QUINTA-FEIRA, 17/07/2025

Coluna resenha política: GOLPISTAS

Os golpistas, por dois meses e meio, acamparam na frente da Brigada do Exército na capital e ameaçaram quem ousou tecer críticas ao golpe que tanto preconizaram.

Publicado em 

Coluna resenha política: GOLPISTAS - News Rondônia

Por Robson Oliveira

GOLPISTAS 

Mais uma operação policial em Rondônia que visa responsabilizar os insurretos que bloquearam as BRs, ameaçaram pessoas, tocaram fogo em pneus e pediam golpe militar com a ruptura constitucional para que o resultado das eleições não fosse respeitado.

Foto: Marcelo Camargo - Agencia Brasil
Marcelo Camargo – Agencia Brasil

Os golpistas, por dois meses e meio, acamparam na frente da Brigada do Exército na capital e ameaçaram quem ousou tecer críticas ao golpe que tanto preconizaram. Como era previsível, agora começam a ser responsabilizados pelos atos insanos e irresponsáveis que provocaram o caos em nossas rodovias. É de se deduzir que novas ações devam ocorrer.  

TENDÊNCIA 

Os arruaceiros que engrossaram os atos antidemocráticos não acreditavam nas responsabilizações criminais e civis dos seus atos e enveredaram para atentados terroristas sob a falsa justificativa de defesa dos princípios de Deus, Pátria e Família. Tudo lorota. Pelas manifestações do STF a tendência é de que as sanções serão duríssimas.  

INTEGRALISTAS  

Aliás, Deus, Pátria e Família não é um bordão novo, criado agora pelos arruaceiros. É um slogan utilizado na década de trinta pelos integralistas liderados pelo fascista Plínio Salgado, que ficou conhecido como os Camisas Verdes. Tanto naquela época quanto  hoje o movimento possui em sua gênese o cunho nazifascista. Embora nem todos os terroristas rondonienses saibam dos conceitos que fundaram esse movimento: seja por falta de conhecimento histórico, seja por falta de massa cinzenta. Mas possuem a mesma índole golpista e preconceituosa que forjou o movimento integralista.  

BUNKER  

Rondônia virou um estado com uma formação migratória em sua maioria dos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste. Não por acaso possui hoje uma economia com predominância da pecuária e agro que são as principais comodities daquelas regiões. Também virou um bunker ideológico arraigado nas levas imigratórias que para o Brasil vieram da Itália e Alemanha no século passado, países onde o fascismo imperou por muitos anos. Há, em particular no interior rondoniense, financiadores dos atos antidemocráticos que precisam ser identificados e responsabilizados para que sejam sufocados todos os movimentos fora das leis na origem. 

CRIMES 

Nas últimas semanas a polícia federal está na rua cumprindo mandados judiciais, prisões e busca e apreensões, em Rondônia. É sem dúvida um unidade federativa reincidente em tipos penais de toda espécie, embora os crimes ambientais e tóxicos sejam prevalescentes. No que tange aos crimes contra as riquezas naturais, especialmente nas áreas de proteção legal, desde a criação do estado, os problemas somente se avolumaram com a condescendência de setores da administração pública que deveriam fiscalizar obrigando a todos o cumprimento da lei. Isto significa dizer que novas operações de combate aos crimes ambientais vão ocorrer em Rondônia. Com prisões e buscas e apreensões. As gerações futuras agradecem.  

DEGRADAÇÃO  

Mais um crime começa a ser desvendado em solo rondoniense e é um dos mais perversos que a humanidade conhece desde os primórdios que é o tráfico de seres humanos. Na semana passada membros de uma quadrilha foram presos no interior do estado por integrarem um grupo criminoso internacional que levou clandestinamente rondonienses para imigrarem aos USA. São pessoas entregues aos coiotes em solo mexicano que tentam ingressar nos Estados Unidos ilegalmente e, portanto, sujeitos a toda degradação humana.  

