QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

Associação dos Docentes da UNIR – ADUNIR emite nota

A gestão bolsonarista da unir não trata com isonomia os professores da instituição e segue negando o legítimo direito às progressões funcionais docentes.

Publicado em 

Autor: ADUNIR

Associação dos Docentes da UNIR – ADUNIR – SSIND – Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional vem a público repudiar as ações da Reitoria da UNIR e suas práticas antidemocráticas. A Reitora Marcele Pereira e seus pró-reitores, desde o início de sua gestão, mantém o entendimento de que as progressões e promoções docentes seriam revisadas quando de novo pedido de progressão apresentado pelo docente aplicando de forma equivocada a Nota Técnica nº 2556/2018/MP. Os que pediram progressão tiveram suas progressões anteriores anuladas e os que não pediram também tiveram suas progressões anuladas. São centenas de professores da UNIR prejudicados em suas progressões e em suas carreiras.

A UNIR é a única universidade do País que anulou progressões já concedidas e segue negando o direito às progressões acumuladas solicitadas em conformidade com a legislação. A Reitora Marcele Pereira resiste de todas as formas a cumprir a lei. Após uma árdua luta do nosso sindicato (contra, inclusive, veto da reitora) foi aprovado um Parecer no Conselho Superior de Administração (CONSAD) em favor dos docentes para que a UNIR cumpra com suas próprias resoluções e com a legislação federal, corrigindo as irregularidades cometidas nas concessões de progressões funcionais.Nesta Sessão do CONSAD realizada em 19/10/2022, o Pró-Reitor de Administração questionou o Parecer aprovado e até as decisões da Justiça Federal em Rondônia, favoráveis aos docentes da UNIR.Diante da afirmação da reitoria, de que não cumpriria com a decisão deste Conselho, não nos restou outro caminho senão a judicialização. Assim, no mês de dezembro de 2022, a ADUNIR ingressou com uma Ação Coletiva contra a UNIR para garantir as progressões dos docentes. Essa ação coletiva é declaratória, e terá, se for deferida, efeito sobre todas as progressões. A Ação foi protocolada aos 15/12/2022, após a decisão da ADUNIR pela ação coletiva, ao invés das individuais. O processo foi distribuído para a 2ª Vara Federal em Rondônia – nº. 1017970-78.2022.401.4100.

Nos últimos dias, os professores começaram a denunciar que a reitoria estava beneficiando alguns professores, em detrimento da maioria, nos processos de progressão funcional. Elencamos os casos e denunciamos publicamente nos órgãos internos da instituição que a reitoria não estava tratando a categoria com isonomia, que havia um tratamento diferenciado nos processos de concessão de progressão funcional.

No dia 29 de dezembro no apagar das luzes do ano de 2022, a Pró-Reitoria de Administração da UNIR (PRAD), enviou um e-mail aos docentes da UNIR com “Orientações sobre pedidos de progressões e/ou promoções docentes”. Informando que “análises dos pedidos de progressões e/ou promoções funcionais apresentados no transcurso do ano de 2022 estão sendo realizadas conforme as recomendações da Controladoria Geral da União (CGU) expressas na Nota Técnica_nº 911/2022/Rondônia e da Nota Técnica nº 2556/2018/MP – com observação rigorosa dos princípios de isonomia e da imparcialidade, bem como os processos sobrestados, como expresso em Comunicado Prad, de 24/03/22, retornaram à devida tramitação, na medida em que foram solicitadas novas progressões”.

Nessa nota a reitoria MENTE! Não está tratando com isonomia e imparcialidade os professores da UNIR.

Perguntamos: Depois de muita pressão da ADUNIR a reitoria mudou seu entendimento em relação à Nota Técnica 2556/2018? A reitoria foi convencida que estava praticando um crime ao negar o cumprimento da lei retirando progressões docentes? Compreendeu que estava cometendo um grande erro, movida pela concordância com o governo Bolsonaro ao tentar fazer da UNIR um laboratório de negação de progressões? Se mudou de ideia e vai cumprir a lei, seja JUSTA!

Identificamos em Portarias de concessão de progressão, assinadas pela reitoria, diversos casos que demostram a falta de isonomia. Por exemplo: Há casos de docentes que tiveram duas progressões simultâneas no mesmo ano. Há caso de Professor Adjunto 1 que ascendeu para Professor Adjunto 3 sem ter portaria de Professor Adjunto 2, dando um verdadeiro salto na carreira, fato também denunciado e até agora sem qualquer ação para revisar situação extremamente grave.A situação do referido professor consta da Nota Técnica 911/2022 da CGU-Rondônia, a partir de trabalho encomendado pela Administração Superior, que utiliza tal Nota Técnica para justificar a não revisão das progressões anuladas, mas, contudo, a Administração Superior nada fez até agora em relação às determinações da CGU, evidenciando prevaricação da Administração Superior da UNIR.São posições extremamente contraditórias.

