SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia

Só para lembrar Cabral tem 23 penas pela Lavajato e ganhou 436 anos e 9 meses para ver o sol nascer quadrado todos as manhãs.

Publicado em 

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Autor: Leo Ladeia

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

O “bolicho” que está com suas contas redondinhas vai trocar de gerente. Sai Jair com a preocupação de pagar as contas e entra Luzinácio, o irresponsável que quebrou o “bolicho” no passado de forma direta como se viu nas sentenças confirmadas em várias instâncias ou deixando que o grupo metesse a mão ou emprestando a quem não paga, enquanto o estoque de cachaça sumia das prateleiras. Hoje Luzinácio juntou um bando de gente pra dizer como será a sua gestão e como se estivesse com o diabo no couro velho, esperneou, babou, ficou vermelho e bem ao seu estilo, como se apoplético ou enfiado uns gorós a mais deitou falação sobre economia e aí o mercado pirou derrubando índices da bolsa e fazendo o dólar voar. O bagúio foi tão feio que Henrique Meireles, ex-presidente do Banco Central, que estava cotado pra tomar conta do caixa pegou seu boné e foi pulando fora não sem antes falar aos investidores num evento do BCG Pactual:

“Hoje começou a falar e sinalizar uma direção à Dilma. Estou pessimista não tenha dúvida. Só posso desejar a vocês boa sorte.”  

Mas não ficou só nisso. Luzinácio abriu a caixa de ferramentas dizendo que Guido Mantega braço direito de Dilma – Deus é mais Deus é mais! – está de volta na equipe de transição. Foi depois disso aí que surgiram os trovões anunciando a tempestade perfeita: o ministro Gilmar Mendes mandou devolver ao descondenado aquela grana que havia sido bloqueada em suas contas e a toada foi alé, posto que nada é tão ruim que não possa ser piorado. Lá no Rio de Janeiro o Tribunal de Justiça revogou os mandados de prisão preventiva contra Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, que fez uma delação premiada botando o nome da Globo e de gente inatacável tipo assim “da melhor qualidade” na boca do sapo e da qual até hoje pouco se sabe. Certo é que o destino do Cabral está nas mãos (Adivinhou? ) do STF o que o torna um provável possível candidato a sair pela porta da frente da cadeia e ganhando o meio fio já que a única coisa que ainda o mantém é a sentença do carrasco dos malfeitores Sergio Moro e que está sob análise da 2ª Turma daquela Casa. Só para lembrar Cabral tem 23 penas pela Lavajato e ganhou 436 anos e 9 meses para ver o sol nascer quadrado todos as manhãs.

Às vezes fico pensando se o ideal não seria facilitar as coisas e entregar o Brasil aos bandidos (TODOS ELES) de qualquer corrente, facção, partido, igreja ou foro. Prender bandido por que ou para que? A cadeia é segura, não existe assalto, tem comida, visita íntima, apoio religioso, televisão, ninguém trabalha, tem ajuda financeira e com sorte e apoio do próprio estado é possível morder uma indenização. Difícil? É nada! Nos bons tempos em que o juiz Sérgio Moro ainda não tinha caído em desgraça, o próprio ministro Gilmar Mendes disse alto e bom som: "na verdade o que se instalou no País nesses últimos anos e está sendo revelado na Operação Lava Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia". Pois é… O tempo relativiza verdades, cancela sentenças e altera jurisprudências ou até cláusulas pétreas da constituição.

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Desde aquele domingo quando o servidor público coordenador das eleições revelou a apuração dos votos que pouco se sabe do homem encarregado de gerenciar o Poder Executivo. O sempre inconformado e irascível Bolsonaro parece ter perdido de vez a vontade de comandar, falar, brigar e bater boca, a sua marca cotidiana. Abandonou o avião como um paraquedista e deixou o país num momento insólito.

