Autor – CAERD Rondônia
O curso sobre a manipulação do gás cloro, utilizado nas Estações de Tratamento de Água – ETAs será aplicado pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – Sesmt, da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, aos empregados da estatal, que atuam nas ETAs de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Presidente Médici.
Foto – CAERD Rondônia
A capacitação acontece de 19 a 21 deste mês e tem como finalidade preparar os operadores de ETAs contratados recentemente sobre a manipulação do gás cloro. "O treinamento será voltado para emergência, caso ocorra um vazamento de gás cloro. No curso, vão aprender como conter o vazamento, a usar a máscara com cilindro respirável e o kit de emergência que contém as ferramentas necessárias para contenção de vazamentos, seja no cilindro ou na válvula do cilindro", explica o técnico em segurança do trabalho, Rogério dos Santos Oliveira.
O curso tem a duração de 4 horas e contará com a participação de cerca de 20 operadores de ETAs desses municípios.
Além de Rogério dos Santos Oliveira, a equipe da Caerd que vai aplicar o treinamento tem a participação do técnico em segurança, Lúcio Guimarães Dantas e a psicóloga, Carla Michele Melo Varjão.
Serão abordados assuntos como: a composição do cloro, os efeitos nocivos na área urbana e meio ambiente, o uso da máscara e do kit emergência para conter vazamentos e comportamento de risco. "Se o empregado não estiver preparado para atuar em casos de vazamentos pode piorar a situação e colocar a vida em risco", pontua Rogério dos Santos Oliveira.
PROGRAMAÇÃO
Dia 19, das 14 às 18 – ETA de Ouro Preto do Oeste
Dia 20, das 08 às 12 – ETA de Ji-Paraná
Dia 20, das 14 as 18 – ETA de Presidente Médici
Dia 21, das 08 às 12 – ETA de Ji-Paraná