TERÇA-FEIRA, 02/09/2025
Publicidade
SICRED

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia

Só para lembrar Cabral tem 23 penas pela Lavajato e ganhou 436 anos e 9 meses para ver o sol nascer quadrado todos as manhãs.

Publicado em 

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Autor: Leo Ladeia

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

O “bolicho” que está com suas contas redondinhas vai trocar de gerente. Sai Jair com a preocupação de pagar as contas e entra Luzinácio, o irresponsável que quebrou o “bolicho” no passado de forma direta como se viu nas sentenças confirmadas em várias instâncias ou deixando que o grupo metesse a mão ou emprestando a quem não paga, enquanto o estoque de cachaça sumia das prateleiras. Hoje Luzinácio juntou um bando de gente pra dizer como será a sua gestão e como se estivesse com o diabo no couro velho, esperneou, babou, ficou vermelho e bem ao seu estilo, como se apoplético ou enfiado uns gorós a mais deitou falação sobre economia e aí o mercado pirou derrubando índices da bolsa e fazendo o dólar voar. O bagúio foi tão feio que Henrique Meireles, ex-presidente do Banco Central, que estava cotado pra tomar conta do caixa pegou seu boné e foi pulando fora não sem antes falar aos investidores num evento do BCG Pactual:

“Hoje começou a falar e sinalizar uma direção à Dilma. Estou pessimista não tenha dúvida. Só posso desejar a vocês boa sorte.”  

Mas não ficou só nisso. Luzinácio abriu a caixa de ferramentas dizendo que Guido Mantega braço direito de Dilma – Deus é mais Deus é mais! – está de volta na equipe de transição. Foi depois disso aí que surgiram os trovões anunciando a tempestade perfeita: o ministro Gilmar Mendes mandou devolver ao descondenado aquela grana que havia sido bloqueada em suas contas e a toada foi alé, posto que nada é tão ruim que não possa ser piorado. Lá no Rio de Janeiro o Tribunal de Justiça revogou os mandados de prisão preventiva contra Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, que fez uma delação premiada botando o nome da Globo e de gente inatacável tipo assim “da melhor qualidade” na boca do sapo e da qual até hoje pouco se sabe. Certo é que o destino do Cabral está nas mãos (Adivinhou? ) do STF o que o torna um provável possível candidato a sair pela porta da frente da cadeia e ganhando o meio fio já que a única coisa que ainda o mantém é a sentença do carrasco dos malfeitores Sergio Moro e que está sob análise da 2ª Turma daquela Casa. Só para lembrar Cabral tem 23 penas pela Lavajato e ganhou 436 anos e 9 meses para ver o sol nascer quadrado todos as manhãs.

Às vezes fico pensando se o ideal não seria facilitar as coisas e entregar o Brasil aos bandidos (TODOS ELES) de qualquer corrente, facção, partido, igreja ou foro. Prender bandido por que ou para que? A cadeia é segura, não existe assalto, tem comida, visita íntima, apoio religioso, televisão, ninguém trabalha, tem ajuda financeira e com sorte e apoio do próprio estado é possível morder uma indenização. Difícil? É nada! Nos bons tempos em que o juiz Sérgio Moro ainda não tinha caído em desgraça, o próprio ministro Gilmar Mendes disse alto e bom som: "na verdade o que se instalou no País nesses últimos anos e está sendo revelado na Operação Lava Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece o nome claro de cleptocracia". Pois é… O tempo relativiza verdades, cancela sentenças e altera jurisprudências ou até cláusulas pétreas da constituição.

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Desde aquele domingo quando o servidor público coordenador das eleições revelou a apuração dos votos que pouco se sabe do homem encarregado de gerenciar o Poder Executivo. O sempre inconformado e irascível Bolsonaro parece ter perdido de vez a vontade de comandar, falar, brigar e bater boca, a sua marca cotidiana. Abandonou o avião como um paraquedista e deixou o país num momento insólito.