EQUILIBRADO  

Ninguém de juízo no lugar levaria a sério a declaração dada pelo empresário Kazan Roriz de que o advogado Vinicius Miguel teria acertado um ano antes das eleições municipais uma aliança  para disputar a prefeitura da capital. Ainda mais com Vini na posição de figurante no cargo de vice-prefeito. A coluna já havia ouvido um desmentido de Vini  e por esta razão não mencionou tais fatos na coluna passada.  Ademais, não é a primeira vez que Kazan Roriz anuncia uma suposta candidatura natimorta sem consistência política com a mínima densidade eleitoral. Virou notícia, pelo menos aqui, em razão do envolvimento do nome de Vinícius Miguel que, por razões óbvias, merece atenção por ser um militante político bem equilibrado. Nem acredito que Roriz leve a sério e ao cabo a pretensão suscitada.  

ESPECULAÇÃO 

Tradicionalmente as eleições começam a esquentar após o carnaval, embora em alguns municípios as especulações de nomes tomam as redes sociais. Em Cacoal, por exemplo, não será uma tarefa fácil bater o atual prefeito Adailton Fúria que vai à reeleição com uma administração bem avaliada. Em Ariquemes, a prefeita Carla Redano, dependendo das alianças, também é forte candidata a se manter no cargo.  

DISPUTAS 

Já em Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Rolim de Moura os atuais mandatários não terão vidas fáceis na luta pela reeleição uma vez que estão mal avaliados, além de nomes da oposição com mais viabilidade. Em Jipa, por exemplo, Jesualdo Pires, na hipótese de entrar na disputa, é um excelente nome e tem tudo para desbancar o atual alcaide do paço municipal. Jesualdo é uma daquelas pessoas raras na política que não ambiciona cargo eletivo como meio de vida e  faz da militância uma atividade digna, apesar de reinar majoritariamente na política gente de caráter duvidoso e que tanto afastam as pessoas da militância.  

ESCALAÇÃO 

Na capital, nomes como o ex-deputado federal Léo Moraes e da ex-deputada federal Mariana Carvalho são em tese atualmente os mais densos para substituir Hildon Chaves. No entanto, nomes como a deputada federal Cristiane Lopes e o deputado Marcelo Cruz (presidente da ALE) podem mexer nas articulações, mas as atenções também estarão voltadas pelo nome a ser ungido por Hildon Chaves que é um cabo eleitoral operante. Cada um escala o candidato que achar mais conveniente, embora o nome a ser anunciado por Chaves seja o mais aguardado.  

AMBIVALÊNCIA  

Segundo os bastidores políticos as relações entre o governador Marcos Rocha e o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves são ambivalentes. Desde que foram apuradas as urnas quando ambos estavam no mesmo palanque não foram mais vistos trocando amenidades. Após a posse de Rocha, Chaves optou por um distanciamento não tão distante que não possam se olhar e nem tão perto que não possam se falar. Uma relação ambivalente.   

AÇÕES 

Duas ações que estão no STF podem mudar a composição dos deputados federais eleitos, inclusive em Rondônia. O caso mais propenso a modificar é a eleição de Lebrão (UB), que, mudando a forma do cálculo, pode perder a vaga. Thiago Flores (MDB) e Cristiane Lopes (UB) também podem ser alcançados caso as ações sejam acolhidas mudando a interpretação nos cálculos dada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia quando proclamou os eleitos.  

CRITÉRIO 

Na eleição de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores não é utilizada como critério o mais votado. Para as vagas, vale o "sistema proporcional". Por este critério se determina que os votos apurados não pertencem apenas a um determinado candidato. Ao votar, os brasileiros escolhem uma lista de candidatos (partido ou federação), e indicam, pelo voto, quem deva ser o nome a constar na "cabeça" da lista. Ao serem apurados os votos, a Justiça Eleitoral verifica quais listas de candidatos terão jus na divisão das cadeiras. Para isso, fazem dois cálculos: o quociente eleitoral e o quociente partidário. Pelo critério do quociente eleitoral, é definido pelo número de votos que um partido ou federação precisa alcançar para eleger pelo menos um deputado. Já no partidário, o cálculo que define quantas vagas cada partido obterá direito de eleger.  

