QUINTA-FEIRA, 28/08/2025
Publicidade
Publicidade

Conab: menor oferta eleva preços de hortaliças e frutas em setembro

Houve recuo na comercialização: 7,8% nas hortaliças e 4,3% nas frutas

Publicado em 

Conab: menor oferta eleva preços de hortaliças e frutas em setembro - News Rondônia

Aautora – Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A menor oferta de hortifrutis nos principais mercados atacadistas no país influenciou a alta de preços de importantes produtos em setembro. Entre as hortaliças, o destaque é para a batata, que teve aumento de 18,49% em setembro, comparado com agosto. No caso das frutas, a banana teve alta de 15,08% entre agosto e setembro deste ano.Conab: menor oferta eleva preços de hortaliças e frutas em setembro - News RondôniaConab: menor oferta eleva preços de hortaliças e frutas em setembro - News Rondônia

Outros aumentos foram observados na cenoura, cebola, laranja, maçã e mamão, comercializados em 13 centrais de abastecimento (Ceasas) do país. As informações são do 10º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado hoje (18), em Brasília, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Conab: menor oferta eleva preços de hortaliças e frutas em setembro - News Rondônia

Arquivo/Agência Brasil

Segundo o órgão, os preços da batata vinham em queda desde maio deste ano, pois os mercados estavam abastecidos com a safra de inverno. A nova alta é atribuída a uma menor oferta em Minas Gerais e em São Paulo. “Os envios por parte de São Paulo diminuíram 8% e de Minas quase 30%. Em termos nacionais, a movimentação nas Ceasas, em setembro, caiu quase 10%, com a desaceleração da safra de inverno”, explicou o boletim.

Outro fator para a menor oferta da batata, sentida mais significativamente na metade de setembro, foi o mau tempo (chuvas mais intensas) nos estados produtores, o que atrapalhou a colheita. O maior aumento de preços foi registrado na Ceasa de Brasília  (71,54%). Houve altas também nas Ceasas que abastecem Vitória (ES) (32,96%) e Rio de Janeiro (31,98%).

Já o aumento de preços da banana (principalmente da nanica) veio junto à diminuição da produção em várias microrregiões como nanica e prata em Registro (SP), prata, no norte de Minas Gerais, e nanica no norte de Santa Catarina. Nos preços, o destaque ficou por conta das altas na Ceasa, de Goiás (23,84%), Ceasa, do Paráná, (29,77%) e Ceasa, do Espírito Santo (24,5%).

Banana

Ponto fora da curva foi a banana prata advinda do polo de Petrolina/Juazeiro [Vale do São Francisco], com boa produção, boa qualidade por não ter sofrido com o frio e com boa demanda das Ceasas do Nordeste.

As exportações de banana diminuíram e foram direcionadas, na sua maior parte, para o Mercosul, com mais de 86% da produção para a Argentina e Uruguai e uma pequena quantidade enviada para o Reino Unido e a Alemanha. Segundo a Conab, as vendas externas, até setembro de 2022, tiveram um volume de 69,95 mil toneladas, número inferior 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A comercialização total, em quantidade, considerando todos os produtos que compõem o grupo hortaliças nas Ceasas analisadas, teve queda de 7,8% em setembro, em relação a agosto, e aumento de 3,1% em relação a setembro de 2021. Entre as frutas, no mês passado, houve queda de 4,3% na comercialização em relação a agosto e redução de 6,1% na comparação com setembro do ano passado.

Hortaliças

Cinco hortaliças foram analisadas no boletim da Conab: alface, batata, cebola, cenoura e tomate.

Assim como para a batata, o clima também trouxe impacto para a oferta de cenoura no atacado. “As chuvas frequentes dificultam a colheita, além de, muitas vezes, comprometer a qualidade da raiz”, informou a Conab. Destaque para Minas Gerais, mais precisamente no município de São Gotardo, região que abastece vários estados no país.

Apesar da alta na maioria dos mercados, os preços da cenoura continuam em baixos patamares. Após o pico em março, os preços caíram até atingir, em agosto, o mais baixo nível do ano. O preço médio em setembro teve aumento de 5,28%, provocado pela queda na oferta: -11%, -3% e -25%, a partir de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, respectivamente.

