Autor- Jéssica Souza
Os polvos são animais muito inteligentes e já foi comprovado cientificamente que eles têm semelhanças surpreendentes com o cérebro humano. Agora, esses animais surpreenderam novamente ao conseguirem realizar um teste cognitivo criado para crianças.
A pesquisa sobre a inteligência dos polvos foi publicada pela revista Proceedings of the Royal Society – Foto: Reprodução/Internet
A pesquisa foi publicada pela revista Proceedings of the Royal Society e mostrou que esses animais tem habilidades cognitivas, como planejamento de futuro.
O estudo
Foi aplicado nos polvos o teste semelhante ao ‘teste do marshmallow’, no qual uma criança é colocada em uma sala com um marshmallow e é informada de que, se conseguir não comer o marshmallow por 15 minutos, receberá um segundo marshmallow e poderá comer os dois.
Esse tipo de teste identifica a habilidade de planejamento de futuro, portanto, no experimento, os cientistas mostraram que se o polvo não comesse uma refeição de carne de caranguejo pela manhã, teria no jantar algo que o agrada muito mais: camarão.
E não é que eles esperaram pelo melhor?
Aprendizado
A outra parte do experimento foi testar a capacidade de aprendizado dos animais. Foram mostradas duas pistas visuais diferentes, em que se fizessem a escolha “correta”, seriam recompensados com um lanche.
Curiosamente, os polvos que aprenderam a adaptar-se mais rapidamente a esta mudança também conseguiram esperar mais tempo pela recompensa do camarão.
Que incrível, não é mesmo?