TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

Maioria da população brasileira acredita na ciência, aponta pesquisa

Entre os mais citados estão os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

Publicado em 

Autor – Cristina Indio do Brasil

A maioria dos brasileiros (68,9%) declarou confiar ou confiar muito na ciência. Ainda que o percentual não seja baixo, é menor do que indicam pesquisas recentes, como o Índice do Estado da Ciência, feito pela empresa 3M (EUA) em 2022, que apontou um índice de 90% na afirmação "eu confio na ciência". O número faz parte do estudo Confiança na Ciência no Brasil em tempos de pandemia, conduzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (INCT-CPCT), com sede na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).


Peter ilicciev

O trabalho divulgado ontem (12) teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Para os pesquisadores, um dos fatores que podem ter influenciado o recuo, se refere as campanhas organizadas de desinformação, que cresceram em quantidade e impacto durante a pandemia de covid-19. No entanto, recomendam cautela com comparações desse tipo, que podem não ser precisas “devido as diferenças na formulação das perguntas ou na apuração dos resultados”.

Cientistas

Entre as fontes de informação que mais inspiram confiança nos brasileiros e brasileiras, conforme a pesquisa, estão os cientistas, identificados pelos entrevistados como honestos e responsáveis por um trabalho que beneficia a população. As escolhas mais frequentes dos entrevistados como fontes confiáveis de informação foram médicos (60,1%), seguidos pelos cientistas (47,3%), dos quais 30,6% são de universidades ou institutos públicos de pesquisa e 16,7% que trabalham em empresas, e jornalistas (36,4%). “Artistas e políticos são citados com menor frequência, com 1,5% cada”, indicou.

Quanto aos nomes de cientistas e instituições de ciência no Brasil mais lembrados pelos entrevistados, 8% disseram conhecer o nome de um cientista brasileiro. Entre os mais citados estão os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. As médicas Jaqueline Goes, da Universidade de São Paulo (USP), e Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), também se destacaram durante o período da pandemia por suas atividades de comunicação e divulgação da ciência.

Apesar de acreditarem que os cientistas permitiram que ideologias políticas influenciassem suas pesquisas sobre o novo coronavírus durante a pandemia, os entrevistados parecem não ter dúvidas sobre os benefícios associados ao desenvolvimento científico. Somente 3,5% revelaram que a ciência não traz “nenhum benefício” para a humanidade.

Instituições

O percentual dos entrevistados que se lembraram de alguma instituição dedicada à pesquisa científica no Brasil, superou os 25%. Dentre as instituições mais citadas estão o Instituto Butantan, a Fiocruz e a USP.

Vacinas

De um modo geral, os entrevistados têm percepções e atitudes positivas sobre vacinação, mas especialmente em relação aos imunizantes contra a covid-19. A avaliação é que são seguros, eficazes e importantes para proteger a saúde pública e acabar com a pandemia.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.

A pesquisa apontou que 86,7% dos entrevistados consideram as vacinas importantes para proteger a saúde pública, 75,7% como seguras e 69,6% como necessárias. Apesar disso, 46,4% acham que elas produzem efeitos colaterais que são um risco. Outros 40% desconfiam que as empresas farmacêuticas esconderiam os perigos das vacinas. Para 46,7% dos entrevistados, o governo federal forneceu informações falsas sobre a vacina contra a covid-19.

Mesmo com o patamar de confiança nas vacinas, cerca de 13% dos entrevistados indicaram que não pretendem tomar doses de reforço da vacina contra a covid-19 e quase 8% dos que têm filhos ou menores sob sua responsabilidade declararam não ter a intenção de vaciná-los. Conforme a pesquisa, o perfil dessas pessoas é que além do acesso ao conhecimento, eles são profundamente diferentes por sexo e valores. Os pesquisadores observaram que a chance de recusar vacinas aos filhos é muito maior entre os homens e cresce entre as pessoas que declaram que “o crescimento econômico e a criação de empregos devem ser prioridades máximas, mesmo quando a saúde da população sofra de algum modo”.

Prioridade

Segundo a pesquisa, pessoas que “declaram que os avanços econômicos devem ter prioridade sobre políticas de combate à desigualdade, ou que o mercado deve ter prioridade sobre a saúde, têm maiores chances de considerar elevado o risco das vacinas”. Outro fator apontado está entre as que participam menos da política, ou que expressam valores de tipo sexista, como os homens são melhores que as mulheres na política, ou na ciência, ou devem ter prioridade nos empregos. Este grupo inclui também os que têm maiores chances de expressar cautela ou medo sobre a vacinação ou segurança das vacinas, mesmo controlando pelo efeito da renda e da escolaridade, conforme indicou o estudo do INCT-CPCT.