O escolhido para substituí-lo está arrumando a casa, mexendo-se com toda desenvoltura, visitando o Congresso, Tribunais e fazendo o que mais gosta: política. Ocorre que ainda faltam 50 dias para que ele receber a faixa, (será que vai ter isso?) sentar na cadeira e realmente começar a governar e enquanto isso cabe ao Jair continuar trabalhando – está sendo bem pago para isso – e claro, “já ir se acostumando” como gostam de espicaçar os seus adversários. Mas não é só no Palácio que se sente sua ausência, inclusive entre ministros mais próximos. Depois de formar uma bancada conservadora no Congresso, ele abandonou as negociações para eleições das mesas da Câmara e do Senado, quando poderia firmar-se como a grande opção de oposição liderando ainda que sem mandato o importante espaço da direita.

E seu governo termina de forma melancólica também em relação ao resto do mundo em crise e transformação. Ignorado por autoridades internacionais, sem o contato ansiado todos estes dias pelos fiéis eleitores e apoiadores espalhados em verde e amarelo pelas cidades brasileiras, Bolsonaro lembra aquele homem que disse chorar sozinho no banheiro.

E não faltam eventos para marcar sua passagem como a Copa do Mundo, ou a Cúpula do Clima no Egito, para onde irá o Luzinácio. Como não há vácuo de poder, não só o substituto, mas os nomes mais influentes na política vão ocupando os espaços e abrindo caminhos para a sobrevivência na política. Já se vão onze dias desde que sua derrota foi anunciada e esse tempo é demais na política.

Para os conservadores ficará a tarefa de reafirmar a existência de uma direita vigorosa que terá de andar com as próprias pernas.

Não será fácil como não foi fácil abrir espaços, lutando contra a esquerda com um líder combatido e combalido, mas que deixou o legado exaltando os valores de liberdade, patriotismo e família. Para Zé de Nana, “Isso nunca aconteceu antes, mas o imbrochável brochou”.

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Quando vi hoje cedo a nota pública das Forças Armadas – que para tristeza do bispo de Aparecida – continuam amadas segundo pesquisas não eleitorais, juntei outros recados como o de ontem do Luzinácio, que apavorou o mercado, as falas em contradita de três economistas, Henrique Meireles, Mailson Nóbrega e Armínio Fraga, a matéria do jornal nacional da Globo sobre o relatório das Forças Armadas  (com jeito de boleto pelos serviços prestados) e até a jura de Waldemar da Costa Neto sobre se tornar oposição ao governo (quem acredita?).

Os  recados tem o mesmo destinatário: Luzinácio. Porém, o recado em forma de Nota à Imprensa do Ministério da Defesa teve como destinatário o servidor público graduado, Alexandre Moraes. É que ao ser indagado sobre quais providências ele adotaria para atender o pedido das Forças Armadas para investigação urgente do relato de possíveis fraudes nas urnas, ele fulminou: “esse assunto já se encerrou faz tempo”.

A nota de forma clara e definitiva reafirma o posicionamento das Forças Armadas sobre as manifestações, a defesa do povo e suas funções constitucionais previstas no artigo 142 e que lhes cabe. Volto à fala de ontem quando Luzinácio como se ainda estivesse no palanque eleitoral disse que Bolsonaro humilhou as Forças Armadas e volto à nota do Ministério da Defesa que como se vê tem Luzinácio novamente como destinatário. Carteiros me deixam de orelha em pé como qualquer jumento leiteiro e o clima de notas e recados mal humorados é propício para surgirem as narrativas, fake News e processos engendrados pela esquerda que só alimentam a treta que se instalou no país.

No tópico anterior falei que Bolsonaro está “mais quieto que guri cagado”, mas conhecendo seu estilo e ferocidade é melhor que fique assim como está, pelo menos até janeiro quando a partir de então começaremos uma nova vida abundante, usufruindo o mar de cervejinhas e papando picanha e linguiça a rodo.

