QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano

Essa é a terceira vez seguida em que BC não altera taxa.

Publicado em 

Autor – Wellton Máximo

Apesar do repique recente na inflação, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.


Marcello Casal Jr

O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, não participou da reunião. Ontem (6), o órgão tinha informado que ele não estaria presente por causa do falecimento de um parente de primeiro grau. Os demais diretores e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, votaram pela manutenção da taxa.

Assim como nas últimas vezes, o Copom manteve o aviso que poderá voltar a aumentar a Selic caso a inflação não caia como esperado. Em comunicado, o comitê citou “a elevada incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais adicionais” como fatores que aumentam o risco de a inflação subir. Em contrapartida, mencionou uma eventual queda no preço das commodities (bens primários com cotação internacional) e uma “desaceleração mais acentuada na economia global” como elementos que podem empurrar a inflação para baixo.

A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a terceira vez seguida em que o BC não mexe na taxa, que permanece nesse nível desde agosto. Anteriormente, o Copom tinha elevado a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.

De março a junho do ano passado, o Copom elevou a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, a Selic foi elevada em 1,5 ponto de outubro do ano passado até fevereiro deste ano. O Copom promoveu dois aumentos de 1 ponto, em março e maio, e dois aumentos de 0,5 ponto, em junho e agosto.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em outubro, o indicador fechou em 6,47% no acumulado de 12 meses . Esse foi o primeiro mês de inflação positiva após três deflações consecutivas, motivado pela alta no preço dos combustíveis e dos alimentos.

Apesar da desaceleração do IPCA de julho a setembro, o valor está acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%.

No Relatório de Inflação divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que o IPCA fecharia 2022 em 5,8% no cenário base. A projeção, no entanto, pode ser revista dependendo da evolução do preço dos combustíveis no trimestre final do ano. A nova versão do relatório será divulgada no fim de dezembro.

As previsões do mercado estão menos otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 5,92%. No início de junho, as estimativas do mercado chegavam a 9%.

Crédito mais caro

A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 2,7% para a economia em 2022.

O mercado projeta crescimento maior. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 3,05% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) neste ano.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova 364 participa de Encontro de Secretários, Técnicos e Viveiristas e destaca ações para uma BR-364 mais sustentável

Concessionária apresentou iniciativas ambientais que integram conservação, segurança viária e desenvolvimento regional
L
Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Golpes buscam investidores do Banco Master à espera de ressarcimento do FGC

Especialistas alertam que investidores do Banco Master estão sendo alvo de uma onda de golpes que prometem liquidez imediata ou antecipação dos pagamentos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
L
Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio, empresário e produtor, se destaca no entretenimento e turismo

Eduardo Custódio é um nome influente do meio artístico e cristão, com mais de 6 mil eventos realizados, cuja trajetória de superação após a tetraplegia inspira o setor de eventos e o turismo brasileiro.
L
Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Vila Olímpica inaugura estúdio de Pilates para atender pessoas idosas em Porto Velho

Novo espaço do Programa Qualidade de Vida inicia atividades com 50 alunos e integra parceria entre Prefeitura e Unir
L
Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

VÍDEO: Aulão sobre IA no Mineirão vira pancadaria entre estudantes

Evento do governo de Minas Gerais com 20 mil estudantes da rede estadual, no Mineirão, terminou em briga generalizada, levando à suspensão das atividades e ao acionamento de socorro para atender aos alunos envolvidos.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Mariana Belandi fala sobre Fecomércio, Pró Hunter e estreia do podcast Bora Alí

O programa vai trazer um papo leve, dinâmico e direto sobre empreendedorismo, comportamento, inovação e os bastidores da nova fase de Mariana no mundo dos podcasts.
L
Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Facções criminosas ampliam presença em 32% dos municípios da Amazônia

Um estudo lançado na COP30 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou o avanço do crime organizado na Amazônia, que já atinge 45% dos municípios da Amazônia Legal.
L

In Foco Podcast: Maurício Carvalho é o entrevistado desta quarta-feira

Maurício se consolida como uma voz ativa no desenvolvimento de Rondônia e uma das principais lideranças jovens do país.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Governo de RO homologa primeiros contratos do programa Meu Sonho e convoca novos beneficiários

Governo de RO homologa primeiros contratos do programa Meu Sonho e convoca novos beneficiários

Programa Meu Sonho avança com homologação de contratos e nova convocação para análise financeira, reforçando apoio às famílias rondonienses
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