O escolhido para substituí-lo está arrumando a casa, mexendo-se com toda desenvoltura, visitando o Congresso, Tribunais e fazendo o que mais gosta: política. Ocorre que ainda faltam 50 dias para que ele receber a faixa, (será que vai ter isso?) sentar na cadeira e realmente começar a governar e enquanto isso cabe ao Jair continuar trabalhando – está sendo bem pago para isso – e claro, “já ir se acostumando” como gostam de espicaçar os seus adversários. Mas não é só no Palácio que se sente sua ausência, inclusive entre ministros mais próximos. Depois de formar uma bancada conservadora no Congresso, ele abandonou as negociações para eleições das mesas da Câmara e do Senado, quando poderia firmar-se como a grande opção de oposição liderando ainda que sem mandato o importante espaço da direita.

E seu governo termina de forma melancólica também em relação ao resto do mundo em crise e transformação. Ignorado por autoridades internacionais, sem o contato ansiado todos estes dias pelos fiéis eleitores e apoiadores espalhados em verde e amarelo pelas cidades brasileiras, Bolsonaro lembra aquele homem que disse chorar sozinho no banheiro.

E não faltam eventos para marcar sua passagem como a Copa do Mundo, ou a Cúpula do Clima no Egito, para onde irá o Luzinácio. Como não há vácuo de poder, não só o substituto, mas os nomes mais influentes na política vão ocupando os espaços e abrindo caminhos para a sobrevivência na política. Já se vão onze dias desde que sua derrota foi anunciada e esse tempo é demais na política.

Para os conservadores ficará a tarefa de reafirmar a existência de uma direita vigorosa que terá de andar com as próprias pernas.

Não será fácil como não foi fácil abrir espaços, lutando contra a esquerda com um líder combatido e combalido, mas que deixou o legado exaltando os valores de liberdade, patriotismo e família. Para Zé de Nana, “Isso nunca aconteceu antes, mas o imbrochável brochou”.

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Quando vi hoje cedo a nota pública das Forças Armadas – que para tristeza do bispo de Aparecida – continuam amadas segundo pesquisas não eleitorais, juntei outros recados como o de ontem do Luzinácio, que apavorou o mercado, as falas em contradita de três economistas, Henrique Meireles, Mailson Nóbrega e Armínio Fraga, a matéria do jornal nacional da Globo sobre o relatório das Forças Armadas  (com jeito de boleto pelos serviços prestados) e até a jura de Waldemar da Costa Neto sobre se tornar oposição ao governo (quem acredita?).

Os  recados tem o mesmo destinatário: Luzinácio. Porém, o recado em forma de Nota à Imprensa do Ministério da Defesa teve como destinatário o servidor público graduado, Alexandre Moraes. É que ao ser indagado sobre quais providências ele adotaria para atender o pedido das Forças Armadas para investigação urgente do relato de possíveis fraudes nas urnas, ele fulminou: “esse assunto já se encerrou faz tempo”.

A nota de forma clara e definitiva reafirma o posicionamento das Forças Armadas sobre as manifestações, a defesa do povo e suas funções constitucionais previstas no artigo 142 e que lhes cabe. Volto à fala de ontem quando Luzinácio como se ainda estivesse no palanque eleitoral disse que Bolsonaro humilhou as Forças Armadas e volto à nota do Ministério da Defesa que como se vê tem Luzinácio novamente como destinatário. Carteiros me deixam de orelha em pé como qualquer jumento leiteiro e o clima de notas e recados mal humorados é propício para surgirem as narrativas, fake News e processos engendrados pela esquerda que só alimentam a treta que se instalou no país.

No tópico anterior falei que Bolsonaro está “mais quieto que guri cagado”, mas conhecendo seu estilo e ferocidade é melhor que fique assim como está, pelo menos até janeiro quando a partir de então começaremos uma nova vida abundante, usufruindo o mar de cervejinhas e papando picanha e linguiça a rodo.

Mais que isso – promessa de campanha – , desejo o estado focado na atenção às necessidades básicas de segurança, saúde e educação para os vulneráveis, previsibilidade para quem produz, paga imposto, gera emprego e sem querer abusar, quero liberdade de opinião, transparência, honestidade e austeridade com o erário. Simples: não roubar e não deixar roubar. É difícil eu sei, mas é meu recado.  É assim que penso!

Leo Ladeia – 11 11 2022 – BBMP!
Contato – leoladeia@hotmail.com

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

ZONA SUL: Pai e filha sofrem grave acidente de moto no bairro Cohab em Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixou homem desacordado e criança com fratura exposta na perna
10

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
L

BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.