Autor: Emerson Barbosa
O astro de “O Território” Bitaté Uru-eu-Wau-Wau Juma de 22 anos, desde o lançamento do documentário que denuncia a violação por colonos ilegais da Terra Indígena Sete de Setembro, em agosto do ano passado, vem percorrendo diversos países para divulgar o longa-metragem gravado em cooperação Brasil, EUA e Dinamarca.
Em mais um ato comercial, desta vez em Beverly Hills, na Califórnia, Bitaté foi o convidado de honra na apresentação de “O Território” que reuniu convidados especiais entre eles, a atriz brasileira e diretora de cinema Bianca Comparato, de 38 anos.
Na sua rede oficial no Instagram Bitaté postou uma foto do encontro onde destaca a presença da companheira da atriz brasileira Alice Braga, protagonista da série da Netflix, “A Rainha do Sul”. “Muita honra em conhecê-la e ter ela assistindo ao nosso documentário”, disse ele.
Chloé Zhão, diretora, roteirista, produtora e editora chinesa conhecida por seu trabalho em filmes independentes americanos também esteve na plateia de “O Território”, desta vez em Los Angeles. “Brilhante jovem líder dos Uru eu Wau Wau. Confira essa viagem incrível no documentário o Território”, declarou.
Composto por imagens reais capitadas em sua maioria por indigenas Uru-eu-Wau-Wau, O Território virou um marco entre os documentários já lançados em cooperaçao com o Brasil. Do diretor estadunidense Alex Pritiz, a obra apresenta a atuação de indigenas na linha de frente para defender o Território Sete de Setembro em Rondônia contra a atuação de grileiros, madeireiros e colonos ilegais.
Lançado em agosto de 2022, o Doc consquistou trinta prêmios internacionais e configura entre os 15 finalistas na disputa pela indicação ao Oscar pela Categoria Documentário Longa-Metragem. Os indicados serão conhecidos no dia 24 de janeiro.