TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Com a volta dos impostos federais, gasolina e óleo diesel aumentam mais de 73 centavos por litro, no início do ano

O consumidor, por isso, deve continuar pesquisando os revendedores que oferecerem os melhores preços.

Publicado em 

Com a volta dos impostos federais, gasolina e óleo diesel aumentam mais de 73 centavos por litro, no início do ano - News Rondônia

Autor: Sérgio Pires

A segunda-feira já deve trazer a primeira má notícia do ano novo, para o consumidor brasileiro. Com a decisão de não se renovar a legislação provisória que zerava impostos federais, como PIS, Confins e Cide, os preços da gasolina e do óleo diesel devem dar um salto. O preço médio da gasolina, nos postos de Porto Velho (na faixa de 5 reais), deve aumentar em pelo menos 72 centavos por litro. Já o óleo diesel (mais de 6,70 reais), também deve ser majorado no mesmo percentual. Na melhor das hipóteses a gasolina passará para perto de 5,73 e o diesel a 7,43. Tudo isso pode aumentar ainda mais, caso os tributos estaduais voltem a ser cobrados. O representante do sindicato do comércio varejista de derivados de petróleo, ou seja, dos postos de combustível, Eduardo Valente, gravou um vídeo alertando sobre a mudança que, certamente, começará a ocorrer já no início de 2023 que está batendo à nossa porta. Havia uma esperança de que os decretos que tiraram o peso dos impostos fossem mantidos por mais algum tempo, mas o novo ministro da Economia, Fernando Haddad, trabalhou para que isso não ocorresse, pelo menos na fase inicial do novo governo Lula. No vídeo gravado por Valente (pode ser assistindo pelo link https://youtu.be/OKDbiiCKlkM fica clara a nova situação dos preços dos combustíveis. Ele não abordou a questão do preço do gás de cozinha, mas obviamente aquele usado nas residências, o de 13 quilos, também terá um aumento significativo nos próximos dias.

Com a volta dos impostos federais, gasolina e óleo diesel aumentam mais de 73 centavos por litro, no início do ano - News Rondônia

Os decretos que valeram durante vários meses durante a reta final do governo Bolsonaro não serão renovados, pelo menos a curto e médio prazos. O novo governo quer reforçar o caixa com toda a arrecadação possível, mesmo depois de receber aval do Congresso para ultrapassar o teto de gastos em aproximadamente 168 bilhões de reais. No vídeo em que comenta a nova situação e a perspectiva de aumento nos combustíveis, Eduardo Valente lembra que os preços finais dos combustíveis dependerão de cada posto, já que há liberdade de preços no mercado. O consumidor, por isso, deve continuar pesquisando os revendedores que oferecerem os melhores preços. Outras medidas econômicas também podem ser mudadas, transformando o rumo da vida do país, durante os novos rumos que serão definidos pelo presidente Lula e sua equipe, que assumem o comando do país neste domingo, numa grande solenidade no Palácio do Planalto.

COMANDO DA SEFIN: EMPRESÁRIOS APOIAM PERMANÊNCIA DE LUIS FERNANDO NO COMANDO DAS FINANÇAS DO ESTADO

Poucas horas depois que este blog foi ao ar, com data de quarta, dia 28, mas já na noite de terça, 27 deste dezembro, os telefones e os watts não pararam mais. O editor recebeu pelo menos uma dezena de consultas sobre a veracidade da informação. Líderes empresariais trocavam mensagens. Alguns deles ligaram diretamente ao governador Marcos Rocha, para saber sobre a informação, publicada com exclusividade neste blog, de que o atual secretário de finanças do Estado, Luis Fernando, não seria reconduzido ao cargo no segundo mandato. Obviamente que para divulgar algo de tanta importância, se foi pesquisar e ouvir as fontes que têm as informações corretas. Seria uma irresponsabilidade divulgar algo tão importante, baseado apenas em conversas de bastidores e boatos. Aqui neste espaço, isso jamais vai acontecer. Portanto, a decisão de trocar o titular da Sefin continua, até que haja alguma reversão do que já está acertado. Luis Fernando é um personagem importante na administração e conduziu a Sefin, para o empresariado, com responsabilidade e diálogo. Mas a decisão final de montar a equipe é do chefe. E o nome do chefe é Marcos Rocha. Ele decide. Pode até mudar de ideia, mas, por enquanto, a informação é de que o atual titular das finanças não permanecerá no seu cargo.

