DOMINGO, 21/09/2025

Resenha Política: calamidade em Vilhena, por Robson Oliveira

A medida em si é defensável, mas os atos administrativos que sucederam estão sendo contestados por setores representativos da saúde, especialmente, pelo Conselho Municipal e Coren (Conselho Regional de Enfermagem).

Publicado em 

Autor: Robson Oliveira

CALAMIDADE

Embora a saúde pública do município de Vilhena seja uma calamidade em razão de administrações municipais incompetentes, o prefeito Fiori Cordeiro de Miranda Junior, policial de carreira, convidou para gerir a pasta parte da equipe que compunha o staff do então Secretário de Estado da Saúde, o goiano Fernando Máximo – eleito deputado federal – que convenceu o alcaide a declarar emergência na saúde do município para adoção de medidas de enfrentamento ao caos existente.

A medida em si é defensável, mas os atos administrativos que sucederam estão sendo contestados por setores representativos da saúde, especialmente, pelo Conselho Municipal e Coren (Conselho Regional de Enfermagem).

CONVÊNIO

Para tentar por uma suposta ordem na saúde vilhenense sob a justificativa de oferecer uma assistência digna e humana à população que dela necessita, o prefeito optou em entregar a gestão e a assistência pública a uma empresa goiana de Chavantes, supostamente sem fins lucrativos, mas que receberá a bagatela milionária de cerca de 55 milhões de reais, divididos em parcelas de nove milhões mensais, pelo prazo de meses.

ILEGALIDADE

Mesmo sendo oriundo das forças policiais, conhecedor das leis e tendo aplicado-as durante suas funções na ativa contra malfeitos de terceiros, sempre o fez com todo o rigor. Entretanto, agora, na condição de vidraça política, o Conselho Municipal de Saúde de Vilhena e o Conselho Estadual de Enfermagem estão denunciando que o milionário convênio está eivado de ilegalidades. E pedem, portanto, que os órgãos de controle suspendam imediatamente para que os parcos recursos destinados à saúde não sejam utilizados de forma supostamente irregular, principalmente por serem do SUS.

GUERRA

Ninguém questiona a necessidade de resolver os gargalos da saúde pública vilhenense que, aliás, foi objeto de debates nas eleições governamentais com todos os candidatos, inclusive o atual governador, prometendo a construção de uma Unidade Regional naquele município. O que intriga as entidades que estão criticando é a opção do prefeito uma vez que há entendimentos jurisprudenciais seja na Justiça, seja no Tribunal de Contas, pela vedação da contratação de entidades privadas, com objetivo óbvio de lucrar para gerir e prestar a assistência de saúde pública à população. A legislação permite que empresas privadas atuem na área de forma complementar e não substituindo o poder dever da administração pública. Ao encarar o problema como estado de guerra, o ex-delegado pode estar explodindo a própria gestão.

RELATÓRIOS

Como na coletiva que o prefeito anunciou a contratação da empresa goiana ao lado do deputado federal Fernando Máximo, por mera coincidência também goiano, Fiori esqueceu de inquirir o ex-secretário estadual de saúde por não ter ajudado na resolução do problema, uma vez que esteve por quatro anos à frente da Sesau. Especialmente porque a ex-equipe de Máximo é agora a equipe de Fiori, em Vilhena. Uma boa oportunidade que perdeu o alcaide já que cresceu na política pela fama de xerife e que era implacável contra malfeitos dos políticos rondonienses.

ILEGALIDADE

Hoje, sexta-feira (27), o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), encaminhou uma reclamação ao representante Ministério Público em Vilhena, requerendo providências uma vez que o convênio, segundo o órgão profissional, infringe o comando constitucional do artigo 199, incisos I e II, da carta magna. Nas argumentações ofertadas ao parquet, Manoel Carlos Neri, presidente do Coren, argumenta que ao abrir mão tanto da assistência quanto da gestão da saúde municipal, como é o caso, o prefeito feriu o comando constitucional por transferir para a empresa filantrópica todos os serviços da saúde municipal, driblando a exceção legal da complementariedade.

LICITAÇÃO

Também questiona o meio jurídico da contratação, por meio de dispensa de licitação, supostamente ilegal. Alega ainda que qualquer proposta de celebração de termo de parceria com qualquer entidade privada deve atender aos comandos dos princípios que regem a administração pública contidos no artigo 37, do texto constitucional. E dando publicidade a seus atos para que outros agentes sociais possam oferecer propostas mais vantajosas para a administração pública.

CONCLUSÃO

Ao concluir seu pedido ao parquet, o Coren/RO sustenta que o município manipulou o conceito de "forma completar" e "caráter de urgência" para delegar à Casa de Misericórdia de Chavantes, do estado de Goiás, todo o serviço a ele atribuído por lei.

RELATÓRIOS

Ao que parece, no afã de repassar a gestão e a assistência da saúde vilhenense para a setor privado, os ex-assessores de Máximo, hoje respondendo pela pasta no município, não atentaram para os relatórios feitos pelos Conselhos apontando a melhor forma para a solução dos problemas crônicos da saúde do município de Vilhena.

FILA

O alcaide argumenta em seu decreto de emergência que há uma fila enorme (mais de duzentas mil) para ser atendida. No entanto, os relatórios produzidos tanto pelo Conselho Municipal de Saúde quanto pelo Conselho Profissional de Enfermagem indicavam que fossem contratados os profissionais e especialistas para que a solução do problema fosse definitiva e não temporária, por seis meses, ao valor de um prêmio da mega sena.

