TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses

Estilo musical criado em Rondônia vem conquistando o Brasil e até o exterior.

Publicado em 

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses - News Rondônia

Por Gleyciane Prata

Começo a coluna já com o som ligado ao ritmo de ‘dutch house’. E você, conhece esse novo estilo?

Quando falamos para alguém sobre ‘Dutch House’, provavelmente a maioria das pessoas não irá saber do que se trata, mas se falarmos sobre o ‘’Noiadance ou leskerray’’, a história muda. O ritmo pouco a pouco vem crescendo entre os Porto-velhenses. Nas festas, principalmente no interior do estado o ‘hino’ musical já é bastante solicitado. Pode até ser uma festa de forró, mas ao final sempre terá alguém que vai pedir para tocar o noiadance.

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses - News Rondônia

O estilo musical que já está na boca do porto-velhense, invadiu outras cidades do Brasil e já pode ser ouvido até no exterior. Há uma geração que anda inovando, recriando, resgatando sons com maior criatividade, usando as redes sociais para ‘viralizar’ fazendo que todos conheçam um pouco mais do que se fabrica musicalmente em Rondônia. Isso, consequentemente fará com que nós artistas e nosso elo cultural sejam conhecidos fora da divisa. 

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses - News Rondônia

E por falar em cultura, estamos no mês do carnaval, mas isso não impede a apreciação desse estilo. Há lugares que tocam as marchinhas tradicionais carnavalescas. E também aqueles que buscam agregar com o axé, funk e claro, o noiadance, dentro do ritmo tentam tocar sucessos atualizados assim como as músicas que deixaram as paradas de sucesso, mas que são lembradas pelos amantes musicais.

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses - News Rondônia

A partir do resgate dessas músicas, existe a aprovação dentro do estilo musical pelo público. O Rondoniense vai se achegando com seu por exemplo Leskerray, que é um dos sucessos juntamente com [o bumbum tam-tam], entre misturas musicais, cantores e o show vai acontecendo.

Depois dessa básica explanação sobre o ‘noiadance’, nada melhor do que conversar com alguém que faz o ritmo estourar. Destaco o Dj e administrador Yuri que representa o Canal remix, composto por um grupo de 10 Dj. O artista vai explicar melhor como é a interação e/ou apresentação com o público.

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses - News Rondônia

Qual o nome real do Ritmo? E qual motivo de usar o termo Noiadance?

Yuri: Nome real é Dutch house. O nome é devido as músicas que eram produzidas em casa, assim como a gente continua fazendo hoje, não fazemos em grandes estúdios como imaginam. E o termo foi nomeado pelo próprio público, apesar de que alguns djs ainda preferirem chamar pelo nome original, mas como o público foi nomeando dessa forma aí a gente abraçou essa causa. Atualmente ainda há pessoas achando que soa pejorativo, mas a maioria tem um grande carinho pelo som.

Em que ano o Canal Remix foi criado, quem criou e como foi formado?

Yuri: O Canal foi criado em 2011, por um grande fã do Noiadance chamado Carlos Eduardo. Ele postava no Youtube as músicas que os produtores faziam. Em Novembro de 2020 os produtores se juntaram e assim surgiu a equipe do Canal Remix, que atualmente tem 10 integrantes.

Onde tocam?

Yuri: Atualmente os djs não tem local fixo para tocar em final de semana, casas noturnas, mas vários deles já tocaram em festas renomadas de grandes grupos, ibiza produções, euforia produções, são eventos no decorrer do ano. Tocamos não só em porto velho, mas também em Lábrea, Humaitá, Mato Grosso, Manaus, Graças a Deus os meninos estão cativando o público dessas cidades que eles vão tocando e está dando super certo.

Em que ano e como surgiu o Dutch House?

Yuri: Surgiu em 2010, vamos dizer que é primo do verdadeiro Dutch House que veio da Alemanha, e foi através de um produtor chamado Ivan Serano que foi acontecendo, ele foi o pioneiro em conhecer e adaptou para esse estilo que a gente produz hoje que é o dutch.

Quais os melhores e os piores anos com a apresentação do estilo?

Yuri: Em 2011 e 2012, foi ganhando o prestígio do público de Porto Velho e sua ascensão foi em 2012/ 2013, mas foi perdendo força ao longo dos anos até 2020. Em 2020 veio renascendo através do canal remix onde todos os produtores se juntaram em prol de reviver o ritmo.

Qual o motivo da valorização desse estilo para vocês do canal? e sobre apoios, qual a busca de vocês?

Yuri: É um estilo muito bacana de se ouvir e gente acredita muito. Ninguém reclamou até hoje. E sobre apoios, esperamos muito que seja valorizado não só pelo público, mas também pelos nossos governantes, pois não só na questão do dutch mas em outras vertentes culturais o estado peca em nos fornecer.

A gente carece muito de cultura não só em Porto Velho mas também em todo o estado de Rondônia, então seria muito bacana o estado ter um olhar de mais ações e incentivar espalhar o ritmo para todo o Brasil.

Futuramente, o que você espera do ritmo musical?

Yuri: A nossa intenção é fazer o dutch chegar aos quatro cantos do Brasil. Atualmente já estamos projetando em fazer 3 eventos esse ano para crescer através do nosso canal do Youtube e no Instagram. Nós temos objetivos de crescimento todo ano. Temos metas a bater, temos objetivos a cumprir, essa é a nossa motivação.

Se as pessoas quiserem ouvir as músicas, como elas podem encontrar nas redes sociais?

Yuri: Está disponível nas seguintes redes: YouTube, Instagram, SpotifyAmazon music.

Caso acesse no google, o Canal remix já aparece todo o estilo mastigado para as pessoas ouvirem. Tem cd, música individual e também o famoso sigles.

Em todos os lugares aceitam esse ritmo?

Yuri: Ainda sofremos um certo tipo discriminação só que comparado como antigamente é pouco, pois como estilo ele tá sendo mais comercializado em todas as classes sociais, seja nas periferias, nos pequenos bairros, nos bairros de pessoas de classe média alta, envolve todos os grupos sociais então a discriminação por conta disso vem diminuindo bastante, graças a Deus!

Há referências de artistas no qual se inspiram ou buscam se desenvolver sozinhos?

Yuri: Nos inspiramos nas pegadas antigas como: Yvan Serano, Mastiksoul, John Diaz, ASH, Blasterjaxx, vários djs que muitos pararam mas continuam sendo fonte.

Tem algum artista nacional que já toca esse estilo de música?

Yuri: Artista que toque não tem, mas há muitos fãs que tocam e levam o para os lugares que vão. Por exemplo, se a pessoa viaja para Fortaleza ela leva para lá e nos mostra com vídeos, toca também na Colômbia, Portugal, Espanha, Canadá, Estados Unidos, etc.

E os artistas em nível nacional que já ouviram dizem que é diferente, é bom, porém desconhecido ainda.

Qual o noiadance com maior número de visualizações?

Yuri: Atualmente o Noidance com maior visualização no youtube hoje é a minha versão da bumbum tam-tam, feita em 2017, com 30 milhões de visualizações, os comentários 80% são de pessoas do exterior.

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses - News Rondônia

Yuri: Arrecadávamos toneladas de alimentos no início da pandemia (lockdown) por meio da lives solidárias, era o tempo que o poder público estava fechando os estabelecimentos, isso no ano de 2020. A live mais famosa foi a dos djs Kelvin Douglas e Guilherme Morais.

O ritmo é o ‘Dutch House’, mas é o 'Noiadance' que embala os Porto-velhenses - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Jaru conquista pela terceira vez nota máxima em gestão contábil e fiscal

Município mantém transparência e credibilidade ao atingir novamente a Nota A na avaliação do Tesouro Nacional.
L

Governo do Brasil lança sistema para monitoramento diário da Amazônia

Ferramenta Deter NF combina satélites e inteligência artificial para identificar desmatamento, mineração, queimadas e outras atividades ilegais
L
Governo oficializa Agosto Branco para prevenção ao câncer de pulmão

Governo oficializa Agosto Branco para prevenção ao câncer de pulmão

Lei publicada no Diário Oficial institui campanha nacional de conscientização e reforça ações ligadas ao combate ao tabagismo.
L
governo-lanca-sistema-com-ia-para-monitoramento-diario-da-amazonia

Governo lança sistema com IA para monitoramento diário da Amazônia

Ferramenta amplia cobertura do Deter e identifica desmatamento, queimadas e mineração em áreas não florestais do bioma.
L
Governo lança programa para impulsionar turismo sustentável em áreas protegidas

Governo lança programa para impulsionar turismo sustentável em áreas protegidas

Iniciativa busca engajar comunidades e visitantes na conservação ambiental e fortalecer a sociobioeconomia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rede Hospitalar Samar inicia novo ciclo de expansão e aposta em gestão moderna

A Rede Hospitalar Samar investe em tecnologia, amplia serviços em Rondônia e apresenta o novo CEO Fernando Carlos da Silva para liderar a modernização da gestão.
L
Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informa ao STF sobre episódio de pré-síncope, vômitos e queda de pressão que motivou ida a uma unidade de saúde.
L
CPMI do INSS convoca familiares de investigados

