SÁBADO, 06/07/2024

Coluna resenha política: GOLPISTAS

Os golpistas, por dois meses e meio, acamparam na frente da Brigada do Exército na capital e ameaçaram quem ousou tecer críticas ao golpe que tanto preconizaram.

Publicado em 

Coluna resenha política: GOLPISTAS - News Rondônia

Por Robson Oliveira

GOLPISTAS 

Mais uma operação policial em Rondônia que visa responsabilizar os insurretos que bloquearam as BRs, ameaçaram pessoas, tocaram fogo em pneus e pediam golpe militar com a ruptura constitucional para que o resultado das eleições não fosse respeitado.

Foto: Marcelo Camargo - Agencia Brasil
Marcelo Camargo – Agencia Brasil

Os golpistas, por dois meses e meio, acamparam na frente da Brigada do Exército na capital e ameaçaram quem ousou tecer críticas ao golpe que tanto preconizaram. Como era previsível, agora começam a ser responsabilizados pelos atos insanos e irresponsáveis que provocaram o caos em nossas rodovias. É de se deduzir que novas ações devam ocorrer.  

TENDÊNCIA 

Os arruaceiros que engrossaram os atos antidemocráticos não acreditavam nas responsabilizações criminais e civis dos seus atos e enveredaram para atentados terroristas sob a falsa justificativa de defesa dos princípios de Deus, Pátria e Família. Tudo lorota. Pelas manifestações do STF a tendência é de que as sanções serão duríssimas.  

INTEGRALISTAS  

Aliás, Deus, Pátria e Família não é um bordão novo, criado agora pelos arruaceiros. É um slogan utilizado na década de trinta pelos integralistas liderados pelo fascista Plínio Salgado, que ficou conhecido como os Camisas Verdes. Tanto naquela época quanto  hoje o movimento possui em sua gênese o cunho nazifascista. Embora nem todos os terroristas rondonienses saibam dos conceitos que fundaram esse movimento: seja por falta de conhecimento histórico, seja por falta de massa cinzenta. Mas possuem a mesma índole golpista e preconceituosa que forjou o movimento integralista.  

BUNKER  

Rondônia virou um estado com uma formação migratória em sua maioria dos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Não por acaso possui hoje uma economia com predominância da pecuária e agro que são as principais comodities daquelas regiões. Também virou um bunker ideológico arraigado nas levas imigratórias que para o Brasil vieram da Itália e Alemanha no século passado, países onde o fascismo imperou por muitos anos. Há, em particular no interior rondoniense, financiadores dos atos antidemocráticos que precisam ser identificados e responsabilizados para que sejam sufocados todos os movimentos fora das leis na origem. 

CRIMES 

Nas últimas semanas a polícia federal está na rua cumprindo mandados judiciais, prisões e busca e apreensões, em Rondônia. É sem dúvida um unidade federativa reincidente em tipos penais de toda espécie, embora os crimes ambientais e tóxicos sejam prevalescentes. No que tange aos crimes contra as riquezas naturais, especialmente nas áreas de proteção legal, desde a criação do estado, os problemas somente se avolumaram com a condescendência de setores da administração pública que deveriam fiscalizar obrigando a todos o cumprimento da lei. Isto significa dizer que novas operações de combate aos crimes ambientais vão ocorrer em Rondônia. Com prisões e buscas e apreensões. As gerações futuras agradecem.  

DEGRADAÇÃO  

Mais um crime começa a ser desvendado em solo rondoniense e é um dos mais perversos que a humanidade conhece desde os primórdios que é o tráfico de seres humanos. Na semana passada membros de uma quadrilha foram presos no interior do estado por integrarem um grupo criminoso internacional que levou clandestinamente rondonienses para imigrarem aos USA. São pessoas entregues aos coiotes em solo mexicano que tentam ingressar nos Estados Unidos ilegalmente e, portanto, sujeitos a toda degradação humana.  

EQUILIBRADO  

Ninguém de juízo no lugar levaria a sério a declaração dada pelo empresário Kazan Roriz de que o advogado Vinicius Miguel teria acertado um ano antes das eleições municipais uma aliança  para disputar a prefeitura da capital. Ainda mais com Vini na posição de figurante no cargo de vice-prefeito. A coluna já havia ouvido um desmentido de Vini  e por esta razão não mencionou tais fatos na coluna passada.  Ademais, não é a primeira vez que Kazan Roriz anuncia uma suposta candidatura natimorta sem consistência política com a mínima densidade eleitoral. Virou notícia, pelo menos aqui, em razão do envolvimento do nome de Vinícius Miguel que, por razões óbvias, merece atenção por ser um militante político bem equilibrado. Nem acredito que Roriz leve a sério e ao cabo a pretensão suscitada.  

