TERÇA-FEIRA, 25/11/2025

Em destaque

Detran retoma ações educativas noturnas na Capital

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou que as ações são importantes para manter a segurança no trânsito do Estado.

Publicado em 

Por Jarlana Davy

Com a mensagem “No trânsito, escolha a vida”, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia retornou neste fim de semana, 10 e 11, em Porto Velho, às atividades noturnas desenvolvidas pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, que tem como principal objetivo sensibilizar motoristas que frequentam bares e pontos de festas pré-carnaval a não misturarem bebida alcoólica e direção veicular.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha  reforçou que as ações são importantes para manter a segurança no trânsito do Estado.

Imagem Jarlana Davy

“O tema da campanha traz a importância da prudência nas ruas para se evitar acidentes: ‘No trânsito, escolha a vida!’ Neste Carnaval, divirta-se com responsabilidade e não misture álcool e direção”, alertou o governador. 

Somadas as duas noites, foram visitados 17 bares e pontos de festas, com a abordagem de 1.761 pessoas, nos quais voluntários da Dtet, apresentavam ao público o número alarmante de sinistros ocorridos em 2021.  “Foram registrados 7.905 sinistros, com 407 vítimas fatais, tendo como principal causa o fator humano, e a segunda; a mistura de bebida e direção. Todos precisam saber que a diversão só termina quando chegamos seguros em casa”, destacou o diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima.

Gerente de um estabelecimento comercial em Porto Velho, Marcelo Cladson falou da importância da ação educativa do Detran. “É realmente um trabalho muito bom, porque incentiva as pessoas que estão bebendo a voltarem para casa em segurança. Bebida alcoólica não combina com direção, além de não ser seguro; pesa no bolso e cria problemas para terceiros, em caso de sinistro. Os educadores conseguem ilustrar  isso muito bem aos nossos frequentadores”.

Abordado pela equipe de Educação de Trânsito, um dos diretores de um bloco carnavalesco, Warner Antonio Pereira, disse que está acostumado a levar os amigos que participam do Carnaval, para casa em segurança. “Ver o trabalho do Detran conscientizando foliões sobre segurança, nos deixa satisfeitos. A consciência na hora da diversão é muito importante”, enfatizou Warner Antonio.

MOTORISTA CAMARADA

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida lembra que, além das orientações sobre segurança, os voluntários da Dtet incentivam entre grupos de amigos que estejam bebendo, um seja escolhido para ser o “motorista camarada’; aquele que não ingeriu bebida alcoólica, para conduzir o veículo que levará o grupo em segurança para seus lares.

“Os que não possuem o motorista da rodada, devem utilizar o transporte alternativo, como o motorista de aplicativo ou táxi, e assim finalizar sua noite festiva em segurança”, orientou o diretor-geral.

As ações educativas do Detran fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho oferece serviço online para emissão do ITBI

Porto Velho oferece serviço online para emissão do ITBI

Plataforma da Semec permite solicitar e acompanhar o imposto pela internet.
L
Sipat 2025 reúne servidores da Semias para ações de prevenção e segurança

Sipat 2025 reúne servidores da Semias para ações de prevenção e segurança

Semana reforça práticas de saúde e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
L
Horóscopo de quarta-feira, 26/11/2025: previsões baseadas em estudos e tendências astrológicas

Horóscopo de terça-feira, 25/11/2025: previsões baseadas nas tendências astrológicas do período

A Lua transita por um signo que favorece decisões práticas, enquanto Mercúrio mantém influência direta sobre comunicação, negociações e planejamento.
L

MPRO inicia Operação Aruanã para desocupação da Estação Ecológica de Samuel em Rondônia

A Operação Aruanã marca o início da retirada de ocupações irregulares na Estação Ecológica de Samuel, atendendo decisão judicial solicitada pelo MPRO.
L

Casamentos homoafetivos devem ser reconhecidos em toda a UE, decide Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça da UE determinou nesta terça-feira (25) que todos os Estados-membros devem respeitar e reconhecer as uniões de casais do mesmo sexo celebradas em outro país do bloco, repreendendo a Polônia por violar a liberdade de circulação e o direito à vida familiar.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministério da Saúde anuncia compra de 2,8 milhões de doses contra o Vírus Sincicial Respiratório

Ministério da Saúde anuncia compra de 2,8 milhões de doses contra o Vírus Sincicial Respiratório

O Ministério da Saúde anunciou a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador de bronquiolite em recém-nascidos, com um investimento de R$ 1,7 bilhão.
L
Quatro réus do Núcleo 1 da ação do golpe apresentam novos recursos ao STF

Quatro réus do Núcleo 1 da ação do golpe apresentam novos recursos ao STF

As defesas dos generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, além do almirante Almir Garnier, protocolaram novos recursos contra a condenação pela trama golpista. O prazo para os embargos de declaração terminou nesta segunda-feira (24).
L
Fim do prazo para recursos abre caminho para Bolsonaro iniciar cumprimento de pena no regime fechado

