Autor – CONAB
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) manteve pela quinta vez o Nível 1, com a pontuação de 9,68, na Certificação do Indicador de Governança IG-SEST. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira, 14 de dezembro, em Brasília.
Neste ano, além dos temas já avaliados nos ciclos anteriores, foram incluídos novos aspectos de governança baseados em recomendações e diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como itens relacionados a questões ambientais e de sustentabilidade. Também foram destacadas duas regras relacionadas à Lei das Estatais, que passaram a ser de cumprimento obrigatório para o enquadramento no Nível 1: a avaliação da confiabilidade do processo de preparo das demonstrações financeiras pela Auditoria Interna e a transparência ativa do Código de Conduta e Integridade.
Em 2022, a Conab superou a pontuação alcançada em 2021, de 9,08. A nota alta deve-se às ações de transparência pública, como a gestão do portal da empresa voltado para o acesso contínuo às informações; às ações de controle, ética e sustentabilidade; bem como às melhorias em conformidade, efetuadas por meio dos Conselhos e Comitês da estatal.
O Indicador de Governança IG-Sest é um instrumento de controle contínuo utilizado pelo Ministério da Economia para ajudar no aperfeiçoamento do trabalho das estatais. A metodologia avalia a gestão, controle e auditoria, transparência das informações, além de conselhos, comitês e diretorias de todas as estatais do país. A partir dos resultados apresentados no período, são apuradas notas de classificação e certificação que variam de 0 a 10.
Histórico – No primeiro ciclo realizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), em 2017, a Conab iniciou a pontuação em governança corporativa no Nível 3, igualada com empresas como Embrapa e Ceagesp. Já no ciclo seguinte, em 2018, a Companhia pulou duas categorias acima e classificou-se no Nível 1 do IG-Sest, juntando-se a empresas como Banco do Brasil, Petrobrás e Serpro, mantendo a performance desde então.
O evento – O certificado foi entregue, em Brasília, ao presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro, com a participação do diretor Administrativo, Financeiro e de Fiscalização, Bruno Cordeiro, e do diretor de Gestão de Pessoas, Marcus Morelli, além do membro do Conselho de Administração da Companhia, José Ângelo Mazzillo Júnior.
De acordo com o presidente Guilherme Ribeiro, "este reconhecimento somente é possível graças à união de esforços do corpo funcional e da Diretoria-Executiva. Por isso, agradeço a cada um que contribuiu para que a Companhia continue sendo referência na aplicação das melhores práticas de governança corporativa nas estatais".