SÁBADO, 29/11/2025

Em destaque

Expressão da força feminina no MPRO, Procuradora de Justiça Rita Maria Lima Moncks se aposenta do cargo

Rita Moncks foi homenageada durante a 617ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, órgão que integrou, mediante eleição, nos últimos oito anos.

Publicado em 

Por MPRO

Após 35 anos de serviços prestados à sociedade, a Procuradora de Justiça do Ministério Público de Rondônia Rita Maria Lima Moncks se despediu do cargo nesta segunda-feira (27/2). Detentora de uma carreira pontuada pelo senso de justiça e humanidade, Rita Moncks deixa como legado o protagonismo em decisões colegiadas do MPRO, assegurando um olhar e perspectiva do gênero feminino em entendimentos afetos não apenas ao universo interno, mas de extrema importância e repercussão social.

Rita Moncks foi homenageada durante a 617ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior, órgão que integrou, mediante eleição, nos últimos oito anos. Ao todo, a integrante esteve na composição do conselho por cinco biênios (2010-2011; 2012-2013; 2016-2017; 2018-2019; 2022-2023), exercendo com competência seu papel no colegiado, que tem por finalidade deliberar sobre matérias relativas à atuação dos membros da Instituição, o exercício de suas funções, bem como velar pelos seus princípios institucionais.

A cerimônia que marcou a despedida da Procuradora do cargo foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e teve a presença de componentes do órgão e do Colégio de Procuradores; da Associação do MPRO (Ampro) e de um grupo de membras da Instituição, que prestou um reconhecimento a Rita Moncks, por sua trajetória como precursora na realização de Justiça para importantes demandas da sociedade, incluindo pautas relacionadas às mulheres.

O chefe do MP rondoniense destacou o empenho e dedicação empregados pela homenageada no exercício de suas funções na Instituição, uma missão que, conforme ressaltou, executou imbuída do mais elevado espírito público. Em referência à regularidade com que teve assento no Conselho Superior, Ivanildo de Oliveira destacou que a integrante foi uma assídua e fundamental participante na Administração Superior. "Dra. Rita ajudou o Ministério Público de Rondônia até o último minuto. Muito obrigado", disse.

Em seu discurso, a Procuradora que agora se aposenta fez um retrospecto de sua atuação no MP, lembrando que sua chegada à Instituição remonta à vigência da Constituição Federal de 1988, a Carta Cidadã, que conferiu protagonismo ao Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade, motivo pelo qual, assinalou, o sentimento, à época, era de grande responsabilidade. "Sempre trabalhei por vontade de fazer Justiça. Sei que ajudei muitas crianças a ter alimentos; consegui condenar culpados; fiscalizei a aplicação da lei em todos os sentidos; atuei na defesa dos idosos e das pessoas com deficiência, enfim. Entendo que cumpri minha missão como integrante do MP", afirmou.

A Procuradora relembrou ainda o exercício de suas atribuições na antiga Casa da Cidadania, discorreu sobre sua atuação junto à Vara de Família e, como Procuradora, ressaltou o trabalho desenvolvido no combate à criminalidade e impunidade. "Chega agora o momento de me aposentar. Esta Instituição representa, para mim, a minha casa e a minha família. Eu jamais os esquecerei", disse, emocionada.

Homenagens – Presente à solenidade, a ex-Procuradora-Geral de Justiça do MPRO, Desembargadora aposentada Zelite Andrade Carneiro, destacou o trabalho desempenhado por Rita Moncks, sua marca e contribuição às próximas gerações. Citando um poema de sua autoria, desejou que a homenageada dê forma a novos projetos e realizações na jornada que se descortina.

A Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, que ombreou com Rita Moncks a missão de exercer o segundo grau no Ministério Público de Rondônia, falou da seriedade e compromisso aplicados pela colega na causa do Ministério Público, também pontuando predicados pessoais da homenageada, como a generosidade com que sempre tratou membros e servidores. "Foi uma trajetória muito feliz", afirmou, desejando sucesso na nova etapa.

Como porta-voz das Promotoras de Justiça da Casa, a Promotora de Justiça aposentada Juliana Miranda Monteiro leu uma mensagem de autoria da Promotora de Justiça Yara Travalon Viscardi, que expressou gratidão pelo legado e exemplo da atuação combativa, corajosa e destemida da Procuradora. "Como irmãs de jornada e ideal, queremos honrá-la pelo imenso legado que nos entrega. Seguiremos firmes na missão do Ministério Público".

Representando a Ampro, a Promotora de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki falou do caráter balizador e exemplar da carreira de Rita Moncks, mencionando a chama, brilho e amor impressos em suas atividades. "Todos nós sempre confiamos muito no seu senso de Justiça. Foram muitas barreiras rompidas e regras elevadas com muita elegância e, acima de tudo, muita competência. Muito obrigada", ressaltou.

Também fizeram uso da palavra os integrantes do Conselho Superior, Procuradores de Justiça Airton Pedro Marin Filho, Ladner Martins Lopes, Ildemar Kussler e Carlos Grott e, ainda, a Ouvidora do MPRO, Promotora de Justiça André Luciana Damacena Ferreira Engel, e o Presidente da AMPRO, Promotor de Justiça Éverson Antonio Pini.