DIFERENÇAS 

Portanto, são dois momentos em que se definem os eleitos. No primeiro, somente os partidos ou federações cujas listas de candidatos alcançam o número mínimo de votos estabelecidos (quociente eleitoral) é que podem ocupar as vagas abertas. Os cálculos consideram somente os votos válidos. Para tais efeitos, é seguido o seguinte raciocínio matemático: o total de votos válidos é dividido pelo número de vagas em disputa. Por exemplo, na hipótese de um milhão de votos válidos para o preenchimento de dez vagas existentes, o quociente eleitoral será de cem mil votos. Esse é o percentual mínimo a ser alcançado para que uma legenda eleja um deputado. 

CÁLCULO 2 

Já o quociente partidário segue o seguinte cálculo: o número de votos de cada partido é dividido pelo quociente eleitoral. Ou seja, se o quociente eleitoral é de cem mil votos, e o partido A obteve seiscentos e trinta mil, poderá eleger seis cadeiras. Na hipótese do partido B receber quatrocentos e dez mil votos, elegerá quatro deputados. Somente é considerada a parte inteira da divisão. E a classificação dos candidatos dentro das legendas é feita com base na lista aberta. O candidato que obtém o maior números de votos no partido será o primeiro eleito. Os demais vêm na sequência, conforme as votações.  

REGRA 

Um candidato estará eleito na regra do quociente partidário caso obtenha pelo menos dez por cento deste quociente. No exemplo de cem mil votos, o candidato que tenha recebido dez mil votos não poderá ser proclamado eleito.  Mesmo que o partido tenha obtido o quociente eleitoral. Essa regra serve para evitar que puxadores de votos elejam muitos candidatos sem a mínima expressão. Desta forma, os candidatos mais votados contribuem para que o partido alcance o quociente eleitoral. Ocorre que, se a sigla não possui outros candidatos com uma votação mínima, não tem direito a vaga nesta etapa.  

FASE DOIS 

Nesta fase, é comum que nem todas as cadeiras estejam preenchidas na distribuição inicial. Isto porque "sobram" em muitos partidos votos que não foram suficientes  para alcançar uma quota do quociente eleitoral. Esta fase consiste em alocar as cadeiras restantes com base na votação total do partido. As vagas das sobras somente podem ser disputadas por partidos que alcançaram ao menos oitenta por cento do quociente eleitoral. A aritmética favorece uma redução na fragmentação partidária. Impõe barreira para que pequenos partidos e diretórios pouco estruturados elejam deputados. 

CORTE 

Há também uma nota de corte. Só candidatos com votos que somem ao menos vinte por cento do quociente eleitoral podem disputar as sobras. O cálculo é o seguinte: a votação de cada partido ou federação é dividida pelo número de cadeiras obtidas pela coligação na rodada anterior mais um. O resultado da divisão é chamado de média e o candidato que entra por meio deste sistema é considerado eleito por média. 

SOBRA 

No passo seguinte, o partido que tiver a maior média depois dessa conta leva a vaga da primeira sobra. Caso ainda sobrem cadeiras a serem preenchidas (outras sobras), o cálculo é repetido com a vaga recém-distribuída entrando na nova conta. Pode ser em algum momento que não sobrou nenhum candidato desses partidos com vinte por cento do quociente eleitoral. E o que tem feito a Justiça Eleitoral, a partir de uma resolução de 2021, é: suprimir a regra de vinte por cento e manter na divisão apenas os partidos que tenham obtido os oitenta por cento ou mais do quociente eleitoral. Assim, o cálculo das sobras é repetido com todos os candidatos desses partidos até se esgotarem as vagas.  

CONFUSÃO 

Como o código eleitoral, neste ponto, não é claro, os tribunais eleitorais utilizam em tese a regra por eles interpretada e as ações que correm no âmbito do STF que podem modificar as bancadas, especialmente de Rondônia, pedem que a interpretação usual mude para que todos os partidos (não apenas os que tenham ao menos 80% do quociente eleitoral) participem da terceira etapa da divisão das vagas, pondo ordem na confusão interpretativa, o que pode significar a perda da vaga de Lebrão (UB), entre outros. O que não é uma má ideia. Os rondonienses agradeceriam.  