ENERGISA DESATIVA 13ª TERMOELÉTRICA, DEIXA DE GASTAR SETE MILHÕES DE LITROS DE DIESEL E DE JOGAR 293 TONELADAS DE CARBONO NA ATMOSFERA

Uma vitória para a questão ambiental. Uma grande economia com os altos custos do óleo diesel. Um avanço histórico para Rondônia. Em poucas palavras, são estes os destaques principais com a decisão da Energisa de desativar a 13ª e última usina termoelétrica do Estado. Ou seja, teremos mais energia limpa e cerca de sete milhões de litros de diesel por mês. A usina que ainda funcionava no antiquado e poluidor sistema, era localizada no distrito de Pacaraima, em Espigão do Oeste. A medida faz parte do programa de descarbonização da empresa, que prioriza a distribuição de energia de qualidade, sem qualquer prejuízo ao meio ambiente. O diretor da empresa, Felipe Lima, gerente de Marketing, explica que o programa de descarbonização pretende, até 2025, desativar todas as 19 termoelétricas e destaca que as 13 que existiam em Rondônia já não serão mais utilizadas. Lima lembra que "todo este programa representa para a Energisa, em termos de investimentos, nada menos do que 1 bilhão e 200 milhões de reais, dos quais 730 milhões foram destinados apenas para cá, para o Estado de Rondônia!". Com a desativação das 13 termoelétricas rondonienses, serão menos 293 mil toneladas de dióxido de carbono que não mais serão jogadas na atmosfera. Depois da desativação da 13ª usina antiquada, houve a substituição por uma subestação de energia limpa, com capacidade para atender até 12 mil residências, tudo interligado ao sistema nacional.

LÉO, IRRITADO, NEGA QUE O PODEMOS TENHA TIRADO DIREITO DE CARLOS MAGNO DISPUTAR A ELEIÇÃO

Indignado. Irritado. É assim que o deputado federal Léo Moraes diz ficar quando ouve ou lê comentários que o colocam como vilão no episódio em que o ex-deputado federal e futuro secretário de Agricultura de Porto Velho, Carlos Magno, não disputou a última eleição por culpa dele, Moraes. "É uma mentira repetida milhares de vezes, para que pudesse virar verdade", protesta o presidente regional do Podemos. "Espalharam bastante isso durante a campanha e por maturidade e responsabilidade, não me manifestei. Mas é preciso repor a verdade", explica. Ele lembra que Magno ingressou no Podemos, "depois de não ter conseguido outras siglas para concorrer" e que, desde o início, ficou claro que ele, Magno, teria espaço garantido para disputar uma cadeira como deputado federal, mas não como concorrente à Assembleia Legislativa. Ou seja, lembra o presidente do Podemos: a decisão sobre a nominara ao Parlamento estadual seria decidida pelos próprios candidatos. E isso ficou muito claro, quando a ficha de Carlos Magno foi assinada. O caso foi denunciado num vídeo postado nas redes sociais, quando o ex-parlamentar, uma liderança incontestável na política da região central do Estado, alegou que ficou de fora da disputa, quando já não podia mais trocar de partido. Léo Moraes diz que está disposto a debater o assunto com Magno quando e onde ele quiser, com o único intuito, segundo define o presidente do Podemos, "de repor a verdade e impedir que uma mentira continue sendo repetida". O caso ainda vai longe…