Essa prática espúria de falta de isonomia, já foi denunciada e reclamada internamente nos órgãos acadêmicos e nada foi feito. Por isso, alguns professores prejudicados denunciaram no Ministério Público Federal (MPF) indícios de PREVARICAÇÃO, OMISSÃO, FALTA DE TRANSPARÊNCIA, TRATAMENTO DIFERENCIADO ENTRE OS SERVIDORES, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA e ASSÉDIO MORAL aos professores que perderam suas carreiras. É importante lembrar, ainda, que há meses denunciamos a falta de transparência nos atos da administração superior, que vem restringindo o acesso aos processos acadêmicos no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) que deveriam estar disponíveis a toda a sociedade, em especial, processos de licitação e compras. O que vemos hoje na UNIR é uma gestão gerencial “de resultados” que se fundamenta nos princípios da gestão privada. A UNIR é uma instituição pública e deve ser gerida como tal.

Exigimos que a Reitoria da UNIR, especialmente o Pró-Reitor de Administração, passe a tratar os professores de forma igualitária, justa, corrigindo todas as irregularidades cometidas nos processos de progressão, especialmente a revisão das progressões de todos os docentes prejudicados!

Não basta fazer discurso populista e oportunista (que varia conforme a situação política), Reitora Marcele Pereira. É preciso de fato fazer uma gestão transparente e democrática que respeite os direitos dos servidores; que respeite as propostas dos movimentos sociais que propõe inclusão em nossa instituição (cada vez mais excludente); que respeite a liberdade de expressão e organização dos estudantes.  Não adianta fazer nota e postar em suas redes sociais posições contra a ação dos golpistas em Brasília e manter suas Pró-Reitorias e outros cargos de primeiro e segundo escalão da UNIR nas mãos de bolsonaristas, o que ocorre desde o início de sua gestão, sendo que recentemente um desses bolsonaristas que se encontram na Administração Superior até excluiu suas contas nas redes sociais, tal qual os fascistas que invadiram os prédios dos três poderes nacionais em claro ataque à democracia brasileira. Lembrando que o print é eterno.

Entregar a gestão da UNIR aos bolsonaristas foi o preço de sua posse, Reitora? Você envergonhou a comunidade acadêmica ao homenagear políticos bolsonaristas e milicos do exército nas homenagens dos 40 anos da UNIR. Chega de hipocrisia! Seu discurso não condiz com sua prática! Nossa instituição deve prezar pela ciência e pela democracia.

FORA BOLSONARISTAS DA GESTÃO DA UNIR!
Progressões docentes corrigidas, já!

 

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Horóscopo de Quinta-Feira 18/09/25: Alerta para decisões financeiras e relações pessoais

Previsões indicam que cada signo deve lidar com desafios diferentes nesta quinta-feira, entre foco no trabalho, equilíbrio emocional e oportunidades de aprendizado
L
Grammy Latino destaca música brasileira em 2025

Grammy Latino destaca música brasileira em 2025

Liniker é o principal nome com sete indicações, em uma lista que também inclui novos talentos como Juliane Gamboa e Sued Nunes e artistas consagrados.
L

Câmara aprova urgência de projeto de anistia que pode livrar Bolsonaro e réus do STF

Projeto de perdão dos atos de 8 de Janeiro avança em ritmo acelerado e acirra disputa política em Brasília
L

Sorriso do Amanhã: a força do voluntariado que move bairros de Porto Velho

No Comunidade News, Luiz Henrique conta como um gesto na pandemia virou uma rede de voluntários que atravessa bairros, forma jovens e prepara uma grande ação para o Dia das Crianças
L

Conexão RH: Fagner Gonçalves defende empregabilidade estratégica em Rondônia

Presidente da ABRH-RO destaca alinhamento entre desenvolvimento econômico e formação de talentos, reforça inclusão 40+, performance por resultados e convida para o Congresso Rondoniense de Gestão de Pessoas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

De acordo com o Dr. Marcelo Almeida, a prótese glútea híbrida apresenta vantagens em relação aos procedimentos tradicionais:

Técnica da Prótese Glútea Híbrida garante resultado natural | Dr. Marcelo Almeida

Procedimento do Dr. Marcelo Almeida une prótese e enxerto de gordura, com harmonia e segurança.
L

Evo Morales diz que, na Bolívia, golpistas são colocados no poder; já no Brasil, eles pegam 27 anos de prisão

“Aqui na Bolívia libertam-se os golpistas, separatistas, ao passo que no Brasil a punição para quem tenta um golpe de Estado é de 27 anos de prisão”, Evo Morales.
L

