SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Mais de quatro mil kits de cuidados pessoais são entregues pelo Governo às pessoas idosas de Rondônia

Os produtos entregues visam assistir os idosos pelo período de um ano.

Publicado em 

Mais de quatro mil kits de cuidados pessoais são entregues pelo Governo às pessoas idosas de Rondônia - News Rondônia

Por – Veronilda Lima

Para garantir mais conforto e bem-estar aos idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência em Rondônia, o Governo de Rondônia iniciou nesta segunda-feira (30), por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento – Seas, a entrega de kits contendo fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal. A primeira entidade a receber foi o Lar Espírita da Terceira Idade André Luiz Leal, de Porto Velho, que atende a 70 idosos. Os produtos entregues visam assistir os idosos pelo período de um ano.

Mais de quatro mil kits de cuidados pessoais são entregues pelo Governo às pessoas idosas de Rondônia - News RondôniaFoto: Daiane Mendonça

No ato simbólico realizado no Auditório Rosilda Shockness11° andar do CPA, o governador do Estado, Marcos Rocha falou da preocupação do Governo com a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, no sentido de efetivar os direitos básicos e fundamentais, com destaque no momento para as que se encontram abrigadas em entidades públicas ou sem fins lucrativos, que tiveram as dificuldades de funcionamento ampliadas com a pandemia. “Fico feliz em estar entregando esses kits, adquiridos pelo Governo de Rondônia, por meio da Seas, que com certeza darão maior suporte e melhor cuidado aos idosos”, destacou o governador.

De acordo com a secretária Luana Rocha, ao todo são 365 idosos beneficiados com mais de quatro mil kits compostos por 208.800 fraldas, 4.440 cremes dentais, 4.500 escovas de dentes, 4.420 aparelhos de barbear e 4.480 enxaguantes bucais. “Esse Projeto legitima as competências da Seas, no âmbito dos Direitos Humanos, que vêm adotando estratégias importantes para o fortalecimento da Política Pública Estadual em Atenção à Pessoa Idosa no Estado”, disse Luana Rocha.

A secretária citou como exemplo da busca de melhoria no atendimento a este público, a pactuação feita pelo Governo do Estado, por meio da Seas, com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – SNDPI, com o objetivo de difundir as diretrizes constantes na Política Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em especial o Estatuto da Pessoa Idosa; ampliar o número de Conselhos dos Direitos das Pessoas Idosas e instrumentalizá-los para a criação de seus respectivos Fundos Especiais com vistas à redução do índice de violência contra a pessoa idosa em Rondônia.

Ainda segundo a secretária, em 2022 o Estado teve o Termo de Adesão aceito pela SNDPI para o desenvolvimento do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que será implementado pela Seas junto aos municípios. O termo trata da elaboração do Plano de Ação de forma macro, ou seja, com a integração de políticas públicas em atenção às demandas da pessoa idosa, a partir da elaboração de um diagnóstico em cada localidade.

Ao receber os kits, a representante do Lar Leal, Elcia Pereira agradeceu o empenho do Governo de Rondônia, que entende as dificuldades dessas instituições. “Atendemos hoje a 70 idosos, a maioria com sequelas de AVC, e nossos recursos são provenientes de doações e eventos promovidos por entidades não governamentais. Esse apoio vem em um momento extremamente necessário, principalmente depois da pandemia”, explicou.

Como presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, José Neves Sobrinho destacou a importância desses kits para os idosos acolhidos nessas instituições de longa permanência e agradeceu ao governador e à secretária por estarem dando maior visibilidade às pessoas idosas no Estado.

CRONOGRAMA DE ENTREGA

A secretária adiantou que  a partir do mês de fevereiro, a Seas seguirá um cronograma de entrega para as demais instituições que são: Casa do Ancião São Vicente de Paula, de Guajará Mirim; Lar Fraterno da Terceira Idade/Centro Espírita Allan Kardec, de Ariquemes; Lar do Idoso Manoel Clemente de Souza, de Jaru;  Associação para a Promoção da Vida, Dignidade e Esperança do Ancião – Promo-Vida, de Ouro Preto do Oeste; Lar do Idoso Aurélio Bernardi, de Ji-Paraná; Associação Beneficente São Camilo e Casa Assistencial Abrigo Nosso Lar, ambas de Cacoal; Asilo São Vicente de Paulo “Casa Lar”, de Espigão do Oeste; Comunidade de Acolhimento Meu Deus Meu Tudo, de São Miguel do Guaporé; Unidade de Acolhimento – Lar do Idoso, de Parecis; e Lar dos Idosos Maria Tereza da Lamarta, de Vilhena.

Todas as contempladas são cadastradas no programa de Fortalecimento da Política Estadual de Cidadania e de Direitos Humanos.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L

Talk News | Entrevista Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva

Nesta sexta-feira, dia 9, às 16h, o programa Talk News, apresentado por Victor Marques, recebe Oseias Oliveira da Silva e Marciel Oliveira da Silva para uma entrevista inspiradora.
L
Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

Mulheres na Política: O desafio da representatividade e da transformação

No programa Em Cima da Hora, Agna Souza e Renata Camurça debateram os desafios, avanços e a importância da participação feminina na política de Rondônia.
L

Agenda News: Royal Parma conquista Porto Velho com parmegiana irresistível

Recém-chegada à cidade, a marca se destaca pelo sabor irresistível, ingredientes selecionados e entrega rápida, tornando-se referência em delivery de pratos saborosos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Polícia Civil localiza arma usada em tentativa de homicídio contra motorista de aplicativo em Porto Velho

Segundo as investigações, a vítima, identificada apenas como M.F.S., foi atacada após aceitar uma corrida.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L

Dia das Mães sem Mãe por Larina Rosa

Perder a mãe é divagar entre lembranças dela, a vida que ela viveu, os sonhos que deixou de realizar e a culpa por não tê-la aproveitado mais.
L
Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

Secretaria de Saúde de Jaru promove capacitação e acolhimento para profissionais da área

A formação aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Jaru e foi conduzida por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
L
Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Prefeitura de Jaru convoca motoristas de veículos pesados, cozinheiros e zeladores aprovados em Processo Seletivo

Os candidatos têm o prazo de 05 dias úteis, a contar da data de publicação do edital para apresentar toda a documentação necessária para a posse.
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

TRT-14 antecipa Dia das Mães com programação especial

Atividades de bem-estar, cuidado e reconhecimento pelo trabalho e dedicação marcaram a homenagem às servidoras-mães.
L
Inscrições abertas para a 2ª Turma de 2025 do Curso de Piloto Privado de Avião

Inscrições abertas para a 2ª turma de 2025 do curso de Piloto Privado de Avião

As matrículas estão abertas até 20 de maio na Secretaria do Aeroclube de Rondônia
L

TRT-14 participa de Encontro Nacional da Justiça do Trabalho

Representantes da 14ª Região (RO/AC) contribuíram com os debates.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.