DIRETOR DO DETRAN RESPONDE A CRÍTICAS E RESUME GRANDES AVANÇOS DO ÓRGÃO RONDONIENSE

Paulo Higo, comandante geral do Detran, no posto há pelo menos 16 meses, discorda, no que tem todo o direito, de comentários neste espaço, com críticas feitas ao órgão, na última edição. Do alto do maior espírito democrático possível e do senso de justiça, dá-se ao diretor geral o espaço necessário para suas informações e correções de eventuais erros cometidos nos comentários. Lamenta-se apenas que o Detran, com todo o tempo e espaço disponíveis, não tenha divulgado tais informações com maior ênfase. Mas, vamos a elas: "Como toda a organização, o Detran tem os seus problemas, mas estamos diariamente lutando para tentar saná-los. Estou na Direção Geral há um ano e quatro meses e, nesse período, conseguimos ampliar o leque de atuação do Detran de uma forma muito positiva". Higo enumerou alguns dos avanços do órgão: "repassamos 24 milhões de reais a 14 municípios, para a sinalização vertical e horizontal. Porto Velho e Ji-Paraná receberam recursos para a implantação de videomonitoramento do trânsito. Foram 8 milhões de reais para a Capital e 7 milhões para Ji-Paraná. Esses convênios de videomonitoramento são inéditos na história do Detran/RO". Ele prossegue: "hoje os usuários já podem fazer o parcelamento das taxas (e do IPVA, de forma presencial) no cartão de crédito. O serviço foi disponibilizado no final do ano passado". Além disso, relata: "Porto Velho terá uma Cometran moderna e que poderá ser utilizada pela população nos horários após o atendimento. O novo projeto já foi aprovado e será licitado no próximo ano".

VENDA DIGITAL, PROJETOS DE SEGURANÇA, MOBILIDADE URBANA E PRÊMIO NACIONAL TAMBÉM SÃO DESTACADOS

O diretor Paulo Higo continua, num balanço bastante resumido, comentando os avanços implantados no Detran rondoniense. "com relação à venda digital, o Detran aderiu ao sistema, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito. Agora, os usuários podem fazer transferência de propriedade de veículo sem ir ao cartório, Basta ter a conta gov.br nível prata ou ouro." Sobre projetos de mobilidade e segurança viária, ele afirma que "estamos preparando o Detran para ser, de fato, o protagonista no trânsito de Rondônia. Auxiliaremos os municípios na confecção de projetos de segurança viária e mobilidade urbana. Além disso, auxiliaremos na busca de recursos junto a fontes financiadoras internacionais, tais como BID e Banco Mundial, com o apoio da Secretaria Nacional de Trânsito". Após informar que o órgão elaborou um Plano Estratégico, com metas definidas, obstáculos a serem enfrentados e indicadores para avaliar os avanços, PauLo Higo ainda lembra que "pela primeira vez, o Detran de Rondônia recebeu o prêmio Destaque Senatran. Fomos agraciados por conta do projeto de auxílio aos municípios com importantes parcerias". O titular do Detran destaca ainda que já está no ar a primeira campanha do órgão via You Tube, sites e emissoras de rádio, de informações importantes à comunidade. E concluiu: "sei que ainda há muito por fazer e que precisamos melhorar em vários aspectos, mas não posso negar as conquistas obtidas por todo o corpo de servidores que aqui se encontra"!