De acordo com a pesquisa, a hesitação vacinal está associada, “em parte, à escolaridade, à familiaridade com conceitos científicos e ao conhecimento de instituições científicas, sendo fortemente influenciada pelo grau de engajamento dos entrevistados na sociedade civil e na política, pelos posicionamentos econômicos e pelos valores”.

Pesquisa

Segundo a Fiocruz, entre agosto e outubro deste ano, foram entrevistadas 2.069 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é 2,2%, em um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram domiciliares, pessoais e individuais. O estudo apontou ainda que a maioria dos brasileiros acredita que as mudanças climáticas estão acontecendo e têm como causa a ação humana.

O trabalho foi coordenado pelos pesquisadores Luisa Massarani, da COC/Fiocruz, Vanessa Fagundes, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Carmelo Polino, da Universidade de Oviedo (Espanha), Ildeu Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Yurij Castelfranchi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Isso indica um cenário de desafios para gestores, cientistas, educadores e profissionais de comunicação, que precisam desenhar estratégias de comunicação pública da ciência que levem em consideração as especificidades de local, perfil de público e contexto”, chamaram a atenção, os pesquisadores no resumo executivo do estudo Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia.

Na visão dos pesquisadores, “a percepção majoritariamente positiva do público sobre a ciência e os cientistas, bem como a falta de evidências da existência de um movimento organizado de negacionistas da ciência no país, são achados importantes para orientar estratégias mais efetivas de combate à desinformação, direcionadas a grupos específicos de pessoas, que reagem de forma diferente aos diversos tipos de comunicação”, apontaram, destacando que “o interesse pelo tema e a expectativa de benefícios para a população a partir da ciência, como qualidade de vida, oportunidades de emprego, equidade social, podem facilitar processos de aprendizado e apropriação social do conhecimento.”

Mudança climática

A maioria da população brasileira (91%) acredita que estão ocorrendo as mudanças climáticas, enquanto que para menos de 6% elas não existem. Nesta última parcela, há diferenças significativas. “Modelos de regressão mostram que a chance de um entrevistado declarar que não há mudança climática aumenta muito entre pessoas que também dizem não confiar na ciência ou cuja confiança na ciência diminuiu durante a pandemia”.

Os brasileiros e brasileiras também acreditam que as mudanças climáticas estão prejudicando a qualidade de vida no Brasil (78,3%),  elas podem prejudicar a si e a suas famílias (81%) e, também, as próximas gerações (82,8%).

Para 85,8% dos que acreditam na existência das mudanças climáticas, a causa é a ação humana, enquanto 12,4% acreditam que elas são provocadas por mudanças naturais do meio ambiente. O estudo apontou também que “é mais forte a sensação de consenso na comunidade científica sobre a causa das mudanças climáticas do que de divergências: 68% dos entrevistados afirmam que a maior parte dos cientistas concorda sobre a relação causal com a ação humana”. Mas quando se trata da opinião sobre os esforços nacionais para preservação do meio ambiente a avaliação se divide: 30,6% concordam que o Brasil é um dos países que melhor preserva o meio ambiente e 42,8% discordam da afirmação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STJ manda prender rapper Oruam após falhas no monitoramento eletrônico

STJ manda prender rapper Oruam após falhas no monitoramento eletrônico

Ministro revogou liberdade concedida em 2025 ao constatar dezenas de interrupções no sinal da tornozeleira usada pelo artista, investigado por crimes ligados ao tráfico.
L
TRT-14 e OAB Rondônia fortalecem diálogo institucional em reunião na Corregedoria

TRT-14 e OAB Rondônia fortalecem diálogo institucional em reunião na Corregedoria

Desembargador Carlos Lôbo recebeu representantes da OAB/RO para tratar de alvarás, perícias e estratégias que ampliem a efetividade da Justiça do Trabalho em RO e AC.
L
TJRO e Pestalozzi ampliam inclusão com estágios para alunos com deficiência

TJRO e Pestalozzi ampliam inclusão com estágios para alunos com deficiência

Gustavo Nicocelli destaca parceria que já garantiu vagas no Tribunal de Justiça de Rondônia, promovendo autonomia, oportunidades e humanização no ambiente institucional.
L
OAB Rondônia lança participação no Carnaval com campanha contra violência

OAB Rondônia lança participação no Carnaval com campanha contra violência

Márcio Nogueira apresenta ação inédita na Banda do Vai Quem Quer, levando à avenida a pauta do enfrentamento à violência contra a mulher como responsabilidade coletiva.
L
“Disque Vida” garante retorno seguro dos foliões durante o Carnaval 2026