Fim do prazo para recursos abre caminho para Bolsonaro iniciar cumprimento de pena no regime fechado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro não apresentou novos embargos de declaração contra a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão, o que, pela jurisprudência do STF, permite que o ministro Alexandre de Moraes determine o início imediato do cumprimento da sentença.
L

Tem Pare e Siga na BR-364! Saiba o que fazer

Rodovia segue com pontos ativos do sistema; Nova 364 orienta condutor sobre procedimentos ao volante
L
Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

Defesa de Jair Bolsonaro não protocola novo recurso no STF contra condenação de 27 anos

O prazo final para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentar novos embargos de declaração contra a condenação por tentativa de golpe de Estado encerrou-se na segunda-feira (24) sem que um recurso fosse protocolado, o que abre caminho para a execução da pena.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro critica restrições e reforça pedido de Bolsonaro ao Senado

Em entrevista, o senador Flávio Bolsonaro relata pedido direto do ex-presidente para que o Senado paute o projeto de ANISTIA e critica possível restrição à alimentação prescrita, chamando a medida de desumana e irresponsável.
L
Projeto Terra Fértil amplia apoio a produtores de Porto Velho

Projeto Terra Fértil amplia apoio a produtores de Porto Velho

Ação Projeto Terra Fértil liderada por Cristiane Lopes e IFRO fortalece agricultura familiar e amplia renda no campo.
L

Ieda Chaves participa de encontro nacional e articula pauta feminina no Legislativo

Durante a 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, Ieda Chaves reforça a pauta feminina no Legislativo e defende mais representação e sensibilidade na política.
L
Ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira recorre ao STF contra condenação de 19 anos

Ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira recorre ao STF contra condenação de 19 anos

A defesa do general da reserva Paulo Sergio Nogueira, condenado por participação na trama golpista, protocolou novo recurso pedindo a absolvição ou, alternativamente, a redução da pena para 16 anos e quatro meses por erro no cálculo.
L
Anderson Torres solicita cumprir pena na PF ou no Batalhão de Aviação Operacional

Anderson Torres solicita cumprir pena na PF ou no Batalhão de Aviação Operacional

Condenado a 24 anos pela trama golpista, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres pediu ao Supremo Tribunal Federal para que, em caso de execução imediata da sentença, ele cumpra a prisão na Superintendência da Polícia Federal ou no BAVOP.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

PRF em Rondônia apreende armas, munições e drogas durante fiscalização em Vilhena e Nova Mamoré

As abordagens aconteceram nas BRs 364 e 421: dois homens foram presos.
10

Três pessoas são presas em Goiânia por tortura e cárcere privado de adolescente de 16 anos e outra criança

A mãe, o padrasto e outra mulher foram detidos em Goiânia após a adolescente de 16 anos conseguir fugir de um cárcere privado que durava dois anos.
16
MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

MPRO investiga uso irregular de unidade de saúde para venda de óculos em Abunã

Promotoria apura denúncia de consultas e vendas realizadas sem autorização na UBS Vila da Penha.
12

Ladrão entala em porta giratória, fica de cueca e danifica caixas eletrônicos em tentativa frustrada de furto a banco em MG

Um rapaz de 20 anos foi preso pela Polícia Militar em Carangola (MG) após passar quase 20 minutos preso na porta giratória de uma agência, perdendo a bermuda durante o esforço.
14
Homem é atacado com golpes de facão na zona sul

Homem é atacado com golpes de facão na zona sul

De acordo com as primeiras informações, testemunhas acionaram a PM, informando que um homem havia sido atacado com golpes de facão na cabeça por outro indivíduo durante uma briga.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de convocação das Eleições do SINDINOVA

A votação será realizada de forma presencial, em urnas lacradas e devidamente acompanhadas pela Comissão Eleitoral.
L
Equipes da Semed e Semusa recebem capacitação para atualizar dados do GeoPortal PMPV

Equipes da Semed e Semusa recebem capacitação para atualizar dados do GeoPortal PMPV

Treinamento orientou servidores sobre inserção e padronização de informações no sistema geoespacial da Prefeitura.
L
Gilvan Pereira recebe título de Cidadão Honorífico na Assembleia Legislativa

Gilvan Pereira recebe título de Cidadão Honorífico na Assembleia Legislativa

Superintendente de Turismo é homenageado por atuação no fortalecimento do turismo rondoniense.
L

Recebimento da Licença Ambiental: UNICLINICAS SERVICOS MEDICOS E DIAGNOSTICOS LTDA

Licença Ambiental Por Declaração n°242/SOL/DLA
L
Formação prepara novos participantes do Serviço Família Acolhedora

Formação prepara novos participantes do Serviço Família Acolhedora

Capacitação reforçou cuidados especializados para acolher crianças e adolescentes.
L
Porto Velho sedia 1º Fórum + Leite RO durante programação da Agrotec

Porto Velho sedia 1º Fórum + Leite RO durante programação da Agrotec

Encontro reunirá instituições para debater desafios e soluções da cadeia do leite.
L
Defesa Civil reforça monitoramento e alerta para riscos de bancos de areia no rio Madeira

Defesa Civil reforça monitoramento e alerta para riscos de bancos de areia no rio Madeira

Órgão orienta ribeirinhos e navegantes sobre navegação segura durante o período.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.