STF mantém suspensão de lei do Rio sobre transporte gratuito de animais de apoio emocional

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a liminar que suspendeu a legislação do Rio de Janeiro que regulamentava e garantia a gratuidade do transporte aéreo de animais de apoio emocional. A decisão valida o entendimento de que apenas o Congresso Nacional pode legislar sobre o tema.
L
Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Juíza Tânia Mara Guirro recebe homenagem na Alero

Magistrada é reconhecida por atuação ética e contribuição à Justiça em Rondônia.
L
Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Cristiane Lopes apoia projeto contra o crime organizado

Deputada vota a favor do PL Antifacção que reforça o combate ao crime organizado.
L
Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

Haddad critica versão de PL Antifacção por asfixiar PF e Receita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o substitutivo do Projeto de Lei (PL) Antifacção aprovado na Câmara asfixia financeiramente a Polícia Federal (PF) e fragiliza a Receita Federal, alegando que a mudança na destinação de bens apreendidos beneficia o crime organizado.
L
Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Rua Montserrat começa a receber asfalto na zona Sul

Obra atende pedido da vereadora Sofia Andrade e melhora acesso da comunidade.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

PM apreende mais de 1,4 kg de drogas em Espigão do Oeste

Operação no Bairro São José também recolheu materiais usados no tráfico e um adolescente foi identificado.
14
Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

VÍDEO: Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando a moto ocupada por duas mulheres e uma caminhonete seguiam na Pinheiro Machado, e um carro modelo Mobi invadiu a preferencial.
18
PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

PF não perderá recursos com o PL Antifacção, garante relator no Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção na Casa, assegurou que seu relatório impedirá a perda de recursos para a Polícia Federal (PF). Embora considere o texto da Câmara “adequado no mérito”, ele fará ajustes para proteger o financiamento da corporação.
L
Passageira de moto morreu em grave acidente na Pinheiro Machado

Passageira de moto morre em grave acidente na Pinheiro Machado

Acidente na Pinheiro Machado ocorreu após colisão entre carro e motocicleta no cruzamento com a Rua Manoel Laurentino de Souza.
18
Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-364

Acidente na BR-364 deixou condutor ferido após capotamento de veículo no cruzamento com a Rua da Beira, em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Black Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

A Black Friday de 2025 deve gerar um volume recorde de R$ 5,4 bilhões em vendas ao longo de novembro, segundo a CNC. Hiper e supermercados devem concentrar a maior fatia das compras, com a estimativa de crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior.
L
Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

Caixa lança fundo garantidor para PPPs sustentáveis

FGC3P facilita financiamento de projetos públicos e privados com foco em sustentabilidade.
L
VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

VÍDEO: Deputado e homem trocam socos no meio da rua após desentendimento

O parlamentar se envolveu em uma troca de socos com um manobrista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Vídeos da confusão circulam nas redes sociais, e o deputado foi encaminhado para atendimento médico com o nariz quebrado.
L
BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

BRB contrata auditoria externa para apurar fraudes da Operação Compliance Zero

O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) informou ao mercado que contratará uma auditoria externa para investigar as operações de aquisição de carteiras de crédito junto ao Banco Master, foco da Operação Compliance Zero da Polícia Federal (PF).
L
Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Ecoparque completa dois anos com avanços ambientais

Unidade trata média de 13 mil toneladas de resíduos por mês.
L
Cacoal recebe minuta da Lei de Inovação do Sebrae

Cacoal recebe minuta da Lei de Inovação do Sebrae

Proposta reforça inovação como motor econômico no município.
L
Mais da metade dos negros desconhece como denunciar casos de racismo

Mais da metade dos negros desconhece como denunciar casos de racismo

Uma nova pesquisa revela que 52,2% das pessoas pretas e pardas não sabem quais são os caminhos para registrar denúncias de racismo ou injúria racial no Brasil.
L
Transporte coletivo em Porto Velho terá horários diferenciados no feriadão

Transporte coletivo em Porto Velho terá horários diferenciados no feriadão

Operação dos ônibus inclui programação de domingos no dia 20 e frota de dia útil no ponto facultativo, informa Semtran
L
Praça Aluízio Ferreira ganha novo playground interativo nesta quarta-feira

Praça Aluízio Ferreira ganha novo playground interativo nesta quarta-feira

Playground interativo na Praça Aluízio Ferreira organiza brinquedos por idade e reforça importância da participação dos pais
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.