Para a cebola, os preços subiram mesmo com a pulverização da oferta do produto pelos estados. Esse cenário se explica pela menor produção registrada no Nordeste, mais notadamente na Bahia e Pernambuco. No acumulado do ano, o percentual de queda da oferta nordestina, em relação a 2021, chega próximo de 40%. Para a Conab, o aumento dos custos, tanto da produção como do transporte, e os preços não atrativos no ano passado refletiram em redução de área. O preço médio da cebola aumentou 7,77% no mês passado.

Entre as hortaliças houve queda apenas nos preços da alface, de 11,26%, uma vez que o tomate não apresentou tendência uniforme nas Ceasas analisadas, e os preços tiveram variação negativa de 0,51%, na média. As maiores altas no tomate foram observadas nas Ceasas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, enquanto as baixas em Pernambuco, Ceará e Acre.

Frutas

As frutas examinadas pela Conab foram banana, laranja, maçã, mamão e melancia. Apenas a melancia teve tendência de baixa nos preços, mesmo com a maior comercialização da fruta no último mês. A queda foi de 19,47%.

“O município de Uruana, em Goiás, segue sendo a principal região fornecedora, com destaque também para a finalização da colheita tocantinense. Nesse cenário, a rentabilidade dos produtores foi bastante pressionada, inclusive com vários deles vendendo produtos abaixo do preço de custo”, disse o boletim.

“Já alta na laranja é influenciada pela absorção da fruta pelas indústrias produtoras de suco, movimento fundamental para que a oferta se mantivesse controlada, uma vez que a demanda se mostra em ritmo mais lento”, garantiu a Conab. No mês passado, o preço médio da fruta subiu 2,7%. Segundo o órgão, a temperatura mais baixa no primeiro terço do mês passado está entre os motivos que explicam a menor procura pela fruta.

No caso da maçã, setembro foi marcado tanto pela alta de preços (5,37%) quanto pela queda da comercialização nas Ceasas, por causa da diminuição dos estoques das câmaras frias das companhias classificadoras, em virtude da quebra de safra na atual temporada. “No entanto, o panorama não indica espaço para novas elevações, entre outros fatores pela entrada no mercado de frutas concorrentes como ameixa e pêssego”, salientou o boletim.

Mamão

Para o mamão, as cotações se elevaram em virtude, principalmente, da restrição da oferta da variedade formosa, uma vez que a produção de papaya registrou aumento. “Essa combinação propiciou melhor controle da comercialização e fez com que os produtores desse tipo de mamão tivessem margem para até mesmo manter o preço sem perder rentabilidade”, anunciou a Conab. O preço médio do mamão teve alta de 2,37%.

O levantamento dos dados de setembro foi realizado em treze centrais de abastecimento: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória (ES), Campinas (SP), Curitiba, Porto Alegre, São José (SC), Goiânia, Brasília, Recife, Fortaleza e Rio Branco (AC).

Além do boletim mensal, a Conab possibilita, no site do Prohort, o acompanhamento de preços, análises de mercado, consulta de séries históricas e identificação das regiões produtoras, entre outros estudos técnicos. A base de dados contempla informações de 117 frutas e 123 hortaliças, somando mais de mil produtos, quando são consideradas suas variedades.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Condenada por atos de 8 de janeiro é presa ao ser deportada dos EUA

Condenada por atos de 8 de janeiro é presa ao ser deportada dos EUA

Rosana Maciel Gomes, que fugiu do Brasil e foi condenada a 13 anos de prisão, foi detida pela Polícia Federal em Belo Horizonte após desembarcar em um voo de deportados dos Estados Unidos.
L
Robô capaz de gestar bebê humano é anunciado por cientistas chineses

Robô capaz de gestar bebê humano é anunciado por cientistas chineses

Cientistas chineses da Kaiwa Technology afirmam ter criado um útero artificial que permitirá que robôs gestem bebês humanos, com a tecnologia prevista para ser lançada até 2026.
L
Wanessa Camargo nega agressão e fala em reconciliação com Dado

