SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

POLÍTICA & MURUPI: o voto é só uma parte do processo de construção democrática

O STF inverteu o rumo da prosa, Lula se travestiu do herói que venceu a Lavajato e o STF pairou sobre o Brasil.

Publicado em 

POLÍTICA & MURUPI: o voto é só uma parte do processo de construção democrática - News Rondônia

Autor: Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI: o voto é só uma parte do processo de construção democrática - News Rondônia

“Alea jacta est” ou se preferem a língua dos croupiers, “Senhores, no mas”. Agora vamos ver quem tem garrafa pra vender. Convenhamos, foi uma campanha eleitoral de baixo nível, sem propostas – e não venham com as manjadas cartas ao povo, ao mercado ou ao raio que o parta – e sem decência de ambos os lados. Passada a refrega sobrará um candidato não confiável sob o ponto de vista da honradez, da ética, e da moral ou um outro aturdido que não soube se defender quando lhe pespegaram a fama de fascista, miliciano e genocida. Mito para seu eleitor, o presidente viu o seu adversário sendo mais eficiente com as narrativas emparedando e a ponto de abrir espaço para que o líder petista o arrastasse para um humilhante segundo lugar no primeiro turno. Mais perdido que cego em tiroteio e tendo que administrar a pandemia jamais vista ou enfrentada por qualquer nação, o presidente sem os recursos de oratória e dando a cara a tapa perdeu a eficácia que a máquina pública em suas mãos poderia lhe eferecer. E pior que isso, ao distribuir benesses aos aliados deixou do Congresso deixou um rabo que podia ser visto do espaço e de novo abriu espaço para narrativas que fez com que o lulopetismo colocasse em pé de igualdade orçamento secreto, mensalão e petrolão. Some-se a isso a chicana jurídica orquestrada pelo ministro Fachin que desceu mais fácil que mingau de aveia e aí foi ao chão a tese de que para falar mal de Lula e do PT bastava contar a verdade. O STF inverteu o rumo da prosa, Lula se travestiu do herói que venceu a Lavajato e o STF pairou sobre o Brasil. Quem vai ganhar eu não sei, mas…

POLÍTICA & MURUPI: o voto é só uma parte do processo de construção democrática - News Rondônia

Para colocar o seu adversário na lona imaginava-se que o presidente em exercício iria mostrar suas realizações e aplicar “jabs políticos” mostrando a verdade das patifarias de Lula e do PT ao povo. Bater de forma explícita nas falcatruas do opositor seria o caminho mais previsível, mas durante a pandemia Bolsonaro e o seu séquito de marqueteiros familiares se enroscaram. Ao optar pela comunicação via redes sociais dispensando a mídia tradicional principalmente o rádio e a televisão, o marketing carluxista cometeu seu primeiro pecado mortal, pois ao priorizar a web como estratégia abriram o flanco para que Lula e PT que apanhavam mais que tapete em dia de faxina, entrassem no mesmo espaço virtual dando estocadas. A guerra suja se instalou, as mentiras ou fake news dominaram a cena e Bolsonaro que massacrava o adversário sentiu o cansaço de bater sem que atingisse o nocaute e foi às cordas. Ao invés de atacar o adversário Bolsonaro e o seu governo passaram a se defender das narrativas sobre a gestão da pandemina, a falta de vacinas, de insumos e o genocídio. Mas como tudo que é ruim pode piorar, o governo fez uma série de troca de ministros de saúde dando lenha para o fogo da narrativa que já o consumia. A saída era buscar apoio e apesar do poder de fogo que tinha no Congresso e com o qual poderia influenciar ou até mesmo barrar a CPI da Covid, caiu na arapuca e aguentou um massacre diário que nascia no Congresso e se espalhava como fogo de ladeira acima pelos canais de TV que haviam sido esquecidos. A CPI não deu objetivamente em nada mas o palanque foi bem utilizado e o governo gerencia até hoje o estrago político a que foi submetido. O presidente que tem um trecho bíblico seu mantra, esqueceu Salomão que em Provérbios cap. 16 vers. 18 ensinou: “A soberba precede a ruína, o espírito arrogante vem antes da queda”. Mas, crenças à parte, o problema basilar foi a péssima – quando houve – comunicação pública além da escolha de um tema fora da pauta atual: a guerra ao esquerdismo, socialismo ou comunismo. É que aí a antítese de 64 voltou à cena e uma improvável ditadura militar surgiu como algo a ser combatido. Junte-se a ideia arrogante da impossibilidade de convívio político com a esquerda e isso fez com que o não menos arrogante Judiciário que já estava do outro lado do balcão pulasse de mala e cucuia para uma frente fake anti-ditadura. Para Zé de Nana, o amigo do meu amigo e o inimigo de meu inimigo são meus amigos. O rascunho é tosco mas explica sem que seja preciso desenhar as dores do presidente que se avolumaram até hoje.

POLÍTICA & MURUPI: o voto é só uma parte do processo de construção democrática - News Rondônia

Não importa quem vença a eleição o ano de 2023 não será fácil para nós pobres nacionais. O mundo está em crise e nós não somos uma ilha de prosperidade ou de tragédia. Quem vencer a eleição assistirá um Brasil que é ainda desconhecido. As velhas raposas políticas estão sendo substituídas por seus filhotes, ávidos como seus pais das divinas tetas brazucas. A nossa plebe rude continuará recebendo uma porcaria de serviço público, “muito do meia boca” e pagando o preço de serviço de primeira linha dos países de primeiro mundo. Os novos que chegarem aos cargos ou os velhos que se mantiveram nos feudos estarão famintos e cheios de ideias para se perpetuarem e conseguirem mais verbas, cargos e regalias. Quem pensa em reformas estruturantes é bom ir tirando o cavalinho da chuva pois isso não interessa ao “centrão” que no frigir dos ovos é que dará as cartas. Independente do resultado eleitoral, 2023 nos aguarda com a carga tributária pornográfica, com as reformas estruturantes paralisadas, com o tripé saúde, segurança e educação em nível trágico e a depender de quem vença o pleito sem qualquer orientação de crescimento econômico já que a bússola da esquerda está travada e só aponta para um passado anacrônico. Para quem sonha com a picanha e a cervejinha será preciso muita paciência pois a desigualdade histórica, propícia à manutenção dos currais dos analfabetos políticos seguirá incensada por programas de distribuição de dinheiro, oferta de proteína em níveis abaixo dos recomendados e principalmente mantendo o ensino na base do “faz de conta que eu ensino e você faça de conta que aprende. Como todo brasileiro já fiz a escolha pelo nome que representa um Brasil produtivo e moderno e, mesmo não sendo obrigado a votar face à minha idade estarei cumprindo minha obrigação cidadã, fiel à minha história  conservadora, aos valores de probidade, honestidade e honradez, de obediência à nossa constituição hoje tão ultrajada até por quem deveria guardá-la, de crença nos princípios basilares como a igualdade, a liberdade de expressão e de pensamento como direitos absolutos e por acreditar que só a educação pode redimir a nação. Vou votar e não anular, deixar em branco ou me abster. Deus abençoe nossa escolha. É assim que penso!

Leo Ladeia
Contato – leoladeia@hotmail.com

POLÍTICA & MURUPI: o voto é só uma parte do processo de construção democrática - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

ZONA SUL: Pai e filha sofrem grave acidente de moto no bairro Cohab em Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixou homem desacordado e criança com fratura exposta na perna
10

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
L

BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.