o papel das métricas estratégicas no alinhamento institucional e na preparação para o novo cenário tributário.
L

BR-364 tem equipes operacionais em fase de treinamento prático

Atendimento parcial é parte do processo de implementação dos serviços da Nova 364
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L

Agricultura do Acre garimpa ideais na Agrotec para fortalecer feiras rurais em 2026

Durante o evento, três servidores visitaram estandes, acompanharam rodas de debate, ações culturais e, principalmente, garimparam soluções que podem ser aplicadas diretamente na realidade acreana.
L

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos da Depile-se em Porto Velho

A conversa vai destacar o empreendedorismo feminino, os desafios da gestão, a consolidação da marca e a comemoração dos 8 anos de sucesso na capital.
L

Giro News: Carlos Caldeira e os bastidores da COP 30

Nesta terça-feira, às 16h, o Giro News recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma entrevista especial sobre a COP 30, que vai colocar o Brasil e a Amazônia no centro das decisões globais sobre clima e sustentabilidade.
L

Comunidade News: Dulia do Nascimento Passos no Encontro de Lideranças

presidente da Cristal da Calama, para uma entrevista especial sobre o Encontro de Lideranças Comunitárias e a organização social nos bairros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Um pedido de vista coletivo suspendeu a análise do relatório do deputado Diego Garcia, que se manifestou contrário à cassação de Carla Zambelli.
L
Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário no Legislativo após o governo não enviar a mensagem escrita da indicação de Jorge Messias ao STF.
L
Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

O deputado federal Coronel Chrisóstomo destinou R$ 235.605,00 para a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeirópolis, atendendo a um pedido de moradores.
L
Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

O ministro do Supremo atendeu à solicitação do sócio do Banco Master, investigado por fraude de R$ 17 bilhões, em petição que cita um deputado federal.
L
STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu trancar o processo aberto pela Justiça de Goiás, que acusava o jogador de forçar um cartão amarelo no Campeonato Brasileiro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

De acordo com informações coletadas no local, os suspeitos bloquearam a passagem da motocicleta e obrigaram Dimas a descer do veículo.
18
PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em "escritório do crime"

PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em “escritório do crime”

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sgt Marivaldo, resultou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas em Candeias do Jamari, no bairro Palheiral.
14
Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

De acordo com testemunhas, durante uma briga, o suspeito teria atingido a vítima com vários golpes e depois deixou o local.
16
Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Jovem de 14 anos foi levado ao Hospital João Paulo II com suspeita de fratura no nariz, após acidente com veículo elétrico no Residencial Bairro Novo.
12

Aluno de 15 anos esfaqueia colega e dois funcionários em colégio de elite de Fortaleza

Um aluno de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar após atacar um colega, um professor e um coordenador com uma faca na unidade sul do Colégio Christus em Fortaleza.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CÉZAR LEON NETO

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Manuel Palacios garantiu que a anulação de três questões após a prova foi preventiva, negando vazamento e citando a divulgação de itens memorizados em pré-testes.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: DHEYNE CARLA DA SILVA – EPP

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1026/00569/1995
L
ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

Usuários do ChatGPT relatam instabilidade no aplicativo e no site do chatbot de Inteligência Artificial (IA), com problemas de login e falhas no servidor da OpenAI.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Conrado & Silva Ltda – ME

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Serviços de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e Gemini, registraram instabilidade nesta terça-feira (2) devido a problemas no Cloudflare, principal rede de distribuição de conteúdo.
L
Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

A Lenovo iniciou a produção local de workstations em São Paulo e anunciou a importação do minicomputador ThinkStation PGX, que usa o superchip Nvidia Grace Blackwell focado em Inteligência Artificial (IA).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.