Mais que isso – promessa de campanha – , desejo o estado focado na atenção às necessidades básicas de segurança, saúde e educação para os vulneráveis, previsibilidade para quem produz, paga imposto, gera emprego e sem querer abusar, quero liberdade de opinião, transparência, honestidade e austeridade com o erário. Simples: não roubar e não deixar roubar. É difícil eu sei, mas é meu recado.  É assim que penso!

Leo Ladeia – 11 11 2022 – BBMP!
Contato – leoladeia@hotmail.com

Política & Murupi: Bolicho Brazuka sob nova direção, por Leo Ladeia - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna do Simpi – Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?
L

Explante com resultado natural é possível com a técnica da mama híbrida | Dr. Marcelo Almeida

Explante de silicone pode ter resultado natural com a mama.
L

CCOPAB inicia curso para jornalistas com treinamentos de primeiros socorros, explosivos e simulação de incêndio

Com 31 participantes, o curso no CCOPAB já contou com palestras, instruções sobre artefatos explosivos, técnicas de salvamento e simulações em ambiente de incêndio.
L
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro no STF

Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro no STF

O primeiro dia de audiência foi marcado pelas sustentações das defesas de quatro dos oito acusados; o julgamento será retomado nesta quarta-feira, 3 de setembro.
L

‘Ferrovia do Diabo’: Festival de rock homenageia livro de Manuel Rodrigues em Porto Velho

O 6º Festival ‘Ferrovia do Diabo’ acontece neste domingo (7/9), no Mercado Cultural de Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Arroz da Gente: Zona da Mata, em RO, entra na lista de áreas atendidas pelo PAA Sementes

É exigido ainda que ao menos metade dos projetos seja composta por mulheres, indígenas, quilombolas ou integrantes do programa Arroz da Gente.
L

Senado aprova mudanças na Lei da Ficha Limpa

O projeto, que segue para sanção presidencial, altera a contagem do prazo de inelegibilidade, reduzindo o tempo de punição para políticos cassados, mas sem afetar a situação de Jair Bolsonaro.
L
Lula assina decreto que privatiza hidrovia do Rio Madeira em Porto Velho

Lula assina decreto que privatiza hidrovia do Rio Madeira em Porto Velho

A medida, publicada em 29 de agosto no Diário Oficial da União (DOU), é um passo crucial para os leilões de concessão planejados desde 2023, visando melhorar o escoamento da produção do agronegócio na região conhecida como Arco Norte.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Praça Jonathas Pedrosa é revitalizada em Porto Velho para comemorar os 111 anos da capital

Praça Jonathas Pedrosa é revitalizada em Porto Velho para comemorar os 111 anos da capital

Primeira praça da cidade recebe iluminação em LED, novos bancos e equipamentos, resgatando a história e ampliando opções de lazer para a população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L

POLÍTICA

Sofia Andrade critica Câmara: “Defendeu jornalistas, mas ignorou ataques contra mim”

Sofia Andrade critica Câmara: “Defendeu jornalistas, mas ignorou ataques contra mim”

Vereadora Sofia Andrade cobrou postura da Câmara de Porto Velho e disse ter sido alvo de difamações sem receber apoio da Casa.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para aquisição de tubos em Teixeirópolis

Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para aquisição de tubos em Teixeirópolis

Deputada Cláudia de Jesus destinou R$ 100 mil para compra de tubos de PEAD em Teixeirópolis, que vão substituir pontes e bueiros danificados.
L
Dra. Taíssa comemora sucesso da 7ª Festa do Leite em Palmeiras com recorde de maior queijo da Região Norte

Dra. Taíssa comemora sucesso da 7ª Festa do Leite em Palmeiras com recorde de maior queijo da Região Norte