OBRAS NO BAIRRO IGARAPÉ TERÃO CUSTO DE 17 MILHÕES DE REAIS. ASFALTO VAI CHEGAR A MAIS DE 10 QUILÔMETROS

Mesmo no período de chuvas e das festas de final de ano, não pararam as obras de infraestrutura e asfaltamento do bairro Igarapé, na zona leste da Capital, uma das maiores entre as realizadas pela Prefeitura. O trabalho se assemelha ao que foi realizado no bairro Lagoa, onde foram investidos quase 20 milhões de reais, para a colocação de vários quilômetros de canalização e galerias, antes do asfalto. No bairro Igarapé, serão beneficiadas dezenas de ruas. Serão investidos nada menos do que 17 milhões, dos quais 10 milhões de recursos próprios do município e ainda, uma parcela de emendas parlamentares. Os serviços de drenagem profunda iniciaram na rua Panteon, esquina com rua Andréia até a rua Daniela. A primeira etapa dos serviços contou com cerca de 320 metros de extensão em drenagem. A execução do serviço é feita por empresa terceirizada e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras. A drenagem chegou ainda às ruas Machado de Assis, Ana Nery, Guaporé e William Maia, entre outros. Depois de todo o grande trabalho de canalização, o asfalto vai chegar a mais de 10 quilômetros, mudando para muito melhor a vida de toda a população que reside naquela importante área da cidade. Com a chegada das obras no bairro Igarapé, a Prefeitura atinge a marca de mais de 30 obras em andamento ao mesmo tempo, em diversos pontos da cidade.

SAI NEGREIROS, ENTRA PACELLE, MAS CÂMARA DE VEREADORES CONTINUA APOIANDO O GOVERNO MUNICIPAL DA CAPITAL

Depois de dois mandatos consecutivos (um da legislatura anterior e outro na atual) sempre elogiados, o vereador Edwilson Negreiros passa o comando da Câmara Municipal de Porto Velho para a nova Mesa Diretora, que terá o comando de outro vereador muito combativo: Márcio Pacelle, outro representante do povo da Capital como olomga filha de serviços prestados à comunidade. Pacelle ficará dois anos na presidência. Farão parte da nova Mesa Diretora, ainda, os vereadores Militino Feder Júnior, como 1º vice presidente; Everaldo Fogaça, 2º vice; Jurandir Oliveira, 3º vice; Gilber Merces será o 1º secretário; Wadinson Neves como 2º secretário e Wanoel Martins como 3º secretário. Pacelle já está montando a equipe que o acompanhará no gabinete e nas assessorias e confirmou que se manterá fiel à base de apoio ao governo do prefeito Hildon Chaves. O presidente que deixa o cargo, o vereador Edwilson Negreiros, foi um dos mais fieis apoiadores de Chaves. É amigo pessoal do Prefeito e da primeira dama, Ieda Chaves, a tal ponto que Negreiros foi o coordenador da campanha de Ieda, eleita com mais de 20 mil votos. A Câmara Municipal tem, na sua composição, uma grande maioria de vereadores formando uma forte base que apoia o governo da maior cidade do Estado. Desde que assumiu, há quase seis anos, Hildon Chaves teve a parceria da Câmara para colocar em prática todos os seus projetos.

PERGUNTINHA

Quais as imagens, declarações, lances e jogadas inesquecíveis de Pelé, que ficaram na sua memória, quando o Brasil chora a morte do seu mais famoso cidadão de todos os tempos, no mundo inteiro? 

Com a volta dos impostos federais, gasolina e óleo diesel aumentam mais de 73 centavos por litro, no início do ano - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho recebe 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Porto Velho recebe 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Evento no IFRO vai debater soluções para fortalecer o campo, proteger a floresta e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.
L
Sistema Defesa Civil Alerta será testado em Porto Velho com demonstração para celulares e alertas sonoros

Sistema Defesa Civil Alerta será testado em Porto Velho com demonstração para celulares e alertas sonoros

Ferramenta visa orientar famílias em áreas de risco e iniciará funcionamento com demonstração no próximo sábado (20).
L
Campanha “Calma, Vai de Boa” alerta para riscos de álcool ao volante em Porto Velho

Campanha “Calma, Vai de Boa” alerta para riscos de álcool ao volante em Porto Velho

Ação educativa do governo de Rondônia orientou 514 pessoas e distribuiu bafômetros descartáveis em locais de grande circulação na capital.
L
Aeroporto de Vilhena recebe obras para ampliar segurança em pousos e decolagens

Aeroporto de Vilhena recebe obras para ampliar segurança em pousos e decolagens

Governo de Rondônia executa adequações no Aeroporto Brigadeiro Camarão, com implantação da Resa e regularização da faixa lateral da pista.
L
Sustentabilidade social: Rondônia lidera ranking de qualidade de vida na região Norte

