Autora: Renata Camurça
Anualmente o Dia do Carteiro é comemorado em 25 de janeiro. A escolha da data é uma homenagem à criação do Correio-Mor da Monarquia Portuguesa no Brasil, em 25 de janeiro de 1663.
O primeiro “carteiro” no Brasil foi Luiz Gomes da Matta Neto. Primeiramente, atuou como Correio-Mor em Portugal, na sequência se tornou responsável pela troca de correspondência da Corte Portuguesa, no Brasil.
Os mensageiros, como eram chamados, foram fundamentais para a história do Brasil. Já que uma das correspondências mais importante, a que sentenciava a proclamação da república do Brasil por Dom Pedro I, em 1822, foi entregue pelo “carteiro” Paulo Bregaro, que, mais tarde, recebeu o título de patrono dos Correios, pelo feito realizado.
A profissão de carteiro se tornou popular somente em 1835, até esse período, as pessoas usam bandeirantes ou escravos, como mensageiros para levarem suas cartas de um lugar para o outro.
Atualmente, grande parte das mensagens são enviadas eletronicamente, ainda assim, o carteiro continua sendo um profissional fundamental na sociedade, distribuindo mais de 8,3 bilhões de encomendas por ano.
São mais de 56 mil carteiros trabalhando na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e 10% desse contingente é formado por mulheres.
Na data de hoje, o News Rondônia parabeniza todos os carteiros do Brasil e exalta a importância desse ofício para a sociedade. Somos gratos pelos seus serviços. Feliz Dia do Carteiro!