Wanessa Camargo nega agressão e fala em reconciliação com Dado

A cantora Wanessa Camargo se pronunciou sobre a recente confusão envolvendo Dado Dolabella em uma festa no Rio de Janeiro e negou qualquer agressão, confirmando que os dois estavam tentando reatar o relacionamento.
L
Faustão recebe alta e segue recuperação em casa

Faustão recebe alta e segue recuperação em casa

Após três meses de internação, o apresentador Fausto Silva teve alta do Hospital Albert Einstein e dará continuidade ao tratamento com acompanhamento médico regular e uso de imunossupressores em casa.
L
Ícone de óculos nos Stories do Instagram indica uso dos Ray-Ban Meta

Ícone de óculos nos Stories do Instagram indica uso dos Ray-Ban Meta

O símbolo de óculos que aparece em algumas postagens do Instagram Stories significa que o conteúdo foi criado e publicado diretamente pelos óculos inteligentes da Meta, chamados Ray-Ban Meta.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O fim da “antena velha”: emissoras de Rondônia agora só no digital

Fim do sinal analógico em 20 cidades de Rondônia marca nova fase da TV digital, com mais qualidade de imagem e som para os telespectadores.
L

Giro News | Entrevista com o jornalista Carlos Caldeira

O Giro News desta quinta-feira, dia 28, recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma conversa especial.
L

Gabriê vence “Melhor Artista Pop” no Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 | Voz feminina de Rondônia ganha destaque

Artista rondoniense recebeu duas indicações e reforça a representatividade das mulheres amazônidas no cenário musical regional
L

Comunidade News | Entrevista com Tiagão 9, presidente do Bairro Floresta

O Comunidade News desta quinta-feira, dia 28, às 15h, recebe Tiagão 9, presidente do Bairro Floresta.
L
Champions League 2025/26: confrontos da Fase de Liga são definidos em sorteio

Champions League 2025/26: confrontos da Fase de Liga são definidos em sorteio

Fase de Liga da Champions League 2025/26 teve seus confrontos sorteados em Mônaco, com times como Real Madrid e PSG conhecendo seus oponentes no novo formato do torneio.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

“Homem com dignidade não rasteja”, diz Lula sobre recusa em ligar para Trump

Declaração de Lula ocorre em meio à crise comercial entre Brasil e Estados Unidos após tarifaço de 50% imposto pelo governo Trump
L
Dra. Taíssa participa da 7ª Festa do Leite com Gabinete Itinerante

Dra. Taíssa participa da 7ª Festa do Leite com Gabinete Itinerante

Deputada estadual aproxima trabalho parlamentar da população, recebendo demandas e reforçando diálogo durante o evento em Rondônia
L
Dra. Taíssa propõe lei que garante folga remunerada a servidores doadores de medula óssea

Dra. Taíssa propõe lei que garante folga remunerada a servidores doadores de medula óssea

Projeto de lei prevê dispensa do ponto e folga remunerada para servidores estaduais que se cadastrarem ou doarem medula óssea, incentivando solidariedade
L
Dra. Taíssa solicita revitalização da RO-257 no acesso ao Ifro em Ariquemes

Dra. Taíssa solicita revitalização da RO-257 no acesso ao Ifro em Ariquemes

Deputada estadual destaca importância da via para segurança, educação e desenvolvimento regional e pede intervenção do DER
L

‘The Economist’ vê julgamento de Bolsonaro como lição de democracia para os EUA

Revista britânica destaca processo contra o ex-presidente, critica populismo e afirma que Brasil mostra maturidade política diante da crise democrática
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

R$ 52 bilhões, 2,5 mil postos, 350 alvos: os números da operação contra o PCC

R$ 52 bilhões, 2,5 mil postos, 350 alvos: os números da operação contra o PCC

A Operação Carbono Oculto, que investiga um esquema do Primeiro Comando da Capital, revela que a organização criminosa utilizou fundos de investimento e fintechs para lavar dinheiro, movimentando R$ 52 bilhões e fraudando mais de 2,5 mil postos de combustíveis em São Paulo.
10

