SEGUNDA-FEIRA, 19/05/2025

IBGE: 83% dos brasileiros já responderam ao Censo 2022

Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo 137

Publicado em 

IBGE: 83% dos brasileiros já responderam ao Censo 2022 - News Rondônia

Autor- Ana Cristina Campos

Balanço divulgado hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que mais de 178 milhões de pessoas, o correspondente a 83% da população brasileira, já responderam ao Censo Demográfico 2022. A previsão é que a coleta dos dados termine em janeiro do ano que vem.

IBGE: 83% dos brasileiros já responderam ao Censo 2022 - News Rondônia

foto – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo o IBGE, em 4.163 dos 5.570 municípios brasileiros, mais de 99% das pessoas já responderam à pesquisa. Em 1.072 cidades, entre 90 e 98% dos habitantes participaram da coleta de dados. Em 226 municípios, entre 80 e 89% das pessoas responderam ao Censo 2022. Em 101 cidades, o percentual de respostas é de 50 a 79% da população e, em nove municípios, o percentual foi até 49% dos moradores.

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, informou que os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Rondônia e Acre ainda têm um percentual importante de pessoas para serem recenseadas.

“O Nordeste está praticamente fechado, Santa Catarina está acima de 90%, Amazonas e Tocantins estão bem avançados na coleta. Esse Censo tem tudo para ser o mais preciso que já fizemos até hoje, com ferramentas tecnológicas incríveis”, disse Azeredo destacando que o problema mais grave desta edição foi a falta de recenseadores.

Disque-Censo 137

Os moradores de domicílios onde ninguém respondeu à pesquisa devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender a todos os estados do país a partir desta terça-feira.

O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios, de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, clique aqui.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana, das 8h às 21h30.

Segundo o IBGE, a etapa final de coleta de dados deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto e a previsão era que terminasse em outubro.

Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. No dia 12 de dezembro, foram incluídos os estados de Alagoas e do Rio Grande Norte. Até o dia 23 de dezembro, o serviço já tinha recebido mais de 430 chamadas.

O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço.

Acordo no Rio

Para acelerar a coleta de dados na capital fluminense, o IBGE e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio formalizaram hoje, no Museu do Amanhã, na região central, acordo de cooperação técnica para que agentes de saúde atuem como recenseadores.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondônCAP muda vidas com 44 prêmios em dinheiro e bolada de R$ 60 mil no 4º prêmio

Com apenas 5 reais, participantes ajudaram as APAEs e concorreram a valores em dinheiro, incluindo 40 Giros da Sorte
L

Justiça do Trabalho alinha com parceiros detalhes para a 21ª edição do TRT Comunidade

O  mutirão de serviços gratuitos está marcado para o dia 31 de maio (sábado), das 8h às 13h, na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro, (bairro Tiradentes, zona leste de Porto Velho).
L

Ainda dá tempo? Audiências em Ji-Paraná e Vilhena vão exigir duplicação total e pedágios menos caros na BR-364

A meta é mudar alguns dos itens vitais da proposta tornada contrato com o consórcio vencedor, principalmente o que limita a duplicação da Rodovia da Morte em pouco mais de 100 quilômetros…
L

Jovem do Acre luta contra câncer raro após acidente com bezerro e mobiliza campanha solidária em Rondônia

Claudiney, de 14 anos, enfrenta osteossarcoma longe de casa e precisa de ajuda para seguir com o tratamento em Porto Velho
L

Nota de Pesar: Casa Família Rosetta pelo falecimento de Guilherme Henrique Rodrigues de Souza

O velório será realizado no Auditório da Associação Casa Família Rosetta.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gazin Porto Velho e Goianésia empatam em jogo equilibrado pela Série D

Partida válida pela 5ª rodada do Grupo A5 termina em 1 a 1 no Estádio Valdeir José de Oliveira
L

VWCO aposta na eletrificação e inicia testes do e-Volksbus 22L

Quatro unidades do ônibus elétrico começam a operar na capital paulista para testes de desempenho
L

Início da colheita do café evidencia compromisso do governador Marcos Rocha com avanço da cafeicultura

Representando o governador Marcos Rocha, a primeira-dama e titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, destacou que mais de 20 mil famílias vivem da cultura do café em Rondônia.
L

SOU JESUS!: homem tenta doar lápis da Havan… sem pagar antes

Suspeito de furto alegou missão divina ao ser pego com camisa e lápis no estacionamento
10

Eduardo del Castillo renuncia ao cargo de ministro e entra na disputa presidencial da Bolívia

Del Castillo foi aprovado pelo Movimento ao Socialismo, tendo a certeza de que enfrentará fatores obscuros internos e externos. Com 36 anos, Eduardo é uma aposta para suceder o presidente Arce e conter um possível retorno do ex-presidente Evo Morales.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto de Lei do senador garante tratamento penal mais rigoroso aos criminosos reincidentes

Tratamento mais rigoroso também valeria para reincidentes em crimes dolosos
L

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Crianças são atropeladas por Fiat Uno na zona leste de Porto Velho

Vítimas foram socorridas em estado grave na noite deste domingo (18)
12

No abdômen: homem é baleado e pede socorro após ataque na zona sul de Porto Velho

Tentativa de homicídio ocorreu na madrugada deste domingo (18) no bairro Cidade do Lobo
16

URGENTE: Jovem de 24 anos é executado após briga em tabacaria no centro de Jaci-Paraná

Crime ocorreu na manhã deste domingo (18) e é investigado pela Polícia Civil
12

Colisão entre carreta e carro deixa uma pessoa morta na BR-364, próximo a Ji-Paraná

Sinistro ocorreu na manhã deste domingo (18) e mobilizou equipes de resgate
18

VÍDEO: Mulher é presa por embriaguez após sofrer grave sinistro de trânsito na zona leste de Porto Velho

O sinistro de trânsito entre um carro e uma moto ocorreu na noite deste sábado (17), no cruzamento da Rua União com a Avenida Mário Andreazza, no bairro São Francisco, zona leste.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa com menores bebendo e som alto termina com prisão de dois adultos em Vilhena

Ocorrência foi registrada no bairro Cidade Verde III; narguilé, cigarro eletrônico e bebidas alcoólicas estavam sendo consumidos por adolescentes
10

Força Tática do 5° prende homicida com drogas na zona leste

Na revista pessoal, foram encontradas várias porções de cocaína, dinheiro e material para embalar os entorpecentes.
10

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CAMILLO F G LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, destaca que Rondônia não para de colher bons indicadores econômicos e celebra a construção de um cenário de desenvolvimento em plena evolução.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Major da PM e foragido são presos em bar na zona leste

Segundo a PM, a equipe foi ao local após uma denúncia que informava que o militar havia repassado sua arma para outro homem portar na cintura.
10

Homem é morto a facadas após tentar intervir em briga, em Cerejeiras

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca após tentar apartar confusão em danceteria
18

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): D. SANTOS BATISTA

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): FERRAGISTA PANAMARA IMP. E EXP. EIRELI

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO N°SUL 55
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.