EXPERTISE

A Casa de Misericórdia de Chavantes tem como expertise a administração de Pronto Atendimento do município de Taquarivaí, São Paulo. Pesquisando nas redes sociais é possível verificar que o contrato desta empresa com a prefeitura de Taquavarí foi objeto de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito para apurar possíveis irregularidades e descumprimento do contrato de gestão na saúde do município. Não significa que em Vilhena ocorra os mesmos problemas embora a expertise de cada empresa privada contratada pela administração pública deva ser avaliada com lupa. Especialmente num município administrado por um "Xerife" com fama de implacável.

TERRORISTAS

Os que achavam que íam passar incólumes depois dos atos golpistas de 8 janeiro pode tirar cavolo da chuva poque cada semana uma leva de terroristas está sendo denunciado. Daqui pra frente começam as denúncias aos financiadores e Rondônia está na mira das investigações. Uma questão d etempo…

EDILIDADE

Os Ji-paranaenses estão perplexos com parte dos seus representantes na Cãmara Municipal depois da operação policial que investiga atos impóbros de membros daquele legislativo mirim. Há quem diga em reservado que a ação é apenas o início de um fio condutor que deverá alcançar gente mais graúda do município. A ver.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Notificação de demonstração foi enviada neste sábado (20) e marcou o início do uso da ferramenta que avisará a população em situações de risco
L

Setembro Amarelo é o mês que nos convida à reflexão sobre um tema delicado: o suicídio

Yellow September is the month that invites us to reflect on a delicate subject: suicide
L
Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Fhemeron reforça importância da doação de medula óssea em Rondônia

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, fundação lembra que o cadastro amplia as chances de cura de mais de 50 doenças hematológicas
L

Elementos da natureza

Dimensões esotéricas, alquímicas e astrológicas dos Quatro Elementos
L

Estupro virtual | Condenação em Rondônia expõe urgência de proteger a infância no ambiente digital

Tribunal de Justiça de Rondônia confirma pena de 17 anos e 4 meses a homem de Pernambuco por estupro virtual consumado e tentativa de abuso contra criança de 8 anos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Não se assuste: celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Não se assuste: Celulares tocam hoje em teste de alerta da Defesa Civil em Rondônia

Rondônia testa novo sistema de alerta de emergência em celulares nesta tarde.
L

Momento Agro: Entrevista com Julio Cesar Rocha Peres

A entrevista também abordará as estratégias para fortalecer a segurança alimentar e garantir a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal
L

Sintonia 360: Entrevista com Thiago Felipe Cantanhede Pacheco

No sábado, dia 20, às 9h, o Secretário Municipal de Infraestrutura participa do programa para falar sobre projetos e desafios da pasta.
L

Capital rondoniense está no mapa dos maiores rebanhos do Brasil

Porto Velho se destaca entre os maiores polos de pecuária do Brasil, integrando a elite do agronegócio e reforçando a presença nacional no mercado de carne.
L
Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado com enxada e marreta na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 45 anos sofreu tentativa de homicídio no bairro Socialista; agressor fugiu após o crime
14
Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Casal fica ferido após queda de moto em frente a arena de futebol no centro de Porto Velho

Piloto sofreu fratura na perna e passageira teve escoriações.
14
PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

PM captura integrante do CV conhecido como Maverick no bairro Porto Cristo

Homem procurado pela Justiça é preso durante patrulhamento; tornozeleira eletrônica foi encontrada cortada
10
Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Motociclista quebra perna em acidente na Avenida Rio de Janeiro

Rapaz derrapou no asfalto e sofreu fratura na perna direita.
14
Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Moto fica presa embaixo de ônibus e piloto fica ferido na zona Sul

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua do Sol com Rua das Flores, no bairro Areal da Floresta; vítima foi socorrida ao hospital
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Evento reúne plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais neste sábado (20), com entrada aberta à comunidade
L

Cinema em destaque: promoção leva fãs à telona com ingressos gratuitos

Mais uma vez, o News Rondônia e o Cine Araújo celebram o amor pelo cinema premiando um participante com um par de ingressos para uma sessão especial. A iniciativa, que já conquistou os leitores, segue encantando cinéfilos com momentos únicos diante da telona.
L
Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Homem é esfaqueado após ter casa invadida na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 37 anos foi atacado dentro da residência e socorrido em estado grave para a UPA Leste
16
Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Criminoso que matou sgt da PM e comparsa fogem do 470 em Porto Velho

Buscas seguem na capital.
14
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo furto em residência na capital

Imagens mostram dupla invadindo imóvel no bairro Flodoaldo Pontes Pinto e levando objetos; suspeitos ainda não foram identificados
10
Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Estudantes de Ji-Paraná conquistam medalha de prata no vôlei de praia nos Jogos da Juventude 2025

Dupla formada por Matheus José e Nicolas Guimarães garante resultado histórico para Rondônia na competição nacional realizada em Brasília
L
Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Governo de RO entrega títulos no bairro Costa e Silva e soluciona problema histórico

Entrega de títulos no bairro Costa e Silva beneficia 116 famílias em Porto Velho e integra ações do Programa Regulariza Rondônia
L
Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Caio Bonfim conquista ouro nos 20 km da marcha atlética em Tóquio

Brasileiro vence prova no Mundial de Atletismo, soma quatro medalhas na carreira e se torna o maior medalhista do país em competições mundiais.
L
Summit Farmacêutico reúne mais de 600 profissionais em Porto Velho

Summit Farmacêutico reúne mais de 600 profissionais em Porto Velho

Evento do CRF-RO trouxe especialistas nacionais e reforçou o papel do farmacêutico na saúde em Rondônia.
L

Idoso que teria sofrido maus-tratos em UPA morre aos 80 anos

A família acusa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho de ter praticado maus-tratos contra o idoso
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.