ESPECULAÇÃO 

Tradicionalmente as eleições começam a esquentar após o carnaval, embora em alguns municípios as especulações de nomes tomam as redes sociais. Em Cacoal, por exemplo, não será uma tarefa fácil bater o atual prefeito Adailton Fúria que vai à reeleição com uma administração bem avaliada. Em Ariquemes, a prefeita Carla Redano, dependendo das alianças, também é forte candidata a se manter no cargo.  

DISPUTAS 

Já em Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Rolim de Moura os atuais mandatários não terão vidas fáceis na luta pela reeleição uma vez que estão mal avaliados, além de nomes da oposição com mais viabilidade. Em Jipa, por exemplo, Jesualdo Pires, na hipótese de entrar na disputa, é um excelente nome e tem tudo para desbancar o atual alcaide do paço municipal. Jesualdo é uma daquelas pessoas raras na política que não ambiciona cargo eletivo como meio de vida e  faz da militância uma atividade digna, apesar de reinar majoritariamente na política gente de caráter duvidoso e que tanto afastam as pessoas da militância.  

ESCALAÇÃO 

Na capital, nomes como o ex-deputado federal Léo Moraes e da ex-deputada federal Mariana Carvalho são em tese atualmente os mais densos para substituir Hildon Chaves. No entanto, nomes como a deputada federal Cristiane Lopes e o deputado Marcelo Cruz (presidente da ALE) podem mexer nas articulações, mas as atenções também estarão voltadas pelo nome a ser ungido por Hildon Chaves que é um cabo eleitoral operante. Cada um escala o candidato que achar mais conveniente, embora o nome a ser anunciado por Chaves seja o mais aguardado.  

AMBIVALÊNCIA  

Segundo os bastidores políticos as relações entre o governador Marcos Rocha e o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves são ambivalentes. Desde que foram apuradas as urnas quando ambos estavam no mesmo palanque não foram mais vistos trocando amenidades. Após a posse de Rocha, Chaves optou por um distanciamento não tão distante que não possam se olhar e nem tão perto que não possam se falar. Uma relação ambivalente.   

AÇÕES 

Duas ações que estão no STF podem mudar a composição dos deputados federais eleitos, inclusive em Rondônia. O caso mais propenso a modificar é a eleição de Lebrão (UB), que, mudando a forma do cálculo, pode perder a vaga. Thiago Flores (MDB) e Cristiane Lopes (UB) também podem ser alcançados caso as ações sejam acolhidas mudando a interpretação nos cálculos dada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia quando proclamou os eleitos.  

CRITÉRIO 

Na eleição de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores não é utilizada como critério o mais votado. Para as vagas, vale o "sistema proporcional". Por este critério se determina que os votos apurados não pertencem apenas a um determinado candidato. Ao votar, os brasileiros escolhem uma lista de candidatos (partido ou federação), e indicam, pelo voto, quem deva ser o nome a constar na "cabeça" da lista. Ao serem apurados os votos, a Justiça Eleitoral verifica quais listas de candidatos terão jus na divisão das cadeiras. Para isso, fazem dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário. Pelo critério do quociente eleitoral, é definido pelo número de votos que um partido ou federação precisa alcançar para eleger pelo menos um deputado. Já no partidário, o cálculo que define quantas vagas cada partido obterá direito de eleger.  

DIFERENÇAS 

Portanto, são dois momentos em que se definem os eleitos. No primeiro, somente os partidos ou federações cujas listas de candidatos alcançam o número mínimo de votos estabelecidos (quociente eleitoral) é que podem ocupar as vagas abertas. Os cálculos consideram somente os votos válidos. Para tais efeitos, é seguido o seguinte raciocínio matemático: o total de votos válidos é dividido pelo número de vagas em disputa. Por exemplo, na hipótese de um milhão de votos válidos para o preenchimento de dez vagas existentes, o quociente eleitoral será de cem mil votos. Esse é o percentual mínimo a ser alcançado para que uma legenda eleja um deputado. 

CÁLCULO 2 

Já o quociente partidário segue o seguinte cálculo: o número de votos de cada partido é dividido pelo quociente eleitoral. Ou seja, se o quociente eleitoral é de cem mil votos, e o partido A obteve seiscentos e trinta mil, poderá eleger seis cadeiras. Na hipótese do partido B receber quatrocentos e dez mil votos, elegerá quatro deputados. Somente é considerada a parte inteira da divisão. E a classificação dos candidatos dentro das legendas é feita com base na lista aberta. O candidato que obtém o maior números de votos no partido será o primeiro eleito. Os demais vêm na sequência, conforme as votações.  