Deputada Dra. Taíssa Sousa destinou R$ 300 mil em emenda para a 7ª Festa do Leite no distrito de Palmeiras, que teve recorde histórico com queijo de 555 quilos.
L
Dra. Taíssa solicita revitalização de linhas do distrito do Iata em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita revitalização de linhas do distrito do Iata em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa pede revitalização da Primeira Linha do distrito do Iata, destacando mobilidade, segurança e desenvolvimento regional.
L
Dra. Taíssa acompanha inspeção para revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha inspeção para revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar para revitalização do Estádio João Saldanha, marco para o esporte regional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferido em colisão com carro no centro de Porto Velho

Motociclista fica ferido em colisão com carro no centro de Porto Velho

Acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Carlos Gomes e Guanabara
12

DENARC fecha boca de fumo e prende homem com drogas e munições no Cidade Nova

A ação ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão.
12
Homem é esfaqueado nas costas durante briga na zona leste de Porto Velho

Homem é esfaqueado nas costas durante briga na zona leste de Porto Velho

Suspeito fugiu após o crime.
12
Motociclista morre em grave acidente no centro de Porto Velho

Motociclista morre em grave acidente no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o condutor do carro modelo Montana teria invadido a preferencial, causando a forte batida da moto na lateral do veículo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dra. Taíssa participa da inauguração do novo prédio da Ciretran em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa participa da inauguração do novo prédio da Ciretran em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa destaca importância do novo prédio da Ciretran em Guajará-Mirim, que garante mais conforto e agilidade à população.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador destina trator agrícola para apoiar pequenos produtores de Candeias do Jamari

JAIME BAGATTOLI: Senador destina trator agrícola para apoiar pequenos produtores de Candeias do Jamari

Maquinário chega por meio do Projeto Força do Campo, que conta com recursos do senador
L
Lula comenta julgamento no STF e diz que Corte não deve temer EUA

Lula comenta julgamento no STF e diz que Corte não deve temer EUA

O presidente se manifestou em São Paulo, durante velório do jornalista Mino Carta, sobre o julgamento da trama golpista e as tentativas de interferência de Donald Trump.
L
Conferência em Brasília debate investimentos para erradicar a pobreza

Conferência em Brasília debate investimentos para erradicar a pobreza

O Brasil assume a presidência da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social, com o ministro Wellington Dias destacando as ações que tiraram o país, pela segunda vez, do Mapa da Fome da ONU.
L
Defesa de Anderson Torres diz que 'minuta do golpe' é 'do Google'

Defesa de Anderson Torres diz que ‘minuta do golpe’ é ‘do Google’

No julgamento do STF, o advogado Eumar Novacki argumentou que o documento encontrado na casa do ex-ministro da Justiça está disponível na internet e não tem valor jurídico.
L

Coronel Chrisóstomo afirma que “narrativa de Lula é derrubada” em CPMI do INSS

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) questionou o advogado Eli Cohen em oitiva da CPMI do INSS sobre a fala de Lula a respeito do início das fraudes
L

Requerimento da Licença Ambiental: K G SABARA LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo questiona depoente sobre fraudes e suposto envolvimento do PT

Durante oitiva na CPMI do INSS, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) questionou o advogado Eli Cohen sobre as fraudes contra aposentados
L
Deputado Cássio Gois valoriza tradição e inovação na 40ª EXPOPIB, que começa hoje

Deputado Cássio Gois valoriza tradição e inovação na 40ª EXPOPIB, que começa hoje

O deputado Cássio Gois reforça o convite à população de Pimenta Bueno e região, enaltecendo a parceria do Governo através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL)
L
Em Jaru, Desfile Cívico da Independência acontecerá no dia 7 de setembro a partir das 16h na Avenida Dom Pedro I

Em Jaru, Desfile Cívico da Independência acontecerá no dia 7 de setembro a partir das 16h na Avenida Dom Pedro I

O ponto de partida do desfile será na Avenida Dom Pedro, esquina com a rua Ricardo Cantanhede, e seu encerramento acontecerá na rua Padre Adolpho Rohl, próximo à rodoviária.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.