SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

Coluna Resenha Política: inércia, por Roson Oliveira

A inércia pública em cumprir as funções fiscalizatórias fez com que as ilegalidades aumentassem em um grau tão avassalador que uma desocupação dessas atividades imediatamente é tocar fogo em nitroglicerina.

Publicado em 

Coluna Resenha Política: inércia, por Roson Oliveira - News Rondônia

Autor: Robson Oliveira

TERRORISMO 

Mesmo que ainda haverá o enfrentamento no plenário do Supremo Tribunal Federal sobre as tipificações corretas dos atos considerados terroristas contra a democracia e os monumentos públicos da capital federal, no último dia 8, os acusados do vandalismo e atentados contra a ordem constitucional vão sofrer penalidades duras como exemplo para aqueles que ainda flertam com um golpe de estado.  

PAUTA 

Na medida que os financiadores e envolvidos no vandalismo forem identificados, inclusive nos fechamentos das rodovias, serão intimados. Algumas destas pessoas em Rondônia estão sendo monitoradas e deverão ser responsabilizadas. Com o retorno das sessões do STF na próxima semana, as ações dos "patriotas" terroristas devem ser pautadas e votadas no plenário. Ao que parece esses insurretos vivem uma realidade paralela e ainda não perceberam as barbaridades que cometeram. Com essas denúncias pautadas é possível que a ficha da realidade caia.  

TRÉGUA 

Mesmo antes de assumir as funções presidenciais o governo de Lula começou a ser contestado através dos atos golpistas. É a primeira vez que uma gestão não consegue a trégua dos cem primeiros dias para sinalizar aos eleitores e ao mercado financeiro para que veio.  

ERRO 

O terceiro governo Lula vive um momento de extrema complexidade com o país ainda dividido em razão de uma horda raivosa que não digeriu a derrota e não consegue compreender que na democracia a alternância de poder é algo extremamente salutar. Sem a trégua costumeiramente concedida a quem entra, Lula é obrigado a governar no fio da navalha para que não cometa um único erro, uma vez que os golpistas torcem cada dia para que ocorra e que justifique a volta da turba às ruas, o caos se instale e derrube o governo democraticamente eleito. Lula não pode errar, particularmente no que fala onde costuma exagerar no uso inapropriado dos eufemismos. 

RESERVA 

Com Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente as ações de combate firme ao desmatamento, ao garimpo e à extração vegetal nas reservas extrativistas e ambientais vão voltar a ser intensificadas depois de quatro anos de relaxamento nas ações governamentais. A reserva extrativista de Jacy-Paraná, por exemplo, é apontada como uma das mais desmatadas na Região Norte, abrigando atualmente cerca de 200 mil cabeças de boi. Uma reserva extrativista sem fiscalização e que tem perdido sua condição de preservação apesar de um acordo firmado entre o Governo de Rondônia e o Ministério Público Estadual.  

REPORTAGEM 

Como a atividade pecuária é proibida por lei em unidades de conservação como a Jacy-Paraná, a criação de bois tem aumentado cada ano que passa sem que os órgãos de fiscalização cumpram a lei e forcem que os pecuaristas daquela região sejam submetidos às regras. Uma reportagem assinada pelo jornalista João Guilherme Bieber, na qual esta coluna se socorre, revela o tamanho do problema a ser enfrentado pela ministra Marina Silva.  

CUMPLICIDADE 

O que não faltam aos pecuaristas desta reserva são apoios políticos para que avancem seus pastos sobre a floresta e provoquem mais danos irreversíveis ao meio ambiente protegido por lei. Do contrário, já tinham sido enxotados da área. Esta cumplicidade entre autoridades e pecuaristas é tão embricada que em alguns casos não é possível saber onde vão as extensões destas relações.  

INÉRCIA 

A inércia pública em cumprir as funções fiscalizatórias fez com que as ilegalidades aumentassem em um grau tão avassalador que uma desocupação dessas atividades imediatamente é tocar fogo em nitroglicerina.

Coluna Resenha Política: inércia, por Roson Oliveira - News Rondônia

Embora, independente da combustão a ser explodida, a legislação tem e deve ser cumprida por negociação ou uso dos instrumentos repressivos que o estado dispõe para que a ordem pública seja restaurada.  