“Disque Vida” garante retorno seguro dos foliões durante o Carnaval 2026

Programa da Prefeitura de Porto Velho oferece transporte seguro e gratuito para foliões que consumirem álcool durante o Carnaval
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saúde abre 3 mil vagas de residência médica e amplia contratação de especialistas

Saúde abre 3 mil vagas de residência médica e amplia contratação de especialistas

Editais preveem investimento de R$ 3 bilhões e reforço da assistência no SUS, com foco em áreas prioritárias e regiões de maior vulnerabilidade social
L
Friboi de São Miguel do Guaporé abre quase 90 vagas de emprego em Rondônia

Friboi de São Miguel do Guaporé abre quase 90 vagas de emprego em Rondônia

Unidade que abate mil cabeças por dia oferece oportunidades para operadores sem experiência, vagas técnicas e cargos de supervisão, com capacitação remunerada.
L
Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

Semed publica nesta terça-feira lista final do remanejamento

A Secretaria Municipal de Educação divulga nesta terça-feira (3) a listagem final do Remanejamento Interno 2025/2026, disponível exclusivamente no site oficial.
L
TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das eleições de 2026

Audiências públicas avaliam propostas sobre campanhas, redes sociais, financiamento e conduta de candidatos antes do pleito
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Publicidade

POLÍTICA

Defesa de Samuel Costa garante liberdade provisória em caso da Operação Escárnio

Defesa de Samuel Costa garante liberdade provisória em caso da Operação Escárnio

Justiça revoga prisão preventiva de investigado na operação após defesa apontar nulidades e excesso de prazo, em Porto Velho
L
Coronel Chrisóstomo participa da abertura do ano legislativo de 2026 no Congresso

Coronel Chrisóstomo participa da abertura do ano legislativo de 2026 no Congresso

A cerimônia contou com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de parlamentares e autoridades dos três Poderes.
L
Ministro propõe força-tarefa contra deep fake nas eleições

Ministro propõe força-tarefa contra deep fake nas eleições

Gilmar Mendes defende atuação preventiva do TSE, com apoio de especialistas e parcerias com empresas de inteligência artificial para proteger a integridade do processo eleitoral.
L
Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade cobra agilidade da Prefeitura em Porto Velho

Sofia Andrade pede mais rapidez no atendimento de demandas básicas, defende prioridades na gestão e cobra entregas concretas em mobilidade, segurança e infraestrutura.
L
Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes assegura R$ 500 mil para saúde em Machadinho

Pedro Fernandes destina emenda para compra de medicamentos e construção de sala de pré-natal no Distrito do 5º BEC, beneficiando famílias da zona rural.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motoboy sofreu fratura exposta após colisão com porta de veículo na avenida Jatuarana, no bairro Eldorado
14
Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Colisão ocorreu após avanço de preferencial na avenida Rio de Janeiro e resultou apenas em danos materiais, sem registro de feridos.
12
Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Vítima sofreu cerca de cinco perfurações e agressor confessou o ataque à Polícia Militar
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa determina retirada de leite condensado e suplementos do mercado

Anvisa determina retirada de leite condensado e suplementos do mercado

Decisão foi tomada após análises apontarem risco à saúde, contaminação microbiológica e venda de produtos sem origem e sem comprovação científica.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CINARA DUARTE MAIA DE SOUSA

Licença Ambiental Prévia e de Instalação SOL 5.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RONI DALLARMI

Licença Ambiental de Instalação: Nº 016.00087.004/2025-SUL.
L

Requerimento da Licenca Ambiental: POSTO DE MOLAS CONE SUL LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação LO
L
Área de preservação invadida por borracharia é recuperada pela Prefeitura

Área de preservação invadida por borracharia é recuperada pela Prefeitura

Decisão judicial determinou a desocupação de borracharia instalada há mais de dez anos em APP na zona Leste de Porto Velho
L
Presidente da Fifa defende retorno da Rússia ao futebol internacional

Presidente da Fifa defende retorno da Rússia ao futebol internacional

Gianni Infantino afirma que suspensão não trouxe resultados, reacende debate sobre guerra na Ucrânia e provoca reação dura de autoridades esportivas ucranianas.
L
Sindag denuncia operador que usou drone agrícola como transporte pessoal

Sindag denuncia operador que usou drone agrícola como transporte pessoal

Vídeo gravado no Pará mostra equipamento aeroagrícola sendo utilizado de forma irregular, levando o sindicato a acionar a ANAC por riscos operacionais.
L
Inmetro e ANP intensificam combate a fraudes em postos de combustíveis

Inmetro e ANP intensificam combate a fraudes em postos de combustíveis

Operação Tô de Olho fiscaliza cerca de 180 estabelecimentos em oito estados e no Distrito Federal
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.