REGRA 

Um candidato estará eleito na regra do quociente partidário caso obtenha pelo menos dez por cento deste quociente. No exemplo de cem mil votos, o candidato que tenha recebido dez mil votos não poderá ser proclamado eleito.  Mesmo que o partido tenha obtido o quociente eleitoral. Essa regra serve para evitar que puxadores de votos elejam muitos candidatos sem a mínima expressão. Desta forma, os candidatos mais votados contribuem para que o partido alcance o quociente eleitoral. Ocorre que, se a sigla não possui outros candidatos com uma votação mínima, não tem direito a vaga nesta etapa.  

FASE DOIS 

Nesta fase, é comum que nem todas as cadeiras estejam preenchidas na distribuição inicial. Isto porque "sobram" em muitos partidos votos que não foram suficientes  para alcançar uma quota do quociente eleitoral. Esta fase consiste em alocar as cadeiras restantes com base na votação total do partido. As vagas das sobras somente podem ser disputadas por partidos que alcançaram ao menos oitenta por cento do quociente eleitoral. A aritmética favorece uma redução na fragmentação partidária. Impõe barreira para que pequenos partidos e diretórios pouco estruturados elejam deputados. 

CORTE 

Há também uma nota de corte. Só candidatos com votos que somem ao menos vinte por cento do quociente eleitoral podem disputar as sobras. O cálculo é o seguinte: a votação de cada partido ou federação é dividida pelo número de cadeiras obtidas pela coligação na rodada anterior mais um. O resultado da divisão é chamado de média e o candidato que entra por meio deste sistema é considerado eleito por média. 

SOBRA 

No passo seguinte, o partido que tiver a maior média depois dessa conta leva a vaga da primeira sobra. Caso ainda sobrem cadeiras a serem preenchidas (outras sobras), o cálculo é repetido com a vaga recém-distribuída entrando na nova conta. Pode ser em algum momento que não sobrou nenhum candidato desses partidos com vinte por cento do quociente eleitoral. E o que tem feito a Justiça Eleitoral, a partir de uma resolução de 2021, é: suprimir a regra de vinte por cento e manter na divisão apenas os partidos que tenham obtido os oitenta por cento ou mais do quociente eleitoral. Assim, o cálculo das sobras é repetido com todos os candidatos desses partidos até se esgotarem as vagas.  

CONFUSÃO 

Como o código eleitoral, neste ponto, não é claro, os tribunais eleitorais utilizam em tese a regra por eles interpretada e as ações que correm no âmbito do STF que podem modificar as bancadas, especialmente de Rondônia, pedem que a interpretação usual mude para que todos os partidos (não apenas os que tenham ao menos 80% do quociente eleitoral) participem da terceira etapa da divisão das vagas, pondo ordem na confusão interpretativa, o que pode significar a perda da vaga de Lebrão (UB), entre outros. O que não é uma má ideia. Os rondonienses agradeceriam.  

ARTIGO

O advogado constitucionalista e professor da UNIR, Diego Vasconcelos, publicou ontem um belo artigo científico no tradicional jornal paulista O ESTADAO sobre a desjusdicialização que merece aplausos. É um tema que a OAB nacional está tratando junto aos cortes superiores e escalou exatamente o advogado de Rondônia como o seu principal interlocutor junto aos ministros.

Coluna resenha política: GOLPISTAS - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lançada cartilha de orientação do Cartão Pesquisador

Lançada cartilha de orientação do Cartão Pesquisador

A publicação auxilia pesquisadores nos procedimentos de uso e gestão dos recursos disponibilizados pela UNIR à pesquisa.
L
‘Caravana da Monilíase’ leva informação técnica para mais de 670 pessoas em Nova Califórnia

‘Caravana da Monilíase’ leva informação técnica para mais de 670 pessoas em Nova Califórnia

Servidores da Idaron e profissionais da Bahia, Pará, Acre e Amazonas desenvolveram atividades educativas.
L
Grupo de Escolta Tática de Rondônia passa por treinamento operacional no Mato Grosso

Grupo de Escolta Tática de Rondônia passa por treinamento operacional no Mato Grosso

Agentes de segurança socioeducativos do Grupo de Escolta Tática de Rondônia participam de curso de formação, em Sinop.
L
Técnicos rondonienses são selecionados como jurados internacionais de queijos

Técnicos rondonienses são selecionados como jurados internacionais de queijos

Os cinco rondonienses fizeram parte de um grupo de 200 jurados que avaliaram queijos de leites cru e pasteurizado de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistura de espécies.
L
Estudantes da Escola Primavera em Theobroma são premiados por leituras e resumos realizados