TOLERÂNCIA 

Não é possível tolerar a permanência de uma inércia com feição criminosa dos órgãos de fiscalização que permitem uma pecuária extensiva numa área protegida e que tende também a ceder espaço para uma agricultura altamente predatória para a Amazônia que é a soja. Uma cultura em plena expansão em Rondônia que avança a passos largos para toda a Amazônia, mas que é insustentável porque desmata, emprega muita pouca mão de obra e enriquece somente quem a cultiva. Razão pela qual setores do agronegócio são visceralmente contra as posições defendidas pela ministra Marina Silva, todas em defesa da proteção às reservas e à sustentabilidade.  

ENFRENTAMENTO 

Cedo ou tarde o problema virá à tona feito rastilho de pólvora. Ao que parece, diferente do governo estadual, o federal não tolera o avanço dessas atividades em áreas protegidas por lei. Não só a reserva de Jacy é um problema a ser resolvido, há outras em Rondônia vítimas da ganância pecuarista, extrativista e garimpagem. O enfrentamento é pule de dez. Anotem!  

MANIPULAÇÃO 

Houve uma tentativa de legalização por legislação estadual diminuindo a área da reserva do Jacy, o que denota a articulação política que existe quando a questão vem à tona. A manipulação legislativa não vingou porque o Tribunal de Justiça declarou a lei estadual inconstitucional, depois da provocação feita pelo MP. Há várias normas estaduais com mudanças na legislação ambiental sendo declaradas inconstitucionais e outras aguardando serem declaradas, o que revela a simbiose óbvia entre essas atividades e a política. O que explica em parte a inércia da fiscalização. Na reportagem, é possível ter a ideia do tamanho do problema a ser enfrentado pelo governo de Lula. Uma descrição feita de forma isenta, clara e precisa pelo autor da matéria.  

DISPUTA 

A disputa pela presidência do Senado Federal entre o rondoniense Rodrigo Pacheco (PSD) e norte-rio-grandense Rogério Marinho (PL) vai movimentar a semana em Brasília. Mas Pacheco é favorito e dificilmente perde a disputa para o bolsonarista Marinho. Na Câmara Federal a eleição do alagoano Arthur Lira para mais um mandato é fava contada. Lira conseguiu apoio de petistas e bolsonaristas. Os opositores nas duas casas vão fazer barulho porque é parte do show, embora Pacheco e Lira devam ser eleitos com facilidade.

Coluna Resenha Política: inércia, por Roson Oliveira - News Rondônia

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru promove rodada de palestras para crianças e adolescentes sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual

Maio Laranja: Prefeitura de Jaru promove rodada de palestras para crianças e adolescentes sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual

As palestras e distribuição de materiais educativos acontecem em 12 escolas, tanto no perímetro urbano quanto rural.
L
Cúpula China-Celac reforça aproximação da América Latina com a China em meio à disputa geopolítica com os EUA

Cúpula China-Celac reforça aproximação da América Latina com a China em meio à disputa geopolítica com os EUA

“Influência chinesa incomoda os Estados Unidos”, diz especialista
L

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Associação Brasileira de Câmaras municipais promoveu o Procaver para vereadores de vários municípios de Rondônia, focando nas funções do Poder Legislativo Municipal
L
TRT-14 convida para palestra com Monja Coen sobre saúde mental e bem-estar

TRT-14 promove palestra com Monja Coen sobre bem-estar e saúde mental

Evento online é promovido pela Secretaria de Saúde do TRT da 2ª Região (SP) e será transmitido ao vivo pelo Zoom.
L

Ministério Público de Contas de Rondônia realiza visita técnica à Prefeitura de Jaru para esclarecer sobre execuções financeiras e contábeis

Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Jeverson Lima recebeu o procurador-geral de Contas de Rondônia, Miguidônio Inácio Loiola Neto, para uma visita técnica à Prefeitura de Jaru
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto | Entrevista Dr. Alan Andra Goveia e Dr. Ângelo Luiz Santos de Carvalho.

O programa Ponto & ContraPONTO desta segunda-feira, dia 12, a partir das 16h, recebe dois convidados com ampla experiência no campo jurídico para uma conversa esclarecedora sobre temas de grande relevância social e institucional.
L

EM CIMA DA HORA | Entrevista Coronel Chrisóstomo, Deputado Federal

Nesta segunda-feira, dia 12, às 15h, o programa Em Cima da Hora recebe o deputado federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista especial. O parlamentar vai comentar suas principais ações no Congresso Nacional, destacar projetos voltados ao desenvolvimento de Rondônia e falar sobre sua atuação em áreas como segurança pública, infraestrutura e defesa dos valores conservadores. Não perca essa conversa esclarecedora sobre os rumos do estado e do país.
L
Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira, segundo Fabrizio Romano

