Autora: Renata Camurça
No Brasil, o Dia do Poeta é comemorado anualmente em 20 de outubro. Considero poeta todas as pessoas de almas sensíveis com o dom de colocar em palavras a pureza dos sentimentos, as emoções, criar versos e fazer da vida uma poesia.
A data foi escolhida para homenagear e recordar um momento muito especial para os poetas brasileiros. 20 de outubro de 1976, quando surgiu em São Paulo, o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor Paulo Menotti Del Picchia.
O principal objetivo desse dia é aplaudir os nossos poetas, incentivar a leitura e a escrita de obras poéticas.
Para celebrar o Dia do Poeta, a Coluna Leitura Finalizada fez uma seleção de obras que merecem serem lidas e prestigiadas por todos os amantes de livros. Veja a lista:
Dezenas de vozes, de todos os cantos do Brasil, celebram a VIDA e mostram o poder transformador da expressão mais pura e delicada da literatura: a poesia.
Em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia, criou-se o personagem Antônio, perito nas artes do amor, observador nato, frequentador marcante em um bar, que escreve tudo que ouve e vê acontecer.
O livro de poemas registra a abertura do poeta para uma visão mais ampla da humanidade e uma atitude política mais participativa e empenhada na transformação da realidade. Os poemas sociais dessa obra são considerados alguns dos melhores produzidos na literatura brasileira.
Poesia e sensibilidade que encanta os leitores. Nesta coletânea, os textos exploram o amor, o perdão e a cura em seus diversos aspectos. O livro é um manifesto em prol do amor-próprio e da aceitação.
O livro de poemas trata daqueles sentimentos que lutamos para esconder, mas que estão ali, esperando o momento certo para serem liberados.
O livro de poesia é uma viagem para se reencontrar, aborda assunto como autoestima, amizades, relacionamentos. A autora convida o leitor a fazer a sua própria viagem de autodescoberta.
Boa leitura!