Por Renata Camurça
No Brasil, o Dia do Atleta Profissional é comemorado em 10 de fevereiro. O título de profissionalismo foi conquistado em 1998, através da Lei nº 9.615, também conhecida como Lei Pelé, visando homenagear as pessoas que tem o esporte como profissão.
Alguns historiadores consideram viver do esporte, a profissão mais antiga do mundo, tendo os primeiros registros de atletas profissionais, datados de até 3 mil anos atrás.
Qualquer pessoa que pratica algum esporte pode ser considerada um esportista, todo atleta é um esportista, mas nem todo esportista é um atleta. A diferença entre os esportistas e os atletas está no nível de exigência da rotina de treino do atleta, que busca superar seus próprios limites e atingir um alto nível de desempenho, enquanto o esportista busca qualidade de vida e bem-estar.
Para ser um atleta profissional, não basta apenas gostar de esporte e ser bom em atividades físicas, é necessário ter muita garra e determinação, é preciso muito treino, dedicação intensa em busca de aperfeiçoamento de técnicas, condições físicas e saber lidar com a pressão.
É importante estar preparado para os investimentos que a carreira de atleta profissional exige. Investimento financeiro (viagens e equipamentos caros), investir tempo (muito tempo treinando em busca de melhores resultados) e investir na saúde (qualidade de vida, cuidados com a alimentação, qualidade do sono e nunca usar substâncias consideradas doping).
Um dos maiores problemas enfrentados pelo atleta profissional brasileiro é a falta de apoio do Governo, que não promove políticas públicas de valorização desses profissionais e mesmo com o patrocínio de empresas particulares, o atleta não consegue se sustentar e acaba desistindo da área esportiva.
Infelizmente, por falta de incentivo, o nosso país perde muitos vencedores e o sonho de conquistar medalhas são deixados pelo caminho do desamparo.
O Ideal seria que o Brasil investisse fortemente nos atletas como outras nações investem, iniciando o apoio desde o terceiro ano de vida. A história dos atletas brasileiros seria bem diferente da atual, marcada por reconhecimento e conquistas.
O News Rondônia parabeniza todos os atletas profissionais que lutam constantemente para superar os limites do próprio corpo em buscas de recordes.