por: Eliane Viana Araújo
O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA este ano traz novidades. A festa das Artes Cênicas de Rua da Amazônia que é tradicional e muito aguardada em Porto Velho, em 2022 realizou uma edição especial no estado do Pará, sendo sucesso de público.
Em 2023 o objetivo é ir mais longe, alcançando o público de Rondônia, no Norte, e Maranhão, no Nordeste, dois estados da Amazônia Legal.
O FESTIVAL, que conta com patrocínio da Energisa e do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possibilita o desenvolvimento da atividade artística, o acesso das pessoas de todas as camadas sociais às artes, além, é claro, da troca e do intercâmbio das linguagens, das estéticas e dos grupos e companhias da Amazônia.
INSCRIÇÕES
A XIV Edição do Festival Amazônia Encena na Rua será realizada em duas etapas:
-
Etapa Rondônia – 06 a 11 de junho de 2023 em Porto Velho
Circulação: Itapuã do Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal de 14 a 20 de junho de 2023
-
Etapa – Maranhão – 08 a 13 de agosto de 2023 em São Luís
Circulação: Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia de 15 a 25 de agosto de 2023.
Poderão inscrever-se espetáculos de rua, de grupos de teatro, dança e circo dos estados que compõe a Amazônia Legal e de outras regiões. É necessário o preenchimento formulário de inscrição online, bem como estar atendo a todos os itens do regulamento: http://bit.ly/416ScQX
Deverão constar ficha técnica, contatos e responsável pela inscrição, links: fotos, portfólio e demais informações solicitadas. Mais informações: e-mail: oimaginariorondonia@gmail.com
SOBRE O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA
O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA é um festival de artes integradas que chega a sua 14ª edição apresentando ao público, de forma gratuita, espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo) que foram produzidos na Amazônia Legal e outras regiões.
O festival contempla exibição de espetáculos, seguidos de debate com integrantes do elenco e ações formativas, beneficiando artistas e comunidade em geral.
SOBRE O IMAGINÁRIO
Fundado em 2005 com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas. Em seus trabalhos, discute a relação entre o público, o teatro e a cidades. Realizou grandes projetos com relevância nacional como: Caravanas de Teatro pelo Interior do Mato Grosso, Acre e Rondônia; circulação por todas as regiões do país em duas edições do Palco Giratório (2010 e 2018); duas edições da Caravana PETROBRAS de circulação de espetáculos; circulação pelo circuito pelo SESC AMAZÔNIA DAS ARTES; produziu 13 EDIÇÕES DO AMAZÔNIA ENCENA NA RUA, reunindo grupos de artes públicas da Amazônica e das demais regiões do país.
O Imaginário já foi selecionado em mais de 30 prêmios nacionais, com destaque para 02 (duas) edições do “Rumos – Itaú Cultural”, um prêmio de Gestão da Economia Criativa, 07 (sete) prêmios da CAIXA e 14 (quatorze) prêmios da FUNARTE.