Por redação
Se você possui um carro, já deve ter visto que o valor do IPVA vem aumentando nos últimos anos. Aliás, se você encontrou dificuldades para pagar em 2022, saiba que o montante vai ser ainda maior esse ano!
Apenas no ano passado o IPVA teve um aumento de 22,54%, assustando muitas pessoas que precisam pagar o imposto. No entanto, como já era esperado, mais um aumento significativo aguardou os motoristas esse ano.
Com o preço do imposto só subindo, muitas pessoas cogitam se vale mais a pena comprar um carro usado. Afinal, um modelo mais antigo pode apresentar uma grande diferença na hora de pagar os impostos.
foto: QuoteInspector.com
Mas, afinal, por que o valor do IPVA do carro está aumentando tanto? Se você quer entender melhor essa diferença de preço e conferir como fazer para pagar seu imposto, continue a leitura e veja mais detalhes.
O que é IPVA e como calcular?
Pois bem, o IPVA é uma sigla para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Ou seja, se você possui um carro, moto, caminhão ou qualquer outro automóvel, terá de arcar anualmente com essa dívida.
Embora o valor varie de estado para estado, seu objetivo permanece o mesmo. Nesse sentido, metade do valor arrecadado vai para o Governo Municipal e a outra metade para o Governo Estadual.
Além de fazer o desconto dos órgãos constitucionais, como a Fundeb por exemplo, o valor do IPVA do carro vai para manutenção das estradas e rodovias do país, aumentando sempre a cada ano.
Como é calculado o imposto
Quando se fala em calcular o IPVA, a primeira variável para levar em consideração é o modelo do veículo. Isso é, quanto mais novo é o seu carro, maior será o valor do imposto cobrado sobre ele.
Na verdade, o cálculo acontece baseado no valor de compra e venda do veículo no último exercício, ou seja, no ano anterior. Nesse sentido, é a tabela da FIPE que vai dizer a média nacional de preço do veículo em questão.
De um modo geral, o IPVA do carro vai aumentando se o modelo do veículo é importado, por exemplo. Além disso, é importante lembrar que os valores sofrem alterações de acordo com o estado brasileiro em que o motorista reside.
Por que o IPVA está aumentando?
Embora muitos costumem culpar as alíquotas para entender o aumento do valor do imposto todos os anos, a razão da mudança de valores é diferente. Aliás, para o Estado de São Paulo, a alíquota permanece em 4%.
Isso é, a razão do IPVA do carro estar aumentando também em 2023 é outra. Na verdade, a alta nos preços de comercialização de veículos, tanto novos quanto usados, levou a um aumento de pouco mais de 10% no valor do IPVA.
Ou seja, houve uma valorização dos veículos automotores devido a uma série de fatores. O aumento dos custos de matéria-prima e escassez de semicondutores são algumas das causas do aumento do imposto.
Ainda que, para quem deseja vender seu carro em 2023 essa notícia seja positiva, para quem precisa arcar com o pagamento do IPVA a história é outra. Uma boa dica é aproveitar a receita do final do ano para quitar a dívida.
Como fazer o pagamento do IPVA do seu carro?
Primeiramente, vale ressaltar que embora o IPVA seja um imposto previsto em Lei Federal, cabe à Secretaria da Fazenda de cada estado brasileiro fazer o seu recolhimento. Portanto, os portais podem ser um pouco diferentes.
Mas não se preocupe. Além de ajudar a entender o porquê de o IPVA do seu carro estar aumentando, preparamos um passo a passo simples para você realizar o pagamento. Confira a seguir o que fazer.
Boleto
Antes de mais nada, é importante informar que a Secretaria da Fazenda não envia qualquer boleto de IPVA pelos Correios. Então, muito cuidado com golpes ao fazer pagamento via PIX através de documentos recebidos!
Nesse sentido, você deve acessar o portal do Detran para consultar o seu boleto e, se necessário, realizar a impressão do documento. Ou seja, cada um fica responsável por emitir seu próprio boleto online! Sendo assim, fique de olho!
Está preocupado se o IPVA do seu carro também estará aumentando? Pois saiba que existe uma forma fácil de consultar! Basta conferir pelo número do Renavam em toda a rede bancária, internet banking e aplicativos dos bancos no celular.
Pagamento
Caso você tenha optado por imprimir seu boleto de pagamento do IPVA, existem diversos estabelecimentos autorizados a receber o imposto. Os proprietários podem se dirigir às casas lotéricas direto com o cartão de crédito.
Além disso, também é possível fazer o pagamento pelas empresas credenciadas a Secretaria da Fazenda de cada Estado. Ou, se preferir, também pode pagar nos caixas eletrônicos e agências bancárias credenciadas.
No entanto, uma das maneiras mais fáceis de pagar o IPVA do seu carro é online, mas é preciso ficar de olho nos golpes que vem aumentando as dívidas de quem não se atenta. Não compartilhe suas senhas de aplicativos bancários!
Parcelamento e desconto
Embora sofra variação dependendo do estado brasileiro, é possível obter desconto em pagamentos de cotas únicas do IPVA. Por exemplo, para São Paulo e Rio de Janeiro, o desconto é de 3% para pagamentos à vista.
Portanto, se você busca uma forma de economizar agora que o IPVA do carro está aumentando cada vez mais, uma boa opção é quitar o valor à vista. Enquanto isso, também há benefícios de parcelamento.
Em alguns estados, é possível dividir o valor do imposto em até 6 parcelas! Dessa forma, se você não tiver o valor total do IPVA, ainda poderá fazer o parcelamento e pagar gradativamente para não entrar em dívidas.