ARTIGO

O advogado constitucionalista e professor da UNIR, Diego Vasconcelos, publicou ontem um belo artigo científico no tradicional jornal paulista O ESTADAO sobre a desjusdicialização que merece aplausos. É um tema que a OAB nacional está tratando junto aos cortes superiores e escalou exatamente o advogado de Rondônia como o seu principal interlocutor junto aos ministros.

Coluna resenha política: GOLPISTAS - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça do Trabalho inspeciona realidade de catadores após fechamento do lixão em Porto Velho

Ação coordenada pela 7ª Vara integra processo estrutural e busca soluções para garantir inclusão de catadores na coleta seletiva
L

Montagem de palco e som: Energisa alerta empresas sobre riscos com rede elétrica

Com aumento dos eventos na seca, Energisa Rondônia reforça cuidados que empresas devem tomar para evitar acidentes graves durante montagem de estruturas
L

TRT-14 lança canal no WhatsApp para facilitar atendimento ao cidadão

A ferramenta “TRT-14 na Palma da Mão” utiliza linguagem simples e inteligência artificial para ampliar o acesso à Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre
L

III Fórum da Piscicultura de Rondônia debate futuro do tambaqui e qualidade da produção em Ariquemes

Com apoio do Sebrae e da Acripar, evento reuniu produtores, técnicos e autoridades para fortalecer a cadeia produtiva do peixe no estado de Rondônia
L

MPRO fiscaliza incineração de mais de 600 kg de drogas apreendidas em Porto Velho

Ação ocorreu na manhã de quinta-feira e contou com a presença do promotor Marcelo Lincoln; cocaína, maconha e insumos químicos foram destruídos em forno industrial
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista José Rafael Lopes

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o Giro News recebe José Rafael Lopes, gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, para falar sobre a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, que será realizado no dia 30 de julho, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
L
Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Presidente defende soberania brasileira e sinaliza Lei de Reciprocidade Econômica diante da imposição de taxas de 50% sobre produtos do Brasil.
L

Marronzinho leva mensagem pela Amazônia preservada ao Flor do Maracujá 2025

Com tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, Boi-Bumbá Marronzinho destaca consciência ambiental no tradicional Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho.
L
IFRO inicia matrículas on-line para aprovados em 1ª chamada do Processo Seletivo 2025/2

IFRO inicia matrículas on-line para aprovados em 1ª chamada do Processo Seletivo 2025/2

Candidatos têm até o dia 21 de julho para enviar documentação no sistema; seleção oferece vagas em cursos de graduação e técnicos subsequentes.
L
Agenda News: Esfihas irresistíveis e pizzas variadas fazem da Bella Pizza uma opção saborosa para toda a família em Porto Velho

Agenda News: Esfihas irresistíveis e pizzas variadas fazem da Bella Pizza uma opção saborosa para toda a família em Porto Velho

Com massa leve, recheios selecionados e ambiente familiar, a Bella Pizza oferece combos de esfiha, pizzas variadas e espaço kids para crianças se divertirem enquanto os adultos aproveitam.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Quatro dos oito deputados federais de Rondônia votaram a favor do “PL da Devastação”, que fragiliza a legislação ambiental

Ministra Marina Silva critica projeto e afirma que aprovação representa “um abismo” para o país; ambientalistas temem retrocessos na proteção da Amazônia.
L
Câmara aprova PL que simplifica Licenciamento Ambiental

Câmara aprova PL que simplifica Licenciamento Ambiental

Projeto criticado por ambientalistas, que o chamam de “PL da Devastação”, segue para sanção presidencial, alterando regras e prazos.
L
Sílvia Cristina anuncia urgência para votação de isenção tributária das Apaes e entidades sociais

Sílvia Cristina anuncia urgência para votação de isenção tributária das Apaes e entidades sociais

Câmara aprova tramitação acelerada do PL 754, que concede isenção e anistia fiscal a instituições que atendem idosos e pessoas com deficiência.
L

Coronel Chrisóstomo integrará CPMI do INSS e promete defender aposentados no Congresso

Deputado de Rondônia, autor do pedido da CPI, atuará como titular da Comissão que investigará fraudes milionárias contra aposentados e pensionistas.
L