Advogado é preso em Pernambuco acusado de enviar vídeo pornográfico para a filha

Polícia Civil investiga o caso como estupro de vulnerável; adolescente de 16 anos recebe acompanhamento da rede de proteção social
16
Postos usavam 90% de metanol em combustíveis, diz investigação

Postos usavam 90% de metanol em combustíveis, diz investigação

Uma megaoperação contra o PCC revelou que postos de gasolina adulteravam combustíveis com até 90% de metanol, substância tóxica e inflamável, em uma fraude que movimenta bilhões e impacta cerca de 30% dos estabelecimentos em São Paulo.
10
Vítima de agressão em elevador conta que recebeu novas ameaças em redes sociais

Vítima de agressão em elevador conta que recebeu novas ameaças em redes sociais

Juliana Soares, de 35 anos, espancada pelo ex-namorado em um elevador, contou ter sido ameaçada nas redes sociais de levar 121 socos. O agressor, Igor E., está preso e virou réu por tentativa de feminicídio.
12
Metanol no combustível pode corroer peças e causar falhas no motor

Metanol no combustível pode corroer peças e causar falhas no motor

Ataques recentes em postos de gasolina revelaram a adulteração de combustíveis com metanol. A substância, mesmo em pouca quantidade, é corrosiva, tóxica e pode danificar permanentemente o motor de veículos.
L
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vini Jr. pode sair de graça do Real Madrid em 2027, aponta jornal espanhol

Brasileiro ainda não renovou contrato e pede salário próximo ao de Mbappé, o maior do elenco merengue
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAO): CECILIA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO DE MÉDIO PORTE
L

Messi anuncia que fará seu último jogo de Eliminatórias pela Argentina

Craque argentino revelou que duelo contra a Venezuela, em Buenos Aires, será sua despedida das Eliminatórias Sul-Americanas
L
Precatórios disparam déficit público para R$ 59,1 bilhões em julho

Precatórios disparam déficit público para R$ 59,1 bilhões em julho

O desembolso de R$ 62,78 bilhões em precatórios elevou o déficit primário do Governo Central em julho, com um resultado negativo de R$ 59,124 bilhões. O montante é o segundo pior para o mês, superando as projeções do mercado financeiro.
L
Vacina contra herpes-zóster pode reduzir infarto e AVC

Vacina contra herpes-zóster pode reduzir infarto e AVC

Um estudo global sugere que a vacinação contra o herpes-zóster pode estar associada a uma queda de até 18% nos eventos cardiovasculares, como infarto e AVC, reforçando a importância da imunização para a saúde do coração.
L
Aparelho lê sinais cerebrais para controlar objetos

Aparelho lê sinais cerebrais para controlar objetos

Um dispositivo chamado MindWave, criado por uma empresa americana, utiliza ondas cerebrais para comandar a movimentação de objetos, sendo usado em experimentos no Brasil com carrinhos, bonecos e até um mini-helicóptero.
L
iPhone 17 deve ser revelado em 9 de setembro

iPhone 17 deve ser revelado em 9 de setembro

Apple anuncia evento anual com o lema “De cair o queixo”, onde se espera a revelação de um iPhone mais fino, além de novas versões de outros dispositivos, como o Apple Watch e o Vision Pro.
L
Justiça do Trabalho exige autorização judicial para influenciadores mirins

Justiça do Trabalho exige autorização judicial para influenciadores mirins

Decisão judicial proíbe Facebook e Instagram de permitir a atuação de crianças e adolescentes como influenciadores sem aval da Justiça, reforçando leis já existentes e prevendo multa diária de R$ 50 mil por caso irregular.
L
Denzel Washington não vai mais ao cinema e parou de ver filmes

Denzel Washington não vai mais ao cinema e parou de ver filmes

Em entrevista à revista GQ, o renomado ator Denzel Washington revelou que não assiste mais a filmes e não frequenta o cinema, alegando estar “cansado” do meio.
L
TCE-RO contribui para avanços na regulação do Hospital de Base e melhora atendimento à população

TCE-RO contribui para avanços na regulação do Hospital de Base e melhora atendimento à população

Auditoria do Tribunal de Contas orienta ações da Sesau e impacta diretamente na eficiência do sistema de saúde em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.