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira

Ancelotti começará oficialmente no cargo no fim de maio, com estreia prevista para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.
L

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Joliane Furia lidera pesquisa para deputado federal na Região do Café em Rondônia

Atualmente como secretária municipal de Cultura, Joliane tem sido peça fundamental na revitalização da cena cultural cacoalense.
L

Sílvia Cristina apresenta projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento foi na manhã desta segunda-feira, em Ji-Paraná, e pacientes já começaram a ser atendidos
L

Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre problemas no agendamento de RG em Rondônia

Requerimento à Sesdec questiona possíveis falhas técnicas e até fraudes no sistema estadual de emissão do novo documento.
L

Ieda Chaves direciona R$ 150 mil para melhorias na sala de raio-X em Vale do Anari

Equipamento será instalado no PSF Urbano, facilitando atendimentos em ortopedia.
L

Dra. Taíssa marca presença na abertura da fase municipal do JOER em Guajará-Mirim

Deputada prestigia cerimônia e reforça apoio ao esporte estudantil como ferramenta de inclusão e cidadania.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o suspeito aproveita que a funcionária sai por um instante, pega um celular e o HD externo do estabelecimento comercial e depois foge.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d'Oeste

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d’Oeste

O crime aconteceu na madrugada do dia 15, quando a vítima, a caminho da Linha 48, foi seguida por uma motocicleta preta. Ao ser abordada por um homem armado, a vítima foi violentada.
16
PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Segundo testemunhas, a jovem de 20 anos e o amigo de 22, seguiam de moto pela Renato Pires, quando fizeram a conversão na Avenida Amazonas, e foram atingido na traseira pelo carro que estava na preferencial.
14
Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Informações apuradas pelo site dão conta que durante uma confusão com outro homem, o jovem foi atacado com golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

Conab participa de missão no México sobre alimentação saudável e sustentável

A agenda inclui reuniões, visitas técnicas e apresentações institucionais que permitirão o compartilhamento de boas práticas entre os dois países.
L
Lúpus: doença autoimune afeta principalmente mulheres, alerta especialista

Especialista destaca que lúpus atinge mais mulheres

Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 pessoas diagnosticadas, nove são mulheres; reumatologista Luiza Fuoco, da Imuno Santos, revela que é possível viver bem com a doença
L

UNIR de Portas Abertas 2025 começa nesta terça-feira, 13

A feira de profissões da UNIR é uma oportunidade imperdível para estudantes do Ensino Médio e toda a sociedade portovelhense conhecerem a Universidade
L
Sebrae organiza semana dedicada ao MEI em Rondônia

Sebrae organiza semana dedicada ao MEI em Rondônia

Durante cinco dias, haverá programação especial voltada ao empreendedor que já é Microempreendedor Individual (MEI) e os que ainda estão iniciando no mundo dos negócios
L
Gilmar Mendes defende diálogo na conciliação sobre o marco temporal para terras indígenas

Gilmar Mendes defende diálogo na conciliação sobre o marco temporal para terras indígenas

STF retomou audiências da comissão de conciliação sobre a tese
L
Embrapa Rondônia comemora 50 anos com atividades na Rondônia Rural Show 2025

Embrapa Rondônia comemora 50 anos com atividades na Rondônia Rural Show 2025

O evento conta ainda com painéis técnicos, oficinas práticas e diversas atividades voltadas às principais cadeias produtivas da região: café, castanha-da-amazônia, pecuária e mandioca.
L
Brasil registra 45.747 homicídios em 2023, com queda na taxa de violência, aponta Atlas da Violência

Brasil registra 45.747 homicídios em 2023, com queda na taxa de violência, aponta Atlas da Violência

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas
L
Casa do Rio

Animação destaca como a ação humana afeta os ciclos da água na Amazônia

Com estreia marcada para junho, o filme acompanha a primeira viagem da gotinha Plu pelo ciclo da água.
L
Saiba mais: o que a China e os Estados Unidos acordaram em Genebra?

Saiba mais: o que a China e os Estados Unidos acordaram em Genebra?

Os Estados Unidos irão reduzir as tarifas extras que impuseram à China neste ano de 145% para 30%, enquanto a China vai reduzi-las de 125% para 10%.
L
Papa Leão XIV faz apelo por comunicação ética e defende liberdade de imprensa em sua primeira coletiva

Papa Leão XIV faz apelo por comunicação ética e defende liberdade de imprensa em sua primeira coletiva

Leão XIV concedeu hoje a primeira entrevista coletiva
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.