Por Renata Camurça
No Brasil, o Dia do Publicitário é comemorado no dia 1º de fevereiro. A data foi instituída no ano de 1966, após o decreto nº 57.690, que regulamenta a profissão no país e homenageia os profissionais que trabalham no setor. Em 1980, foi criado o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), com o propósito de fiscalizar e impedir a propaganda enganosa e também defender a liberdade de expressão na publicidade.
O Dia do Publicitário foi criado com objetivo de lembrar a importância do trabalho dos publicitários, responsáveis pelo planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias, visando aumentar vendas e obter lucro para os anunciantes.
Conheça as principais áreas que o profissional da propaganda pode atuar:
·Atendimento – Compreender as necessidades dos clientes, criar briefings (um guia para execução de um projeto com informações da empresa, o mercado que ela atua, o público alvo do projeto) e propor projetos;
·Criação – Desenvolve campanhas publicitárias. Existem as subclassificações como, diretor de arte, arte-finalistas, redatores, social media, etc.
·Mídia – Analisa em quais veículos de comunicação a propaganda deve ser veiculada para alcançar o maior número de pessoas. Jugam se vale a pena inserir o comercial na televisão, site, rádio, redes sociais, etc.
·Marketing – Verifica preços, pontos de vendas e o impacto que as promoções geram nos clientes. Cria estratégia de distribuição e como produzir as campanhas publicitárias;
·Pesquisa de público – Avalia as necessidades e os anseios do público-alvo para buscar formas de atender a demanda.
O mercado publicitário tem crescido bastante, oferecido diversas oportunidades na área e cada vez mais o publicitário precisa estar a frente, prevendo as ações do mercado para obter mais êxito.
Neste dia, o News Rondônia parabeniza a todos os publicitários e deseja que nunca faltem boas ideias, criatividade e ousadia!