CPMI do INSS convoca familiares de investigados

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito decide ouvir as esposas e o filho de empresários presos em operação que apura fraudes em cobranças no INSS.
L
Bolsonaro é internado em Brasília após mal-estar

Bolsonaro é internado em Brasília após mal-estar

Ex-presidente Jair Bolsonaro é levado ao hospital por queda de pressão, vômito e crise de soluço, sendo a causa do mal-estar ainda desconhecida.
L
Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta reunião para discutir urgência de PL que perdoa condenados por tentativa de golpe de Estado; oposição apoia proposta.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra já está em andamento e conta com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pela deputada, em parceria com o Governo do Estado e a deputada federal Mariana Carvalho.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar recebeu moeda de agradecimento pelo apoio constante à Polícia Militar e relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.
L
Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Parlamentar de Porto Velho defende regulamentação da atividade e acusa autoridades de favorecer grandes empresas internacionais.
L
Cássio Gois participa da 16ª Festa da Linguiça em Cacoal

Cássio Gois participa da 16ª Festa da Linguiça em Cacoal

Evento reuniu quase 20 mil pessoas na Linha 21 e celebrou a cultura pomerana com música, dança e gastronomia típica.
L
Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta proposta para dificultar denúncias contra parlamentares e conceder foro a líderes de partidos com o apoio da oposição.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Crime brutal ocorreu nesta terça-feira (16) e segue sob investigação da polícia
18

Polícia de SP pede prisão de dois suspeitos da execução do ex-delegado Ruy F.

O crime, considerado uma vingança do PCC, chocou as autoridades e mobilizou uma força-tarefa para as investigações
18
Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Motociclista se fere ao colidir com guincho em Porto Velho

Homem tentou evitar batida com caminhonete e acabou caindo debaixo de um caminhão guincho estacionado na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Nova Porto Velho.
12
Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

Corpo carbonizado é encontrado em meio a entulhos no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, moradores próximos teriam visto vários indivíduos carregando o cadáver e depois ateado fogo.
18
Homem e filho ficam feridos em acidente em Porto Velho

Homem e filho ficam feridos em acidente em Porto Velho

Pai e filho colidem de moto com outro veículo, no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com a Rua Prudente de Moraes, na região central de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana da Inclusão, Hospital de Amor Amazônia, pessoas com deficiência, acessibilidade, Porto Velho

Evento reforça importância da acessibilidade e da qualidade de vida para pessoas com deficiência
L
Comissão do SUS avalia inclusão de PrEP injetável

Comissão do SUS avalia inclusão de PrEP injetável

A Conitec vai analisar a incorporação de uma nova tecnologia para a prevenção do HIV, que pode ser aplicada a cada dois meses e garantir maior adesão dos usuários.
L
Policlínica Oswaldo Cruz passa a oferecer consultas por Telemedicina em Porto Velho

Policlínica Oswaldo Cruz passa a oferecer consultas por Telemedicina em Porto Velho

Projeto da Sesau amplia atendimentos especializados pelo SUS, com início em cardiologia e nefrologia, garantindo redução do tempo de espera e cobertura estadual.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta quarta-feira (17)

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta quarta-feira (17)

Calendário de setembro prevê antecipação para beneficiários do RS, Piauí, Paraná e Sergipe em razão de emergências climáticas.
L
Mercosul e Efta assinam acordo de livre comércio

Mercosul e Efta assinam acordo de livre comércio

A união entre Mercosul e Efta, composta por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, cria um mercado de 290 milhões de consumidores, em um sinal de fortalecimento do multilateralismo.
L
Homem é preso depois tentar abusar e agredir babá com perna manca na zona leste

Homem é preso depois tentar abusar e agredir babá com perna manca na zona leste

A mulher contou que trabalha como babá de uma criança de 03 anos, onde mãe dela está presa, quando o patrão chegou pelado na casa e tentou agarrar a vítima, empurrando ela e o bebê.
16

Mãe processa Roblox e Discord após filho de 15 anos tirar a vida por abuso online

O caso de Becca Dallas, revelado pelo The New York Times, reacende o debate sobre a segurança nas plataformas digitais
18

Ex-delegado Ruy Ferraz é executado em Praia Grande, e assassinos deixam carregadores de fuzil

As autoridades trabalham com a hipótese de vingança do PCC
18

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): D B FERREIRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE (LAPP)
L
Recuperação da camada de ozônio é destaque na ONU

Recuperação da camada de ozônio é destaque na ONU

A OMM credita a melhora a políticas internacionais, com o buraco na Antártida sendo o menor dos últimos anos e previsão de recuperação total até 2066.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.