Sustentabilidade social: Rondônia lidera ranking de qualidade de vida na região Norte

Com programas como Prato Fácil e Mamãe Cheguei, Rondônia alcança 1º lugar em sustentabilidade social no Norte e 12º no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

Previsão indica mudança no tempo e aumento das áreas de chuva em Rondônia

CPTEC e Inmet aponta chuvas fortes e tempestades isoladas em todo o estado de Rondônia entre os dias 16 e 17 de setembro.
L

Conexão RH: Futuro do Trabalho com Fagner Gonçalves

Nesta terça-feira (16), o programa Conexão RH recebe Fagner Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
L
Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L

POLÍTICA

Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Emenda parlamentar viabilizou melhorias em linhas rurais, beneficiando mais de 50 famílias e facilitando o escoamento da produção agrícola.
L
Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Evento reuniu parlamentares de todo o país para discutir políticas públicas de proteção e ampliar a participação feminina na sociedade.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Recursos garantirão custeio, medicamentos, transporte de pacientes e contratação de especialistas no município.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina emenda para construção de banheiros na Escola Lázara Alves de Lima

Deputada Gislaine Lebrinha destina emenda para construção de banheiros na Escola Lázara Alves de Lima

Em São Miguel do Guaporé, unidade que atende cerca de mil alunos será beneficiada com melhoria na infraestrutura escolar.
L
Deputado Alex Redano prestigia formatura do BPFron e reafirma apoio com emendas para armamentos

Deputado Alex Redano prestigia formatura do BPFron e reafirma apoio com emendas para armamentos

Presidente da Alero destacou a importância do BPFron no combate ao crime organizado e na proteção dos 1.342 km de fronteira de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Um viveiro de rosas do deserto em Theobroma foi alvo de criminosos, que levaram vasos de matriz avaliados em cerca de R$ 2 mil.
10
Carro perde controle e passageira se fere em RO

Carro perde controle e passageira se fere em RO

Um acidente na Linha 010 em Tarilândia, no distrito de Jaru, deixou uma mulher ferida após o carro bater na cabeceira de uma ponte.
16
Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

A Polícia Militar de Jaru apreendeu cinco porções de crack com uma mulher no Setor 06 da cidade, durante patrulhamento.
14
Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

A Polícia Militar de Jaru apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração em Colina Verde, em Jaru, que estava estacionada em um local conhecido pelo uso de entorpecentes.
12
Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

A Polícia Militar de Jaru apreende uma motocicleta irregular e dois canivetes durante uma abordagem de rotina na cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Evento ocorre em 25 de outubro e une solidariedade, prevenção ao câncer e incentivo a hábitos saudáveis no Espaço Alternativo.
L
Irmãos iranianos conquistam bronze por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Irmãos iranianos conquistam bronze por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Mahdi Rabibi e Amir Abdollahzadeh, da rede estadual, brilham no wrestling, enquanto Vitória Isabelly se destaca na categoria feminina.
L
Alero homenageia profissionais de educação física e abre simpósio internacional em Porto Velho

Alero homenageia profissionais de educação física e abre simpósio internacional em Porto Velho

Sessão solene proposta por Alex Redano celebrou quatro educadores e marcou a abertura do II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte.
L
Cláudia de Jesus cobra pavimentação da RO-472 entre Ji-Paraná e Rondolândia

Cláudia de Jesus cobra pavimentação da RO-472 entre Ji-Paraná e Rondolândia

Deputada aponta que a pavimentação da RO-472 é estratégica para o escoamento agrícola e integração entre Rondônia e Mato Grosso.
L
Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Com monitoramento por câmeras e botão de emergência, totens instalados em cinco municípios já refletem queda nos índices criminais.
L
Inovações inconstitucionais no julgamento da Ação Penal 2668

Inovações inconstitucionais no julgamento da Ação Penal 2668

Ives Gandra alerta para práticas que, segundo ele, alteram o papel do STF e desrespeitam a Constituição
L
Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Energisa reforça orientações da Aneel para garantir atendimento justo, seguro e transparente aos clientes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.