Trajetória – Oriunda do IV Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Rondônia, Rita Moncks foi empossada como Promotora de Justiça em setembro de 1988. Teve como primeira lotação a comarca de Jaru, tendo sido promovida, para Ariquemes, Cacoal até chegar a Porto Velho em 1994. Na capital, foi designada para a 8ª Promotoria de Justiça, tendo, em seguida, exercido as titularidades da 7ª e da 1ª Promotorias de Justiça.

Rita Moncks assumiu o cargo de Procuradora em 12 de dezembro de 2008. Especialista em Ciências Criminais, Rita Maria Lima Moncks compôs a central de inquéritos e atuou no colégio recursal do MP. A Procuradora se aposenta oficialmente em 3 de março deste ano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Uma epidemia de infecção intestinal afetou mais de cem estudantes do campus “José Ribeiro Filho” em Porto Velho

A Adunir alega que o surto teve início após o jantar servido no Restaurante Universitário (RU). A Vigilância Sanitária interditou o RU e aguarda um laudo para confirmar a causa do surto.
L
Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

A pista de gelo, primeira aberta ao público na capital, será inaugurada neste sábado (29) com acesso gratuito, inscrições online e estrutura inédita na região.
L
Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

O governador interino participou da premiação DestaqueJus, que reconhece magistrados e servidores do TJRO por boas práticas e inovação, reforçando a importância da gestão pública eficiente.
L
Cartórios realizam mobilização nacional neste sábado para proteção de idosos

Cartórios realizam mobilização nacional neste sábado para proteção de idosos

Ação oferece orientação gratuita sobre autocuratela e planejamento patrimonial.
L
Energisa alerta para riscos na rede elétrica durante chuvas

Energisa alerta para riscos na rede elétrica durante chuvas

Empresa orienta população de Rondônia sobre cuidados essenciais.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Na Agrotec, Emater anuncia sistema de atendimento digital 24h para apoiar produtor rural

Emater-RO anunciou novos programas, apoio técnico digital e medidas para recuperar a produção de leite em Rondônia durante a abertura do Fórum + Leite RO na Agrotec 2025.
L

Produtores de Teobroma expõem “Cachaça Mito” e “Clorocana” e conquistam público na Agrotec

Produtora de Teobroma levou à Agrotec 2025 uma vitrine completa de cachaças e licores artesanais, destacando sabores regionais e a força da agricultura familiar.
L

Momento Agro: Edição Especial Ao Vivo da Agrotec 2025

Direto da Agrotec 2025, o programa Momento Agro deste sábado, dia 29, às 11h, traz uma edição especial.
L
União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

Governador em exercício pede alinhamento para proteger produtores.
L
Após jantar no restaurante da UNIR, mais de cem estudantes têm intoxicação alimentar

Após jantar no restaurante da UNIR, mais de cem estudantes têm intoxicação alimentar

Estudantes da Universidade Federal de Rondônia passam mal após jantar no Restaurante Universitário em Porto Velho; Vigilância Sanitária lacra o RU devido aos sintomas de intoxicação alimentar.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

Após a recuperação, a moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.
10
Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Homem acusado de tentar roubo na Avenida Maringá, em Ji-Paraná, é brutalmente espancado pela vítima, sofrendo lesões graves; agressor se apresenta à UNISP.
14
Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Dois faccionados, identificados como Antônio E. e Elizeu A., morrem em confronto com a Força Tática em Paranatinga, MT, após reagirem à abordagem policial.
18
Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre 153 ordens judiciais contra organização que usava empresa de logística para tráfico interestadual; mandado é cumprido em Porto Velho, Rondônia.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

Belkior da Silva Lopes, de 37 anos, é morto a tiros em Comodoro, MT, por ocupantes de um carro vermelho; polícia investiga autoria e motivação do crime.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Feira reúne forças policiais e monitoramento tecnológico para garantir tranquilidade.
L
Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Evento aposta em manejo integrado de resíduos e devolução de benefícios à comunidade.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Pesquisa aponta persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30; concurso é de final cinco.
L
Palmeiras e Flamengo decidem primeiro tetra brasileiro da Libertadores

Palmeiras e Flamengo decidem primeiro tetra brasileiro da Libertadores

Clássico nacional define quem será o maior campeão do país no torneio.
L
Santos vence, Neymar marca e equipe deixa o Z4 no Brasileirão

Santos vence, Neymar marca e equipe deixa o Z4 no Brasileirão

Peixe faz 3 a 0 no Sport e ganha fôlego na reta final do campeonato.
L
Governo libera R$ 501,4 milhões para o Ministério das Cidades

Governo libera R$ 501,4 milhões para o Ministério das Cidades

Recursos incluem reforço de R$ 149,3 milhões em emendas parlamentares.
L
BC restringe contas-bolsão e reforça regras do BaaS

BC restringe contas-bolsão e reforça regras do BaaS

Banco Central exige titularidade individual e mais transparência.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.