Roteiristas de Rondônia têm chance de estudar cinema em Cuba com bolsa integral

Bolsa Paradiso oferece a roteiristas do Norte oportunidade de cursar mestrado em escrita de roteiro audiovisual na renomada escola EICTV, em Cuba.
L

Deputados de Rondônia dividem votos na aprovação da PEC da Blindagem: Veja como votaram

O texto principal prevê que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com aval do próprio Legislativo, que terá 90 dias para avaliar os pedidos.
L

Agenda News: Depile-se transforma a depilação em cuidado com a pele

Ceras exclusivas, técnicas delicadas e atendimento especializado garantem uma pele lisa, saudável e livre de irritações por muito mais tempo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L

POLÍTICA

Câmara aprova voto secreto em PEC da Blindagem

Câmara aprova voto secreto em PEC da Blindagem

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, permite a retomada de votação para restabelecer o voto secreto em processos criminais contra parlamentares, com a matéria seguindo para o Senado.
L
Simone Tebet critica a PEC da Blindagem

Simone Tebet critica a PEC da Blindagem

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirma que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) representa um risco para a democracia brasileira e espera que o Senado a rejeite.
L
JAIME BAGATTOLI: Câmara dos Deputados aprova regime de urgência para Anistia do 8 de Janeiro

JAIME BAGATTOLI: Câmara dos Deputados aprova regime de urgência para Anistia do 8 de Janeiro

Com aprovação de urgência, projeto que prevê anistia a crimes políticos de 2022 avança e terá relator nomeado na Câmara
L
Dra. Taíssa acompanha projeto de drenagem e asfaltamento da Avenida Antônio Corrêa da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha projeto de drenagem e asfaltamento da Avenida Antônio Corrêa da Costa em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa visita DER e acompanha início das tratativas para drenagem e asfaltamento, reforçando parceria com o município
L
Deputada Cláudia de Jesus destaca abertura de novas vagas do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus destaca abertura de novas vagas do Morar Melhor II em Ji-Paraná

O empreendimento conta com 1.456 apartamentos e tem entrega prevista para dezembro de 2025.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é esfaqueada e tem bike roubada na zona leste

Mulher é esfaqueada e tem bicicleta roubada na zona leste

Vítima sofre tentativa de latrocínio na Avenida Raimundo Cantuária, bairro Tiradentes
12
DENARC fecha boca de fumo em lava jato na zona sul de Porto Velho

DENARC fecha boca de fumo em lava jato na zona sul de Porto Velho

O suspeito, que já possui passagem por tráfico, foi conduzido à sede do DENARC para as medidas cabíveis.
10
Membro de facção é preso com drogas em sucataria usada como boca de fumo na zona leste

Membro de facção é preso com drogas em sucataria usada como boca de fumo na zona leste

Os policiais realizaram a abordagem no momento em que Daniel entregava entorpecentes a usuários.
10
Policial Penal é alvo de ataque a tiros na zona leste

Policial Penal é alvo de ataque a tiros na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o Agente de segurança estaria na frente da casa com a esposa, quando dois criminosos teriam chegado fazendo vários disparos, mas o policial correu e não foi atingido, em seguida, os suspeitos fugiram.
16
PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

PRF em Rondônia prende homem com 225 munições

A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia apreendeu mais de 200 munições de diversos calibres, com origem boliviana, durante uma fiscalização na BR-425 em Nova Mamoré.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dra. Taíssa anuncia avanço do georreferenciamento em Guajará-Mirim e Jacinópolis

Dra. Taíssa anuncia avanço do georreferenciamento em Guajará-Mirim e Jacinópolis

Sepat conclui mais de 90% dos trabalhos no ramal Cachoeirinha e prepara nova etapa para produtores rurais.
L
Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Parlamentar destacou que a medida vai beneficiar mais de 120 mil famílias no estado, assegurando justiça social e redução das desigualdades.
L
Talento, compromisso e paixão pela justiça: conheça a história de Thalyta Chediak

Talento, compromisso e paixão pela justiça: conheça a história de Thalyta Chediak

Advogada, professora e pesquisadora, Thalyta Chediak alia excelência acadêmica, experiência prática e dedicação social em uma carreira inspiradora.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: GILMAR ALVES DA SILVA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO, DE OPERAÇÃO – OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

Cientistas descobrem cola que regenera ossos quebrados em 3 minutos

A cola que regenera ossos quebrados em apenas 3 minutos, criada na China e inspirada na aderência das ostras, pode revolucionar os tratamentos ortopédicos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: ALINE DE F MANGUEIRA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00375.002/2025-SUL
L

Giro News: Freury Azevedo destaca como a NR-1 transforma obrigação legal em vantagem competitiva

Durante a entrevista, Freury Azevedo vai mostrar como a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.