Estudantes da Escola Primavera em Theobroma são premiados por leituras e resumos realizados

Encerramento da Noite Cultural foi marcado por premiações de todos os alunos com medalhas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rodão Motos realiza lançamento da Honda Elite 125

Nova scooter promete cair no gosto dos porto-velhenses
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita

Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita

Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita
L
CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Sorteio será realizado a partir das 20h, horário de Brasília, em SP
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos
L

Vereador Valtinho Canuto preocupado com a estiagem no Município de Porto Velho

A comunidade de pescadores de Porto Velho e de todo o estado pode contar com o apoio das autoridades municipais e estaduais durante este período de crise.
L
População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Também foram entregues dois motores, para atender a comunidade indígena Rio Branco.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação entre PM do Brasil e Bolívia recupera veículos roubados

Ação entre PM do Brasil e Bolívia recupera veículos roubados

os veículos foram roubados no Brasil e levados para território boliviano.
10
Homem desconfia de traição e incendeia casa da esposa

Homem desconfia de traição e incendeia casa da esposa

Ocorreu no distrito de Jaci-Paraná em Porto Velho.
10
Passageira de ônibus é flagrada transportando cocaína na BR-319 em Porto Velho

Passageira de ônibus é flagrada transportando cocaína na BR-319 em Porto Velho

Durante a revista foi encontrado um pacote com mais de 500g de cocaína dentro da bolsa da suspeita, que confessou que levaria o entorpecente para entregar na cidade de Humaitá-AM, mas não disse a quem.
14
Jovem é preso com revólver e munições na casa da avó

Jovem é preso com revólver e munições na casa da avó

O suspeito confessou que a arma estava em cima do telhado, e que cerca de R$366 reais encontrado no local eram da avó dele, sendo desmentido pela mulher.
12
Criminoso é baleado durante perseguição e troca de tiros com o BPTAR

Criminoso é baleado durante perseguição e troca de tiros com o BPTAR

O suspeito foi visto transitando de moto, e ficou nervoso com a presença da viatura, tentando sair rapidamente para despistar a guarnição que logo conseguiu fazer a abordagem.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadeirante é preso após passar a mão e ameaçar matar enfermeira

Um Policial Penal presenciou toda ação e deu voz de prisão.
L
Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Nível dos rios já é motivo de preocupação e alerta das autoridades, e o governo está em vigilância desde o ano passado quando foram registradas mínimas históricas.
L
Treinamento de controle de morcego transmissor da raiva é realizado em Colorado do Oeste

Treinamento de controle de morcego transmissor da raiva é realizado em Colorado do Oeste

O trabalho de educação continuada foi aplicado para 10 profissionais da regional da Idaron de Vilhena.
L
NOVIDADE - Vai ter a estreia do 'Domingo Forrozeiro de Verão' no Mercado Cultural

NOVIDADE – Vai ter a estreia do ‘Domingo Forrozeiro de Verão’ no Mercado Cultural

“O novo evento musical vai ter 6h de duração com muito forró das antigas e shows gratuitos que vão acontecer todos os domingos, a partir das 17h, no Mercado Cultural”, enfatizou o empresário Sinésio Tapajós
L
Caso Americanas expõe limites da regulamentação do mercado financeiro

Caso Americanas expõe limites da regulamentação do mercado financeiro

Órgão regulador reconhece carência no quadro de pessoal
L
Nadadora que perdeu a perna em ataque de tubarão volta a competir e vai às paralimpíadas de Paris

Nadadora que perdeu a perna em ataque de tubarão volta a competir e vai às paralimpíadas de Paris

Diante da nova realidade, Ali decidiu que seguiria com a natação. Ela procurou Jessica Long, de 32 anos, lendária nadadora paralímpica com mais de 50 medalhas em campeonatos mundiais.
L

Meio ambiente preservado ajuda a manter saúde das pessoas; revela estudo

Morar próximo a locais de venda de frutas e hortaliças, por exemplo, favorece a adoção de alimentação equilibrada.
L
Ataques israelenses matam 25 palestinos, entre eles cinco jornalistas

Ataques israelenses matam 25 palestinos, entre eles cinco jornalistas

Bombardeios atingiram campo de refugiados de Nuseirat
L
Caixa divulga condições de suas principais linhas de crédito rural para o plano safra 2024/2025

Caixa divulga condições de suas principais linhas de crédito rural para o plano safra 2024/2025

Banco oferece financiamentos para custeio, investimento, comercialização e industrialização.
L

Rondônia: Mais Médicos amplia atendimento em 28 municípios do estado

Programa Nacional inclui 47 novas vagas, reservando oportunidades para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais.
L