“Governo coloca ideologia acima da economia”, afirma Coronel Chrisóstomo sobre decisão contra Israel

Deputado critica adesão do Brasil a processo contra Israel na ONU, tarifas dos EUA e aproximação do governo federal com regimes autoritários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixa vítimas na Avenida Mamoré, bairro Esperança da Comunidade.
16
Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Ação do DENARC em Porto Velho contou com a presença do Ministério Público, reforçando o combate ao tráfico de drogas no estado.
10
Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

A prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia reforça a segurança pública e assegura futuras convocações até 2028.
L
Suspeito de fazer furto na Gazin é preso em mocó na zona leste

Suspeito de fazer furto na Gazin é preso em mocó na zona leste

O suspeito de furto na Gazin confessou o crime e foi preso nesta quinta-feira (17) em uma casa abandonada na zona Leste de Porto Velho.
10
Acidente grave deixa mãe e filho em estado gravíssimo, em Porto Velho

VÍDEO: Acidente grave deixa mãe e filho em estado gravíssimo, em Porto Velho

Colisão entre moto e carro ocorreu nas ruas João Goulart e Raimundo Cantuária.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa revela impactos do Vírus Sincicial Respiratório em idosos no Brasil

Pesquisa revela impactos do Vírus Sincicial Respiratório em idosos no Brasil

Estudo nacional avalia a gravidade do VSR em pessoas acima de 60 anos, comorbidades associadas e a importância da vacinação.
L
Ataques israelenses deixam 27 mortos em Gaza, com vítimas em Igreja

Ataques israelenses deixam 27 mortos em Gaza, com vítimas em Igreja

Três pessoas morrem em ataque a igreja e oito encarregados de proteger ajuda humanitária estão entre os mortos, em meio a negociações de cessar-fogo.
L

MP de Rondônia abre chamada para artigos na Revista Jurídica da Amazônia

Inscrições seguem até 31 de agosto; publicação digital do MPRO reúne produções jurídicas sobre cidadania, sustentabilidade e direitos fundamentais na Amazônia
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CHECKUP MEDICA LTDA

Licença Ambiental SIMPLIFICADA.
L
Donald Trump diagnosticado com insuficiência Venosa Crônica

Donald Trump é diagnosticado com insuficiência Venosa Crônica

Médicos do presidente dos EUA confirmam condição comum em idosos e explicam hematomas nas mãos.
L
"Brasil não aceita nada que lhe seja imposto", diz Lula em entrevista à CNN Internacional

“Brasil não aceita nada que lhe seja imposto”, diz Lula em entrevista à CNN Internacional

Presidente destaca que o Brasil aceita negociar com os EUA, mas não receberá imposições, em resposta às taxas de Trump e interferências internas.
L
STF bloqueia R$ 85,7 milhões em operação contra fraudes em emendas

STF bloqueia R$ 85,7 milhões em operação contra fraudes em emendas

Operação Overclean, em sua quinta fase, cumpre mandados na Bahia, Pernambuco e Brasília, mirando desvio de recursos e corrupção.
L
Governo dos EUA é processado por falta de apoio jurídico em centro de Detenção de Imigrantes

Governo dos EUA é processado por falta de apoio jurídico em centro de Detenção de Imigrantes

Organizações de direitos dos imigrantes acionam justiça por negar acesso a aconselhamento jurídico na “Alcatraz dos Jacarés” e condições precárias.
L
Semdec marca nova fase em Porto Velho com foco em gestão urbana, regularização fundiária e geração de emprego

Semdec marca nova fase em Porto Velho com foco em gestão urbana, regularização fundiária e geração de emprego

Nova secretaria de Porto Velho substitui Semur, incorpora Sine e amplia ações para fortalecer o desenvolvimento urbano, social e econômico da capital.
L
Prefeitura de Porto Velho reforça sustentabilidade no campo com programas de agroecologia e preservação ambiental

Prefeitura de Porto Velho reforça sustentabilidade no campo com programas de agroecologia e preservação ambiental

Em alusão ao Dia de Proteção às Florestas, Prefeitura de Porto Velho destaca ações sustentáveis que unem produção agrícola e preservação ambiental.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.