Autor – Luciane Gonçalves
Capacitar o servidor público é investir na melhoria do serviço prestado à população e na qualidade de vida no trabalho. Pensando assim, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP), tem trabalhado para qualificar, cada vez mais, os profissionais que atuam na rede municipal de saúde.
Foto – Semusa
Em 2022, foram realizadas 152 capacitações totalmente gratuitas com a participação de cinco mil servidores. Os cursos e oficinas abrangeram todas as áreas da saúde, desde o atendimento ao público na recepção como procedimentos mais complexos de socorro ao paciente.
A programação da DGEP se divide em quadrimestres e é planejada em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) de cada unidade de saúde. “A grade de cursos é programada observando as necessidades de cada setor e ouvindo os mais interessados, que são nossos servidores. Nosso objetivo sempre é promover conhecimento, melhorar o bem-estar do profissional e fornecer serviço de qualidade na saúde pública”, explica Angelita Mendes, gerente da DGEP.
Dentre as atividades oferecidas esse ano, as mais procuradas foram Cálculo e Diluição de Medicamentos, Ventilação Mecânica e Oxigenioterapia, workshop de Prevenção de Violência Obstétrica, Capacitação em Tabagismo, Roda de Conversa sobre a varíola do macaco, Oficina de Manejo de Doenças de Transmissão Vertical (sífilis, hepatites B e C e HIV), Capacitação Noções Básica de Vacinação e atualização de cadernetas, entre outras.
Levar conhecimento sobre saúde à população também é preocupação da Semusa. Entre as ações estão palestras sobre higiene pessoal para adolescentes, realizada em escolas; sobre planejamento familiar ministrada para pacientes do Centro Integrado Materno Infantil; importância das vacinas com ênfase na vacina da covid-19; acolhimento e orientação: nutrição para gestante de alto risco; setembro amarelo, a valorização da vida e a importância dos cuidados com a saúde mental das crianças e adolescentes, entre outras.
PLANEJAMENTO 2023
O planejamento de capacitações para o próximo ano já começou. Segundo a gerente da DGEP, Angelita Mendes, cada NEP está em fase de levantamento de suas necessidades para, posteriormente, elaborar o calendário. “O objetivo é potencializar as ações desenvolvidas a cada ano e continuar buscando a excelência na prestação do serviço público”.