Por Renata Camurça
Todos os anos, a comunidade cristã católica, celebra, no 3 de fevereiro, o Dia de São Brás, médico, sacerdote e bispo. Protetor contra os males da garganta.
Conforme a fé católica, os benzidos pela intercessão de São Brás, não terão nenhuma inflamação de garganta até o ano seguinte, e se tiverem, será leve.
A história mais conhecida de São Brás, é que certo dia, salvou um menino sufocado por um espinho de peixe preso na garganta. Foi daí, que surgiu o costume de abençoar as gargantas no dia de sua festa, 3 de fevereiro.
A fama de milagreiro se espalhou e após a sua morte, o santo foi invocado para os males da garganta. Pedidos de intercessão e orações a São Brás são realizados quando existem casos de doenças ou complicações relacionadas com a garganta.
No dia de São Brás, durante a missa, o padre benze a garganta dos fiéis, pela intercessão de São Brás com uma cruz formada por duas grandes velas.
Oração a São Brás
“Ó glorioso São Brás, que restituísse com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtendo para nós toda a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garanta.
Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.
São Brás, rogai por nós. Amém.
A benção de São Brás: por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém”